Ir para conteúdo

Material de pesca - haja evolução tecnológica...


Kid M

Posts Recomendados

Estava procurando uma forma de guardar minhas tralhas de pesca quando me ocorreu postar um tópico sobre meus molinetes...

Antes porém é importante dizer logo que por ter começado com o molinete, não quis passar para as carretilhas... (lá e então).

Além de precisar mudar parte das varas (já tinha uma boa coleção) estava perfeitamente adaptado (e satisfeito) com meus equipamentos.

Dessa forma fui "adiando" essa migração, cada vez mais convicto de que ainda podia usar meus molinetes (apesar dos críticos de sempre)

Depois de um tempo considerável, passei a resistir ao pensamento de deixar de lado minhas "máquinas", usando-as em pé de igualdade às carretilhas.

vantagens (e desvantagens) de usar molinetes (ou carretilhas) que uma vez ajustadas ao seu perfil de pescador, passa a ser só festaalegre::

 

1817390761_MolineteMitchel300vintage.jpg.8906ef356a675a1dd54f35cd7c2dc159.jpg Este foi meu primeiro molinete ! Ganhei de meu pai numa de suas idas à França. 

 

Eu era apenas alguém se aventurando na pesca (devia ter uns 13 ou 14 anos) e pescava muito no mar - nas pedras da Urca (RJ - onde morava).

Pesquei muito nos Estados Unidos durante o ano que passei por lá como intercambista. Depois de uma certa "dormência" pelas alternativas de vida e outras interesses, somente resgatei (de fato) o gosto da pesca, tempos depois, já casado com filhos e morando em Belém (PA).

As pescarias passaram a ser de água doce, atrás de tucunarés, ainda pescando basicamente de corrico com colheres (hábito regional).

 

1198616289_MolineteDaiwalongShot.jpg.e3a25bb1ddfc86128b02eb3b562523d5.jpg Comprei um par de molinetes (desses) para mim em Manaus e entrei definitivamente para o mundo da pesca esportiva (1989). Nessa época, arranjei uma (2) vara telescópica para molinete (2,4 m) que completaram bem o conjunto - linha mono 0,50 mm - e diversas colheres e as primeiras Rapalas que tive na vida ! isca_artificial_rapala_original_floater_f9_-_cor_gfr_gold_fl_red__1.jpg.12936e1175e0dbcfc8efff12b4c211a1.jpg

Mas voltemos aos molinetes, embora tenha pescado por muito tempo com esses dois primeiros (ainda os tenho - sou péssimo para me desfazer dessas coisas...).

Depois desses, já pescando em rios e lagos, chegou a vez dos Regal Z BL.

 

405351894_MolineteRegalZBL.jpg.4c7fa1452d8252338232e5e2f5353354.jpg

 

Cheguei a ter desde o tamanho 1500 ao 6000, e pior, todos eles em dobro - era a fase da compra compulsiva ! Investi muito nesse período. 

Claro que as varas já não eram as mesmas, pois também fui me tornando exigente com os pinchos e as iscas que tinha.

Antes de "me bandear" para as varas customizadas, tive muitas delas de fabricação industrial.

Sempre me foram excelentes e mantenho um plantel para os novatos que estão se iniciando para evitar vícios e acelerar o aprendizado...

 

2143707091_MolineteRyobiZauber3000.jpg.4a568fa51579b20f2708022497f6b208.jpg

 

Descobri os Ryobi Zauber, e aí parei de achar que poderia ficar ainda melhor...

Molinetes pequenos, excelente freio, flexível, enfim, veio para ser "canonizado" (e foi). joia:::

Tenho um par deles quando ainda podiam ser encontrados em SP (basicamente).

Nesses não tem sequer a possibilidade de empréstimo. São meus e ninguém tasca... bang::

 

Tenho pescado com material tecnologicamente moderno nas pescarias marinhas de jig.

Claro que são fantásticos esses molinetes Daiwa, mas minha pescaria não é de mar (dá para ir e fominhar) e sim de rios e lagos.

Depois das varas customizadas da CBM (todas de 6'), não há mais o que pretender praia::

Meu intuito foi fazer uma "viagem" com alguns dos muitos equipamentos disponíveis à época e compartilhar (um pouco) minha própria evolução.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu primeiro molinete BG13 da Daiwa! queria tê-lo até hoje, mas está descansando em paz no fundo do rio kkkkk Hoje uso daiwa caldias 2000, por mais adepto que eu seja de carretilhas, é sempre bom ter um kit de molinete pronto uso nas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo relato Kid. Seu primeiro parece ser um Mitchel, o meu (e até hoje tenho ele) foi um Super Paoli. Depois evoluí prum Tokyo (enorme e pesadíssimo) e cheguei no auge com um Daiwa BG 20 (verdadeiro trator, que tenho até hoje como relíquia, pois pesa muito e onde pesco não tem peixe pra ele. Seria exagero). Quando comecei nas carretilhas, foi com uma Tramontina que pesava perto de um quilo, sem devanador de linha, a distribuição era tudo no dedão mesmo. Varas eram todas de fibra de vidro. Material evoluiu e a gente também... hehehehe  🤪👏👏👏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse relato me fez recordar das minhas primeiras pescarias, nossa que saudades!!! Naqueles tempos eu tinha poucos equipamentos, todos muito pesados. Porém se pegava muito peixe. Hoje em dia com tanta tecnologia, equipamento que não temos mais onde acomodar em nossas casas, o artista principal está acabando. Nossa, se tivéssemos a mesma quantidade de peixe de outrora, não seria necessário um deslocamento tão grande para pescar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Giovani Z. Martins disse:

poucos equipamentos, todos muito pesados. Porém se pegava muito peixe.

É verdade Giovani, mas veja a situação de hoje, com muito mais conforto que outrora... 

Quanto a quantidade de peixes, não tem muito a ver com as tralhas, e sim com nossa inadequação ao respeito pelas espécies...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...