Ir para conteúdo

[Ajuda] Base da sonda quebrada


Posts Recomendados

Boa tarde pessoal, tudo bom? A base de plástico que fixa a sonda/transducer do meu sonar (Lowrance) quebrou. Alguém sabe onde eu consigo comprar a peça avulsa aqui no Brasil ou tem uma solução alternativa (gambiarra hehe) pra esse problema? A única solução que achei até o momento seria instalar no elétrico mas isso impediria de utilizar o sonar durante a navegação.

99E0438E-DDB6-4587-91C4-E593A99C386C.jpeg

B1A810FE-5F0B-4409-B78C-3212AAC746C5.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma solução seria colar a sonda dentro do viveiro do seu barco (no fundo, direto no casco). Nunca fiz isso, mas quem fez diz perder a função (ou faz uma leitura errada) da temperatura da água. Mas continua com as outras funções básicas (detecção de estruturas, peixes, etc. e da profundidade). Outra seria fazer uma gambiarra mesmo (e eu adoro uma gambiarra, hehehe), por exemplo, fixar ela com enforca gato numa outra base (mais ou menos como é feito na fixação dele no motor elétrico) e dar um jeito de fixa-la no suporte inox original (que aparece na foto).... 😵😵🥴

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andrey W disse:

Uma solução seria colar a sonda dentro do viveiro do seu barco (no fundo, direto no casco). Nunca fiz isso, mas quem fez diz perder a função (ou faz uma leitura errada) da temperatura da água. Mas continua com as outras funções básicas (detecção de estruturas, peixes, etc. e da profundidade). Outra seria fazer uma gambiarra mesmo (e eu adoro uma gambiarra, hehehe), por exemplo, fixar ela com enforca gato numa outra base (mais ou menos como é feito na fixação dele no motor elétrico) e dar um jeito de fixa-la no suporte inox original (que aparece na foto).... 😵😵🥴

Boa noite colega. Então, pelos comentários que li na internet ele perde bastante na qualidade da leitura/sinal de fixado por dentro do casco de alumínio..

Sobre a gambiarra 😂 é uma boa ideia..se fizer um suporte de metal (como uma cantoneira) e fixar ele na parte de baixo com uma ou duas abraçadeiras..será que as abraçadeiras dão interferência? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não, porque já vi montagem da sonda em motor elétrico feito com uma baita de uma braçadeira, e metálica. Eu colocaria duas braçadeiras plásticas, tipo enforca gato. Acho que o risco de interferência é muito menor, inclusive por serem bem finas. Só por curiosidade: você instalou a sonda na popa do barco, próximo ao motor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim,estava instalada da forma tradicional,na popa,próximo ao motor. Provavelmente acertou algum toco e quebrou,só vi quando cheguei em casa (isso há uns 4 anos,no relaxo acabei deixando ele parado 😂 agora que estou correndo atrás pra consertar). A única opção viável que estou vendo é no elétrico mesmo,mas aí mata um pouco da utilidade dele,já que não dá pra usar em cruzeiro..minha intenção era mais pra usar navegando, procurando estruturas submersas pra descobrir novos pontos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Testei dentro do casco,colando com uma fita dupla face no viveiro (no meu barco tem uma na parte de trás,ao lado do motor) mas ficou com um pouco de “ruído” no sinal devido a chapa metálica do barco, sendo mais grave no caso da utilização da função downscan, que prejudicou bastante. Da pra usar desta forma pra quebrar um galho mas preferi buscar outra alternativa.

 

Peguei um suporte de metal em “L”, tipo aqueles para estantes, fixei no casco, no local onde ficava originalmente, e depois fixei a sonda nele com duas abraçadeiras de plástico. Testei hoje e ficou 100%, então fica a dica pra quem estiver com o mesmo problema.


 

 

D118231F-B340-4728-BE57-765CE4D7E256.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...