Ir para conteúdo

(BARCO LENTO), depois de transformação para lancha


Posts Recomendados

Eu transformei me barco em uma lancha, coloquei 2 baterias na popa, 1 de 60 e 1 de 100ah para o elétrico, coloquei 2 bancos na plataforma da popa também, e o console ficou depois da plataforma da proa.

Eu notei que o barco ficou muito lento, antes comigo no fundo sozinho e a mais 3 pecadores nos bancos mais a frente ele rendia muito mais, em torno de 40km/h. Resolvi tirar a bateria de 100ah e colocar ela na popa, melhorou mas nem tanto, acho que com dois sentados na popa mais tanque e baterias ficou muito pesado na popa. já estou no 4º pino do trim, tentei subir mais 1 mas fica ventilando(não sei se é essa a expressão correta).

O que acham que posso fazer para ter um rendimento melhor? 

Li algo sobre trocar a hélice, mas queria outras opiniões.

Barco Paranã Sport Bass 5.0

Motor Mercury 30HP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo boa tarde!

 

Seria legal vc mandar algumas fotos de como está seu barco agora mostrar o antes e o depois.

 

Se vc transformou ele em lancha, teoricamente ele está mais pesado, e terá mais arrasto na agua, se seu motor for de 30 hp, sofrerá ainda mais, pois quanto menor a potencia do motor mais sensível ao peso ele fica. Mas para tentar te ajudar tente fazer o seguinte:

 

  • concentre o máximo de peso possível na popa, quanto mais peso atrás mais fácil para o motor planar.
  • Tente colocar um jack, para suspender um pouco o motor, ou uma ripa entre o cavalete e o espelho de popa, vai ajudar.

De resto mesmo é só tentar levar o mínimo de peso possível, as hélices não vão te ajudar neste caso, pois seu motor não esta excedendo giro, vai ser jogar dinheiro fora, no máximo tente diminuir um passo para ganhar força, (caso os giros atuais não estejam compatíveis com o motor), assim pelo menos mantem a vida útil do motor.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigo, se teu motor estiver com e hélice original ainda passo 13,ae piora a situação...

coloca uma hélice 9.7/8x12 nele que vai melhorar bastante, vai aumentar um pouco o giro e provavelmente a velocidade também, mas não acredite que fará tanto milagre não, mas melhora bastante...

um resultado pratico foi eu, meu barco com hélice original passo 13 em 2 ocupantes num calaça de 5.5 e umas tralhas marcava no máximo 45km/h e o rpm ficava em 5000 a 5100, em 3 Ocupantes dava 38 a 40km/h e o rpm ficava em 4700.....

depois Que troquei a hélice pra sorabo 9.7/8x12 a velocidade melhorou consideravelmente, a mesma carga e 2 ocupantes, marca agora 49km/h e marca entre 5300 a 5500rpm e em 3 ocupantes marca 42 a 44km/h e fica em 5100 a 5200 rpm...

o consumo melhora com a passo 12 e o motor planeia mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito peso pra um barco de 5m standart.  Deve estar com muito arrasto.  Ideal é distribuir o peso e colocar um tacometro pra ver qual rpm esse motor tá girando,  provavelmente terá q diminuir o passo 1 a 2 polegadas  da original pra melhorar um pouco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Taylor Oliveira disse:

Boa tarde amigo, se teu motor estiver com e hélice original ainda passo 13,ae piora a situação...

coloca uma hélice 9.7/8x12 nele que vai melhorar bastante, vai aumentar um pouco o giro e provavelmente a velocidade também, mas não acredite que fará tanto milagre não, mas melhora bastante...

um resultado pratico foi eu, meu barco com hélice original passo 13 em 2 ocupantes num calaça de 5.5 e umas tralhas marcava no máximo 45km/h e o rpm ficava em 5000 a 5100, em 3 Ocupantes dava 38 a 40km/h e o rpm ficava em 4700.....

depois Que troquei a hélice pra sorabo 9.7/8x12 a velocidade melhorou consideravelmente, a mesma carga e 2 ocupantes, marca agora 49km/h e marca entre 5300 a 5500rpm e em 3 ocupantes marca 42 a 44km/h e fica em 5100 a 5200 rpm...

o consumo melhora com a passo 12 e o motor planeia mais rápido.

