Ir para conteúdo

Estender "Braço" , "Lança" , "Cambão" da carreta rodoviária


Posts Recomendados

Bom dia pessoal! Meu nome é Flávio, possuo um comanche 600 com carretinha homologada, registrada e implacada, equipamentos 2019. Ocorre que o braço,  lança, (cambão) da munheca e curto de mais e acaba batendo no step da ecoesport ao manobrar. Qual foi a solução que eu encontrei. Eu aumentei 40cm no tamanho total, sendo que utilizei bucha de aço 1010/1020 no tamanho 20cm entre os tubos e utilizei tubo de 2 polegadas de aço carbono com parede de 4,6mm, sendo feita a soldagem por Mig com preenchimento em raiz,  fico muito + forte do que era antes. A pergunta é alguém já teve que aumentar a Lança? Isso pode me trazer problemas com a PM Rodoviária? 

16204001080316455060688418116108.jpg

16204001433281594314149367867612.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz pura, Flávio?!?! Seja muito bem vindo. Sinta-se em casa.

 

Não, você não terá problemas com a fiscalização.

 

Pelo visto você fez um trabalho muito bom e utilizou materiais reforçados. De qualquer sorte, mantenha-se atento ao q foi feito checando sempre se não surgem trincas, e etc. Segurança é tudo. :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Flávio, tb acho que não terá problemas, pois geralmente o que importa eh o número de identificação estar em boas condições e o pára-choque com a placa estar posicionado atrás do motor com a placa totalmente visível. Abs 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/05/2021 em 21:22, Fabrício Biguá disse:

Blz pura, Flávio?!?! Seja muito bem vindo. Sinta-se em casa.

 

Não, você não terá problemas com a fiscalização.

 

Pelo visto você fez um trabalho muito bom e utilizou materiais reforçados. De qualquer sorte, mantenha-se atento ao q foi feito checando sempre se não surgem trincas, e etc. Segurança é tudo. :good:

Boa tarde Fabricio! Tdo bem? Sim! Tda vez que vou sair com a carreta mesmo dentro da cidade chego tdo duas vezes. Referente ao braço, lança que eu prolonguei, eu coloque 200 kg em cima da munheca e deixei durante uma noite para testar e ver se não iria romper, trincar... nada ocorreu! Lembrando que o peso do barco é carreta em cima da bola do engate não passa de 45 kg. Meu engate é para 60kg sobre a bola e 600 de tração. Mas obrigado por responder, o receio seria mesmo com a PM Rodoviária, pois nunca vi ou soube de alguém que tenha feito isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Pedro Henrique Orlando F disse:

Boa noite Flávio, tb acho que não terá problemas, pois geralmente o que importa eh o número de identificação estar em boas condições e o pára-choque com a placa estar posicionado atrás do motor com a placa totalmente visível. Abs 

Boa tarde Orlando, tdo joia? Então o receio seria mesmo por ter estendido, mas o amigo Fabrício disse que não terá problema, sobre a legislação sobre carreta, carretinhas, não achei nada falando sobre, o que eu sei é que pode fazer o para choque retratil para levar o motor acoplado. Mas obrigado assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Flávio, bom dia.

 

Infelizmente nao acesso mais o fórum, mas vi seu tópico e como me marcou em outro, entendo que pediu uma opinião minha, então abri uma exceção e cá estou. por favor, se quiser perguntar algo, debater, etc, tente me achar via email ou zap que tem pelo forum aí...

 

1- Indo muito direto ao ponto da sua pergunta: dificilmente irá ter um problema junto a PRF. Primeiro pq aqui no estado de SP eles não param, apenas multam por radar. Pode ta andando sem uma roda jorrando fogo pela carreta, não estão aí para servir e proteger e sim para multar e deixar passar. Fato. Ainda que um dia te parem, a menos que o PM seja extremamente conhecer deste modelo de carreta, marca,ano, etc, duvido que ele vai questionar algo, ainda que esteja visualmente estranho.

 

2- Acho que seu questionamento não é apenas sobre a Policia, e sim sobre o trabalho como um todo. 

 

Se for apenas sobre a polícia, pare de ler aqui e vai ser feliz. Ta respondido.

