Ir para conteúdo

Nível das Águas Rio Negro


Posts Recomendados

Pessoal,

Alguém tem alguma informação recente sobre o nível das águas do Rio Negro, mais especificamente na região de Barcelos?

A última informação que recebi, no início da semana passada, era de que as águas continuavam subindo.

O motivo da minha preocupação é que estou com uma pescaria agendada para o final do mês de fevereiro e preciso decidir se vou ou não.

Grande abraço a todos.

Newton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Newtão....a coisa tá feia...e muito feia... caveira::

Em Barcelos a chuva deu uma trégua nesse FDS....mas em São Gabriel e Santa Isabel a coisa está feia. E o pior, a previsão é de muitttaaaa chuva para os próximos dias.

O Lance está com passagem marcada pra subir na quinta-feira (ele está aqui em Brasília)....mas está pensando em desistir ou adiar.

Falamos sexta em Santa Isabel e a água está na metade da parede do porto de lá....ou seja...não tem nem praia.

Essa água vai descer pra Barcelos... suici::

Vamos torcer para pagar de chover...caso contrário a coisa pode ficar boa apenas no final de fevereiro.

E vamos nos falando....

Abs..e qualquer coisa é só me mandar um e-mail.... joia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana,

Eu vi tb o relatório que diz que no dia 21/01 o nível do Rio Negro estava em 618 cm...

Entretanto, recebi notícias de Barcelos ontem dando conta que na última semana as águas deram um baixada (a pessoa não soube me dizer quanto).

Será que mais alguém por aqui sabe de algo?

Grande abraço,

Newton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudando o gráfico da CPRM, da altura do Negro em Barcelos nos últimos anos, nota-se; Ele só ultrapassa a cota de 600cm em maio normalmente. Se em janeiro, já atingiu esta cota, e sem perspectiva de vazante, isto deverá alterar o período de pesca p 2009, adiantando-o, acredito. Vamos acompanhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou a abaixar turma....Claro q ele está 3,5m acima da caixa, e portanto, irá demorar um pouco pra descer...Se as privisões climáticas se metiverem acredito q daqui 4 semanas a coisa esteja bombando....

Estamos de olho.... tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

afff....só tem cientista...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ainda bem que não vou poder pescar nesse final de temporada...senão eu tava surtando...kkkkkkk suici:: suici:: suici::

Quase fiz especialização em análises gráficos e estatística...ou algo do genero no ano passado......kkkkkkkkk, sonhava só com gráficos e quantidade de chuva...kkkkkkkk, mas foi gratificante...hehehehehe danca:: danca:: danca:: danca::

Mas sei que isso pode impactar no começo da próxima...época que pretendo retornar.... vergonha:: vergonha:: vergonha:: vergonha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marquinhos,

Com certeza este ano foi ruim de um modo geral. E este é um jogo de soma zero, ou seja, se alguém (pescador) perde, um outro ganha (o peixe) na mesma medida! smile::

Isso quer dizer que poucos peixes foram pescados, ou caçados por seus predadores naturais (peixes maiores, jacarés e botos, que precisam de mais água que os tucunarés...). Eles estiveram bem protegidos durante toda a "seca" (que não foi bem seca este ano... Conada

Acredito no seguinte: se parar de chover, quem for prá lá do fim de fevereiro pra frente vai se dar bem! alegre:: alegre:: alegre:: Como eu, espero! alegre:: alegre::

Se fosse possível, eu adiaria a minha pra março!

Acho que pra próxima temporada (set/09 a mar/10) não dá pra fazer nenhum prognóstico... Depende muito das chuvas.

Abração,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Gustavo,

A coisa anda feia lá por cima... diabo::

Não acredito muito que vá melhorar ao ponto de ficar ótimo, mas tudo isso é imprevisível ! wink

Discordo apenas com relação à temporada 2009/10, já que tenho observado que após anos de muita chuva e rio alto, a mãe natureza se encarrega de rebalancear o processo, fazendo com que a sequência aconteça de forma inversa, ou seja, tenda a ser uma temporada mais seca... e certamente antecipada com relação ao processo tradicional !

Acredito que os rios por lá vão se apresentar mais baixos que o normal ( na temporada ), e mais cedo que o normal... Difícil mesmo é fazer previsões após a junção de todos esses fenômenos que estamos ajudando a criar, como "La Niña", "estufa" e por aí vai ! bomba2 diabo::

arrow:: Pessoalmente acredito que o mês bom em Barcelos será OUT ! joia::

Início de temporada, águas baixas e poucas chuvas... alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente Gustavo.....!!!

Alias, talvez vou um pouco mais longe.... desde o fim de 2007 que não tem uma seca significativa em alguns locais....ou seja, torcer para cair uma seca agora, pois, vai dar peixe pra mais de metro, literalmente!!! babei:: babei:: babei:: babei::

Agora, secar tem que secar, não é possível, quando chegar em junho e julho, vai ter cidades submersas continuando desse jeito.... ::medo:: ::medo:: ::medo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos companheiros de aflição!

