Ir para conteúdo

VELOCIDADE 8, 9, 10, .... Onde vamos parar?


Posts Recomendados

Saudações a todos.

Observando os lançamentos de carretilhas ultimamente, as velocidades de recolhimento estão cada vez maiores e logo vamos ter que instalar umas turbinas nos peixes pra que eles alcancem as iscas.

Digo isto, porque, tive dificuldade de trabalhar uma isca zara com carretilha de velocidade muito alta no recolhimento.

Não sei se foi por falta de experiência ou se isto acontece mesmo.

Então fica a pergunta, será que é só comigo?

Gostaria de opiniões pra eu me esclarecer melhor neste quesito.

Obrigado a todos e ótimas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente a ideia de instalar umas turbinas nesses marvado! kkkk

Heitor, tenho pouca experiência no Bait (pouco mais de um ano). Minhas pescarias se resumem aos amarelinhos e traíras aqui do interior de SP - mesmo nesses casos, é impressionante a velocidade com que atacam a isca em algumas situações. Por mais rápido que seja o recolhimento ou o trabalho da isca, com certeza o peixe a alcançará - isso é, se eles estiverem afim! rsrs

Quanto à velocidade do recolhimento, eu particularmente não sinto diferença nenhuma ao usar qualquer tipo de isca - uso uma Scorpion de 6.3 e uma Fuego de 8.1 (veja que é uma grande diferença) - mas talvez pela pouca experiência, ou então pelas pescarias que faço não exigirem tanto desse recurso, não sinto diferença.

 

Mas com certeza faz sentido em algumas situações de pesca, pois os fabricantes têm em suas linhas alguns produtos idênticos, sendo a velocidade de recolhimento a única diferença entre si- Exemplo: Scorpion 201 que é 6.3, e a Scorpion 201HG que é 7.2. São idênticas, da mesma linha, só muda o recolhimento praticamente. Vamos aguardar os magos do pincho darem suas opiniões também =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, as velocidades maiores ajudam perceptivelmente para as grandes hélices. Entretanto, quando usamos para outros trabalhos de isca a velocidade não é  tão necessária. E ainda tem a questão de mudar a carretilha conforme o trabalho da isca. São varias variáveis que variam também conforme a habilidade e adaptabilidade do pescador. Penso assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações amigo @Heitor César Maia

 

Esse negócio de velocidade vc acostuma ...

Por coincidência, sábado agora fui testar um caniço novo de um amigo e ele estava usando uma shimano casitas 6.3... Eu achei que a isca estava "estragada" porque não conseguia fazer ela zarar direito ... :rofl:

Uso carretilhas de recolhimento 8.1 há tanto tempo que me acostumei com a velocidade... estranhei no primeiro arremesso as de 6.3, mas depois de uns 3 ou 4 arremessos já pega o jeito de novo e fica normal...

Usei tempos atrás a lubina GTX de 9.5 e estranhei para zarar, não ficou tão boa para zarar não, mas como disse, acho que é questão de costume ...

Mas prefiro as 8.1 por usar há mais tempo ...

 

Abraço ...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Questão de costume,  cada um vai ser pra um uso especifico, lembrando que varias marcas vc pode escolher as velocidades. Acho as mais coringas de velocidade entre 7 e 8.  Sendo acima ou abaixo pra usos mais especificos.  Eu pesco de pincho há 20 anos pra mais.  O grande salto ao meu ver das carretilhas foram de 2008 ate 2015 aproximadamente, onde varias marcas adotaram chassis com outros materiais como magnésio, carbono, chassis menores, coroas de aluminio, discos em carbono, novos freios centrifugos, tornando elas menores, mais leves e mais confortaveis, depois disso se tornaram o mais do mesmo,eu mesmo uso carretilhas dessa epoca e não vi atrativo nenhum que me causou interesse em trocar meus equipamentos nos que são lançados hoje.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de usar as rápidas, pois pescamos com o barco sempre em movimento... um detalhe que faz muita diferença NO MEU CASO, é que procuro zarar as iscas com a manivela para baixo.

Isso melhora muito meu trabalho, más me adaptei com outras situações.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho algumas coisas pra adicionar nos comentários com respeito a Velocidade de recolhimento mesmo sendo Reco 6, 7, 8, 9 e ateh a 10 tem analizar a qtia de linha que recolhe, pq uma Liger 8.3 recolhe menos que uma Chronarch 7.6 e uma Curado 8.5 recolhe praticamente a mesma

qtia que a GTX 9.5 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baseado nessas questões de velocidade de recolhimento x tipos de iscas, além principalmente de buscar melhor conforto de trabalho, montei conjuntos com velocidades diferentes para tentar aprimorar trabalho de algumas iscas e buscar melhor performance. 

 

A ideia é:

Carretilha velocidade 6.3 para Zaras em geral, sticks na chamadinha, popper;

Carretilha mesmo modelo que a de cima, para melhor conforto, só com velocidade 7.1 para as iscas que fazem nado Zara com stick (Minhas preferidas), como bonnie e suas derivações, T10 e sua derivações; além de jigs de pena e suas derivações;

Molinete com velocidade 6.3 para plugs de meia agua, shads, spinners e suas derivações;

 

Atualmente praticamente não uso hélice praticamente, mas futuramente pretendo montar outro conjunto com carretilha de 8.1 para essa finalidade e outros especificas que não adaptar nessas duas outras....uma situação que já vejo é em determinadas situações são muito eficientes as bonnie e Sara e Sara fazem um trabalho muito bacana trabalhando rapidamente além de ser a coisa mais linda do mundo his....

 

E por ai a gente vai sonhando, criando e se iludindo nesse mundo infinito da pesca.... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho , minha opinião , é que tem iscas que trabalham bem rapidamente, outras trabalham bem lentamente ( zara clássica mais lenta e iscas menores ) e tem aquelas q permitem ambos os trabalhos. 
outra coisa é o local que vc vai pescar. 
trabalhar iscas de meia água na corredeira é diferente de vc trabalhar uma isca suspending num lago ( mto mais lento ). 
Então como baitcasting se refere e se limita muito mais pela isca ( sua essência )  o nado/ trabalho que vc quer dela e que determina a velocidade de recolhimento ideal. 
se vc quer trabalhar uma isca rápida  grande  uma carretilha rápida (8.1/1) facilita isso. 
É possível trabalhar com uma 6.4, mas não é o mais recomendado.

lembrando que o conceito mais importante é o IPT ( que depende não só da velocidade mas tbem do tamanho do carretel)  e não a velocidade de recolhimento somente 
esse é o conceito que tento
abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Saudações a todos, muito obrigado por todas as manifestações.

Acho que a minha primeira impressão ao trabalhar as zaras com carretilhas acima de 8 realmente é ainda uma controvérsia e pude concluir que na verdade preciso é de mais pescaria mesmo, pois afinal de constas é pescando que se treina né.

Dia 03/12/2021 parto em direção a Roraima - Rio Água Boa e rever o lugar onde peguei o meu primeiro açú da vida, este aí da foto.

Mais uma vez agradeço a participação de todos e ótimas pescarias. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...