Ir para conteúdo

Soltura de Tucunaré-Açu


VictorCobianchi

Posts Recomendados

Boa tarde amigos da pesca. Estava pensando em soltar tucunaré-açu em represa particular na propriedade, mas não sei se eles sobrevivem a baixas temperaturas. Moro no interior do Estado de SP, mais precisamente em Palmital - SP. Se os amigos puderem dar uma ajuda em relação a isso, estou rodando a internet atrás de informações sobre, mas não acho nada muito correto. Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

Uma das características dos tucunarés (açús principalmente) é a questão da oxigenação da água.

Além disso, a origem desse peixe é o clima tropical, podendo - algumas espécies como azuis, amarelinhos, etc... - serem adaptados a locais de temperaturas mais amenas.

Tudo isso é mesmo uma questão de aclimatação. Lembre-se também que torna-se necessário haver bastante oferta de comida para esses exímios predadores...

Os lambaris são tão predadores (de ovos) quanto os tucunarés, daí muitas vezes não conseguirmos a reprodução em cativeiro de forma natural...

Se estiver mesmo disposto a tê-los na sua represa, sugiro que os compre já como "juvenis" (maiores que alevinos) por conta das traíras que devem por lá existir...

Tenho a impressão que já existe oferta deles (tucunarés azuis e amarelos) nesses projetos de pisciculturas que anunciam (vá pelo Google)

Boa sorte 🍀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, para que qualquer espécie de tucunaré consiga sobreviver em climas do sudeste, o lago precisa ter no mínimo 6 metros de profundidade, no caso do açu acredito que a adaptação seja mais difícil que das outras espécies. Se for soltar pega no mínimo de 20 cm para cima, pois a taxa de sobrevivência é muito maior. Todas as dicas citadas acima tb são muito válidas! Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

Recentemente, um pesqueiro aqui do interior de SP abriu um lago apenas para pesca de tucunarés - pelo que me recordo, são 7 espécies no local, incluindo o Açu. Procure pelo pesqueiro 3 Irmãos Pesca e Lazer no Instagram. Eu conversei brevemente com um dos proprietários (que por sinal é muito gente boa), e ele comentou que inclusive já tem indício de reprodução dos tucunas por lá. Segundo ele, estudou muito sobre o assunto e talvez consiga te dar algumas dicas, se necessário.

Pelo jeito, deu muito certo... tem vídeo do pessoal tomando paulada em hélice! kkkkk

Vale a pena tentar!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...