Ir para conteúdo

Origem do nome Tucunaré


Posts Recomendados

A um tempo atrás, corri atrás da origem do nome tucunaré, porém, ninguém sabia ao certo, ou não era encontrado informações sobre.

Hoje dando uma pesquisada, de cara achei na Wikipédia. Olha só....!!! O que acham? Interessante saber a relação da árvore!!!

Tucunaré do indígenta Tucun=árvore e Aré=amigo (amigo da árvore), (Cichla spp.) é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho.

Os tucunarés são peixes de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro. Todos apresentam como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal.

Os tucunarés são sedentários e vivem em lagos, lagoas, rios e estuários, preferindo zonas de águas lentas ou paradas. Na época de reprodução formam casais que partilham a responsabilidade de proteger o ninho, ovos e juvenis. São peixes diurnos que se alimentam de outros peixes e pequenos crustáceos. Ao contrário da maioria dos peixes da Amazônia, os tucunarés perseguem a presa até conseguir o sucesso.

O tucunaré é um peixe popular em pesca desportiva. A espécie C. orinocensis foi introduzida em Singapura com este mesmo propósito, mas com consequências trágicas para a fauna endémica da região.

Fonte: Wikipédia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tucunar%C3%A9

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Marquinhos.

No PESKAKI tem um extenso tópico a respeito, inclusive com a participação de pesquisadores sobre o assunto. Vale a pena dar uma olhada, infelizmente não lembro o nome do tópico. joia::

Opa Fernando!!! Legal !! Eu na época que tinha pesquisado, eu encontrei esse post lá....só que na época não era tão completo, confesso que tenho tempo que não vejo a lá..para saber....

Mas o que me chamou atenção, que na época, só tinha no pescaki falando e um outro site.... hoje estava procurando outra coisa relacionado e o primeiro item foi na wikipédia, que ainda não tinha falando a respeito....

Esta informação foi editada em 6 de janeiro de 2009, informação nova..!!!!

Abração, vou dar uma olhada lá no forum....obrigado pela dica!!!!!!!!

mestre:: mestre:: mestre:: joia:: joia:: joia:: joia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pode ser que o nome "tucunaré" tem vários siguinificados, pois outro dia fussando o pesca-cia, achei outro siguinificado para o nome tucunaré.

Tucunaré siguinifca "olho na cauda", na lingua indígina.

Abraços joia::

Né não João Paulo....vou procurar esse tópico nos outros sites e posto aqui pra vcs....

Essa do olho na calda valeu por vários anos...mas depois da pesquisa isso foi por água abaixo...

Daqui a pouco eu volto.. rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João....sua resposta tem uma linha de seguidores....

Vamos perdir autorização ao Bomediano para postar o tópico na íntegra por aqui...Mas aqui vai o link...

http://www.pescaki.com/index.php?showtopic=174&pid=6443&mode=threaded&start=#entry6443

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...