Ir para conteúdo

Estudo sobre Quebras de Varas de Pesca


GlaucoFavaretto

Posts Recomendados

É com grande satisfação que concluí um trabalho de tradução de um artigo do Tom Kirkman, da revista Norte Americana RodMaker Magazine, que com a sua permissão estou enviando esse artigo em Português para você, o objetivo desse documento é esclarecer as várias questões sobre quebra de varas de pesca. Espero que lhe seja util !

Rod_Break_Article_Portuguese-BR.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GlaucoFavaretto disse:

É com grande satisfação que concluí um trabalho de tradução de um artigo do Tom Kirkman, da revista Norte Americana RodMaker Magazine, que com a sua permissão estou enviando esse artigo em Português para você, o objetivo desse documento é esclarecer as várias questões sobre quebra de varas de pesca. Espero que lhe seja util !

Rod_Break_Article_Portuguese-BR.pdfUnavailable

nao consegui baixar o arquivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, GlaucoFavaretto disse:

acessa o site da minha loja on-line que tem a publicação como artigos técnicos

www.loja.pindara.com.br

valeu amigo estou vendo la

achei interessante  , pelo que entendi tipo uma vara em im7 e mais resistente que uma im10 ? mas quanto maior o numero de Im a vara e mais cara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/06/2021 em 16:39, Vagner disse:

valeu amigo estou vendo la

achei interessante  , pelo que entendi tipo uma vara em im7 e mais resistente que uma im10 ? mas quanto maior o numero de Im a vara e mais cara

Não necessariamente... O artigo explica que, que em tese, uma vara com Im10 é menos flexível que uma  Im7, por que em tese? Isso depende do projeto de construção da vara, do formatos e das direções e sentidos do carbono na manta, em suma, pode-se ter uma Im10 mais flexível que  um Im7.

 

Porém, o artigo reforça que uma vara Im10, usada corretamente e dentro da margem de segurança na qual foi projetada, peso das iscas, libragem das linhas, torna-se mais resistente do que uma vara Im7 usada de forma irregular... Quanto menor o Im, maior é a margem de segurança de trabalho, porém perde´se na qualidade de leveza, e dependendo da construção perde-se ainda muita mais em sensibilidade! Mas dependendo do alvo/especie o Im menor é mais adequado.

 

Resumindo: Se for "lambão" com varas igual a minha pessoa fique longe de vara tubulares de carbono de ação rápida, que trabalham de forma muito apertada na gramagem das iscas, das ações das iscas; e da libragem das linhas... Escolha uma até Im6 no máximo, uma de carbono solido como a VARA ALBATROZ COMANDER ou Saint Pro Fishing, ou mesmo uma Fibra de Vidro para pesca para iscas tipo Zara, ou peixes que precisem de sensibilidade da ponta de vara, enfim, economize seu dinheiro quando se quer pescar uma gama maior de peixes.... Mas quando se tornar um profissional em uma modalidade e de alvo de especie de peixe, de peso, poderá usar vara Im10 super moderna se souber ainda como se livrar de quebrar a vara quando bater outros tipos de peixe com peso acima do esperado..,  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Betho disse:

Não necessariamente... O artigo explica que, que em tese, uma vara com Im10 é menos flexível que uma  Im7, por que em tese? Isso depende do projeto de construção da vara, do formatos e das direções e sentidos do carbono na manta, em suma, pode-se ter uma Im10 mais flexível que  um Im7.

 

Porém, o artigo reforça que uma vara Im10, usada corretamente e dentro da margem de segurança na qual foi projetada, peso das iscas, libragem das linhas, torna-se mais resistente do que uma vara Im7 usada de forma irregular... Quanto menor o Im, maior é a margem de segurança de trabalho, porém perde´se na qualidade de leveza, e dependendo da construção perde-se ainda muita mais em sensibilidade! Mas dependendo do alvo/especie o Im menor é mais adequado.

 

Resumindo: Se for "lambão" com varas igual a minha pessoa fique longe de vara tubulares de carbono de ação rápida, que trabalham de forma muito apertada na gramagem das iscas, das ações das iscas; e da libragem das linhas... Escolha uma até Im6 no máximo, uma de carbono solido como a VARA ALBATROZ COMANDER ou Saint Pro Fishing, ou mesmo uma Fibra de Vidro para pesca para iscas tipo Zara, ou peixes que precisem de sensibilidade da ponta de vara, enfim, economize seu dinheiro quando se quer pescar uma gama maior de peixes.... Mas quando se tornar um profissional em uma modalidade e de alvo de especie de peixe, de peso, poderá usar vara Im10 super moderna se souber ainda como se livrar de quebrar a vara quando bater outros tipos de peixe com peso acima do esperado..,  

 

as minhas sao de im11, achei que quanto maior o Im mais resistente , um amigo meu quebrou uma lubina daquela vermelha se nao me engano im7 em um tucunare nao muito grande no juma , axei por sem Im7 a vara seria mais fraca por isso a quebra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

de fato nao está enganado!

 

Porem, quanto maior o Im, mas apurada deve ser a técnica... para alcançar a "resistência" que cita.

.

Cada um compra o que quer...  gostei do artigo porque ensina, dá direcionamento nas escolhas...

 

Quando vou nas lojas ou  no Youtube, pescadores com varas sensiveis e super rápidas vejo com encantamento....

 

Mas quando dou opiniao: vara de fibra de vidro.... vara de carbono solido... vara até Im6...

 

Acima disto, nao me intrometo ... sempre recomendo a vara Maruri sentra dx solida para pesca de barranco em rios... nunca tive reclamacoes.... ou a vara Marine Sports Estrela ou Super Cast para alto mar... nao é super dura e excelente flexibilidade... nao quebra facil... nunca passei vergonha por indica-las. 

 

O problema que vejo, é que os equipamentos de pesca sem a boa orientacao ie, má fé, acabam sendo piores do que os considerados de "baixa" qualidade.

 

Como saber se algo é excelente? Veja na real como é usado por quem sabe, para isto servem os guias... só conhece quem usa a todo instante e em diversas situacoes diferentes...

.

Se usar algo poucas vezes, que credito terei na opiniao?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Glauco muito obrigado pôr possibilitar o acesso a esse artigo. Tenho dois parceiros de pesca que são "quebradores de varas" a anos venho falando que na maioria das vezes às quebras são causadas por mau uso, quem sabe depois de ler esse artigo eles prestem mais atenção? Boas pescarias! Forte abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/06/2021 em 04:27, Arthur Perrucci Junior disse:

Amigo Glauco muito obrigado pôr possibilitar o acesso a esse artigo. Tenho dois parceiros de pesca que são "quebradores de varas" a anos venho falando que na maioria das vezes às quebras são causadas por mau uso, quem sabe depois de ler esse artigo eles prestem mais atenção? Boas pescarias! Forte abraço 

Fala Arthur, pois é...o lance é esse mesmo, a turma precisa aprender algumas coisas sobre a tralha de pesca antes de pescar, como desenvolvedor de produtos e importador de matéria-prima de produtos de pesca tenho que me aprofundar nos detalhes para saber bem com o que estou importando e vendendo. Qualquer dúvida entre em contato, no site da loja tem os contatos. Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...