Ir para conteúdo

Pescaria de tucunaré Teles Pires


Posts Recomendados

Boa tarde pessoal do FTB! Estou indo no final de agosto agora para o Teles Pires Lodge, uma pescaria que teve a data alterada devido à pandemia (pousada interrompeu as atividades em março, que era a data inicial). Como vamos pegar o rio mais baixo, irei me dedicar à pescaria de tucunarés, e se tiver saindo peixe de couro talvez me aventure também. Será minha primeira vez no Teles Pires! Gostaria de saber algumas dicas de material, libragem de vara, linha, leader, quais iscas, tamanho, cores, e alguma outra dica de quem conhece essa região. Pelo que tenho falado com o Wado, gerente da pousada, lá está saindo bastante tucunaré, tomara que dê sorte qdo for! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Olavo,

A região onde fica o Teles Pires é de uma diversidade fantástica.

Não vai encontrar apenas os tucunas para tirar linha dos eu conjunto.

As opções em termos de conjuntos são simples (pelo menos para mim)

1º conjunto mais leve - até 17 lb médium heavy com carretilha (ou molinete) compatível, linha multi de 30 lb com pedaço de lider (50 lb). Iscas de até 10 cm (preferência para as de superfície e sub-superfície = twitch)

2º conjunto médio - até 20 lb médium heavy com carretilha (ou molinete) compatível, linha multi de 40 lb com pedaço de lider (50 lb). Iscas de até 13 cm (preferência para as de superfície e sub-superfície = twitch)

3º conjunto mais parrudo - até 25 lb médium heavy com carretilha (ou molinete) compatível, linha multi de 40 lb com pedaço de lider (50 lb). Iscas de até 13 cm (preferência para as de hélice e jigs)

 

Provavelmente vai pescar mesmo com o de 17 lb (se quiser ter emoção a cada lançamento) e com o de 20 lb (se quiser ser mais conservador). O 3º conjunto deve ser menos usado...

Iscas menores tendem a produzir melhores resultados, embora em se tratando de pescaria tudo pode surpreender.

Sugiro preferências por iscas claras (brancas, osso, cabeça vermelha) ou mesmo transparentes (são ótimas).

Pescando em dupla, a sugestão até encontrarem a isca da pescaria (sempre há uma) é um usar uma isca de superfície e o outro uma de meia água para determinar o padrão de ataque nos tamanhos e cores e depois será "correr para o abraço"... fácil assim !

Não se surpreenda com os peixes de couro, também abundantes mesmo quando o rio estiver mais baixo. Vai dar briga sempre !

Boa pescaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Kid M disse:

Amigo Olavo,

A região onde fica o Teles Pires é de uma diversidade fantástica.

Não vai encontrar apenas os tucunas para tirar linha dos eu conjunto.

As opções em termos de conjuntos são simples (pelo menos para mim)

1º conjunto mais leve - até 17 lb médium heavy com carretilha (ou molinete) compatível, linha multi de 30 lb com pedaço de lider (50 lb). Iscas de até 10 cm (preferência para as de superfície e sub-superfície = twitch)

2º conjunto médio - até 20 lb médium heavy com carretilha (ou molinete) compatível, linha multi de 40 lb com pedaço de lider (50 lb). Iscas de até 13 cm (preferência para as de superfície e sub-superfície = twitch)

3º conjunto mais parrudo - até 25 lb médium heavy com carretilha (ou molinete) compatível, linha multi de 40 lb com pedaço de lider (50 lb). Iscas de até 13 cm (preferência para as de hélice e jigs)

 

Provavelmente vai pescar mesmo com o de 17 lb (se quiser ter emoção a cada lançamento) e com o de 20 lb (se quiser ser mais conservador). O 3º conjunto deve ser menos usado...

Iscas menores tendem a produzir melhores resultados, embora em se tratando de pescaria tudo pode surpreender.

Sugiro preferências por iscas claras (brancas, osso, cabeça vermelha) ou mesmo transparentes (são ótimas).

Pescando em dupla, a sugestão até encontrarem a isca da pescaria (sempre há uma) é um usar uma isca de superfície e o outro uma de meia água para determinar o padrão de ataque nos tamanhos e cores e depois será "correr para o abraço"... fácil assim !

Não se surpreenda com os peixes de couro, também abundantes mesmo quando o rio estiver mais baixo. Vai dar briga sempre !

