Ir para conteúdo

Bate-papo sobre os animais que vivem onde pescamos


Polones

Posts Recomendados

Bom dia, boa tarde ou boa noite a todos. 👍🏻


Bora bater um papo e causos de animais que vemos ou ouvimos falar na região onde pescamos?
 

Se alguém se interessar pelas filmagens, basta se inscrever no meu canal, tem mais de 150 vídeos dos bichos que filmei aqui no interior de sampa.

https://www.youtube.com/c/Natrilhadafauna

 

Há tempos vejo alguns vídeos no YouTube de câmeras de trilha, eu como pescador sempre vi alguns rastros nos locais que costumo pescar e como não entendo nada de nada de rastro de animais, sempre fiquei pensando o que poderia ser.

 

Para minha surpresa, tem muitos bichos e algumas onças-pardas por lá.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Polones disse:

Boa noite pessoal,

 

Há tempos vejo alguns videos no youtube de cameras de trilha, eu como pescador sempre vi alguns rastros nos locais que costumo pescar e como não entendo nada de nada de rastro de animais, sempre fiquei pensando o que poderia ser.

 

Criei coragem e comprei uma camera de trilha para tentar saber quais animais frequentam o local que costumo pescar na minha ausencia.

Irei armar ela ainda, pois ainda estou aprendendo a mexer nela e escolhendo qual seria as melhores configurações para gravação.

 

Se alguém souber como camuflar ela melhor me avisa e se tiver algum dica, fico agradecido. 

 

Fiz esse video para mostrar o menu dela.

 

 

 

Show, legal.

Posta depois para gente aqui o que vc conseguiu. Sempre tive muita curiosidade de saber...kkk

mas precisa tomar cuidado esconder bem pois ja soube que roubam. 

então boa sorte ai. 

abçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Adalberto Magrao disse:

Show, legal.

Posta depois para gente aqui o que vc conseguiu. Sempre tive muita curiosidade de saber...kkk

mas precisa tomar cuidado esconder bem pois ja soube que roubam. 

então boa sorte ai. 

abçs

 

Vou armar ela até final de semana e deixar pelo menos uma semana, talvez consiga alguma coisa.

Vi uns videos dos gringos e dizem que o pessoal lá rouba muito, imagina aqui.

 

3 horas atrás, Carlos Sommer disse:

Que boa ideia, Polones... Seria uma boa pra usar aqui na represa e no sítio onde pesco.

Mas se eu armar uma dessa, capaz que faço uns flagrantes estranhos dos meus parceiros 👀

Volte aqui comentar as descobertas, por favor 😃

Assim que conseguir alguma filmagem eu retorno aqui e coloco o video, vamos torcer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, atualizando aqui.

 

Já armei a câmera, sábado ou domingo eu pego ela de volta no mato.

 

Também chegou hoje um suporte para prender ela na árvore sem precisar amarrar ela na árvore.

 

A loja vendia um kit de 3, não fui taxado e chegou em 9 dias corridos para interior de Sampa.

 

Quem quiser ter as novidades em primeira mão, se inscreva no meu canal.

 

 

DDE7AF74-9B3A-43D7-ADFD-2DE0ADD8672B.jpeg.e444f48fc15463824686019bd4bf86d3.jpeg
 

 

64A19C40-2F3F-4533-A629-8F9C72BBEAE2.jpeg.657f626083407dd1b128330cab3e75e7.jpeg

 

70514A37-4470-4ECD-9B5D-B4080394B001.png.1637928152fd7d51e3c9a84e0c89b026.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, deu caca com camera, pois como nunca tive, não soube usar corretamente na primeira vez, mas aprendi um pouco com meus erros. ::ops

 

  • Na minha cabeça eu tinha que esconder ela muito bem, pois vai que alguém ache e roube ela, claro que isso tem que ser feito, mas quase eu pergo ela, pois eu mesmo com a marcação de GPS do celular, quase não acho ela, me enfiei no meio da mata nunca nunca estive e não reconheci nada depois e 5 dias. :rofl::rofl::rofl:
  • A camera tem que ter uma visada meio limpa de onde vai filmar, pois acaba atrapalhando a filmagem e a noite é ainda pior, o infravermelho acaba estourando(clarão) no primeiro plano e não clareia muito longe.
  • O vento é o maior inimigo, pois não deixa a camera parar de gravar, pois tudo se mexer e é dectado pelo sensor da camera, o mais correto é tentar achar uma clareira na mata.
  • Fazer uma ceva com frutas ou algo do tipo que emita odores, eu apenas levei milho seco e nenhum bicho achou o milho no meio da mata.

