Ir para conteúdo

Rio Guaporé - RO - Ano 2000 -


Posts Recomendados

Mais uma antiga pescaria da turma.

Forte Príncipe da Beira, esse foi o destino de 02 integrantes da Turma do Biguá, João Camargos e Fabiano. Em agosto de 2000, nossos colegas tiveram a oportunidade de pescar no Rio Guaporé. O Forte, de responsabilidade do Exército Brasileiro, era comandado, à época, por um primo da Turma, o que facilitou os preparativos, além da hospedagem dos pescadores em sua vila militar.

Imagem Postada

A viagem foi um pouco cansativa, já que nossos pescadores percorreram 450 Km de estrada de chão, isso mesmo, 450 Km de estrada de chão, além da cansativa viagem aérea de Brasília à Porto Velho. Depois de colocarem a conversa de família em dia, nossos amigos foram visitar o Rio Guaporé. A grandiosidade do rio surpreende, sua dimensão e força amedrontam os novatos que o observam.

Tralhas de pesca à mão, nossos amigos foram conhecer o Guaporé mais "de perto", apesar do rio possuir centenas de metros, nossos pescadores, apaixonados por tucunarés, se aventuraram em várias lagoas da região. Por 02 dias se dedicaram a pesca esportiva do tucunaré, que apesar de apresentarem um médio porte, entre 02 e 03 Kg, fizeram a festa pela quantidade e abundância.

http://www.turmadobigua.com.br/imglink/guapore01.JPG

No intuito de fisgarem os grandes peixes de couro, nossos colegas alugaram um barco de pesca profissional, e subiram o rio por 02 dias, usando as praias de areia branca como dormitório. Não obtiveram o sucesso esperado, mas ficaram encantados com a beleza de um rio que conheceram - O Rio Cautário, onde suas águas cristalinas revelavam a beleza do mundo aquático. Apesar de não estarem com o equipamento adequado, se divertiram muito com as várias espécies esportivas que atacavam as iscas artificiais, até um pequeno jacaré se atreveu a "bocar" um popper verde.

http://www.turmadobigua.com.br/imglink/guapore03.JPG

Foram 05 dias de pura diversão, por sorte, ao final da semana, conseguiram carona, até Porto Velho - RO, em um avião da FAB, que levava mantimento ao Forte. Felizes por conhecerem mais um rio do Brasil, mas tristes por verem que a pesca predatória avança exponencialmente em nossos rios, esperamos, mais uma vez, que o homem respeite o mundo em que vivemos. Apesar da distância e dificuldade de acesso, o Rio Guaporé encontra-se bastante degradado pela pesca profissional, a caça de tartarugas é predatória e indiscriminada, já que a fartura de peixes diminui a cada dia.

Aproveitamos, também, para agradecer, aqui, a hospitalidade dispensada pelo efetivo militar do Forte Príncipe da Beira, através de seu comandante - Ten Medeiros, e sua esposa Denise, esperamos logo em breve, retornarmos ao Rio Guaporé.

Até a próxima.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Aí Fabrício, tem um grande amigo meu que tem familia em Rondonia. Eles vão um ano sim e um ano não para o Guaporé.. Já vi várias fotos deles de lá... Parece ser show de bola.

Esse ano eles devem ir de novo. E se tudo NÃO ocorrer como planejado neste ano. Eu devo ir também conhecer a região, lá o esquema é um acampamento de 9 dias. E tem os mesmos 450 km de estrada de Chão.

Se tudo correr como planejado, não vou poder ir, pois estou estudando para concurso e se passar e começar a trabalhar antes desse viagem, não vou poder ir!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...