Ir para conteúdo

Canavieiras-BA - Goianos no Mar


Posts Recomendados

Canavieiras-BA

Pescaria com Capitão Tuba

Janeiro de 2009

Imagem Postada

Mais uma tentativa de realizar um sonho de pesca, desta vez fui pro mar tentar pegar o meu tão sonhado xaréu amarelo, chamado por alguns de A PESTE.

Se este relato fosse uma música eu plagiaria as frases do Mestre Luiz Gonzaga para dar título ao que vou contar falando:

?O MATUTO FOI A PRAIA

SÓ PRA VER COMO É QUE...?

Apesar de ser filho de pernambucanos legítimos e detentor de sangue 100% nordestino, sou goiano da terra, comedor de pequi e pescador de lobo. Mas é lógico que como pescadores fanáticos que somos queremos conhecer todos os peixes e locais de pesca esportiva do Brasil, perto e longe de casa.

Imagem Postada

Dentre os peixes que sempre sonhei em pescar mais que estão um pouco mais longe de minha casa e principalmente que requerem técnicas muito diferentes das usadas em minhas pescarias, estão o belíssimo robalo flecha, e o potente xaréu amarelo. Nesta pescaria em específico, após me orientar com outros pescadores e saber das maiores possibilidades de captura que teríamos vislumbrei também o atum e o dourado.

Imagem Postada

Pois então, apesar de eu já ter feito algumas pescarias no mar, e a propósito ter pego meu primeiro ?grande? peixe na praia, um bagre de 2Kg quando eu tinha 10 anos, eu ainda não conhecia uma pescaria de verdade nas águas salgadas. Para realizar esta empreitada, fiz a matula de pequi com arroz e frango, o saco de quirela e desci para praia na companhia dos amigos Roberto e Jivago e nossas esposas, sentido à Canavieiras na Bahia.

Imagem Postada

Saímos de Goiânia no sábado 17 de janeiro numa viagem tranqüila cruzando o norte e nordeste do estado de Minas Gerais. Já que estávamos muito bem acompanhados pelas nossas esposas tomamos um rítimo mais tranqüilo do que das viagens de pescaria para não se tornar cansativa a cruzada, e em um dia e meio já estávamos com os pés na areia e a cerveja gelada na mão.

Imagem Postada

Os preparativos já haviam sido feitos por telefone daqui mesmo de Goiânia, e todas as orientações já haviam sido pegas com o atencioso Cap. Mauro Gottardi que por lá opera. Já no segundo dia na cidade de Canavieiras fomos cedo ao porto para conhecermos pessoalmente o Cap. Mauro e também o Cap. Tuba, que neste momento já confirmou que seria ele quem nos guiaria no dia seguinte no mar. Em rápida conversa falamos dos nossos objetivos que eram os xaréus no popper e peixes na vertical, nos metal jigs, já que meus 2 companheiros eram fissurados no esquema ?cabo de guerra?.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Pois vamos a pescaria propriamente dita. Terça-feira, conforme combinado estávamos às 7:00AM no porto e nossa embarcação, a TONE MAI já estava pronta para zarpar, equipamentos e lanches prontos e lá fomos, sob os cuidados do Cap. Tuba e do marinheiro Jé. Logo na saída do rio uma brincadeira boa, a navegação pela barra do rio, que por se tratar de uma grande rasura faz uma quebração bacana e para nós marinheiros do Araguaia se torna um passeião cheio de boas marolas. Depois navegação tranqüila e em cerca de 20 minutos estávamos no primeiro pesqueiro.

Imagem Postada

Imagem Postada

Instruções dadas pelo capitão sobre os equipamentos e o tipo de trabalho que faríamos, por se tratar de um equipamento com dimensões muito diferentes da que estamos acostumados a usar, levamos uns minutos para acostumar, principalmente com os poppers gigantes que quase decepam o dedo indicador em todos os arremessos (hehe...). E com um equipamento um pouco menor 35lb me adaptei rápido e no segundo arremesso, trabalhando bem rapidinho, isca surfando na água e o sonho aparece... Um monstrinho também surfando de boca aberta na onda e chupando minha isca como um flash, e depois....

