Ir para conteúdo

Barcelos - 20lb ou 25lb


Gustavo Vibian

Posts Recomendados

Olá a todos

 

Estou preparando equipamento para uma pescaria de Açus em Barcelos e estou com dificuldades em escolher a vara para pescar com as iscas de superficie e sub-superficie (T20, Zig Zara, Due Realis 110, Bonnie 128, Perversa, Curisco, etc).

 

Como existem várias opções de varas novas no mercado, tenho ouvido muitas opiniões que divergem acerca da libragem dessas varas. Alguns falam que 20lbs é mais do que suficiente e outros falam que é loucura pescar com varas que não sejam 25lbs.

 

Como vou levar 3 conjuntos e, pelo meu perfil, imagino que esse será o conjunto que mais vou usar, quero uma vara que me passe total confiança.

 

Por isso gostaria da opinião de vocês quanto a libragem e o modelo.

 

 

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pescador ! rsrs

 

Não que uma vara de 20 lbs não de conta, mas eu iria sem titubear com as de 25Lbs .

Como as iscas são grandes, uma vara mais parruda te possibilita dar mais vida aos plugs e acho que cansa menos também!

De qualquer forma, não há grande diferença de peso ou robustez entre 20 e 25 lbs ( com o mesmo tipo de ação e material)  que torne a utilização da vara de 25Lbs menos esportiva, além de ser mais confiável se eventualmente precisar virar a cara do tucuna a força KKKKK!

Traçando um paralelo, teríamos como exemplo as linhas ..... 30 a 40 lbs já seria mais que o suficiente para pegar 95% dos açus que capturamos, mas estes 5% ( trofeu) nos obriga a utilizarmos linhas de 50 a 65 lbs né !!

 

um grande abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,como as iscas que você citou todas tem um bom peso,eu iria de 25lb,além de que se for usar também hélices vai precisar de pelo menos 25lb mesmo...Agora,como você vai levar 3 conjuntos,eu levaria também um de 20lb (ou até 17lb caso queira) pra usar com as iscas de meia água e jigs (caso venha a usar),até porque também no caso das meia água é bom levar algumas menores,de 9cm...Já vi iscas pequenas de meia água salvarem os troféus da pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, boa tarde.

 

Na minha humilde opinião, eu levaria/compraria sem dúvida alguma a de 25lbs, haja vista sua rubustez o que consequentemente te dará mais confiança quando o peixe entrar, pois, vc em alguma momento esteve pescando lambari ou outro peixe que seja de porte menor e entrou algum piau ou outro peixe maior? Pois é, seu sub consciente fica: "nossa, entrou um peixe maior, a vara não vai aguentar, a linha não vai aguentar o anzol vai abrir", pois é, essa será sua sensação quando pegar um peixe grande com material menos robusto (uma x que está indo atrás dos grades açus) (não que o material inferior de libragem e qualidade não irá aguentar) , apenas penso que está indo tão longe e tendo um custo alto, e no momento que o peixe entrar vc tem que estar preparado o máximo possível (não que pelo fato de estar preparado irá conseguir tirar o peixe), mas te dará sem dúvida alguma mais segurança e confiança.

 

OBS: A vara é importante, mas o conjunto: Vara, linha, garateia e isca de boa qualidade estando bem dimensionado faz toda diferença.

 

 

Sucesso na sua pescaria e quando voltar conte para nós sua experiência.

 

 

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo,

Não sei se pelo fato de usar molinetes e não carretilhas, dificilmente uso material com a vara acima de 20 lb.

O Kayro matou a questão ao mencionar que mais importante - SEMPRE - é ter um conjunto equilibrado.

Quando a possibilidade de pegar um troféu é elevada (SIRN), por conta da hélice (uso cada vez menos), dá para usar a de 25 lb

Mas fora isso, um conjunto equilibrado com linha multi de 40 lb (Power Pro Slick) me atende muito bem, principalmente no uso das T20 osso (troque as garateias), SubWalk (troque as garateias) e Perversa...

Em alguns locais de "tranqueira" vai um líder de nylon dobrado (mais flexível que o fluorcarbono) e um snap Capella.

95% da sua pescaria vai ser com esse material (blank médium heavy com ponta de ação rápida) que lhe evitará o esgotamento dos quase mil arremessos diários.

