Ir para conteúdo

Custom by Jansen para Amazônia


Posts Recomendados

Amigos,

Seguem algumas fotos de uma vara que eu encomendei pro Jansen Irioda, rodbuilder de Curitiba.

Ele chegou até mim pelo Newton, que também participa desse fórum.

Já recebi a vara e ela ficou show!

Vamos ver como ela se comporta diante dos monstros de Barcelos!

A vara é 25 lbs, 6'2" (1,88m).

Não sei como faço pra mandar fotos, alguém pode me ajudar???

Abraços,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos ver se consegui postar as fotos.

Todas as fotos abaixo são de varas feitas pelo Jansen, da Oficina da Pesca de Curitiba. As duas primeiras são de varas feitas com blank Lamiglass de 25 lb, 5'8''. As terceira e quarta fotos são de uma vara fenwick hmx 25 lb, modelo antigo, 5'6'', que ele customizou para mim, trocou os passadores, o reel seat e o cabo. As quinta e sextas fotos são de outra vara feita com blank Lamiglass 25 lb, só que 5'6''. As três foram feitas com passadores Fuji Alconite, reel seet Fuji HSC.

Todas elas são para a pesca dos tucunarés amazônicos e serão testadas pela primeira vez em uma pescaria agendada para o final de FEV. de 2009. Isso se as águas do Amazonas permitirem.

Abraço a todos.

http://img83.imageshack.us/img83/1324/vara1zf6.jpg

http://img90.imageshack.us/img90/9466/vara5sm8.jpg

http://img177.imageshack.us/img177/9712 ... en3dk3.jpg

http://img177.imageshack.us/img177/3228 ... en2ot9.jpg

http://img142.imageshack.us/img142/6146 ... en7sm5.jpg

http://img142.imageshack.us/img142/6678 ... en4ut1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rip Roller ??? com lamiglas ????? Com conhecimento de causa, Rip Roller, tem que ser X fast, cabo com 25 Cm (6") pois o blank tem que ser muito rapido para trabalha-la, pois a isca pesa 40 Gr e tem umas que pesam mais, resumindo ...vara de 94gr e isca 40 grs?, na minha humilde experiencia acho que tem algo errado ai.

Esse é um assunto para ser analisado e discutido sem polêmica, pois cada um tem sua opinião, atualmente a maior preocupação é com o peso da vara, mas a carretilha as vezes pesa mais que a vara usam-se iscas com quase a metade do peso da vara e a multi filamento com o dobro da especificação da vara

ex. vara 25 libras linha 40 libras com leader de fluor carbono de 60 lbs. será que eu estou tão errado como montador de vara há 18 anos e pescador há 40 anos, pescando por todo Br e Fora.(mar oceanico/Rio/praia/ mangue etc. etc)

E essas coisas estão acontecendo e muito, pricipalmente na amazônia é a mesma coisa de você pegar uma vara para trabalhar jigs de 400 gramas e usar jigs de 60 gramas, impossível trabalhar a isca, como deve ser. Pois essa isca Rip Roller tem que se trabalhar com a vara para baixo dando fortes toques se não a helice não trabalha corretamente e um detalhe, tem que ser rápido.

Com vara lenta ou média, não terá bom trabalho.

Com certeza o peixe dá para tirar tranquilamente.

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco,

Sabemos da sua experiência e vasto conhecimento na arte de customização de varas, sem dúvida o seu trabalho é muito comentado não só aqui mas também em outros foruns que tratam de pescarias. E por isso, a sua opinião é muito importante para nós.

Apesar disso, preciso te dizer que possuo uma dessas varas Lamiglass, de 25 lb, 5,8, que pesa 93 g, e em uma pescaria realizada na Serra da Mesa, levei-a justamente para fazer um teste com iscas rip roller grandes. Era um teste "pré-amazonia". Digo a você que gostei muito do desempenho da vara, superou as minhas espectativas. É uma vara de ação rápida, muito bem equilibrada, e com certeza com um acabamento primoroso.