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1131.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1134.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1136.jpg

TOME LINHA!!!!! O carretel cantava, aquela imagem espetacular, linha rasgando a água, uma força e velocidade que para os peixes de rio eu chutaria fácil um exemplar de 30Kg. Antes mesmo que eu retornasse desta imagem para me dar conta da briga que estava acontecendo, já ouvi: Olha o outro! E pooww!! No outro equipamento Cap. Tuba engata mais um e o amigo Jivago assume a briga. Enquanto isso a ponta da minha linha ia cada vez mais pro fundo, e eu ria igual o ?bobim da praça?. Como o equipamento do Jivago era bem mais parrudo, logo o parceiro de briga dele veio para a embarcação e foi ?agasalhado? com uma mangueira de água salgada até a hora da foto do dublê, era um xaréu olhudo, coisa linda, eu não sabia se olhava pro peixe do Jivago ou se prestava atenção na minha briga. E depois de uns 5 minutos o meu parceiro vem a tona, um outro xaréu, maior que o primeiro na faixa dos seus 10Kg. Coisa linda! Eu definitivamente era o ?bobim da praça?.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1147.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1149.jpg

Nesta hora já podia voltar pra casa, mais do que satisfeito, sonho realizado, e conforme havia me explicado o Tuba no dia anterior, o xaréu olhudo seria mais brigador que o amarelo, só não crescia tanto. Fato este que pude comprovar logo ao fisgar meu primeiro xaréu amarelo no rubber jig. Como o cumpadre Roberto nestas horas começava a marear passei logo o briga pra ele, pois segundo nosso capitão o melhor remédio pra mareado é adrenalina. E deu certo, ele melhorou... momentaneamente ao menos. Pronto, depois disso uma ou duas ações e não vimos mais as caras dos xaréus. Eu não estava nem aí mais, eu era o próprio pinto no lixo, rindo pro céu.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1155.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1160.jpg

Depois desta partimos para outros pontos para tentar a pesca vertical com metais. Infelizmente neste dias os peixes estavam pouco ativos no fundo e apenas perdemos 1 jig para as cavalas e o Jivago perdeu um belo dourado que escapou no pulo arrebentando jig, linha, tudo. Valeu a cena.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1162.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1165.jpg

Não acostumados com as pindocadas de 300gr, logo pedimos pra corricar, eu estava doido pra ver um dos companheiros com algum peixe bruto mesmo, travando o cabo de guerra, tinha certeza que logo formaríamos o trio de ?bobinhos da praça?, hehehe.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1171.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1174.jpg

Com pouco minutos de corrico o capitão já grita, vai bater peixe e ziiii, ziiiiiiii, ziiiiiiiiiiiiii, a carretilha canta, frenesi total , pescador correndo pra tirar as outras linhas e a briga começa, peixe pesado absurdo, muita força mesmo, e logo sai o primeiro atum. Puxa vida, que peixe lindo!! Uma máquina de nadar, um submarino, com quilhas laterais e uma força inacreditável, uma verdadeira pintura na ponta da linha. Depois deste foram vários, alguns dublês e até triplês perdidos, um espetáculo de imagens naquela água azul escuro.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1189.jpg

Curricamos daí pra frente, foram muitos atuns, algumas cavalas pequenas e já do meio pro final da tarde, o Tuba começa a achar um cardume atrás do outro, aí a farra foi total. Mais atuns ainda e de repente entra um peixe, quando o amigo Jivago pega o material pra briga, lá longe pula um dourado. Aí pronto, eu já tinha elaborado em minha cabeça o GRAND SLAM DO MATUTO, seria o xaréu, ou atum e o dourado, três peixes que eu estava doido para pegar. No finalzinho da briga, logo ao lado do barco, com um salto curto o douradinho joga a isca longe. Final do Grand Slam, mas alegria por ter visto mais um peixe admirável. Depois eu ainda engataria outro dourado, e de bom tamanho já, mas também o perdi num salto.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1223.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1201.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/Canavieiras_09_TUBA132.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/Canavieiras_09_TUBA161.jpg