Outra coisa, não despreze as iscas de menor tamanho, pois são muito visadas pelos peixes, independente do seus tamanhos... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja fui pescar na amazonia, em 9 oportunidades, sempre deixo 3 conjuntos no barco

 

1 com 17 - 20 libras iscas de superficie

 

1 com 17- 20 libras iscas de meia agua

 

1 com 20 - 25 libras para helices.

 

Nunca precisei mais que isso. 

 

Lembro que para puxar helice tem que ter braço forte e se usar vara muito pesada vc não aguenta   1 hora pescando logo no primeiro dia.

 

boa sorte20200127_070525.jpg.dd3334158e39a37efe3543741a138334.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Adalberto Magrao disse:

1 com 17 - 20 libras iscas de superficie

 

1 com 17- 20 libras iscas de meia agua

 

1 com 20 - 25 libras para helices.

 

Nunca precisei mais que isso. 

Magrão,

Tenho usado algo bastante parecido com isso na Amazônia.

1 vara Fenwick HMG 8-20 lb 

1 vara Customizada (CBM) 10-20 lb

1 vara Customizada (CBM) 10-25 lb (essa tem dias em que deixo no barco hotel)

levo uma vara reserva de 17 lb (CBM) para quando os borboletas estão muito ativos.

 

Tenho insistido (com sucesso) nas iscas de menor tamanho (até 10,5 cm), principalmente na superfície (zaras e poppers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou responder como aconteceu comigo, ok ?!

Quando comecei a pescar Tucunaré Açu não arrisquei... todas as varas que usava no AM eram 5'6 25lbs (TODAS)... fossem elas para helice, jig, superficie, etc etc etc...

 

 

Com o tempo de pesca e uso diário lá, percebi que para algumas situações uma libragem menor e tamanho maior seria muito melhor aproveitada.

 

Primeira mudança:

Comecei usando varas de 20lbs e 6'0 para Jigs... eu gosto de jigs de no máximo 17g e foi a melhor decisão que eu tive...

Melhor arremesso, melhor trabalho, equipamento mais leve, etc etc etc...

 

A próxima que mudei foi a vara para iscas de superfície...

Uma 6'0 20lbs ação Média/Rápida... Custom CBM

Resultado excelente!

Ótima no arremesso, ótima para trabalhar a isca (uso normalmente bonnie 128, T20, Realis 110...)

 

A próxima que já está para sair do forno é uma 6'0 17lbs, que vou usar para jigs...

 

Atualmente a única que uso 25lbs 5'8 é uma Custom RBA Rods, que uso exclusivamente para hélices (High Roller/Devassa 14cm e 16cm)

 

Claro que alguns vão discordar das minhas escolhas, mas como falei, eu fui mudando meu conceito e minhas escolhas ao longo das semanas de pesca lá pra cima...

Espero ter ajudado!

Abraços,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Octávio Amaral disse:

A próxima que já está para sair do forno é uma 6'0 17lbs, que vou usar para jigs...

Essa é a minha predileta para os "borboletas" da Amazônia.

Material leve, bom de lançar rápido e sucessivamente.

Só que não só para os jigs ! Tanto as de superfície quanto as de sub-superfície até 10 cm, nadam muito com esse conjunto ! Linha 40 lb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom ter lido a opinião de todos vocês!!!!

A primeira pescaria para AM gera muitas dúvidas e inseguranças, pois é um alto investimento financeiro e de tempo no preparo da viagem e do equipamento.

Diante de tudo que eu li, estou bem inclinado a montar meus equipamentos da seguinte forma:

 

- Hélices: vara 25lbs

- Suberfície / Meia água: vara 20 lbs

- Jigs e shads: vara 25 lbs

 

Fazendo dessa forma eu acho que estarei relativamente bem equipado, pois se houver qualquer problema com o primeiro ou o segundo conjunto, ou o lugar de pesca exigir, poderei usar a vara do terceiro conjunto pra substituir.

 

Uma outra questão que eu gostaria de opiniões é sobre os modelos das varas.

 

Sejam elas para hélice ou zaras ou jigs, de tudo o que eu li nos posts mais antigos no fórum, as varas mais indicadas sempre foram as Enzo III, Falcon Cara e a Redai Viking. Todas varas excelentes com custos relativamente bons. O problema é que nenhuma dessas varas estão disponíveis no mercado atualmente.

 

Gostaria de saber quais os modelos de varas boas e que estejam disponíveis no mercado.

