Ir para conteúdo

Enrosco corda helice


Posts Recomendados

Colegas, estava em uma pescaria esse final de semana, e infelizmente devido a ter que me refugiar durante temporal, acabei tendo que voltar a noite , no caminho de volta infelizmente tinha uma corda bem grossa flutuando na agua bem no meio do rio e deu enrosco na hélice, eu estava a umas 20 milhas a baixo RPM 3000-3500 , Meu motor é um Mercury 100ct novo 10 horas de uso ..

 

pois bem no momento do acidente ela desligou o motor na hora do enrosco , pois travou a hélice , eu retirei a corda, e o motor funcionou e engatou marchas normalmente , porem na chegada a marina ao engatar a ré ouvi um estalo na hora que engatei a ré , fiz novamente os engates e nao ouvi novamente , devo me preocupar? 

 

nao conheço nem um mecânico de confiança em minha cidade, podem querer se aproveitar de minha situação. 

 

algum colega já teve experiência com isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz pura, Sued?!?!?

 

Uhmmm...pelo q vc descreveu, o que acho q aconteceu?!?! Ao retirar a corda, as engrenagens da rabeta não estavam totalmente encaixadas, elas estavam com um pouco de folga. Quando vc engatou a ré, as engrenagens deram um "tranquinho", fazendo este barulho, mas ao encaixarem novamente, o barulho sumiu.

 

Digo isso pq todos os Mercury q tive, seja o 175, 250 e 300, ao engatar a marcha, faz mesmo um barulhinho chato.

 

Pode ter ocorrido da corda ter segurando o eixo a ponto de trincar as engrenagens da rebeta?!?! Eu acho q não. 

Bem, vá observado aí o comportamento do motor e falando pra nós..😉

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio , tudo bem? 

 

obrigado pela resposta 

 

eu também acho difícil ter comprometido alguma engrenagem afinal nao houve impacto e sim frenagem, porem foi suficiente para parar o motor e o desligar a 3000 giros.... fora que tudo aconteceu muito rápido (nao tenho certeza) mas lembro-me de ter ainda puxado a manete a neutro rapidamente...  acho mais fácil ter danificado o próprio sistema de proteção (bucha) da hélice que nos motores Mercury é removível e de plástico . Porem como cheguei já bem tarde nao verifiquei ela. 

o estalo ocorreu ao engatar a ré já chegando na marina no momento da atracação, (do acidente até este momento andei em torno de 1 hora e meia). eu já tenho Mercury deste modelo e HP, a 4 anos estou no segundo vendi o primeiro a poucos meses com poucas horas e comprei este novo. eles tem um barulho característico mesmo ao engatar as marchas as vezes, mas este foi diferente me pareceu barulho de metal como um estalo, porem se esse barulho em minha opinião fosse dentro da engrenagem com óleo , eu nao o ouviria tão agudo como foi..

 

mas...... por ser um motor zero , bate aquele desespero...

 

vou verificar o comportamento dele nos próximos testes e vou avisando aqui .

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...