Todos já satisfeitos, as ações eram constantes, a cada 5 minutos de corrico entrava outro peixe e a correria era geral, já havíamos pego tanto peixe que nesta hora Robertão já até retomara a cor no rosto, a vontade de beber algo, ressucitou, hehehe ... Nesta hora apareceram as barracudas.... Rapaz, este peixe não briga como um atum ou um xaréu, mas é de uma beleza e de um porte muito imponente, um show. Pra fechar com chave de ouro briguei com uma dentuçona destas e tirei a danada para as fotos, coisa linda.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1205.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1206.jpg

Satisfação total, os ?bobinhos da praça? voltam pra casa satisfeitos da vida, tentando de todas as maneiras sair mais um dia para o mar com o mais do que competente Cap. Tuba. Mas para evitar as crises matrimoniais adiamos um pouquinho a próxima aventura no mar. Mas este ano devemos retornar por lá para mais uns 2 dias de empreitada.

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/40d2_IMG_1219.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/Canavieiras_09_TUBA144.jpg

Para explicar bem como nos sentimos no final da pescaria, vai aqui uma frase de minha cunhada quando me viu chegar a pé no restaurante do porto onde elas estavam nos esperando: VIXE, PEGARAM PEIXE, OLHA O SORRISO DO XANDE, CHEGA TÁ COM CARA DE BOBO!!

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/Canavieiras_09_TUBA164.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/Canavieiras_09_TUBA168.jpg

http://i142.photobucket.com/albums/r88/xandego/Canavieiras_2009/Canavieiras_09_TUBA182.jpg

Agradecimento ao Capitão Tuba, extremamente competente, educado e explicativo, ao seu auxiliar Jé, um show, atencioso nos mínimos detalhes, ao Cap. Mauro por toda sua educação e atenção em nos atender e aos meus companheirões Jivago e Roberto.

Tá aí o link da Bahia Pesca Esportiva que nos acolheu de maneira top! Competência a toda prova.

www.bahiapescaesportiva.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 53
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Grande Xandego,

Diante de tal relato só me resta desculpá-lo por vir na minha terra sem passar em Salvador !

arrow:: Peixes muito bonitos, e uma pescaria de tirar o fôlego, sem qualquer dúvida ! palmas::

Não saiu nenhum "olho de boi" ? Vai ser necessário voltar para pegá-lo... alegre:: alegre::

Quem sabe na próxima o esquema da "galinha ao molho pardo" não vinga... lingua2::

Parabéns pela pescaria, e olha que em Canavieiras ainda tem a opção dos Robalos e até tucunas... babei:: wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

babei:: mestre:: mestre:: mestre:: babei:: babei:: babei::

Que que é isso Xande!

Quero virar "bobim da praça" na Bahia, também.

Mas, amigo, para um goianin pescador de mandi e piau no Turvo, é inevitável perguntar:

Que material é aquele que vocês usaram, além da popona?

Há uma época do ano mais propícia, ou todo tempo é tempo de atuns, dourados e xaréus?

As marolas de lá exigem mesmo uma garrafada de cagaita com cebola, ô quá?

Já guardei esse relato para uma revisitada, quando puder fazer uma dessas. Aí vou lhe perguntar muito mais.

PARABÉNS a todo o time.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linda pescaria Xande, o relato entao nem comento smile:: EXEMPLAR !!! Ainda vou fazer uma pescaria dessas ... tenho esses sonhos tb, tiraram q a pescaria em mar é outra coisa né .... Marzao aberto, n sabe q peixe vai entrar, sempre um mistério !!