 

 

abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gustavo Vibian disse:

- Suberfície / Meia água: vara 20 lbs

Gustavo,

 

Faz uma consulta (sem compromisso) ao Marco (CBM) dessa vara de 20 lb.

Já fica sendo algo próximo do definitivo que não precisa ser trocado.

De repente não chega a ser tão cara e está aí pertinho de você... (SBC)

Ele participa do FTB (mas não tenho visto ele acessar recentemente).

Mas encontrar o contato é bastante simples... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive uma vara de 25lbs partida em 3 pedaços por um monstro de um açu. Era uma Green Bass 5.8'. Não é a melhor vara do mundo mas também não é porcaria.

Pra lá eu uso vara só de 25lbs pra cima. Atualmente todas acima de 6.0' também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Kid M disse:

Magrão,

Tenho usado algo bastante parecido com isso na Amazônia.

1 vara Fenwick HMG 8-20 lb 

1 vara Customizada (CBM) 10-20 lb

1 vara Customizada (CBM) 10-25 lb (essa tem dias em que deixo no barco hotel)

levo uma vara reserva de 17 lb (CBM) para quando os borboletas estão muito ativos.

 

Tenho insistido (com sucesso) nas iscas de menor tamanho (até 10,5 cm), principalmente na superfície (zaras e poppers

Isso ai Meu amigo Kid, e sempre um bom balanceamento de uma boa linha com uma boa carretilha, ja faz o sucesso da pescaria. Grande abraço e sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Gustavo Vibian disse:

Muito bom ter lido a opinião de todos vocês!!!!

A primeira pescaria para AM gera muitas dúvidas e inseguranças, pois é um alto investimento financeiro e de tempo no preparo da viagem e do equipamento.

Diante de tudo que eu li, estou bem inclinado a montar meus equipamentos da seguinte forma:

 

- Hélices: vara 25lbs

- Suberfície / Meia água: vara 20 lbs

- Jigs e shads: vara 25 lbs

 

Fazendo dessa forma eu acho que estarei relativamente bem equipado, pois se houver qualquer problema com o primeiro ou o segundo conjunto, ou o lugar de pesca exigir, poderei usar a vara do terceiro conjunto pra substituir.

 

Uma outra questão que eu gostaria de opiniões é sobre os modelos das varas.

 

Sejam elas para hélice ou zaras ou jigs, de tudo o que eu li nos posts mais antigos no fórum, as varas mais indicadas sempre foram as Enzo III, Falcon Cara e a Redai Viking. Todas varas excelentes com custos relativamente bons. O problema é que nenhuma dessas varas estão disponíveis no mercado atualmente.

 

Gostaria de saber quais os modelos de varas boas e que estejam disponíveis no mercado.

 

 

abraços

 

Enzo III 25 lbs foi feira quase que exclusivamente para helices, porque é um toco de vara, blank bem rapido.... 

Ótima para iscas pesadas, exatamente como são as helices grandes de madeira....

Mas as demais iscas eu acho que é rapida até demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Adalberto Magrao disse:

uma boa linha com uma boa carretilha,

Linha sempre Power Pro (40 e 50 lb Slick)

Só uso molinete 1500, 2500 e 4000 (preferencialmente Ryobi Zauber)

Vara - todas de 6' (até para manter o trabalho do braço)

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Gustavo, a casa castro em Goiânia tem ( pelo menos tinha até semana passada) a Enzo III a pronta entrega, só não me recordo o preço!!

Obrigado pela dica Bruno. Liguei lá e estou aguardando cotação de transporte.

 

18 horas atrás, Kid M disse:

Gustavo,

 

Faz uma consulta (sem compromisso) ao Marco (CBM) dessa vara de 20 lb.

Já fica sendo algo próximo do definitivo que não precisa ser trocado.

De repente não chega a ser tão cara e está aí pertinho de você... (SBC)

Ele participa do FTB (mas não tenho visto ele acessar recentemente).

Mas encontrar o contato é bastante simples... 

Gosto muito do trabalho do Marcão. Tenho algumas varas dele, mas nenhuma de bait. Quando resolver a questão das 20 ou 25lb devo consultar o Marcão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara 

leva 2 Enzos, uma de 20 e outra 25lbs 

prineira viagem use varas de série pra ver o q facilita pra você , o que vc gosta e o que atrapalha no tamanho , na ação 

quando for voltar lá vc customiza uma baseada na sua experiência 

Vc não vai deixar de pegar peixe por causa da Enzo, te garanto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buenas, Gustavo!