 

Se for mais extensível, bem... Aí o buraco é mais embaixo... Vamos lá:

 

3- Nao sou fabricante, não sou engenheiro, não sou o dono da verdade. Mas ja perambulei muito em fabrica de carretinhas, entendo alguma coisa, neste caso eu te falaria o seguinte:

 

a) Nao vou questionar a qualidade do serviço (reforço interno, soldagem, etc. etc. etc), não estou vendo, não sei como foi feito e não sei se algo foi destemperado. Assim como não sei quais chapas estão usadas no chassi da carreta. Portanto, ficar aqui falando isso ou aquilo é baboseira e voce sabe disso. Se voce diz que o serviço é de primeira, então é.

 

b) Eu não gosto de cambões, lanças, etc. Já expliquei isso no fórum algumas vezes, para mim é um ponto falho, um elo fraco, no pior local possível, imaginário e causador de grande parte dos acidentes. Isso nem tem o que negar. Se o projeto preve um cambão, em minha visão, só seria aceitável se esse fosse inteiro, chegando até o meio do chassi, ou seja, a soldagem ali na ponta do townbar  seria apenas para um reforço e não vibrar. De fato o cambão teria entre 2 a 3 ancoragens a mais. 

 

Cambão, lança, extensor que está ali só por alguns cm, pra mim é um atestado de acidente eminente. 

 

de novo, não estou questionando a qualidade do serviço. Essa pra mim é uma constatação que até um leigo vai perceber vendo acidentes. É um ato falho de muitos fabricantes que relevam a engenharia em prol do "faço assim há 30 anos e nunca deu nada" ... Nada pra ele, pois pra um monte de cliente já deu muita dor de cabeça.

 

 

4- aceitando que o serviço está bem feito, bem soldado, sem perder tempera, etc . etc. etc. Há alguns problemas grandes:

 

a) voce alterou drasticamente o centro de gravidade da carretinha. Isso tera consequencias de dirigibilidade e obviamente peso no engate (que nao deve ser superior a 30 kilos na maioria dos projetos, se esta com 45, ja é um problema. Imagina com a carretinha com peso extra (tralhas, etc).

 

Procure no YT um canal da ESCUBER, lá eles ensinam como voce deve calcular onde o eixo da carreta deve ser posicionado. Isso é feito com base no cumprimento, centro de gravidade etc.Na pratica, vc deslocou o eixo pra tras, gerando mais peso na parte anterior da carretinha.

 

b) Procure o Guilherme da ESCUBER, o cara tem projetos excelentes e um nivel de respeito a engenharia que nem sempre vemos por aí. O guilherme é super acessível (mas demora pra responder), gente finíssima, ele vai poder te dizer se td esta seguro memso ou tem a mesma visão que a minha. Se quer realmente uma opinião séria, de um engenheiro sério, empresa idonea, é esse quem deve procurar. O resto (incluso eu), estará apenas dando pitacos atrás de um teclado.

 

c) por fim, nao aceite esse teste de por 200kilos ou seja la qtos forem durante uma noite. Uma trinca, rachadura, micro trinca, vai acontecer ao longo do tempo, numa viagem, com trepidação, numa cabeça de ponte, num buraco, onde as cargas de traçao, peso, vao em microssegundos extrapolarem e MUITO esses pesos. 

 

Um carro ha 100kmh entrando numa ponte em um desnivel de 0,5cm, vai exercer uma força nesse cambão de toneladas... Nao tenha duvidas disso.

 

Fiz uma viagem pelo interior de sp, nao teve um viaduto, ponte, etc, que o desnivel foi menor que isso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! Astra Taranis, tdo bem, a lança da carreta no estado original de fabricação ela tem uns 60 cm para dentro da asa delta e está soldada na asa delta e na viga principal com alguns reforços que não dá para ver! (tem vários pontos de solda com reforços) também acho que deveria vir desde o meio, porém qdo comprei, peguei tdo zero no pacote, motor, semichata 6m e carreta, tudo ano 2019. Porém jamais imaginei que a carreta deveria vir de um jeito ou de outro, a única coisa que perguntei, era se ela era homologada. Vou fazer + um reforço tipo mão francesa soldando na plataforma do guincho. Mais que isso só comprando uma nova.

20210513_181846.jpg

20210513_181837.jpg

20210513_181830.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...