Ir para conteúdo

Barcelos - Taxa de pesca abusiva


Quito

Posts Recomendados

Srs,

 

Todo fim de ano começo a organizar minha agenda de feria de pesca e viagens com a família.

E nesta proxima temporada não pretendo ir mais a Barcelos, A taxa de pesca da cidade que ao meu ver ja era abusiva, hoje virou extorção! de R$150,00 agora passou para R$300,00 segundo informações de um operador que me passou as tabelas da próxima temporada.

 

Ja pagamos uma taxa pela licença de pesca federal e como brasileiros não deveriamos pagar mais nada. Estou completamente indignado e a partir de agora so pesco em locais aonde não haja mais nenhuma taxa ao qual considero abusiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Quito disse:

Srs,

 

Todo fim de ano começo a organizar minha agenda de feria de pesca e viagens com a família.

E nesta proxima temporada não pretendo ir mais a Barcelos, A taxa de pesca da cidade que ao meu ver ja era abusiva, hoje virou extorção! de R$150,00 agora passou para R$300,00 segundo informações de um operador que me passou as tabelas da próxima temporada.

 

Ja pagamos uma taxa pela licença de pesca federal e como brasileiros não deveriamos pagar mais nada. Estou completamente indignado e a partir de agora so pesco em locais aonde não haja mais nenhuma taxa ao qual considero abusiva.

Bem estranho, ele te passou a atualização da lei n° 558 para ter esse aumento no valor da taxa? E o valor correto é R$140,00 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

946626640_Ovosdeouro.JPG.676532e6bf2dd8ba873621ec1c934319.JPG

 

Esse é um dos problemas que nós, pescadores esportivos, enfrentamos nesses municípios que se mantém cada vez mais míopes nas relações que precisam existir entre pescadores e comunidades ribeirinhas. É inegável que a cobrança de algum tipo de taxa passe a existir, até por conta da cobrança pelo "uso e desfrute" do suporte das cidades onde se iniciam as pescarias (mais um viés de resultado à curto prazo). Não devemos generalizar (embora saibamos que isso é fato corrente em praticamente todos esses locais) que muito pouco se faz para facilitar o acesso dos pescadores, pois só retornam se a pescaria foi boa (via de regra), quando o bom senso recomendasse o oposto disso, ou seja, que independentemente do resultados, o "clima de alegria" constatado em algumas operações praticadas (sempre pelo operador, jamais pela prefeitura e/o comunidades) fosse um elo forte em fazer com que os pescadores disputassem uma oportunidade de repetir os "dias mágicos" (com ou sem peixe, pois isso é acerto com a natureza). Ser cobrado pelo simples fato de passar pela cidade é sempre questionável. A tese da cobrança é melhorar as condições de pesca na região e coibir as transgressões existentes (pescaria profissional, geleiras, etc...) e visíveis sem que haja qualquer mudança, ano após ano... Não entro no mérito do valor, mesmo sendo esse exorbitante, mas com o destino dos mesmos, pois desconheço prestação de contas da arrecadação, qualquer que tenha sido seu destino (difícil acreditar que tenha sido para a "causa" da regulação e regulamentação legal aprovada pelos "senhores vereadores" das diversas prefeituras em que isso ocorre...). Lembram a história da "galinha dos ovos de ouro" ? Pois é, estamos seguindo por esse mesmo caminho, já que o nível de compreensão é cada vez menor e o de necessidade das receitas cada vez maior. Não demora para essa receita se tornar "a mais importante" e as prefeituras dependerem delas (até por gastos antecipados, no melhor estilo de "ovo no cú da galinha"). Para os que não lembram, na fábula, a galinha morre... aqui não será diferente.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negocio e boicotar e ninguem mais ir....ai quero ver esses exploradores pedirem por favor para irmos.

Lembro daquela epoca das pulseirinhas que a arrecadaçao deveria ser para a preservaçáo..etc..etc.etc

 

Alguem sabe dizer para onde foi o dinheiro?

 

Boicote e vamos ver que acontece....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ano ja estou procurando novos locais para pescar.

Esta pensando em ir para o Juma, mas la também estão cobrando valores muito acima do antes praticado.

Recebi uma proposta de um amigo para pescar em Balbina, sema so de caisais e com um preço que considero super justo. Vou correr de barcelos e outras arapucas dinheirista no momento. a cidade me perdeu com esse aumento de taxa se for realmente isso mesmo. ja achava abusiva 140,00 e nas duas ultimas vezes ainda tinha que pagar teste de covid para entrar la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Quito disse:

Esse ano ja estou procurando novos locais para pescar.

Esta pensando em ir para o Juma, mas la também estão cobrando valores muito acima do antes praticado.

