Ir para conteúdo

Nível das Águas dos Rios Amazônicos


Posts Recomendados

Galera,

No link que segue (http://www.cprm.gov.br/rehi/manaus/pdf/alerta1_09.pdf) vocês encontrarão um relatório detalhado a respeito dos níveis das águas dos rios que forma o Amazonas.

É um relato interessante para quem pretende pescar nos afluentes do Negro, do Branco e do Solimões.

Vale ressaltar que os níveis encontram-se acima (em alguns casos, muito acima) dos níveis históricos médios.

Outro ponto interessante para quem vai pescar ainda nessa temporada na região de Barcelos (como eu!) é que lá, dessa época em diante, não houve ano que o rio não baixou. Isso não quer dizer, porém, que quem for irá encontrar boas condições de pesca. Quer somente dizer que o rio provavelmente, baseado nos dados históricos, deve baixar de agora em diante. Como ele se encontra muito acima dos níveis ótimos para pescaria, baixando ele deverá ficar apenas razoável...

Isso também não quer dizer que quem for não pegará peixes, mas que terá grandes dificuldadades para fazê-lo.

Eu, particularmente, acredito que se o Rio Negro estiver menos que 40cm "acima da caixa" (ou a profundidade média "no mato" seja igual ou menor que 40cm) dá para fazer uma boa pescaria. Notadamente, essa água no mato é muito quente e os grandes tucunarés não conseguem ficar nela durante todo o dia... Mas como diz o mestre Fabrício Biguá "o peixe está lá misturado com a água. Cabe ao bom pescador separar os dois". rindo3:: Só que nesse caso, são os TRÊS (água, peixe e MATO)!!! rindo3:: rindo3:: rindo3::

Abraços a todos!

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ano conseguiu ser pior em nível de água do que o ano passado... suici:: suici::

Como vc falou, agora é hora de baixar, mas será que vai ter o sol suficiente para baixar ao ponto de "sugar" as águas dos afluentes???? Mistério! Frio:: Frio::

O detalhe é que se tiver um sol forte por algumas semanas, as cabeceiras estarão secas, mas a água ficará ainda represado pelos negrão, dai vai aquele risco de subir kilometros e kilometros para tentar achar cabeceira ou alguns lagos secos, ou pescar dentro do mato e "ralar" para pegar os grandes......

Com solzão forte, em uma semana baixa 1,50 m.....vamos torcer para o sol aparecer.... anjo:: anjo:: anjo:: anjo::

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Gustavo....ontem vi esse boletim e quase me matei.... suici::

Estou querendo subir pra lá...mas desse jeito aí, não vou mesmo.

Ano passado as águas abaixaram até abril...mas com esse clima maluco a coisa fica imprevisível.

Hj o nível do negrão é o mesmo dos meses de maio e setembro....ou seja....3 metros acima do nível.

bomba::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício,

Eu até tava esperançoso, até ler esse boletim... suici::

Sou daqueles que acredita que pescaria é um estado de espírito, não simplesmente pegar peixes, mas ir pra lá, pagar caro, ficar longe da família, para ficar o dia inteiro arremessando hélice sem pegar nada, é fogo!

Em 2005 fomos pra lá... Só que não tínhamos os mesmos conhecimentos de hoje, e nem o site turmadobigua.com.br joia:: E aconteceu isso! Rio Cuinini no mato, praias embaixo d'água, arremesso nos molongós e muita isca enroscada! Só o Rubens, pai do Newton, pegou um peixe decente (7,5kg). Do resto, foi só os "fiote"... rindo3:: Contou também o fato do dono do barco-hotel ser uma mala, que não fez a mínima força para que a gente pescasse... Foi legal demais por ter sido a primeira, por termos feito o nosso grupo (que dura até hoje), por termos conhecido a Selva Amazônica, mas peixe que é bom, nada...

No site www.climatempo.com.br a previsão do tempo para Barcelos durante os próximos 10 dias é de 83 mm de chuva! mau:: Assim não dá!

Dê notícias da sua ida!

Abração,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por isso que eu adoro esse forum, fico antenado o ano inteiro no que esta acontecendo no paraiso dos AÇUS!!!

Um dia ainda fico expert como essa turma toda ai!!!rsrsrsrsr!!!!

AH!!!ainda em tempo, quando vcs acharem que o nivel da agua estiver bom, por favor me avisem, as minhas malas e tralhas ficam prontas o ano inteiro!!!rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No site http://www.climatempo.com.br a previsão do tempo para Barcelos durante os próximos 10 dias é de 83 mm de chuva! Assim não dá!

Não sei se ajuda, mas as previsões desse site não são confiáveis. Erram feio com frequência. ( tente acompanhar as previsões para a sua cidade ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...