Ir para conteúdo

Tucunaré com mais de 10 kg linha de multifilamento


Posts Recomendados

Amigos dentro do tema Tucunarés com mais de 10 kilos vou criar tópicos pontuando alguns assuntos e peço aos amigos que façam suas considerações sem desviar do objetivo que é capturar Tucunarés com mais e 10 kilos! O assunto desse tópico é  LINHA DE MULTIFILAMENTO, cada um tem sua preferência por marca e cor a quantidade de fios vamos temos linhas 4X mais resistentes à abrasão e como às iscas usadas serão grandes e pesadas não temos que nos preocupar com os arremessos em razão dessa linha ser mais "dura" em comparaçãocom a 8x. Vamos falar do diâmetro da linha, após ler vários tópicos sobre linhas percebi que para esse tipo de pescaria (Tucunarés com mais de 10 quilos) parece ser mais importante o diâmetro da linha do que a resistência? Explico, linhas como a Powerpro (x4) 65 lb tem 0,41 mm de diâmetro, a Sufix 832 (x8) 63 lb tem 0,33 mm de diâmetro e a Daiwa J Braid (x8) 60 lb tem 0,28 mm dediâmetro. Então pergunto o que faz da Powerpro uma linha melhor é o maior diâmetro em relação às outras? Posso considerar que linhas com diâmetro próximo a 0,40 mm são indicadas para pesca dos grandes Tucunarés sem considerar sua resistência? A linha Daiwa J Braid (x8) com diâmetro de 0,42 mm tem 100 libras de resistência. Seguindo essa linha de raciocínio posso considerar que a Daiwa em questão é tão boa quanto a Powerpro? E quantos metros de linha no carretel são necessários para essa pescaria? Forte abraço a todos e ótimas pescarias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparando com o resto do mundo, só nas lojas brasileiras que eu vejo essa discrepância entre a bitola da linha e sua resistência. Os sites oficiais da Sufix 832 e da Daiwa J-Braid trazem uma informação bem mais realista e condizente com as especificações da Power Pro 65lb. Eu realmente não entendo como essas linhas se tornam mais finas e mais resistentes aqui no Brasil. Segue duas prints do site Tackle Warehouse com o diâmetro e resistência das linhas em questão.

 

Screenshot 2021-09-26 at 10-37-36 Daiwa J-Braid Grand 8X Braided Line Dark Green - Tackle Warehouse.png

Screenshot 2021-09-26 at 10-37-22 Sufix 832 Braided Line Lo-Vis Green - Tackle Warehouse.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, MatheusGirardelli disse:

Comparando com o resto do mundo, só nas lojas brasileiras que eu vejo essa discrepância entre a bitola da linha e sua resistência. Os sites oficiais da Sufix 832 e da Daiwa J-Braid trazem uma informação bem mais realista e condizente com as especificações da Power Pro 65lb. Eu realmente não entendo como essas linhas se tornam mais finas e mais resistentes aqui no Brasil. Segue duas prints do site Tackle Warehouse com o diâmetro e resistência das linhas em questão.

 

Screenshot 2021-09-26 at 10-37-36 Daiwa J-Braid Grand 8X Braided Line Dark Green - Tackle Warehouse.png

Screenshot 2021-09-26 at 10-37-22 Sufix 832 Braided Line Lo-Vis Green - Tackle Warehouse.png

Screenshot_20210925-071803_AliExpress.jpg.3caabc759b6c8093b7a1bea311912341.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho experiência com tucunaré açu, mas jamais arriscaria um peixe de 22lb em uma linha 0.28mm que diz ter 60lb de resistência. Eu evitaria essas linhas vendidas no mercado nacional, ou mesmo no Aliexpress que tanto se diferem do especificado no site oficial do fabricante. Acredito que o ideal seja uma linha de mais ou menos 0.41mm, até para que não tenha uma grande diferença em relação ao diâmetro do leader.

 

Como eu disse, não tenho qualquer experiência com os açus, deixo registrado apenas meu achismo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas com base numa hipótese a ser considerada.

Linhas multifilamento muito finas existem na catalogação de "superfinas" (Spectra braid).

Independente de resistência à tração (cada marca parece quererem superar as demais), sobre as mais espessas...

Nestas condições, linhas muito finas (espessas) levam desvantagem em ambientes onde existam a possibilidade de galhadas ou outros objetos que provoquem o  "esgarçamento" dos fios trançados...

Outra consideração a ser levada em conta, é que no ambiente marinho (ressalvado as pescarias em locais de pedra) o importante é ter quantidade de metros para cansar o peixe, diferentemente dos rios e enseadas de açudes... 

Tucunarés tendem a "tirar linha" uma vez ferrados, mas esse esforço não chega a ser tão expressivo em termos de quantidade de metros necessários e disponíveis no carretel.

Arrancada forte, algumas investidas adicionais, e, se não houver engancho, é trabalhar para recolher...

Os peixes de "próximos aos dois dígitos" são mais trabalhosos que os tucunões.

Ter um material que ajude a sustar a corrida para o enrosco é o papel dessa linha em uso ! Resistência e eventualmente possiblidade de alguma abrasão (na ausência de líder - na pescarias dos "bitelos" não vejo ser usado sequer o snap !).

Vai direto na linha e com nó de confiança... (vai mudar a isca, faz novo nó...).

Não estou advogando marca de linha ou forma de pescar, respeitando as diversas preferências e crenças pessoais. 

Recomendo "tão somente" que a origem dessas linhas seja conclusiva de que está usando o que desejou comprar (até por ser um artigo caro).

Sucesso sempre ::fishing  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra Amazonia a 3 anos já acertei a multi 4 fios e não troco mais.

 

Até testo novidades mas confiança já está firmada.

 

O empecilho era o preço, mas passei a comprar nos USA e até pelo EBAY compensou, agora já tenho multi pra muito tempo.

 

Power Pro MAXCUATRO - 65 lbs (0,36 mm) - 50 lbs (0,32 mm)

 

 

MAXCUATRO 2.jpg

MAXCUATRO 1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...