Pelo menos eu aprendi o seguinte com a camera.

 

  • Duração das pilhas: 10hs
  • Com as pilhas novas se grava em torno de 10hs, isso ocupa 37.3 GB no cartão, ou seja, um cartão de 32GB seria infeiror ao que as pilhas conseguem gravar.

 

A camera esta comigo agora em casa, e estou pensando no que posso melhorar ela e o local onde eu irei colocar dessa vez.

 

Segue o video abaixo, ela gravou um bicho, não sei se é cotia ou paca ao fundo, o bicho passa meio rapido, , não foi o bicho que disparo a camera e sim o vento. 

 

Se quiserem, se increva no meu canal, assim eu vou postando uns videos por lá e ele sai do zero inscritos. ::fishing

 

 

 

tempo.png.577661d9759872825b66cea552206559.png - 1491700966_tamanho373GB.png.d69f51a269e321106eb3d8498ef8ebbb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue a primeiras filmagens com sucesso, de 07 a 10 desse mes, tem até tatu.

Gostaria muito de colocar a camera em um trilha bem aberta, mas infelizmente iria ser roubada.

 

Passa dois passaros andando no chão e muito barulhentos, agluém sabe o nome?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me pareceram ser "pássaros can can" que habitam o sertão do nordeste...

Mas pode ser que com a "maluquice do tempo" tenham migrado...

 

1358335605_CanCan.JPG.586959a448dbbbdec2fc7a9ee5e8d005.JPG

 

Através do Google :

 

 

Gralha-cancã

A gralha-cancã é uma ave passeriforme família Corvidae.

Também conhecida como cancão (Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia) e quenquém. É considerada a voz da caatinga.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) kuanos = azul intenso, azul escuro; e korax = corvo; e do (grego) kuanos = azul escuro, azul intenso; e pögön = barba. ⇒ Corvo com a barba azul ou corvo com garganta azul.

Características

Pássaro de tamanho grande. Possui coloração deslumbrante nas cores branco e preto com linhas azuis que se assemelham com sobrancelha e olheira. Possui um canto alto semelhante a “cancão” e ao cantar levanta a cauda e a crista. Além deste canto “padrão”, possui uma gama variada de outras vocalizações que são utilizadas de acordo com a situação: alerta, chamado, etc. Também conseguem imitar outras aves.

 

Alimentação

A gralha-cancã é onívora, comendo tudo, desde artrópodes, insetos, frutos, inclusive de várias cactaceas à ração de galinha, se acessível. Alimenta-se também de pequenos roedores, pequenas cobras, peixes e até outras aves menores; a gralha-cancã é uma ave “fria” que mata suas presas com diversas pancadas na cabeça. Tem o interessante comportamento de “estocar” o alimento que não é ingerido na hora, para isso colhe o alimento, principalmente frutos e sementes, e voa se afastando cerca de 30 metros da fonte alimentar, desce ao solo e aí deposita entre a matéria vegetal ou na terra mesmo o material colhido. Pode também estocar o alimento em ocos de árvores. Repete este procedimento várias vezes. É uma excelente dispersora de sementes.

 

Alimentação

A gralha-cancã é onívora, comendo tudo, desde artrópodes, insetos, frutos, inclusive de várias cactaceas à ração de galinha, se acessível. Alimenta-se também de pequenos roedores, pequenas cobras, peixes e até outras aves menores; a gralha-cancã é uma ave “fria” que mata suas presas com diversas pancadas na cabeça. Tem o interessante comportamento de “estocar” o alimento que não é ingerido na hora, para isso colhe o alimento, principalmente frutos e sementes, e voa se afastando cerca de 30 metros da fonte alimentar, desce ao solo e aí deposita entre a matéria vegetal ou na terra mesmo o material colhido. Pode também estocar o alimento em ocos de árvores. Repete este procedimento várias vezes. É uma excelente dispersora de sementes.

 

Distribuição Geográfica

É endêmica do Brasil. É uma ave típica das zonas semi-áridas do Nordeste do Brasil, porém, por conta do desmatamento, tem-se expandido no Sudeste do país: já encontra-se instalada no Espírito Santo e tem sido avistada no Estado do Rio de Janeiro.

 

mapaocorrencia.php?id=11474&l=280&a=280
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
Em 16/11/2021 em 08:27, Vicente_SennaJR disse:

Muito maneiro. Show. Mande mais vídeos.

Abs

 

Em 16/11/2021 em 11:12, Alfredo Dias - Godô disse:

muito bacanas os videos Polones

Maneiro mesmo, todas as pessoas que eu mostro o video falam que nem sabia que existia essa cor de irará, e eu também não sabia.

