Ir para conteúdo

Dúvida na aquisição de novo conjunto - Miraguaia 500 SL Pety - Motor 30hp ou 40hp??


Posts Recomendados

Boa noite amigos.

 

Preciso de uma ajuda quanto à escolha de um novo conjunto. Mas antes precisarei narrar os erros que cometi quando comprei minha primeira embarcação para que os amigos possam entender o porquê da minha dúvida. Vou tentar resumir..

 

Minha atual embarcação é uma semi-chata Amazonas 400 da Pety, feita sob medida,  com 4 metros para que eu pudesse transportar no bagageiro do gol...kkk..(aí foi meu primeiro erro). Não demorou muito e comprei uma carreta para barco de 5 metros...kkk.

 

A embarcação saiu de fábrica para motorização máx. de 8hp, porém antes de fazer a documentação usei um 15hp de um amigo e achei que teve bom desempenho e que não compensaria adquirir um 8hp pelo preço ser quase igual ao do 15hp. Então com laudo e a documentação de um engenheiro naval, consegui documentar o barco para usar o 15hp (daí foi o segundo erro..kk)

 

Ano passado adquiri um 15hp da Yamaha, zero, que ainda está no período de amaciamento, mas o barquinho não anda nada, com o 15hp não passa dos 19 ou 20 km/h (medido no gps). Eu com 100kg + 1 parceiro de pesca + traia, o popa afunda na água, sai arrastando, o barco não plana, não rende. Sendo que pelo que vi em outros testes com o 15hp é possível atingir uns 30 a 32 km/h. Ou seja, o motor não rende o que poderia.

 

Para tirar a prova, em outro ponto de pesca, aluguei um barco de 6 metros, Eu+2 pescadores+traia, com o 15hp consegui atingir 25 a 27 km/h (motor ainda amaciando). Assim conclui, na prática kkk, o que os amigos mais experientes aqui do fórum sempre dizem: que não ainda ter motor, se a embarcação não corresponde com ele, ou seja, fica sobrando motor.

 

Por isso da minha dúvida e a necessidade de ajuda com a aquisição de um novo conjunto.

 

Navego exclusivamente em grandes represas da minha região (Represa da Barra Bonita e Jurumirim) então após muita pesquisa aqui no fórum conclui que o ideal seria uma embarcação com fundo em “V”. Sendo que com o espaço disponível que tenho na garagem cabe apenas um barco de 5 metros. E pretendo adquirir com popa fechada (bandeja de popa) para transportar o motor fixo na popa.

 

Estou interessado em adquirir o Miraguaia 500 SL (sem console) da Pety Brazil, (* Comprimento: 4,90 m * Pontal: 0,62 m,* Passageiros: 04,* Tripulante: 01, Boca máxima: 1,65 m, * Capacidade de carga 500 Kg)  com duas opções:

 

1ª – Casco de 1,5 mm para motor 30hp – R$ 7180,00 rebitada e R$ 8600,00 casco soldada

2ª – Casco de 2,00 mm para motor 40hp – R$ 7980,00 rebitada e R$ 9000,00 casco soldada

 

Aí que surge a dúvida...

 

Considerando o que ocorre com minha atual embarcação ("sobra motor"), compensaria o investimento no casco 2,00 mm para o motor 40hp, para um barco de 5 metros?? (considerando a diferença de preço tanto do casco quanto do 40 para o 30hp).

 

Depois de tudo que narrei acima, fico na dúvida, se um barco de 5 metros com o 30 hp vai ter o mesmo desempenho do 40 hp??

 

Até estou disposto e, particularmente, gostaria muito de investir na motorização 40 (por navegar em grandes represas, onde as condições mudam repentinamente), mas fico com receio de, mais uma vez cometer o erro, jogar dinheiro fora, se com o barco de 5 metros (apesar de ser conjunto com pontal de 62 cm e boca de 1,65) o 30 hp terá o mesmo rendimento do 40, se com o 40hp vai ficar com motor “sobrando” e fora o peso.

 

Essa é a questão amigos..

 

Peço desculpas pela extensão do texto da pergunta, mas precisava narrar o acontecido para explicar minha dúvida.

 

Aproveito para pedir sugestões e opiniões sobre esse casco (Miraguaia 500 SL da Pety), e se ao final ficar bom com o 40hp se seria interessante o par de “flaps” para ajudar a dar estabilidade ao conjunto. Também com relação ao casco soldado ou rebitado.

 

Desde já agradeço a atenção dos amigos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de 40hp sem dúvida, a Miraguaia é um casco pesado e largo se vc colocar um 30hp quando colocar 3 pessoas o 30hp vai ficar frouxo.  Só escolha o 30hp se vc pesca em 2 pessoas e  caso vc for tirar o motor do barco. Lembre-se que tem o modelo Pety Goiania que é o Miraguaia semichato, se vc pesca com iscas artificiais pode ser interessante, no condomínio onde pesco tem um modelo 600. Quanto a soldado ou rebitado, na minha opinião tanto faz, normalmente mesmo os soldados tem rebites pra fixar as longarinas, mas os soldados tendem a dar menos vazamentos com o tempo 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a desempenho,  um 30hp acompanha um 40hp quando esse está bem leve e o 40hp está bem pesado, quando coloca muito peso no 30hp eles tendem a cair o rendimento.   Eu tenho um 30hp Yamaha na minha chata 6m ( 110kg) com 2 pesados e tralha  ele anda a 47 a 48km/h  mas quando colocava 3 pessoas a velocidade caía pra 43 42km/h isso que a chata é um barco que não tem muito arrasto. Comprei um 40hp Yamaha  recentemente está em amaciamento mas pra ter idéia com os mesmos 2 ele anda a 55 km/h porém em 3 ele mantém a 51 a 52km/h  ou seja, ele nem sente o peso direito com um colega de 100kg a mais de peso.  O 40hp é um motor mais bruto pra lidar, bem diferente de um  15 ou 30hp, é pesado pra bascular e partida não tão leve,  e o consumo tb é bem maior , mas a diferença de potência é bem grande mesmo esses 30 novos que tão andando muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Guto Pinto disse:

Vai de 40hp sem dúvida, a Miraguaia é um casco pesado e largo se vc colocar um 30hp quando colocar 3 pessoas o 30hp vai ficar frouxo.  Só escolha o 30hp se vc pesca em 2 pessoas e  caso vc for tirar o motor do barco. Lembre-se que tem o modelo Pety Goiania que é o Miraguaia semichato, se vc pesca com iscas artificiais pode ser interessante, no condomínio onde pesco tem um modelo 600. Quanto a soldado ou rebitado, na minha opinião tanto faz, normalmente mesmo os soldados tem rebites pra fixar as longarinas, mas os soldados tendem a dar menos vazamentos com o tempo 

 

 

Bom dia amigo.

 

Muito obrigado por responder e compartilhar sua experiência. Realmente estou mais direcionado a ir logo para conjunto com motor 40hp.

 

Minha principal dúvida era se um casco de 5 metros vai dar conta do 40hp e se vou usufruir no máximo o desempenho dele, claro que existem muitas variáveis que podem interferir, como sempre leio aqui no fórum. Mas estou pesquisando bastante e encontrei vários cascos tradicionais de 5 metros e motor 40 (Big fish, Savage 5013, Marfim 500 VL) então se fabricam para esta potência creio que vai dar conta né..kkk..  Inclusive o Savage 5013 e o Marfim tem uma configuração bem parecida do Miraguaia 500, então também estou achando que compensa o investimento.

Você acha que seria interessante instalar o par de Flaps para ajudar a equilibrar a embarcação (trim - para não afundar tanto a popa) principalmente quando estiver navegando sozinho (eu com 100kg)?? ou é perigoso diminuir o rendimento??

 

Por enquanto muito obrigado pelas orientações.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Guto Pinto disse:

Quanto a desempenho,  um 30hp acompanha um 40hp quando esse está bem leve e o 40hp está bem pesado, quando coloca muito peso no 30hp eles tendem a cair o rendimento.   Eu tenho um 30hp Yamaha na minha chata 6m ( 110kg) com 2 pesados e tralha  ele anda a 47 a 48km/h  mas quando colocava 3 pessoas a velocidade caía pra 43 42km/h isso que a chata é um barco que não tem muito arrasto. Comprei um 40hp Yamaha  recentemente está em amaciamento mas pra ter idéia com os mesmos 2 ele anda a 55 km/h porém em 3 ele mantém a 51 a 52km/h  ou seja, ele nem sente o peso direito com um colega de 100kg a mais de peso.  O 40hp é um motor mais bruto pra lidar, bem diferente de um  15 ou 30hp, é pesado pra bascular e partida não tão leve,  e o consumo tb é bem maior , mas a diferença de potência é bem grande mesmo esses 30 novos que tão andando muito

Realmente a diferença é considerável...muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lucas Caetano disse:

Bom dia amigo.

 

Muito obrigado por responder e compartilhar sua experiência. Realmente estou mais direcionado a ir logo para conjunto com motor 40hp.

 

Minha principal dúvida era se um casco de 5 metros vai dar conta do 40hp e se vou usufruir no máximo o desempenho dele, claro que existem muitas variáveis que podem interferir, como sempre leio aqui no fórum. Mas estou pesquisando bastante e encontrei vários cascos tradicionais de 5 metros e motor 40 (Big fish, Savage 5013, Marfim 500 VL) então se fabricam para esta potência creio que vai dar conta né..kkk..  Inclusive o Savage 5013 e o Marfim tem uma configuração bem parecida do Miraguaia 500, então também estou achando que compensa o investimento.

Você acha que seria interessante instalar o par de Flaps para ajudar a equilibrar a embarcação (trim - para não afundar tanto a popa) principalmente quando estiver navegando sozinho (eu com 100kg)?? ou é perigoso diminuir o rendimento??

 

Por enquanto muito obrigado pelas orientações.

 

 

Flap melhor consultar o fabricante, mas como é 5m acredito que coloquem sim , mas no barco, não no motor.   E como disse  o 40hp é um motor bem bruto pra quem está acostumado com 15hp , tome cuidado, ainda mais andando sozinho, mas é o ideal

 pro seu barco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/05/2020 em 10:45, Guto Pinto disse:

Flap melhor consultar o fabricante, mas como é 5m acredito que coloquem sim , mas no barco, não no motor.   E como disse  o 40hp é um motor bem bruto pra quem está acostumado com 15hp , tome cuidado, ainda mais andando sozinho, mas é o ideal

 pro seu barco. 

Ok..com certeza é muita diferença. .muito obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigo, tive um miraguaia de 6m, excelente barco, eu o vendi e o proprietário atual anda com um 25 hp e o barco vai muito bem, vc tem que tomar cuidado pois o barco é bem leve e acredito que um 40 pode ser muito para o casco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...