Parabens msm legal:: legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Bichão

Que show de pescaria heim matutada, o relato esta perfeito, fotos na medida e comentários no ponto.

Quanto ao capitão, o cara é bom mesmo, tenho muita vontade de um dia poder pescar com ele.

Na próxima, faça um esforço para fisgar um flechão, é bom também e se tiver a oportunidade, tente ir em busca de um tarpon, esse sim é o cara.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Xandego,

Diante de tal relato só me resta desculpá-lo por vir na minha terra sem passar em Salvador !

arrow:: Peixes muito bonitos, e uma pescaria de tirar o fôlego, sem qualquer dúvida ! palmas::

Não saiu nenhum "olho de boi" ? Vai ser necessário voltar para pegá-lo... alegre:: alegre::

Quem sabe na próxima o esquema da "galinha ao molho pardo" não vinga... lingua2::

Parabéns pela pescaria, e olha que em Canavieiras ainda tem a opção dos Robalos e até tucunas... babei:: wink

Kid, que bom que gostou, como sei que tú conhece desta pescaria e ainda é conterrâneo dos peixes, fico feliz com sua aprovação da pescaria!

Quanto a galinha tô sonhando com ela, será breve!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta ai...

vou mostrar pra patroa isso e quero ver ela regular o carregamento de tralhas para o litoral.

Mandaram muito bem... parabéns moçada.

Nem imagino o tanto de sashimi que eu iria comer numa pescada dessa. caveira::

Flavão, nem precisa levar tralha cara, é um material muito diferente do nosso e a BahiaPescaEsportiva oferece tudo, é só chegar e pescar mesmo.

Mas mostra pra patroa e faz o drama, mostra do que ela te proibiu, já prepara o território pro ano que vem, kkkk...

Quanto ao sashimi é meio complicado, a parada lá é meio frenética, num dá muito tempo pra preparar e comer não, é só engolir sanduichinho, refri e cerva mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

babei:: mestre:: mestre:: mestre:: babei:: babei:: babei::

Que que é isso Xande!

Quero virar "bobim da praça" na Bahia, também.

Mas, amigo, para um goianin pescador de mandi e piau no Turvo, é inevitável perguntar:

Que material é aquele que vocês usaram, além da popona?

Há uma época do ano mais propícia, ou todo tempo é tempo de atuns, dourados e xaréus?

As marolas de lá exigem mesmo uma garrafada de cagaita com cebola, ô quá?

Já guardei esse relato para uma revisitada, quando puder fazer uma dessas. Aí vou lhe perguntar muito mais.

PARABÉNS a todo o time.

Abraços!

Macedão, bom que gostou! Valeu!

Quanto ao material é todo do barco, foram poppers, rapalas magnum, rubber jigs e metal jigs que eu não saberia te dizer a marca. Mas vai tranquilo que tudo está no pacote, só paga o que se perde.

Sei que lá tem pesca o ano inteiro, mas não sei te dizer a época da cada uma das espécies.

Antes de tú fazer mais perguntas para mim, já vou te fazer uma também. Vamos quando??? heheheh TÔ DENTRO! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xande, muito bacana a pescada, alias vc está numa sequencia que vou te falar em meu irmão, começou o ano arrebentando seu peroba... bacana mesmo, ainda faço uma dessas.

abraços pro'ce

Opa, bom que gostou Zezão!

2009 começou bem mesmo, mas vou ter uma estiagem agora, pescaria grande só em maio.

Quanto a fazer uma destas é só programar Zé, pois sai muito mais barato do que qualquer um imagina.

Veja só, num barco com 4 pescadores a R$2200,00, a diária sai a R$550,00 pra cada, com tudo incluso, inclusive equipamento.

E o grande diferencial é que esta pescaria não precisa mais do que 2 dias pra satisfazer meeeeeeeesmo, é bem frenético o sistema. O restante da semana só de praia e cahaça em Canavieiras é muito barato e bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linda pescaria Xande, o relato entao nem comento smile:: EXEMPLAR !!! Ainda vou fazer uma pescaria dessas ... tenho esses sonhos tb, tiraram q a pescaria em mar é outra coisa né .... Marzao aberto, n sabe q peixe vai entrar, sempre um mistério !!