Segue um breve relato de um operador (Luis Brown - River Plate Outfitters) que trabalha exclusivamente para pescadores americanos. Traduzindo rapidamente, as condições de pesca estão melhorando (a água já está "só" com 2 pés (60cm) de profundidade no mato) e a previsão deles é que, caso não haja repiquetes (chuvas fortes fora de época), as condições de pesca nas próximas semanas devem ser muito boas! Lembrando que a não há previsão de chuvas fortes para os próximos dias na região de Barcelos.

Ou seja, a luz brilha forte no fim do túnel!!!

Abraços,

Gustavo

"January 25th - January 26th, 2009 - Mid-Week Fishing Report for 2 days - DOWNLOAD - click on image to see report

Fishing at our exclusive Homero and Matamata have been good . In only 2 days, a total of 549 fish were landed by 9 anglers: 4 fish were in the 10 - 16 lbs. class.

Water levels at some of River Plate?s low fishing pressure areas at the remote headwaters are now fishable.

Therefore we have suggested all parties to definitely come. Water levels have dropped from 5 to 8 feet over-the-jungle line to fishable levels of 1 to 2 feet at the remote headwaters of our fisheries .

However , guests must know upfront that if it continues not to rain as forecasted by the weather officials fishing will be superb but , substantial rain could jeopardize the good trend. Also they must know that they might see other fisherman from other operations of ours since there are only a few good fisheries with good water levels.

We think the odds are clearly in favor of good fishing so we expect to see every body but, if they wish to reschedule that?s ok ! "

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos companheiros de aflição!

"January 25th - January 26th, 2009 - Mid-Week Fishing Report for 2 days - DOWNLOAD - click on image to see report

Fishing at our exclusive Homero and Matamata have been good . In only 2 days, a total of 549 fish were landed by 9 anglers: 4 fish were in the 10 - 16 lbs. class.

Water levels at some of River Plate?s low fishing pressure areas at the remote headwaters are now fishable.

Therefore we have suggested all parties to definitely come. Water levels have dropped from 5 to 8 feet over-the-jungle line to fishable levels of 1 to 2 feet at the r levels of 1 to 2 feet at the remote headwaters of our fisheries .

However , guests must know upfront that if it continues not to rain as forecasted by the weather officials fishing will be superb but , substantial rain could jeopardize the good trend. Also they must know that they might see other fisherman from other operations of ours since there are only a few good fisheries with good water levels.

We think the odds are clearly in favor of good fishing so we expect to see every body but, if they wish to reschedule that?s ok ! "

Gustavo, vou traduzir um pouco mais detalhado essa nota que você colocou.

A pescaria no nosso exclusivo Homero e Matamata tem sido boa. Em apenas 2 dias foram capturados 549 peixes por 9 pescadores, sendo 4 destes na faixa de 4,5 - 7,5 Kgs

O nível das águas em algumas das remotas cabeceiras de baixa pressão de pesca do River Plate estão pescáveis agora.

Portanto estamos sugerindo que todos os grupos definitivamente venham. O nível das águas tem caído de 1,5 a 2,5 metros nas áreas de mata alagada, e de 30 a 60 cm nas remotas cabeceiras dos nosso pontos de pesca.

Mas, os visitantes devem saber de antemão que se continuar a não chover, como está previsto pela meteorologia, a pescaria vai ser sensacional. Mas chuva repentinas podem prejudicar essa boa maré. Além disso eles devem saber que muito possivelmente iram encontrar com outros pescadores de outras operadoras, além da nossa, já que há poucos pontos bom para pescar com um bom nível de água.

Nos achamos que a sorte está em nosso favor para realizar uma boa pescaria e com isso nos esperamos para ver todos aqui, mas, se quiserem, vocês podem reagendar a sua visita.

Espero ter ajudado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa....é sempre bom debater sobre os níveis das águas naquela região....Quanto ao Luiz Brown...muito cuidado viu Gustavo...hehee....inclusive no fórum dele está ocorrendo uma briga homérica sobre o valor diferenciado dos pacotes dele cobrados de americanos e de brasileiros....sendo q os americanos pagam o dobro de nós.

O Luiz Brown está falando q precisa pagar dinheiro pro Governo, q a comida q ele dá pra nós é diferente, e q ele não sobe para os mesmos lugares com os brasileiros....ou seja...

arrow:: Ou ele está mentindo pra justificar a merd@....

arrow:: ou ele lasca os brasileiros q pescam com ele...

::evil::

Bem....de qualquer forma vamos analisar o q temos de concreto.

A água do rio Branco realmente abaixou bastante nos últimos 15 dias...mas semana passada ela subiu um pouquinho. Talvez lá ela esteja 60cm de altura dentro do mato....mas no restante da região a coisa está é muito feia...O nível do Negrão é 4,5m....e hj está em 7m....Como é q o Luiz encontrou esses 60cm??? kkkkk....