A questão do peso, por si so, acho que não quer dizer muita coisa, isso é apenas a minha opinião pessoal, não falo com base em dados científicos. Explico: penso que todos os materias com o passar do tempo tendem a se evoluírem, é natural ao ser humano procurar sempre atender as suas necessidades com o mair conforto possível. Logo, é natural que se desenvolvam materiais cada vez mais resistentes e mais leves... Por exemplo, há um tempo atrás não se falava em linhas de multifilamento, com bitolas tão finas e resisência tão alta. Lembro-me que meu pai dizia que as tais "linhas de barbantes" eram muito finas e com certeza não aguentariam os bitelos pantaneiros (naquela época o nosso lugar de pesca). Entretanto, o tempo nos mostrou que o multifilamento é uma linha bem mais fina e mais resistente que as antigas monofilamentos. Tanto que a grande maioria dos pescadores usam linhas de multi.Isso sem falar das varas, as que eu usava há dez anos atras nem fazem parte mais da minha tralha. E sabe pq? Porque são pesadas....

Por isso, não acho que o peso, por si só, seja fator determinante para sabermos se uma vara é propícia ou não para trabalhos com iscas de hélice, ainda mais quando o blank é de 25 lb de resistência. De qualquer forma, o técnico aqui é você, eu sou apenas um pescador que está dando uma simples opinião.

O fato concreto é que eu pesquei com a vara usando iscas de hélcie (rip roller) e gostei muito do trabalho da vara, muito mesmo. De qq forma, vou testa-la pra valer em uma viagem a Barcelos, no final de fev., depois disso postarei aqui os resultados.

Por último, ressalto aqui a importancia desse espaço para que nós, pescadores, possamos relatar as nossas experiencias e os nossos conhecimentos sempre em prol da pesca esportiva.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rip Roller ??? com lamiglas ?????

Porque não pode? Não entendi direito... Não existe centenas de tipos de blanks da marca Lamiglas.

http://www.lamiglas.com/blanks.php

Não pode pelo peso ou pela ação?

Pelo site vejo vários blanks "Fast"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco,

Sabemos da sua experiência e vasto conhecimento na arte de customização de varas, sem dúvida o seu trabalho é muito comentado não só aqui mas também em outros fóruns que tratam de pescarias. E por isso, a sua opinião é muito importante para nós.

Apesar disso, preciso te dizer que possuo uma dessas varas Lamiglass, de 25 lb, 5,8, que pesa 93 g, e em uma pescaria realizada na Serra da Mesa, levei-a justamente para fazer um teste com iscas rip roller grandes. Era um teste "pré-amazônia". Digo a você que gostei muito do desempenho da vara, superou as minhas espectativas. É uma vara de ação rápida, muito bem equilibrada, e com certeza com um acabamento primoroso.

A questão do peso, por si so, acho que não quer dizer muita coisa, isso é apenas a minha opinião pessoal, não falo com base em dados científicos. Explico: penso que todos os materiais com o passar do tempo tendem a se evoluírem, é natural ao ser humano procurar sempre atender as suas necessidades com o mais conforto possível. Logo, é natural que se desenvolvam materiais cada vez mais resistentes e mais leves... Por exemplo, há um tempo atrás não se falava em linhas de multifilamento, com bitolas tão finas e resistência tão alta. Lembro-me que meu pai dizia que as tais "linhas de barbantes" eram muito finas e com certeza não aguentariam os bitelos pantaneiros (naquela época o nosso lugar de pesca). Entretanto, o tempo nos mostrou que o multifilamento é uma linha bem mais fina e mais resistente que as antigas monofilamentos. Tanto que a grande maioria dos pescadores usam linhas de multi.Isso sem falar das varas, as que eu usava há dez anos atras nem fazem parte mais da minha tralha. E sabe pq? Porque são pesadas....