Boa pescaria

Obrigado pelas informações! Estava levando somente linha 30lbs, mas vou providenciar pelo menos um conjunto com linha 40lbs... imagino que deve ser por conta de outras espécies que podem entrar como cachorras e trairões né? Em relação à data, iremos agora final de agosto, será que tem como errar com os tucunas? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Vagner disse:

 

eu estou indo meio de sembro e vou pescar entre as 2 barragens , com foco tambem em tucunare, vou levar equipamento 2 conjunto cara 8/17 libras e 12 a 25 , isca mesmas que uso para pegar azuis

Blz! Separei dois conjuntos de 17lbs, uma de 6” para jigs e softs e outra de 5,6” para superfície, e outros dois conjuntos, um de 20 lbs e outro de 25 lbs, que acho que vou usar menos, provavelmente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou no teles há mais de 15 anos . Não tem erro de errar os tucunas nessa época. Vara17lbs e linha 40 lbs sobra lá..Só uso superfície quando pesco tucunas por lá. Mas os jigs funcionam muito bem. Eu uso no máximo 20 lbs por lá mas a regra pra mim é 17. 

No mais o lugar é fantástico é o wado um cara 100%

As iscas são as de sempre : zara e sticks minhas preferidas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, José Castellões disse:

Vou no teles há mais de 15 anos . Não tem erro de errar os tucunas nessa época. Vara17lbs e linha 40 lbs sobra lá..Só uso superfície quando pesco tucunas por lá. Mas os jigs funcionam muito bem. Eu uso no máximo 20 lbs por lá mas a regra pra mim é 17. 

No mais o lugar é fantástico é o wado um cara 100%

As iscas são as de sempre : zara e sticks minhas preferidas. 

Mas vc pesca com linha de 40lbs ou menos?

Bom saber da produtividade dos tucunas por lá! Valeu pelo retorno!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fui mês passado pro mesmo trecho da Pousada que ficou @Olavo..... foi uma pescaria difícil em função do nível do Teles Pires e acredito pelo problema com a UHE Sinop.

Água não estava "correndo" ....muito parado o rio.

Acabei pegando uns belos tucunas nas pedreiras e pontas de ilha.

Quanto aos peixes de couro.....pegamos alguns jundias, jaus e barbados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, minha pescaria lá no Teles Pires foi excelente! Logo no primeiro dia fizemos um dublê de jaús de tamanho bom, No segundo dia tive uma ação de 40 minutos em meio às corredeiras, num lugar que quase faltou coragem pra ir, mas depois de muito cansaço, a linha se partiu nas pedras. E no penúltimo dia ainda saiu outro jaú de tamanho bom! Na nossa turma teve quem dedicou somente aos peixes de couro, com muita produtividade de jaús nas corredeiras e na cachoeira. Saiu apenas uma piraíba de no máximo uns 30 kg. Pegamos o rio muito baixo, então a produtividade dos peixes de couro caiu bastante em relação ao habitual de lá... Mas tive muita produtividade com os tucunas, então durante o dia ficava só no pincho e no final da tarde nos peixes de couro! Saiu uma quantidade boa de tucunas 60 UP, com o maior de 63,5 cm e um dublê de 60 UP. E teve cachara no

jig, com varinha leve, top demais! Experiência fantástica! 

57688CC9-ACD3-44C6-886D-CC115F5536ED.jpeg

40EEBEB1-B7A8-4667-9A15-D05AAA8A8F2F.jpeg

1F8106EA-D398-4D3E-8B0D-8C37A8141847.jpeg

3CEF32B3-CDF4-4FEE-AF26-C84B9E2FDE28.jpeg

2E1011D3-5DE8-4A68-A7BA-AFBDF3A9E9FD.jpeg

BB9993A7-3A12-46F1-AB09-61550AC92615.jpeg

DDC6F0D2-B6CF-4969-A340-21A4194ACEB1.jpeg

933753A2-33AB-4736-97E5-B3DA091950D2.jpeg

6FA78A80-144E-4F25-8AAF-F626D9B7EA69.jpeg

F8E69514-FD5B-4B98-ACC0-D9D45BCB07D7.jpeg

D0958EA3-A54B-48B2-8684-18AB91D8D69C.jpeg

52D96718-54C8-46D5-8BD2-6743347FF29F.jpeg

4D5F3F93-00E5-4AF8-857C-166C7DED9400.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...