Eu comprei um passo 12, vou montar e ver também, outra coisa que notei foi a placa anti-cavitação, ela esta uns 2 cm abaixo no fundo do barco, no manual fala que isso esta dentro do padrão, mas vi outros videos mostrando que precisa estar alinhada com o fundo, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, FabianoRenner disse:

Eu comprei um passo 12, vou montar e ver também, outra coisa que notei foi a placa anti-cavitação, ela esta uns 2 cm abaixo no fundo do barco, no manual fala que isso esta dentro do padrão, mas vi outros videos mostrando que precisa estar alinhada com o fundo, o que acha?

Existe barcos que funcionam bem com a placa nivelada ao fundo do casco(como é o caso do meu calaça) mas existem barcos que se a placa ficar alinhada ao fundo do casco, o motor fica ventilando.... você pode colocar uma ripa pra alinhar a placa ao fundo do casco e testar.....geralmente quando você sobe o motor a ponta do barco abaixa um pouco e o rpm sobe também.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/03/2021 em 16:56, Marcelo Terra disse:

O projeto do casco não permite motor maior mesmo fazendo reforço na popa?

uma boa pergunta, mas o fabricante me falou que com chapa 1.5 era arriscado colocar um maior. Ai fiquei na dúvida, mas do jeito que ficou a solução e pular 1 degrau e montar outro conjunto com motor 60.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, FabianoRenner disse:

Eu tinha 1 instalado antes de fazer a transformação, nunca chegava a 5000 mil, eu vejo muitos video com o motor a mil. eu sinto o meu meio amarado, não parece que esta acelerando no máximo. vou trocar o hélice e vamos ver no que vai dar.

Se seu barco já é pesado, com certeza o giro

nao irá estar no ideal.....com certeza a hélice passo 12 irá melhorar bastante...

quando o giro está próximo de 5500 você sente que O motor fica com um barulho bem alto, e andando bastante... não sei se você tem o tacômetro, mas pra fazer um acerto de hélice você vai precisar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Taylor Oliveira disse:

Existe barcos que funcionam bem com a placa nivelada ao fundo do casco(como é o caso do meu calaça) mas existem barcos que se a placa ficar alinhada ao fundo do casco, o motor fica ventilando.... você pode colocar uma ripa pra alinhar a placa ao fundo do casco e testar.....geralmente quando você sobe o motor a ponta do barco abaixa um pouco e o rpm sobe também.....

Pelo que vejo, o meu barco é uma cópia do Calaça. É muito parecido pelo que vejo nas fotos.

http://www.barcosparana.com.br/barcos/sport-bass/sportbass500

1489534610_WhatsAppImage2021-01-24at16_36_04.jpeg.c533a67f38576a8525e2703725fc6632.jpeg2028375799_WhatsAppImage2020-12-15at20_50_41.jpeg.416b8eefb5a31aada2a0101a2e31c5f4.jpeg1793492375_WhatsAppImage2020-12-15at20_50_54.jpeg.067db10c65cfaca680adcd74becf47e1.jpeg1313697010_WhatsAppImage2020-12-15at20_51_07.jpeg.50f8554723a4d1785785cc9fc000bb8e.jpeg1493957430_WhatsAppImage2020-12-22at17_57_30.jpeg.e08f573a5cd78e65efb46494374d70df.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, FabianoRenner disse:

Pelo que vejo, o meu barco é uma cópia do Calaça. É muito parecido pelo que vejo nas fotos.

http://www.barcosparana.com.br/barcos/sport-bass/sportbass500

 

Entao, alinha o motor ao fundo do casco e faz os testes... o limite pra você levantar é até o motor começ a ventilar e o motor “destracionar”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Taylor Oliveira disse:

Entao, alinha o motor ao fundo do casco e faz os testes... o limite pra você levantar é até o motor começ a ventilar e o motor “destracionar”

Vou fazer os testes quando o hélice chegar, vou fazer a troca e ver se melhora, e depois ajusto a altura.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2021 em 12:06, Taylor Oliveira disse:

Agora é só testar pra ver se vai ventilar ou funcionar de boa!!!!

