Ir para conteúdo

Iscas artificiais no barco!


Posts Recomendados

Amigos pescadores vejo em minhas pescarias e em muitos programas de pesca uma total falta de cuidado com iscas artificiais. Iscas jogadas pelo barco soltas na plataforma e iscas penduradas em suportes nas laterais do barco sem nenhuma proteção como verdadeiros espinheis. Para quem já sofreu um acidente com iscas artificiais sabe a dor de cabeça que isso causa. Dor de cabeça se tiver a sorte de não ser fisgado nos olhos ou a garatéia ser pequena. Agora se você estiver em um lugar distante usando garatéias 1/0 6X e numa fração de segundos se desequilibrou e bateu a mão, pisou ou ainda sentou em uma ou várias iscas ao mesmo tempo sua pescaria vai ficar complicada. Gostaria de saber se existe uma razão para esse comportamento tão comum entre os pescadores e apresentadores de programas de pesca?

suporte para iscas.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procuro deixar as iscas penduradas no suporte da lateral do barco. Nunca jogadas no piso, e deixo umas 10 apenas e vou trocando a medida que vai passando o dia ou que seja  necessário. Graças a Deus nunca tive problemas. As vezes a pessoa é muito desesperada para o Arremesso, não tem um pouco de calma, e principalmente cuidado com quem está ao lado. De qualquer forma tenho dentro da bolsa de pesca aqueles alicates que cortam aço,  o caso de necessidade se algum dia vier a ocorrer acidente comigo ou com parceiro. Grande abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Arthur Perrucci Junior disse:

Amigo Adalberto como você vários pescadores adotam esse sistema e claro como você tomam cuidado pois ninguém quer ficar granpeado em uma isca. Más a pergunta é porquê correr esse risco? Forte abraço 

Vc tem razão colega. Vou repensar na próxima. Verdade. Abrcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arthur, boa noite! Concordo com você, em novembro do ano passado, em Barcelos, ao passarmos por baixo de um tronco para chegar em um lago central, meu amigo se desequilibrou e se acidentou em um suporte desde. Como você mencionou, além da garateia 6x, vem a preocupação, o desgaste mental, a dor em ter que terminar de furar a pele humana, que parece um coro de tão dura e depois cortar com um alicate de dupla força (sempre levo).  Depois desta, aprendemos da pior maneira, lugar de isca é no estojo, o conforto não vale o risco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Rafael relatos como o seu infelizmente não são raros e me preocupa formadores de opinião como alguns apresentadores de programas de pesca não tocarem nesse assunto e muitas vezes dão um péssimo exemplo pegando os peixes com às mãos sem alicate de contenção e usando esses suportes de isca sem proteção. Minha intenção é sensibilizar pescadores experientes a encorajar uma pesca mais segura e conseqüentemente mais produtiva e prazerosa. Obrigado pelo apoio meu amigo e ótimas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Marcelo Terra disse:

Nunca mais utilizamos suportes para iscas depois do primeiro acidente... por mais cuidado que se tenha um dia pode acontecer.

 

:good:

 

 

Maravilha meu amigo vamos incentivar pescadores, pousadas, operadores e formadores de opinião a adotarem e divulgarem um sistema seguro para uso e manuseio de iscas artificiais. Ótimas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Arthur Perrucci Junior disse:

Amigos pescadores vejo em minhas pescarias e em muitos programas de pesca uma total falta de cuidado com iscas artificiais. Iscas jogadas pelo barco soltas na plataforma e iscas penduradas em suportes nas laterais do barco sem nenhuma proteção como verdadeiros espinheis. Para quem já sofreu um acidente com iscas artificiais sabe a dor de cabeça que isso causa. Dor de cabeça se tiver a sorte de não ser fisgado nos olhos ou a garatéia ser pequena. Agora se você estiver em um lugar distante usando garatéias 1/0 6X e numa fração de segundos se desequilibrou e bateu a mão, pisou ou ainda sentou em uma ou várias iscas ao mesmo tempo sua pescaria vai ficar complicada. Gostaria de saber se existe uma razão para esse comportamento tão comum entre os pescadores e apresentadores de programas de pesca?

suporte para iscas.JPG

eu nao deixo nenhuma isca nestes suportes laterias as que uso coloco nessa repartiçao ao lado do banco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Vagner disse:

eu nao deixo nenhuma isca nestes suportes laterias as que uso coloco nessa repartiçao ao lado do banco

Sim esse compartimento oferece mais proteção, o barco por si só já é um ambiente que oferece riscos... quanto mais pudermos minimiza-los melhor será a pescaria. Ótimas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Arthur. 

Eu também já tive problema com iscas penduradas no suporte ou aquelas que ficam descuidadamente soltas na plataforma ou no chão do barco.