Recebi uma proposta de um amigo para pescar em Balbina, sema so de caisais e com um preço que considero super justo. Vou correr de barcelos e outras arapucas dinheirista no momento. a cidade me perdeu com esse aumento de taxa se for realmente isso mesmo. ja achava abusiva 140,00 e nas duas ultimas vezes ainda tinha que pagar teste de covid para entrar la.

Quito estou indo para Balbina em Janeiro. Ja estive em 2017 e gostei bastante. Agora vou para Cabana Quatá. O transfer ja esta no Pacote. Eles buscam e levam do aeroporto de manaus. Mas tem que chegar ate 12 hrs.

Preço justo para 5 dias pesca R$ 3.500,00 tudo incluso.

Abortei Barcelos iria em janeiro.

 

Abrcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntas que não querem calar:

1) Qual a base legal para a imposição da tal taxa?

2) Se é taxa deve existir uma prestação de serviço referente ao preço cobrado! Qual o serviço prestado?

3) Se existe uma arrecadação prevista em lei (decreto municipal não vale nada) sobre os serviços prestados deverá existir uma prestação de contas da aplicação dos recursos, pois se fizeram lei para aprovar isto deve tratar-se de uma verba "carimbada" isto é deve ser aplicada para o fim previsto na legislação.

4) Qual o papel desempenhado pelos operadores do turismo? Fazem alguma coisa (qualquer coisa para coibir abusos contra seus clientes) ou são apenas vaquinhas de presépio que dizem amém para tudo?

5) O Ministério Público  (procuradores do povo?) sabe disso e fica calado?  O direito de ir e vir foi revogado? Não se pode nem passar por Barcelos e ir pescar noutro município? 

Pelo que sei toda a região amazônica foi tombada como patrimônio nacional na Constituição de 88. Não pesquisei nada ainda, mas a princípio, tudo o que se fizer nesta área tributária terá que ser através de lei, mas conhecendo o pouco que conheço da região, os prefeitos legislam através de decretos e quem entrar na justiça ganha todas!

Aquilo lá vai demorar muito para mudar, pois ao que se constata é que os nativos da região parece que gostam de viver na terrinha sem lei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Adalberto Magrao disse:

Quito estou indo para Balbina em Janeiro. Ja estive em 2017 e gostei bastante. Agora vou para Cabana Quatá. O transfer ja esta no Pacote. Eles buscam e levam do aeroporto de manaus. Mas tem que chegar ate 12 hrs.

Preço justo para 5 dias pesca R$ 3.500,00 tudo incluso.

Abortei Barcelos iria em janeiro.

 

Abrcs

Gostei dos valores de la.

La não tem peixe gigante, mas tem muita ação, uma varinha leve e diversão garantida.

Ja estou poesquisando o local e achando muito bacana o que é oferecido. Vou dar uma olhada nessa Caban quatá tb

Qual os meses de alta temporada por la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Quito disse:

Gostei dos valores de la.

La não tem peixe gigante, mas tem muita ação, uma varinha leve e diversão garantida.

Ja estou poesquisando o local e achando muito bacana o que é oferecido. Vou dar uma olhada nessa Caban quatá tb

Qual os meses de alta temporada por la?

Mandei msg  o particular como vc pediu. Abrcs.

Estou indo dia 13 janeiro pesco 5 dias e volto 19.

Realmente nao tem peixe grande mas tem bastante açao. Melhor que pegar agua até o bico em Barcelos e perder a pescaria como ja aconteceu  comigo em 2017.

Abrc  Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro amigo JCK,

 

Perguntas que não querem calar:

1) Qual a base legal para a imposição da tal taxa? arrow:: teoricamente uma lei votada pela Câmera de Vereadores Municipal

2) Se é taxa deve existir uma prestação de serviço referente ao preço cobrado! Qual o serviço prestado? arrow:: Em tese o "cuidado" com a preservação dos exemplares do rio...

3) Se existe uma arrecadação prevista em lei (decreto municipal não vale nada) sobre os serviços prestados deverá existir uma prestação de contas da aplicação dos recursos, pois se fizeram lei para aprovar isto deve tratar-se de uma verba "carimbada" isto é deve ser aplicada para o fim previsto na legislação. arrow:: Esse é o resultado da persistência do Prefeito Beleza (Barcelos) em impor algum tipo de cobrança municipal aos "turistas" que vão "passar por" Barcelos. Também em tese existe um "teatro" de prestação de contas e audiências públicas... tudo orquestrado

4) Qual o papel desempenhado pelos operadores do turismo? Fazem alguma coisa (qualquer coisa para coibir abusos contra seus clientes) ou são apenas vaquinhas de presépio que dizem amém para tudo? arrow:: Essa é a pior parte, pois os que deveriam fazer a manutenção da "galinha dos ovos de ouro" se tornam ausentes e/ou omissos. "Vaquinhas de presépio" dando tiro no próprio pé.