Parabens msm legal:: legal::

Falou tudo Felipão, mar aberto entra qualquer coisa a qualquer momento. E como disse pro Zé, pra fazer uma desta é só se programar. O tipo da pescaria é pra ser feita em 2, no máximo 3 dias, portanto sai mais barato que muita pescaria de água doce.

Bom que tú gostou do relato! Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Bichão

Que show de pescaria heim matutada, o relato esta perfeito, fotos na medida e comentários no ponto.

Quanto ao capitão, o cara é bom mesmo, tenho muita vontade de um dia poder pescar com ele.

Na próxima, faça um esforço para fisgar um flechão, é bom também e se tiver a oportunidade, tente ir em busca de um tarpon, esse sim é o cara.

Abração

Opa, valeu Ivan, bom que gostou.

Certamente ainda irei atrás dos Flechões, é a próxima meta em águas com sal. Talvez até nas águas do Piauí... eheheheh

Quanto a fazer uma destas, é o mesmo que já falei antes, é muito mais acessível do que parece.

Bração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Kissuco....lindas fotos e peixes....mas conte pra nós....o Goianão aí enjoou no mar?

Grande Kissuco, valeu!

Enjoar???!!

Rapaz tú tá falando com um lobo das águas do Aragauia, marinheiro do Xingusão, kkkkkkkkkkkkkk

Enjoei não irmão. A única vez que mareei foi numa jangadinha a vela, tentando chegar no alto mar em dia de mar razoavelmente agitado, legítima aventura de jerico.

Desta vez o único que quase foi pra caixa de gelo foi o Robertão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabensss. belas imagens...

parabens pelo sonho realizado

Opa Valeu Pedrão!!

Parcialmente realizado... senão a esposa não se comove pra aceitar o retorno... kkkkkkkkkkkk

diabo::

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

ta certo... malandro voce hein? haha levou a esposa, senao ela nao te deixava ir ne?

hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

babei:: mestre:: mestre:: mestre:: babei:: babei:: babei::

Que que é isso Xande!

Quero virar "bobim da praça" na Bahia, também.

Mas, amigo, para um goianin pescador de mandi e piau no Turvo, é inevitável perguntar:

Que material é aquele que vocês usaram, além da popona?

Há uma época do ano mais propícia, ou todo tempo é tempo de atuns, dourados e xaréus?

As marolas de lá exigem mesmo uma garrafada de cagaita com cebola, ô quá?

Já guardei esse relato para uma revisitada, quando puder fazer uma dessas. Aí vou lhe perguntar muito mais.

PARABÉNS a todo o time.

Abraços!

Macedão, bom que gostou! Valeu!

Quanto ao material é todo do barco, foram poppers, rapalas magnum, rubber jigs e metal jigs que eu não saberia te dizer a marca. Mas vai tranquilo que tudo está no pacote, só paga o que se perde.

Sei que lá tem pesca o ano inteiro, mas não sei te dizer a época da cada uma das espécies.

Antes de tú fazer mais perguntas para mim, jávou te fazer uma também. Vamos quando??? heheheh TÔ DENTRO! joia:::

Seis Mii !!! Aqui não aroeira, aqui é pica-pau com broca de aço hehehe!!!

Caro Xande, que tal começarmos perguntando para os amigos baianos sobre a época ideal, inclusive para uns robalinhos?

Você fica no comando, my Captain.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Showww!! Não tenho o que acrescentar...simplesmente pescaria, relato e fotos de salgar a boca de qualquer um na vontade de fazer algo próximo...!!

Nunca tive o sonho de pescaria no mar não....mas confesso que fiquei com as lombrigas mais esperta....hehehehehehehehehehe

Obrigado Xandele!!!!!

mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...