Depois de quebrar a cabeça algumas vezes (e errar) com esse mesmo dilema com esse q vc está, hj cheguei numa resposta que me atende bem.

Antes de pensar em libragem de vara, acho que vc deve se atentar mais na potência do blank que vc está escolhendo. 

Existem blanks de 20lb que são mto potentes e dão conta (claro, em alguns casos) de quebrar a cara do tucuna qdo ele estiver rumando pro pau, e outras 25 que mais parecem uma 17 de tão leves e inadequadas pra essa finalidade específica de mudar a rota de um bitelo.

Hj eu alterno minhas varas de hélice entre uma falcon cara e uma viking de 25lb, e as de sticks e zaras e meia águas alterno entre uma phenix ultra mbx de 25lb e uma F3 de 20lb(essa ainda não usei mas está aqui pronta por indicação de amigos). Blanks de paredes grossas e potentes, capazes de suportar tensão caso precise meter o dedo no carretel e forçar pra não deixá-los ir pra estrutura. 

Já optei por prezar por leveza e fiz uma vara top, era bem leve, equilibrada, mto confortável pra flip casting, mas qdo entrava um peixe de 6 kg pra cima era um Deus nos acuda.. acabava ficando impotente diante da situação e na maioria das vezes perdia os grandes. Fiz só uma viagem com essa vara e perdi 5 peixes grandes. 

É aquela coisa... a gente se programa o ano inteiro, paga caro no pacote, passagem, traia, não dá pra dar chance pro azar usando uma vara mto leve que não dê conta de tirar o 22lb caso vc tenha a felicidade dele embotoar  em cima da sua isca..

Varas de ação mais rápida e com paredes mais grossas geralmente vão te dar mais potência e tração pra briga, em contra partida, são bem menos confortáveis para arremessar durante a semana toda de pescaria, mas hj é uma troca que eu estou disposto a pagar na pescaria amazônica. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2020 em 20:37, Marcos Juliano disse:

Cara 

leva 2 Enzos, uma de 20 e outra 25lbs 

prineira viagem use varas de série pra ver o q facilita pra você , o que vc gosta e o que atrapalha no tamanho , na ação 

quando for voltar lá vc customiza uma baseada na sua experiência 

Vc não vai deixar de pegar peixe por causa da Enzo, te garanto. 

Olá. 

Marcos tem toda razão. 

Vale a pena também saber o tamanho que vc mais gosta pra plugs  hélice.  Etc .

Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2020 em 08:29, Pedro Dib disse:

Buenas, Gustavo!

Depois de quebrar a cabeça algumas vezes (e errar) com esse mesmo dilema com esse q vc está, hj cheguei numa resposta que me atende bem.

Antes de pensar em libragem de vara, acho que vc deve se atentar mais na potência do blank que vc está escolhendo. 

Existem blanks de 20lb que são mto potentes e dão conta (claro, em alguns casos) de quebrar a cara do tucuna qdo ele estiver rumando pro pau, e outras 25 que mais parecem uma 17 de tão leves e inadequadas pra essa finalidade específica de mudar a rota de um bitelo.

Hj eu alterno minhas varas de hélice entre uma falcon cara e uma viking de 25lb, e as de sticks e zaras e meia águas alterno entre uma phenix ultra mbx de 25lb e uma F3 de 20lb(essa ainda não usei mas está aqui pronta por indicação de amigos). Blanks de paredes grossas e potentes, capazes de suportar tensão caso precise meter o dedo no carretel e forçar pra não deixá-los ir pra estrutura. 

Já optei por prezar por leveza e fiz uma vara top, era bem leve, equilibrada, mto confortável pra flip casting, mas qdo entrava um peixe de 6 kg pra cima era um Deus nos acuda.. acabava ficando impotente diante da situação e na maioria das vezes perdia os grandes. Fiz só uma viagem com essa vara e perdi 5 peixes grandes. 

É aquela coisa... a gente se programa o ano inteiro, paga caro no pacote, passagem, traia, não dá pra dar chance pro azar usando uma vara mto leve que não dê conta de tirar o 22lb caso vc tenha a felicidade dele embotoar  em cima da sua isca..

Varas de ação mais rápida e com paredes mais grossas geralmente vão te dar mais potência e tração pra briga, em contra partida, são bem menos confortáveis para arremessar durante a semana toda de pescaria, mas hj é uma troca que eu estou disposto a pagar na pescaria amazônica. 