 

Quando o pescador mais afobado pega seu "bitelo" costuma fazer algazarra no barco e se estiver "moiado por dentro", aí o cenário estará completo !

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Mauricio Rossetim disse:

Boa Arthur. 

Eu também já tive problema com iscas penduradas no suporte ou aquelas que ficam descuidadamente soltas na plataforma ou no chão do barco.

 

Quando o pescador mais afobado pega seu "bitelo" costuma fazer algazarra no barco e se estiver "moiado por dentro", aí o cenário estará completo !

 

 

Sim meu amigo cenário ideal para um acidente que seguramente poderia ser evitado ou pelo menos minimizado. Boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

suporte para iscas.JPG

 

Essa "reguinha furada" já é um avanço, pois normalmente são usadas linhas de nylon onde as iscas ficam dependuradas.

Até entendo a "pseudo facilidade" das iscas penduradas junto ao pescador, mas nos dias de hoje, ninguém deixa de ter outro conjunto pronto (pelo menos).

Com isso, a troca das iscas é eventual, principalmente se a que estiver sendo usada for "a matadeira" do dia.

Me parece que o mais prático seria ter essas mesmo 10/12 iscas separadas numa pequena caixa que seria usada cada vez que se tornasse necessário.

Embora nunca tenha "sido iscado", já vi muita gente com "argola ou cabeça furada", daí a necessidade de um bom alicate na tralha.

Mas compreendo que isso é um hábito de cada pescador, tal qual "fumar" - todo mundo sabe que faz mal, mas tem gente que continua pitando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, como dito por boa parte da turma, já vi muita gente se espetando com estas iscas "guardadas" ao lado do barco.

O bom é q o pescador geralmente fica no bico  ou mais ao fundo barco, enquanto as iscas ficam no centro. Mesmo assim, já vi vários se desequilibrando e fisgando braços, o próprio pé e por aí vai. O perigo ainda é maior em locais de corredeiras. Tb já embarcações passando perto de tombarem, ou até mesmo q tombaram, e o pescador ao tentar se equilibrar ou agarrar em algum lugar, acabar agarrando as próprias iscas...rsrsrs....Seria engraçado, se não fosse trágico. 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kid M disse:

suporte para iscas.JPG

 

Essa "reguinha furada" já é um avanço, pois normalmente são usadas linhas de nylon onde as iscas ficam dependuradas.

Até entendo a "pseudo facilidade" das iscas penduradas junto ao pescador, mas nos dias de hoje, ninguém deixa de ter outro conjunto pronto (pelo menos).

Com isso, a troca das iscas é eventual, principalmente se a que estiver sendo usada for "a matadeira" do dia.

Me parece que o mais prático seria ter essas mesmo 10/12 iscas separadas numa pequena caixa que seria usada cada vez que se tornasse necessário.

Embora nunca tenha "sido iscado", já vi muita gente com "argola ou cabeça furada", daí a necessidade de um bom alicate na tralha.

Mas compreendo que isso é um hábito de cada pescador, tal qual "fumar" - todo mundo sabe que faz mal, mas tem gente que continua pitando...

Exato meu amigo um hábito como fumar ou beber demasiadamente no barco e tantos outros que poderiam ser evitados poupando muita dor de cabeça. Boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabrício Biguá disse:

Pois é, como dito por boa parte da turma, já vi muita gente se espetando com estas iscas "guardadas" ao lado do barco.

O bom é q o pescador geralmente fica no bico  ou mais ao fundo barco, enquanto as iscas ficam no centro. Mesmo assim, já vi vários se desequilibrando e fisgando braços, o próprio pé e por aí vai. O perigo ainda é maior em locais de corredeiras. Tb já embarcações passando perto de tombarem, ou até mesmo q tombaram, e o pescador ao tentar se equilibrar ou agarrar em algum lugar, acabar agarrando as próprias iscas...rsrsrs....Seria engraçado, se não fosse trágico. 😕