Em Barcelos tem muita água chegando das cabeçeiras...então, estão subindo um pouco..

Em SI em 2 dias a água abaixou 15cm....Ontem deu uma chuva lá q quase levou a cidade pra dentro dágua...heheeeee......mas a previsão é de q as chuvas diminuam...Acredito q daqui uns 30 dias, ou pouco mais, as águas estejam lá embaixo...mas precisam abaixar 1m - 1,5m por semana para ficar bom...

tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Fabrício, eu já tinha ouvido alguns comentários Conada sobre ele... Por outro lado, conheci um cara lá em São Paulo que foi pescar com ele 7 anos seguidos e só falava maravilhas!

O que o Brown fala nos relatórios, como bem traduziu o Bigão, é que na cabeceira dos rios Matamata (nunca ouvi falar) e do Homero (outro completo desconhecido), a água está em nessa profundidade (60cm) no mato. Como é que achou isso, eu não sei... oloko:: Mas o lance de estar baixando e de alguns rios já estarem com condições "pescáveis" bate com uma informação que tivemos de lá ontem e anti-ontem. Soubemos de duas fontes diferentes que os rios Aracá e Demeni estão razoáveis e que barcos de maior calado já encontram dificuldades em chegar às suas cabeceiras... Mas vai saber, né? Já não sei mais em quem acreditar!!! mau:: mau:: mau:: Só dá pra confiar na galera aqui do fórum, que não quer me vender nada, só ajudar mesmo! palmas:: palmas:: palmas:: mestre:: mestre:: mestre::

E só sei o seguinte: eu vou dia 20/02 com rio cheio ou vazio, com chuva ou sem chuva danca:: danca:: E se tiver peixe lá, nós vamos achar! joia:: joia:: E se não tiver, paciência!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um relatório do CPRM, e as águas baixaram mais um pouquinho em Barcelos.

Tivemos notícias de boas pescarias nos afluentes da margem norte do Rio Negro, só que com água ainda acima da caixa (no mato). Os relatos incluem capturas de peixes de 9kg (1), 8kg (2), 7kg (1) e alguns peixes na faixa de 5kg e 6kg. Todos foram pegos por um mesmo pescador e quase sempre com iscas de meia-água. Ele nos relatou também que houve muitas capturas de peixes na faixa dos 4kg.

Estou animado para nossa jornada! Sei que não vai ser ideal, mas vai ser bom!

Abraços,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Saiu mais um relatório do CPRM. A situação do Negrão é a seguinte:

1) Em Manaus: nunca esteve tão alto para essa época do ano! Superou a maior cheia da história (1953) e na curva log-normal ele deve estar a uns 3 desvios-padrão da média pro perído (ou seja: cheio pra cacete!).

2) Em Moura (entre Barcelos e Manaus): siatuação é a mesma! Muito cheio!

3) Bracelos: baixou um pouco com relação ao último relatório, mas ainda continua muito alto, no nível histórico mais alto observado para essa época do ano.

4) Santa Isabel do Rio Negro: situação bem semelhante à de Barcelos.

A informação que temos tido, porém, é que as condições de pesca nos aflentes da margem norte do Rio Negro não são ideais, mas não estão ruins. Isso ocorre por que lá o regime de águas é outro. O que parece esta acontecendo é que os rios da margem sul (Cuinini, Caurés, Unini) estão enchendo o Negrão...

Essa hipótese se confirma pelos níveis do Rio Branco, que desagua na margem norte do Rio Negro, que vem baixando fortemente.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Acabei de voltar de barcelos ontem, pesquei do dia 8 ao dia 14/02...Realmente a situacao la esta feita nao tem prai no rio negro ta tudo no igapo....FOmos pescar na cabeceira do Araca, que tb esta cheio na sua metate de baixo, mas na cabeceira fizemos uma boa pescaria, tinha muito peixe grande la em cima e estava secando muito mesmo cerca de 20cm dia pegamos peixes de 8 a 5 quilos em boa quantidade e tb peixes menores, tb perdemos muitos monstros que estouraam linhas e foram pro pau, mas na sexta quando voltamos ja estava tao baixo a agua na cabeceira que foi dificil de voltar...entao acho que vai ser dificil alguem subir ate em cima, tanto que o pessoal do barco tava querendo subir o demeni nesta semana, pois na parte de de baixo do araca ta cheio e ruim de peixe...

Abraço

GUstavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Meirelles...obrigado pela dica. Seja muitu bem vindo ao nosso fórum...é um prazer tê-lo por aqui. Se possível dê uma passadinha na sala BEM VINDO, APRESENTE-SE e fale um pouquinho mais sobre vc, seu tipo de pescaria e tals...isso ajuda muito na introsação.

Ah....e aguardamos o seu relato e suas fotos...

Então a cabeçeira do Aracá tá saca de tudo?!?!? legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...