 

 

Muito boa explicação Pedrão!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2020 em 09:29, Pedro Dib disse:

Buenas, Gustavo!

Depois de quebrar a cabeça algumas vezes (e errar) com esse mesmo dilema com esse q vc está, hj cheguei numa resposta que me atende bem.

Antes de pensar em libragem de vara, acho que vc deve se atentar mais na potência do blank que vc está escolhendo. 

Existem blanks de 20lb que são mto potentes e dão conta (claro, em alguns casos) de quebrar a cara do tucuna qdo ele estiver rumando pro pau, e outras 25 que mais parecem uma 17 de tão leves e inadequadas pra essa finalidade específica de mudar a rota de um bitelo.

Hj eu alterno minhas varas de hélice entre uma falcon cara e uma viking de 25lb, e as de sticks e zaras e meia águas alterno entre uma phenix ultra mbx de 25lb e uma F3 de 20lb(essa ainda não usei mas está aqui pronta por indicação de amigos). Blanks de paredes grossas e potentes, capazes de suportar tensão caso precise meter o dedo no carretel e forçar pra não deixá-los ir pra estrutura. 

Já optei por prezar por leveza e fiz uma vara top, era bem leve, equilibrada, mto confortável pra flip casting, mas qdo entrava um peixe de 6 kg pra cima era um Deus nos acuda.. acabava ficando impotente diante da situação e na maioria das vezes perdia os grandes. Fiz só uma viagem com essa vara e perdi 5 peixes grandes. 

É aquela coisa... a gente se programa o ano inteiro, paga caro no pacote, passagem, traia, não dá pra dar chance pro azar usando uma vara mto leve que não dê conta de tirar o 22lb caso vc tenha a felicidade dele embotoar  em cima da sua isca..

Varas de ação mais rápida e com paredes mais grossas geralmente vão te dar mais potência e tração pra briga, em contra partida, são bem menos confortáveis para arremessar durante a semana toda de pescaria, mas hj é uma troca que eu estou disposto a pagar na pescaria amazônica. 

 

 

Fala @Pedro Dib, tudo bem? Cara, uma dúvida a Falcon Cara que vc citou que usa com as hélices é de qual libragem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2020 em 10:06, Octávio Amaral disse:

Vou responder como aconteceu comigo, ok ?!

Quando comecei a pescar Tucunaré Açu não arrisquei... todas as varas que usava no AM eram 5'6 25lbs (TODAS)... fossem elas para helice, jig, superficie, etc etc etc...

 

 

Com o tempo de pesca e uso diário lá, percebi que para algumas situações uma libragem menor e tamanho maior seria muito melhor aproveitada.

 

Primeira mudança:

Comecei usando varas de 20lbs e 6'0 para Jigs... eu gosto de jigs de no máximo 17g e foi a melhor decisão que eu tive...

Melhor arremesso, melhor trabalho, equipamento mais leve, etc etc etc...

 

A próxima que mudei foi a vara para iscas de superfície...

Uma 6'0 20lbs ação Média/Rápida... Custom CBM

Resultado excelente!

Ótima no arremesso, ótima para trabalhar a isca (uso normalmente bonnie 128, T20, Realis 110...)

 

A próxima que já está para sair do forno é uma 6'0 17lbs, que vou usar para jigs...

 

Atualmente a única que uso 25lbs 5'8 é uma Custom RBA Rods, que uso exclusivamente para hélices (High Roller/Devassa 14cm e 16cm)

 

Claro que alguns vão discordar das minhas escolhas, mas como falei, eu fui mudando meu conceito e minhas escolhas ao longo das semanas de pesca lá pra cima...

Espero ter ajudado!

Abraços,

 

Boa tarde, Octávio concordo com você e acredito que em se tratando de equipamento vale mais a experiência de cada um bem como com qual conjunto você se sente mais confortável.

Não utilizo carretilhas(assim como o Kid) e acredito que isso influencia na escolha do equipamento. Mas como alguns amigos colocaram, o que mais importa é o equilíbrio do conjunto.

Gustavo, se possível, procure experimentar o equipamento em algum local para você fazer a escolha do conjunto antes de viajar, para não ter surpresas desagradáveis no destino, afinal de contas é um grande investimento essas viagens.

Particularmente uso 4 conjuntos: 17 lbs, 20 lbs, 25 lbs e sempre levo uma de 40 lbs para tentar alguns peixes de couro também.

Excelente pescaria pra você.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...