Ir para conteúdo

Panema - Azar depois do excesso


Flávio Martins

Posts Recomendados

Sabedoria das antigas, onde o excesso já era controlado.

Estive hoje nas indas e vindas de negócios e junto com um amigo no meio de uma negociação, eu zoiudo em cima do lucro, escutei deste amigo a seguinte frase:

?Calma Flávio, se não você vai ficar na panema?

Bem deixei de lado, mas fiquei cabreiro. Na volta perguntei que diabo seria ?panema?.

Ele por ser uma camarada de mais idade, mais experiência e ser natural do norte me explicou que o termo ?panema? é utilizado quando uma pessoa excede, ou tem ganância em cima de algo, depois disso essa pessoa passa a ter azar, este azar é denominado de ?panema?.

Veio dos índios essa sabedoria:

Panema vem dos índios, por exemplo quando alguém pescava em excesso ou caçava em excesso, alem da cota para si mesmo ele entrava em uma onda de azar, não pegaria mais nada, ou nem teria mais caça.

Bão final de semana a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom isso eu fiquei sabendo ontem na televisão!

Sobre o Pirarucu que estava sendo extinto e tals.. o pessoal falou sobre isso, que antigamente o povo (índios Tupi) controlava a quantidade de peixe pescado, e com medo do "panema" os resultados eram positivos.

Boa Potcher,

mandou bem... ontem passou um tal de EtnoDoc na TV cultura (o melhor canal da TV brasileira). Creio que seja reprisse, mas o documentário era uma expedição sobre o Amazonas e la citaram também sobre o tal Panema.

Como sou curioso e gosto de ler, corri atras de mais informações:

http://www.jangadabrasil.com.br/revista ... 73012b.asp

Cutlura é coisa boa, ainda mais quando valorizamos o que é nosso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rssrsr Na minha pescaria em Barcelos, um parceiro meu pegou um protótipo de popper para testar. Ele fez alguns arremessos e perguntou ao piloteiro o que ele achava do trabalho do popper. O piloteiro(que é índio ou descendente) respondeu: "Tira logo isso da água que isso é uma Panema!"

A gente deu muitas risadas, pois nunca tínhamos ouvido o termo "panema". Toda isca estranha passou a ser chamada de panema, depois disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom isso eu fiquei sabendo ontem na televisão!

Sobre o Pirarucu que estava sendo extinto e tals.. o pessoal falou sobre isso, que antigamente o povo (índios Tupi) controlava a quantidade de peixe pescado, e com medo do "panema" os resultados eram positivos.

Boa Potcher,

mandou bem... ontem passou um tal de EtnoDoc na TV cultura (o melhor canal da TV brasileira). Creio que seja reprisse, mas o documentário era uma expedição sobre o Amazonas e la citaram também sobre o tal Panema.

Como sou curioso e gosto de ler, corri atras de mais informações:

http://www.jangadabrasil.com.br/revista ... 73012b.asp

Cutlura é coisa boa, ainda mais quando valorizamos o que é nosso!

é isso ae "Flavão" foi na TVCultura que eu vi esse documentário sobre o Amazonas!!!

Tu tá ligadão mesmo!!!

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...