Isso posto meu amigo qual a razão para pousadas, pescadores e principalmente apresentadores de programas de pesca esses últimos formadores de opinião assistidos por crianças e responsáveis por muitos iniciarem na pesca aparentemente não dão importância para o tema ? Alguns manipulam os peixes com às mãos nuas sem alicate de contenção e às vezes comentam "não façam isso eu tenho larga experiência "... A ocorrência de acidentes com iscas artificiais é grande como todos nós sabemos e pouco se fala no assunto. Boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arthur esse suporte é bom pela praticidade mas principalmente porque mesmo com sol as iscas não estufam nem entortam nele, ao contrário de se vc deixar na caixa de pesca e esquecer a bolsa aberta principalmente naquela hora do almoço.  Eu uso o suporte, mas coloco 4 iscas no máximo, tem gente que gosta de se exibir parece.  Tivemos um acidente comico mais que deu certo numa pescaria no Uatumã em 2018 quando meu primo naqueles churrascos na hora do almoço depois de tomar umas foi subir no barco de dentro da água para o barco e literalmente sentou nesse suporte, foram 8 iscas enfiadas na bunda, maioria T20 com garatéia 4x.  Conseguimos tirar umas 6 garatéia na marra, mas sobrou umas 4 ainda .  Sorte que eu sou médico anestesista e toda pescaria levo um kit de tudo, até morfina.  Levamos ele com a bunda virada pra cima 2h até pousada, cheguei lá limpamos, anestesiei e com muito custo consegui tirar as outras 4, tive que dar antinflamatório  e antibiótico preventivo pra ele.   Foi engraçado pois deu tudo certo, ele perdeu uma tarde de pesca e eu umas 3h, todo mndo zuando que ele encharutou 8 iscas por trás, etc.  Mas e se não tivesse isso?  Teria que levá-lo mais 2h  até o porto mais próximo, tentar um contato e mais 4h até manaus pra ir num pronto socorro, ou seja perderia 2 dias de pesca e quem fosse junto também.  Eu acho útil esse suporte mais nada de exagero. Ter sempre em mão um alicate dos bons  pra cortar as garatéias e pelo menos um vidro de iodo , gaze e anestésico spray .  Pena que as fotos  da presepada eu perdi. kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Guto após ler seu relato com certeza muitos pensarão duas vezes antes de deixar iscas expostas no barco. Pesco com duas às vezes três varas e claro até encontrar às iscas com melhor resultado leva um tempo. Me adaptei a manter às iscas no estojo, sempre tenho três ou quatro no barco (mesmo sabendo que vou usar 5 ou 6 iscas levo 50) e durante a pescaria vou selecionando as pegadeiras em uma caixa que sempre está à mão. Sou filho de pescador e meu pai sempre priorizou à segurança, passei esse encinamento para meus dois filhos e acredito que vale a pena. Boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lugar de isca no barco é dentro da caixa de isca, evita acidentes. 

Meu parceiro em Balbina, tropeçou e caiu no barco, engatando duas garateias no braço, em virtude de estarem expostas. 

Cada um sabe o que leva e o que vai usar, não precisa colocar no varal. 

É a ,minha opinião. 

 

Abrx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Ricardo R. Monteiro disse:

Lugar de isca no barco é dentro da caixa de isca, evita acidentes. 

Meu parceiro em Balbina, tropeçou e caiu no barco, engatando duas garateias no braço, em virtude de estarem expostas. 

Cada um sabe o que leva e o que vai usar, não precisa colocar no varal. 

É a ,minha opinião. 

 

Abrx

Amigo Ricardo vamos alertar essa nova geração de pescadores e contar com a conscientização dos formadores de opinião para deixar nossa paixão de pescar cada vez mais segura e prazerosa. Boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro uma vez que estávamos indo pesca e um orelhudo deixou a isca ingatada no passador da vara, fui no banco traseiro ao lado dos equipamentos e nem notei a isca ali e muito menos que estava na altura do meu braço, o resto nem precisa contar neh!!! E o pior que fiz um movimento brusco com o braço, não gosto neh de lembrar, mais vai mais um dica...nunca transporte iscas ou anzóis ingatados na vara de pesca 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alessandro Lourenço disse:

Lembro uma vez que estávamos indo pesca e um orelhudo deixou a isca ingatada no passador da vara, fui no banco traseiro ao lado dos equipamentos e nem notei a isca ali e muito menos que estava na altura do meu braço, o resto nem precisa contar neh!!! E o pior que fiz um movimento brusco com o braço, não gosto neh de lembrar, mais vai mais um dica...nunca transporte iscas ou anzóis ingatados na vara de pesca 

Amigo Alessandro usamos na maioria das vezes snap para facilitar a troca das iscas, o tempo "perdido" para colocar a isca na vara no início da pescaria ou tira- la ao final e guarda-la no estojo em segurança é tão pequeno que não justifica essa atitude de deixá-la na vara. Ótima lembrança! Boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Arthur!

Se tem uma coisa que cuido é a organização do barco de pesca. Tenho por habito colocar as varas sempre na direita apoiadas num banco e no outro. Essa organização previne a quebra de varas o que é muito comum entre os pescadores. ( foto mostra como disponho as varas no barco, a esponja é enxarcada de agua e com isso ela fixa no banco e previne a quebra da ponta da vara quando existe trepidaçao motivada por ondas no rio quando esta ventando Foto 1

Iscas não devem estar nadando no barco, só deixo a mostra as iscas que estou usando no momento as demais ficam guardadas dentro de uma garafa pet,

com isso evito acidentes desagradaveis, Fotos 2  e 3

 

Abraços

 

 

 

PROTETOR DE VARAS.jpg

IMG_20200808_095254~2.jpg

IMG_20200808_095341_1~2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...