Por isso, não acho que o peso, por si só, seja fator determinante para sabermos se uma vara é propícia ou não para trabalhos com iscas de hélice, ainda mais quando o blank é de 25 lb de resistência. De qualquer forma, o técnico aqui é você, eu sou apenas um pescador que está dando uma simples opinião.

O fato concreto é que eu pesquei com a vara usando iscas de hélice (rip roller) e gostei muito do trabalho da vara, muito mesmo. De qq forma, vou testa-la pra valer em uma viagem a Barcelos, no final de fev., depois disso postarei aqui os resultados.

Por último, ressalto aqui a importância desse espaço para que nós, pescadores, possamos relatar as nossas experiencias e os nossos conhecimentos sempre em prol da pesca esportiva.

Abraços

Valeu Newton pela explicação, eu particularmente não monto este tipo de blank para essas iscas, pois os acho muito lentos. Falo isso pois os tenho, como meu amigo cliente Jansem, adquiridos da Moro Deconto, mas se fosse um IM 700 ai sim eu tirava o chapéu como já disse para a Moro.

Newton, vai muito do pescador também, de repente falei besteira para o pescador errado hehehehehehehe, boa sorte lá em Barcelos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rip Roller ??? com lamiglas ?????

Por que não pode? Não entendi direito... Não existe centenas de tipos de blanks da marca Lamiglas.

http://www.lamiglas.com/blanks.php

Não pode pelo peso ou pela ação?

Pelo site vejo vários blanks "Fast"...

Por que?? Eu os tenho inclusive os que não são Moro Deconto e os acho muito lentos. Sou mais um GUSA, ou St Croix Legend, ou até mesmo um G-Loomis GL ll.

Já comprei blanks que eles (EUA) falam que é Xfast, quando chega na minha mão, grande é minha surpresa....

Tenho grande respeito pelos Lamiglas Para JJ mas para bait prefiro o IM 700, porem para compra-los só acima de 200 peças e são carinhos - U$ 80.00 LÁ NOS EUA, heheheheheh

Lamiglas são ótimos blanks, porém muito usados para a pesca do Bass com iscas soft, e os da Moro são esses, mas nunca vou dizer que não serve para a pesca do tucunaré, só citei neste caso, porem o Newton gostou muito! então tá tudo certo, o que vale é isso.

Ab Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco,

concordo parcialmente com você. O blank usado é um IM6, de ação rápida e trabalho médio-pesado. A priori, contraria o senso comum de de varas para iscas de hélice e pesca do tucunaré-açu. Recomenda-se, comunmente, as varas X-fast (extra-rápidas) e ação heavy (pesada), como você o fez.

Ocorre, porém, que o uso de linhas multi revolucionou alguns conceitos que tínhamos, principalmente com relação a trabalho das iscas, ação das varas e fisgadas. Como linha multi tem elasticidade próxima a zero, você realmente precisa de uma vara x-fast / heavy, notadamente mais pesada e dura? Você realmente precisa daquele cabo enorme pra trabalhar todas as iscas de hélices? Você realmente precisa dar aquela ferrada bruta pra fisgar o peixe? Na minha modesta opinião, não.

Por isso, concordo com o Newton. Paradigmas existem para serem quebrados! Galileu foi queimado, Darwin e Colombo excomungados... Quanto pesava um capacete de Fórmula 1 há 10 anos atrás? E uma carretilha? E uma vara de pesca? Kevlar, alumínio, fibra de carbono e processos industriais mais precisos revolucionaram estes equipamentos!

Sobre esse tema, quebra de paradigmas e evolução do pensamento científico, existe um livrinho chamado "A Estrutura das Revoluções Científicas", de um autor chamado Thomas Kuhn, que dá uma visão muito legal e acessível para todo o contexto evolutivo do conhencimento. Vale a leitura!

Agora concordo que talvez o conjunto fique desconfortável para trapalhar iscas maiores e mais pesadas, que provocam maior resitência na água, como as Wood Chopper, por exemplo. Para tal, pretendo usar uma vara Shimano Clarus 6'6" que eu mandei alongar o cabo! Mas esse é o meu gosto, é a forma como eu trabalho melhor e pesco com mais conforto. Não vale pra todo mundo.

