Ir para conteúdo

Como avaliar o drag das carretilhas?


Posts Recomendados

Amigos estou complementando e revisando minhas carretilhas para próxima pescaria no rio São Benedito em Outubro. NO QUESITO DRAG tenho dúvida de como avaliar o drag já que o texte óbvio da balança é questionado por muitos...... Eu mesmo fiz o teste em 8 carretilhas algumas novas e nenhuma chegou perto do drag sugerido pelo fabricante. Fiz essa medição com balança digital.... Agradeço toda informação e experiência dos amigos sobre o assunto!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode acreditar, o teste da balança puxando a linha não pode ser contestado.

Somente desacreditam os defensores de marcas. Maioria das carretilhas não alcança o drag específicado pelo fabricante. As Chinesas nem 50%.

Para conferir cheguei a usar o sistema colocar pesos aos poucos segurando a carretilha em pé, e confirmou a balança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Fernando Simon disse:

Pode acreditar, o teste da balança puxando a linha não pode ser contestado.

Somente desacreditam os defensores de marcas. Maioria das carretilhas não alcança o drag específicado pelo fabricante. As Chinesas nem 50%.

Para conferir cheguei a usar o sistema colocar pesos aos poucos segurando a carretilha em pé, e confirmou a balança.

E a alegação de alguns que o teste da balança não é confiável pois os discos estão frios diferente da situação de uso quando por conta da arrancada do peixe eles esquentam diminuindo drasticamente o atrito e comprometendo o freio? Temos defensores do carbono (citando como exemplo carros de corrida) e outros alegando que esse material é muito duro não sendo adequado para esse fim? Tipos difetentes de graxa para para serem usadas nos discos? Como evitar que graxas e óleos lubrificantes pelo simples fato da carretilha esquentar com a exposição prolongada ao sol percam a viscosidade se espalhando e assim contaminando os discos de fricção? Fica clara a informação errada e enganosa dos fabricantes e infelizmente vários pescadores profissionais formadores de opinião compactuam com essa mentira. Percebo que fabricantes como a Shimano e outros com tradição  tem mais respeito com nós pescadores pois não anunciam drags fantasiosos. Vou continuar testando minhas carretilhas com a balança e procurar manter o drag suave com 1,5 à 2,0 kg de resistência quê à maioria das carretilhas de perfil baixo tamanho 200 oferecem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se colocar a quantidade correta (pouca) a graxa não vai espalhar e contaminar os discos pois suportam até 220*. Para os discos lubrificados use graxa de Teflon que suporta até 270*. Em carretilhas de pouco drag deixo os discos de carbono secos. Discos de outro material não lubrifique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fernando Simon disse:

Se colocar a quantidade correta (pouca) a graxa não vai espalhar e contaminar os discos pois suportam até 220*. Para os discos lubrificados use graxa de Teflon que suporta até 270*. Em carretilhas de pouco drag deixo os discos de carbono secos. Discos de outro material não lubrifique.

👍Obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...