Ir para conteúdo

Helice x RPM x Velocidade Final


Posts Recomendados

Bom dia Pessoal tudo bem?

Gostaria de uma ajuda, com o acerto do hélice do meu barco.

Tenho um Levefort Sabre Flydeck com motor Mercury 50hp 2t americano.

Ele veio com o hélice 10 3/8 x 14, chega a estourar o giro, sobe muito, chegando a 6000rpm. A 5000 RPM a velocidade fica em 43km/h

 

Como o giro estava subindo muito, subi o passo, para 10 1/8 x 16 ele continua passando para 6000rpm, e a velocidade a 5000rpm caiu para 40 k/h...

troquei de novo o hélice, para 10 1/8 x 17 e o RPM continuou em 6000rpm e a velocidade a 5000rpm caiu para 38km/h...

Eu nw achei, helice 10 3/8 com passo maior, somente helice menor com passo maior...

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas hélice nacionais tem muita discrepância.   Qual a velocidade máxima?  Vc verificou se o Conta giro esta correto, pois com uma hélice 17  era pra cair muito o RPM desse motor, teoricamente 250 a 350 rpm por polegada de passo, ou seja da 14 pra 17 era pra cair de  700 a 900 rpm. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Guto Pinto disse:

Essas hélice nacionais tem muita discrepância.   Qual a velocidade máxima?  Vc verificou se o Conta giro esta correto, pois com uma hélice 17  era pra cair muito o RPM desse motor, teoricamente 250 a 350 rpm por polegada de passo, ou seja da 14 pra 17 era pra cair de  700 a 900 rpm. 

Boa tarde Guto, a velocidade máxima ficou em torno de 52km/h mas a 6000rpm... Isso com o passo 14

Sobre o RPM estar correto, eu acredito que sim, o relógio é novo... vou comprar aqueles digitais que enrola na vela pra testar..

O que eu nw entendo, é que o passo aumenta, mas diminui o diâmetro do hélice... Não deveria manter o tamanho e aumentar o passo? rs....

 


Muito obrigado pela resposta.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

Daniel....ia falar a mesma coisa q o Guto. 
Hélice nacional é sem noção de tudo. Só uso para tirar do prego.

 

Tente usar uma passo 16, mas original. 😉

Que Phodis né Fabricio... parece que nw tem muito padrão né.

A marca que usei foi a MFX, tentei achar SORABO nessas medidas nw achei.

Original piorou!

Vou continuar procurando, o duro é gastar quase 1000 reais em uma helice original, e errar no passo kkkk

Preciso achar um mecanico que tenha um punhado de helices e que faça o teste pra mim pra achar a ideal...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/06/2020 em 14:08, Daniel Yoshida disse:

Que Phodis né Fabricio... parece que nw tem muito padrão né.

A marca que usei foi a MFX, tentei achar SORABO nessas medidas nw achei.

Original piorou!

Vou continuar procurando, o duro é gastar quase 1000 reais em uma helice original, e errar no passo kkkk

Preciso achar um mecanico que tenha um punhado de helices e que faça o teste pra mim pra achar a ideal...

Abraços!

 

É complicado. Encontrar a hélice ideal é de lascar.
Pior q não tem um FDM de um amigo q tenha uma hélice para emprestar...rsrsr

 

Boa sorte aí...Qualquer coisa avisa. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

 

É complicado. Encontrar a hélice ideal é de lascar.
Pior q não tem um FDM de um amigo q tenha uma hélice para emprestar...rsrsr

 

Boa sorte aí...Qualquer coisa avisa. 😉

KKKKKK

Eu ja tenho 3 para emprestar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Amigo, uma questão, os relógios de conta giro da Mercury tem um regulagem atrás, que muda para cada motor, passei trabalho com meu 40hp até descobri isso, inclusive a regulagem que mostrava no manual do meu não funcionou, tive que mudar para outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...