5) O Ministério Público  (procuradores do povo?) sabe disso e fica calado?  O direito de ir e vir foi revogado? Não se pode nem passar por Barcelos e ir pescar noutro município? arrow:: A sensação que fica (salvo maior juízo) é que há uma enorme conivência e/ou ausência de "coragem" no desempenho dessa funções. Interesses (claro), mas acima de tudo, uma "acomodação" que estabiliza bem para todos...

Pelo que sei toda a região amazônica foi tombada como patrimônio nacional na Constituição de 88. Não pesquisei nada ainda, mas a princípio, tudo o que se fizer nesta área tributária terá que ser através de lei, mas conhecendo o pouco que conheço da região, os prefeitos legislam através de decretos e quem entrar na justiça ganha todas! arrow:: É por aí mesmo... farinhas do mesmo saco

Aquilo lá vai demorar muito para mudar, pois ao que se constata é que os nativos da região parece que gostam de viver na terrinha sem lei... arrow:: Na verdade não vai demorar tanto assim, pois independente de "taxa", não há qualquer planejamento de utilização do rio para os operadores... São centenas de pescadores todas as semanas, massacrando os estoques existentes, ou seja vai ficar ainda mais complicado... vai repetir o que aconteceu na região do Pantanal... 😞

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida:

Essa taxa é paga direta ao operador de pesca??É paga antes de se chegar a Barcelos??Ou é paga diretamente a alguma secretaria na chegada a Barcelos??

Pois,e no caso de de se recusar o pagamento?? Tipo,eu digo que não concordo com o pagamento pois não há clareza nenhuma no processo e por isso não vou pagar..phoda-se ...Alguém vai te impedir então de entrar num barco hotel ou pousada da região??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Cristiano Rochinha disse:

eu digo que não concordo com o pagamento

Cristiano

Mesmo sem plena certeza, me parece que existe uma "co-obrigação" (e acerto com a Prefeitura) deles (operadores) agilizarem o processo de pagamento e posterior ressarcimento com os grupos. De novo, nada que seja algo comprovado. No passado - quando ainda ia à Barcelos - chegou a funcionar desse modo (tinham até uma pulseirinhas...). Se funciona, não sei, mas pelo passado, é questionável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Uma dúvida:

Essa taxa é paga direta ao operador de pesca??É paga antes de se chegar a Barcelos??Ou é paga diretamente a alguma secretaria na chegada a Barcelos??

Pois,e no caso de de se recusar o pagamento?? Tipo,eu digo que não concordo com o pagamento pois não há clareza nenhuma no processo e por isso não vou pagar..phoda-se ...Alguém vai te impedir então de entrar num barco hotel ou pousada da região??

Falai Sem vergonha...kkkkkkkk

Olha uma epoca quando descia do avião...ja levavam a gente para um local onde colocavam uma pulseirinha no punho e lá mesmo pagava a taxa e diziam que iria ter fiscalização no rio. Até hoje estou esperando a fiscalização.

Mas uma coisa é certa se não pagar eles não deixam entrar no barco...ai vai ser aquela confusão toda....bate boca..etc..........prefiro evitar.

Infelizmente nem sabemos para onde vai esse dinheiro. Se fosse certeza que seria para preservação ou ajudar o povo ribeirinho eu nem me importaria.....mas alguem sabe o destino disso? Eu ja abortei janeiro em ir para la.   Tenho uns contatos em Barcelos vou perguntar como esta funcionando. Abrcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é meus amigos @Kid M e @Adalberto Magrao...Fica mais do que evidente que essa tal "taxa" tem destino incerto para nós pescadores esportivos,mas destino "certo" por algumas "autoridades da região"... Sinceramente,tenho vontade de conhecer a região mas apenas em esquema de acampamento,unicamente pelo fato de que tenho muita vontade de fazer um acampamento selvagem na Amazônia,exclusivamente por isso,pois realmente gastar uma baita grana num local que gera tantas dúvidas e incertezas,pra mim realmente não vale a pena.

Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

tenho vontade de conhecer a região mas apenas em esquema de acampamento

Caro Cristiano,

Acho que é muito válido ! 

Acho que o operador Alan Gadelha era especializado em programas assim, com acampamentos avançados a partir de Barcelos.

Conheço quem já fez isso (e repetiu) dentro de uma situação de "pura aventura". Não perca sua vontade, pois vale muito a pena !! ::fishing

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...