Com a modificações já melhorou e muito a aceleração, percebi a proa bem mais alta, e o barulho do motor é nítido a melhora. Com 4 pescadores, 3 baterias mais tralhas, deu uma média de 35km/h. Acho que agora ficou do jeito que sempre achei que deveria render. Obrigado a todos pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, FabianoRenner disse:

Com a modificações já melhorou e muito a aceleração, percebi a proa bem mais alta, e o barulho do motor é nítido a melhora. Com 4 pescadores, 3 baterias mais tralhas, deu uma média de 35km/h. Acho que agora ficou do jeito que sempre achei que deveria render. Obrigado a todos pelas dicas.

Ae sim meu amigo, agora a velocidade está correta pelo peso carregado......

essa semana eu dei um passeio com a familia, em 4 ocupantes leves mais as tralhas, bateria, viveiro alcançou uma velocidade de 38km/h... o que é normal pelo peso carregado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/03/2021 em 10:47, FabianoRenner disse:

Pelo que vejo, o meu barco é uma cópia do Calaça. É muito parecido pelo que vejo nas fotos.

http://www.barcosparana.com.br/barcos/sport-bass/sportbass500

1489534610_WhatsAppImage2021-01-24at16_36_04.jpeg.c533a67f38576a8525e2703725fc6632.jpeg2028375799_WhatsAppImage2020-12-15at20_50_41.jpeg.416b8eefb5a31aada2a0101a2e31c5f4.jpeg1793492375_WhatsAppImage2020-12-15at20_50_54.jpeg.067db10c65cfaca680adcd74becf47e1.jpeg1313697010_WhatsAppImage2020-12-15at20_51_07.jpeg.50f8554723a4d1785785cc9fc000bb8e.jpeg1493957430_WhatsAppImage2020-12-22at17_57_30.jpeg.e08f573a5cd78e65efb46494374d70df.jpeg

Ele realmente é uma copia 'visual da Calaça', e para por ai no caso. Porem a parte navegável e formato do fundo é totalmente diferente. 

As regulagens não serão as mesmas conforme o Tayor passou. Porém o método que ele mencionou é ótimo para verificar a altura correta e que o motor será mais eficiente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Barcos Calaça disse:

Ele realmente é uma copia 'visual da Calaça', e para por ai no caso. Porem a parte navegável e formato do fundo é totalmente diferente. 

As regulagens não serão as mesmas conforme o Tayor passou. Porém o método que ele mencionou é ótimo para verificar a altura correta e que o motor será mais eficiente. 

É Muito parecido mesmo, na época nossa meta era um flash bass, mas as condições de pagamento não ajudaram muito. Estamos de olho numa pesca e Lazer agora com um 60. Mas infelizmente os meios de pagamento para barcos são complicados. É muita grana para se investir em sem prazo facilitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 02/04/2021 em 19:39, Guto Pinto disse:

Testou a hélice passo 12? 

Guto testei sim, além do hélice eu subi o motor 1cm ou um pouco mais. Como isso já notei o barulho do motor melhor, mais acelerado. com 3 e mais tralha estava dando em média 36-38km/h. Isso para mim já foi um avanço e tanto. Eu achei o tacômetro que tinha no motor, ele estava fixado no braço de aceleração, arrumando a bagunça achei ele, agora vou instalar novamente e ver como está os RPMs, se tiver margem quem sabe diminuir para 11.

Obrigado pelas discas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...