Ir para conteúdo

Equipamento para jig e shad em 3 Marias : carretilha ou molinete?


Posts Recomendados

Pessoal, quero montar um conjuntinho exclusivo pra deixar pronto com um jig ou shad pra aqueles momentos que passa a isca na cara do peixe e ele refuga.

Tenho um molinete Lubina BW com multi power pro 0,23mm e pensei usar ele ou uma carretilha Scorpion dc.

Tenho visto pessoal usar varas de 14 libras com 6'3"  e tambem 5'8"  . Qual a medida que vai me dar mais sensibilidade?

Quais as vantages de cada um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou suspeito a opinar por só usar molinetes... quanto mais leves (em peso) melhores !

Quanto as varas se ambas tiverem a mesma característica (medium) as de maior envergadura tendem a ser mais sensíveis para o jig, mas observe que os tamanhos das informadas são bem próximos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não gosto de PP pra jigs e shads ... prefiro algo mais fino ( entre 0,15 a 0,18 ) e 8 fios ( YGK ) ... melhora bastante a sensibilidade ...

 

a vantagem de uma 6,2" é no trabalho da isca ... mais natural ...  a sensibilidade vai depender da qualidade do blank ...

 

e pra esse tipo de pescaria , molinete é imbatível ... ( na minha opinião ) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certa vez no Lago do Peixe eu levei um conjuntinho molinete Sedona light para deixar com um jig preparado nessas situações de refugo na superfície. O que eu mais senti dificuldade foi em trocar abruptamente a carretilha pelo molinete, já que o ponto de arremesso é sutilmente diferente (falta de habilidade rs). Hoje uso tudo carretilha. Varas com o reel seat vazado costumam aumentar a sensibilidade. E a linha Power Pro eu acho áspera demais para quem quer sensibilidade. As linhas 8x vão ajudá-lo mais nisso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2020 em 20:33, Kid M disse:

Sou suspeito a opinar por só usar molinetes... quanto mais leves (em peso) melhores !

Quanto as varas se ambas tiverem a mesma característica (medium) as de maior envergadura tendem a ser mais sensíveis para o jig, mas observe que os tamanhos das informadas são bem próximos...

Eu já vejo seus tópicos a tempos  e sempre lembro de vc por essa preferência pelos molinetes.

Eu tenho um Lubina Bw tamanho 1000, que cabe um carretel de 0,18 tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2020 em 22:17, Armando Ito disse:

eu não gosto de PP pra jigs e shads ... prefiro algo mais fino ( entre 0,15 a 0,18 ) e 8 fios ( YGK ) ... melhora bastante a sensibilidade ...

 

a vantagem de uma 6,2" é no trabalho da isca ... mais natural ...  a sensibilidade vai depender da qualidade do blank ...

 

e pra esse tipo de pescaria , molinete é imbatível ... ( na minha opinião ) ...

Vou providenciar a ygk , ver se acho a 8x upgrade com preço bom .

Eu comprei esse molinete pensando nisso, mas não deu resultado nenhum kkkkkk mas acho que foi culpa da linha errada mais vara ruim , só sei que não peguei nada com jig

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dr.Alex disse:

Eu já vejo seus tópicos a tempos  e sempre lembro de vc por essa preferência pelos molinetes.

Eu tenho um Lubina Bw tamanho 1000, que cabe um carretel de 0,18 tranquilo.

Pois é Alex, segundo alguns, é coisa de "gente que não evoluiu"... seila::

De todo modo, a busca por um conjunto equilibrado e leve é essencial para a esportividade e o prazer de pescar !

Conheci (há tempos atrás) numa das pescarias que fiz no rio Nhamundá, um holandês (abrasileirado) que pescava com molinete 1.000 !

Salvo engano a vara era de 14 lb (6') de ação média, linha multi de até 30 lb e as iscas pequenas...

O segredo dele era usar o freio bem aberto e trazer os tucunas na manha. Arremessava muito (e bem) nos pontos sob as galhadas

Presenciei a captura (e soltura) de exemplares superiores a 5 kilos... Fiquei com isso no meu aprendizado... ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2020 em 17:18, Dr.Alex disse:

Pessoal, quero montar um conjuntinho exclusivo pra deixar pronto com um jig ou shad pra aqueles momentos que passa a isca na cara do peixe e ele refuga.

Tenho um molinete Lubina BW com multi power pro 0,23mm e pensei usar ele ou uma carretilha Scorpion dc.

Tenho visto pessoal usar varas de 14 libras com 6'3"  e tambem 5'8"  . Qual a medida que vai me dar mais sensibilidade?

Quais as vantages de cada um?

Amigo sou pescador de pincho e apaixonado pela pescaria de tucunaré de preferência com iscas de superfície e levou algum tempo para seder a indiscutível eficiência de iscas de fundo principalmente o Jig de pena. Fui pescar na pousada Thaimaçu e montei um conjunto com ótimo custo benefício para usar e aprender a trabalhar essa isca. Vara Lumis Viper im7 cast 661 (1,98m) 17 libras com Carretilha Marine Sports Liger Gts Rh 11Rol. / 8.3:1 linha multifilamento ygk 8x 30 libras e jigs de 12, 14 e 20 gramas... os tucunares estavam manhosos praticamente usei essa tralha descrita 5 dias de pesca, peguei muito tucunaré na faixa de 3 a 4 kg... Boas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...