Abraço a todos.

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco,

Você não falou besteira, imagina! Apenas deu a sua opinião sobre um material que você conhece. É sempre bom ouvir a opinião de um especialista.

Por outro lado, eu manifestei as minhas impressões sobre a vara. Talvez, seu eu usasse uma vara feita com um desses blanks que você citou, eu gostasse ainda mais do que essa da Lamiglass, que como te disse, gostei muito.

De qualquer forma, vou testar a Lamiglass em Barcelos e depois posto aqui as minhas impressões.

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco,

concordo parcialmente com você. O blank usado é um IM6, de ação rápida e trabalho médio-pesado. A priori, contraria o senso comum de de varas para iscas de hélice e pesca do tucunaré-açu. Recomenda-se, comunmente, as varas X-fast (extra-rápidas) e ação heavy (pesada), como você o fez.

Ocorre, porém, que o uso de linhas multi revolucionou alguns conceitos que tínhamos, principalmente com relação a trabalho das iscas, ação das varas e fisgadas. Como linha multi tem elasticidade próxima a zero, você realmente precisa de uma vara x-fast / heavy, notadamente mais pesada e dura? Você realmente precisa daquele cabo enorme pra trabalhar todas as iscas de hélices? Você realmente precisa dar aquela ferrada bruta pra fisgar o peixe? Na minha modesta opinião, não.

Por isso, concordo com o Newton. Paradigmas existem para serem quebrados! Galileu foi queimado, Darwin e Colombo excomungados... Quanto pesava um capacete de Fórmula 1 há 10 anos atrás? E uma carretilha? E uma vara de pesca? Kevlar, alumínio, fibra de carbono e processos industriais mais precisos revolucionaram estes equipamentos!

Sobre esse tema, quebra de paradigmas e evolução do pensamento científico, existe um livrinho chamado "A Estrutura das Revoluções Científicas", de um autor chamado Thomas Kuhn, que dá uma visão muito legal e acessível para todo o contexto evolutivo do conhencimento. Vale a leitura!

Agora concordo que talvez o conjunto fique desconfortável para trapalhar iscas maiores e mais pesadas, que provocam maior resitência na água, como as Wood Chopper, por exemplo. Para tal, pretendo usar uma vara Shimano Clarus 6'6" que eu mandei alongar o cabo! Mas esse é o meu gosto, é a forma como eu trabalho melhor e pesco com mais conforto. Não vale pra todo mundo.

Abraço a todos.

Gustavo

Gustavo por incrivel que pareça, eu gosto muito do blank da Clarus para este tipo de isca, é pena que o butt é muito grosso, e ela tende a pesar para a frente, mas já modifiquei algumas e gostei no final.

Quanto ao cabo um pouco maior (2 Mãos) eu pesco a uma boa disitancia do ponto (estrutura ou meio do lago) fica mais facil o arremesso, muito mais confortavel para uma distancia tão grande, pois os grandes trofeus, parece que nos veem, acho que sentem até nosso cheiro heheheheheh, por isso essa distancia, e logico que voce tem maior tempo no trabalho da isca, mas vou falar francamente, cansa pra meréis !!!!! isso é verdade hheehhehehe.

No fim... concordo com voce em tudo que falou.

Abr marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco,

Você não falou besteira, imagina! Apenas deu a sua opinião sobre um material que você conhece. É sempre bom ouvir a opinião de um especialista.

Por outro lado, eu manifestei as minhas impressões sobre a vara. Talvez, seu eu usasse uma vara feita com um desses blanks que você citou, eu gostasse ainda mais do que essa da Lamiglass, que como te disse, gostei muito.

De qualquer forma, vou testar a Lamiglass em Barcelos e depois posto aqui as minhas impressões.

Grande abraço.

Vamos lá Newton!!!! Com certeza vai bater seu recorde.

Valeu!!!

Marcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...