Pelo que pude pesquisar e conversar, é bem raro essa cor.

No youtube eu não achei nenhum video com irará nessa cor.

Outro otimo flagrante abaixo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Adalberto Magrao disse:

Que Legal. Muito bonito. Muito bom mesmo. Parabéns

Muito obrigado, veja o meu relato que ontem a tarde.

 

Para falar a verdade eu sai correndo de onde fica a câmera.

Eu tenho a mania de chegar onde a câmera fica e ver quantos vídeos ela gravou e o que disparou ela, só vejo alguns segundos e já vou para o próximo vídeo dela.
Estava eu agachado no pé da árvore, mato para tudo que é lugar, de boa e super tranquilo fazendo isso.
Quando chego no vídeo da onça, adrenalina foi a mil, deu tremedeira, coração quase sai pela boca, nem o resto dos vídeos eu vi lá na hora. 
Troquei o cartão, coloquei ela na árvore de novo e sai correndo, pois não sabia se o vídeo tinha sido filmando no dia ou em dias anteriores. Kkkk
Foi um desespero só, vai que a onça estava com filhotes, só parei de correr quando cheguei na caminhonete e entrei nela. Heheh
Esse dia foi pura emoção.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Polones disse:

Muito obrigado, veja o meu relato que ontem a tarde.

 

Para falar a verdade eu sai correndo de onde fica a câmera.

Eu tenho a mania de chegar onde a câmera fica e ver quantos vídeos ela gravou e o que disparou ela, só vejo alguns segundos e já vou para o próximo vídeo dela.
Estava eu agachado no pé da árvore, mato para tudo que é lugar, de boa e super tranquilo fazendo isso.
Quando chego no vídeo da onça, adrenalina foi a mil, deu tremedeira, coração quase sai pela boca, nem o resto dos vídeos eu vi lá na hora. 
Troquei o cartão, coloquei ela na árvore de novo e sai correndo, pois não sabia se o vídeo tinha sido filmando no dia ou em dias anteriores. Kkkk
Foi um desespero só, vai que a onça estava com filhotes, só parei de correr quando cheguei na caminhonete e entrei nela. Heheh
Esse dia foi pura emoção.

 

 

 

Pqp...que coisa maravilhosa

..sensacional. lindo....lindo demais.

Show...top

Parabéns...............parceiro

Continua mandando os videos eu adoro

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Astra-Taranis disse:

ela sentiu teu cheiro na camera, ficou claro... e tava depois do almoco..... tava ativa..... nao fica moscando ai nao..

Eu percebi isso na filmagem, repare bem que ela estava andando de boa e por um segundo ela para bruscamente e vem cheirar.

Sozinho, pelo menos na proxima vez eu não vou, familia inteira que viu o video já me disse isso, eles e voce estão coberto de razão, é perigoso sim.

 

No canal do youtube, do instututo de onça, vi varios videos, eles falam que a onça pintada(onça preta) elas ataca sim, se tiver com filhotes, comendo ou com comida guardada pelo local ou ameaçada, ela ataca mesmo sem dó.

Já essa onça-parda, que NÃO É ONÇA(eu não sabia disso), e sim um gato grande, como o gato-mourisco, eles não falaram nada sobre ataques, não sei se ataca como a onça pintada, mas também deve atacar se ameaçada.

Eu já vi uma onça negra(onça pintada) em 2018, na ultima eleição, na parte da tarde, por volta das 16hs, cruzando uma estrada municipal proxima onde essa onça do video foi filmada, perto de um corrego onde tem uma pequena ponte.
Eu só vi duas onças na vida, essa de 2018 e essa que a camera de trilha filmou, mas claro que deve haver mais na região, meu pai me contava que durante a vida dele já viu algumas e os descendentes dela devem estar pela região.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Octávio Amaral disse:

Que top... continue com os vídeos, mas tome cuidado!

Sábado ou domingo vou ver se volto lá na câmera de trilha, mas vou ver se arranjo algum “doido” para ir junto.
Família inteira falando para eu parar de ir sozinho lá depois que viu o vídeo da onça. 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fui la ontem trocar o cartão de memória da câmera, e o pior que fui sozinho.

 

Por causa das chuvas, o mato explodiu, cresceu muito em uma semana, esta cada dia mais fechado. Fui com muita cautela e atento, pois esta quase impossível enxergar de longe, muito mato fechado. Acredito que se a onça estiver por lá, dificilmente irei vela.

 

A boa notícia que a irara de cor rara voltou e deu um show de imagens, segue o video abaixo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...