Ir para conteúdo

Pesca de Traíra na Superfície com Stick.


Visitante

Posts Recomendados

Dia 26 era lua cheia, que  27 e 28 de maio de 2021, seguindo a regra áurea para peixes predadores que vão da lua leia até o terceiro dia dela, fiz duas pescarias de traíras por perto, no dia 27 foi pego uma traíra de 1,3kg no Stick por perto das 14 horas, somente tinha pego traíra nesta região com a isca de superfície Cotton Cordell Baby Crazy Cromada, uma única vez, que  achei comum, nada de demais, porém, no dia após, 28, fisguei outro exemplar de tamanho aproximado, considerado belo exemplar nesta região, com a mesma isca, não sou um especialista em iscas artificiais, o que me deixou alegre, mas ao mesmo tempo pensativo, mesmo assim, julguei coincidência, porém lendo as noticias do jornal [hoje] sobre o clima achei interessante ir rever a situação destes dois dias em especifico.

1) Aqui conta a história toda destes dois dias:  https://www.tempo.com/noticias/actualidade/superlua-flores-sera-encoberta-pelo-primeiro-eclipse-lunar-de-2021.html  No hemisfério norte começa o calor, aqui está perto de começar o inverno.

superlua-flores-sera-encoberta-pelo-prim

 

O tempo estava ensolarado com algumas variações de sombras por nuvens Cumulus (tipo algodão).

Gosto de analisar a atividade da lua por dois sites, para quem não conhece:

https://theskylive.com/3dsolarsystem?objs=c2020t2|7p|15p|c2020j1&date=2021-05-27&h=13&m=17&

riufurO.png

 

e https://www.solarsystemscope.com/ :

KEodnXI.png

 

Uso este excelente site confiável http://clima1.cptec.inpe.br/monitoramentobrasil/pt e consultado a temperatura média da região que estava de 24º a 25º graus, como a pescaria foi realizada de meio dia até as 15 horas, e era perceptível a sensação de água um pouco fria, a temperatura deveria estar próxima a 30º graus.

8ObpH9o.png

 

Deixo estes dados para reflexão, que chamou atenção foi o alinhamento dos planetas com a terra e o alinhamento do sol, terra e lua e a proximidade do inverno, estariam elas desesperadas por comida para se aventurarem na superfície, fato pouco comum na nossa região, por causa do inicio do inverno ou seria devido a estes alinhamentos, ou ainda devido ao tipo de lua, ou ainda simplesmente por estar dentro dos três dias apos a lua cheia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, vejamos uma tabela de pesca baseada nas informações dadas por pescadores:

 

Predadores de lagoas, rios e costões: 

 

a) Tucunarés - Lua Cheia até o terceiro dia.

 

b) Robalos - Lua Crescente e Nova até o terceiro dia.  

 

c) Peixes predadores de Costão - Luas novas até o terceiro dia e minguantes.   

 

d) Traíras:  Lua nova até o terceiro dia.

 

e) Piaus, etc: Quarto minguante

 

Se isto for assim, i.e, de fato verdadeiro, teremos um dia especial para entender o comportamento alimentar das traíras em 02 de janeiro de 2022, pois será lua nova, uma clima tipicamente quente de verão, porém, o que difere é a proximidade do planeta Vênus, o que isto significa? A massa da lua atrás da terra (lua nova) pode interferir na alimentação ou é somente a ausência de luz que ajuda o predador? Bom, se a massa da lua tiver alguma influência na pescaria, isto será perfeitamente notado em 02 de janeiro de 2022, pois a massa de Vênus é muito, muito maior do que a da lua!       

 

3XkemsP.png

 

Vai ser de fato assim? Não sei.... tudo é achismo... mas, com certeza, é isto o que um aplicativo (software) deveria estar fazendo por aqueles admiram a pescaria, não somente estes dados, mas tempestades solares, índice UV, superluas, temperatura baseado em um único site confiável, etc... o comportamento de cada espécie brasileiro para cada região (clima) em relação as quatros estações (tempo), que pode ser baseada na extensa literatura produzida no Brasil, desde o livro "Cozinheiro Nacional" até os grandes mestres da pesca, ainda com o conhecimento dos pescadores assalariados, caiçaras, guias de pesca e pescadores profissionais, além da troca de conhecimento em fóruns, e conforme os dados fosse colhidos pelo aplicativo, resultaria em informações baseada na comunidade, com isso, realmente saberíamos de fato o que influencia a pescaria e não mais achismos, se bem que tenho visto alguns guias que parecem nunca errar... 

 

Se as massas dos planetas tem influencia na pesca, hoje, quarto crescente, será um dia bom para pescar robalos com iscas artificiais:

 

QVxTl9u.png

  

De qualquer forma, talvez um dia tudo esteja ao nosso alcance em um clicar de dedo, assim como muitas coisas impensáveis no passado, podendo até ajudar a conservação das especies.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...