Ir para conteúdo

Acerto - Bass Boat Classic, Optimax 115HP 2011 (Problema resolvido)


Posts Recomendados

Olá pessoal,

 

acabei de adquirir um Bass Boat Classic 2011, e estou precisando do ajuda de vocês. Barco atualmente está com 90 horas de uso e sou o segundo dono.

 

Conjunto está montando com Mercury Optimax 115H 2011. Caso possui jack plate manual e hélice Laser 2, PASSO 22, 3 pas.

 

O barco está navegando com RPM máximo de 5750, a 50mhp. ( 1 pessoa, 40litros gasolina )

 

Estou sofrendo MUITO com o planeio do barco, com o barco carregado, o barco está demorando DEMAIS para planar. 

 

Devo reduzir ou aumentar o passo da hélice ? O que recomendam ? 

 

450022570_BarcoZ004.jpg.de687cf7b2e4bca0f71753400f533fd8.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, Felipe...blz pura meu amigo?!?!  Bom demais saber da sua entrada no mundo dos bassboats. Saiba q navegar neles é como cachaça, não tem volta...rsrs

 

Vou tentar te ajudar na empreitada.

Para o Classic o ideal seria um motor 150hp. Não que o 115hp não dê conta, mas ele possui apenas 3 cilindros contra 6 cilindros de um 135hp (fora de linha) ou de um 150hp. E olha, essa diferença "faz a diferença".

 

Vários fatores podem estar contribuindo para o seu barco não decolar facilmente:

- O trim precisa estar totalmente abaixado na hora de decolar (mas acredito q isso você já tenha feito);

- Falta de motor (conforme dito acima);

- Distribuição de peso errada (centro de gravidade muito pra frente vai ajudar na decolagem, mas vai atrapalhar na velocidade final);

- Altura do Jack Plate (quanto mais alto, melhor para arrancar, então, você deverá usá-lo na máxima altura durante a navegação em alta, sem q o motor começe a esquentar).

- Hélice errada (acho q não é o caso, uma vez que na alta você chega no máximo do giro do motor).

 

Estes são os primeiros procedimentos a serem checados...Caso não resolva, partimos para outras hipóteses.

 

Teste aí e vá nos informado. joia:::

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Conseguimos encontrar o problema que havia no barco do Felipe.

 

A hélice do motor tem um sistema chamado PVS, que são furos na base da hélice que fazem com a ela consiga girar mais facilmente nesta situação de arrancada do barco. Vamos a foto abaixo para vcs entenderem na hora o que quero dizer.

 

WhatsApp Image 2022-02-21 at 18.53.31.jpeg

 

 

Assim q o Felipe postou esse tópico aquele ele me mandou uma mensagem no zap pedindo ajuda.

No áudio dele, ele cita que o motor não passava de 3mil RPM na largada.

Ocorre que o barco depois de plainado ele conseguia boa velocidade final. E foi aí q matei a charada na hora.

 

Pedi pra ele ver se haviam tampinhas nos buracos da hélice e ele disse q todos estavam fechados com esse PLUG PVS tamanho médio.

Falei para testar sem as tampinhas pq o problema da decolagem sumiria, e pronto....Mais um barco voando na água... e o melhor, economia para o amigo q já estava procurando hélice para comprar.

 

Abraços e vale a dica pra todos os amigos. joia:::

 

Ah, antes que me perguntem, eu já testei a performance (velocidade final) com esses furos totalmente fechados. Não vi melhora alguma. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fabrício Biguá changed the title to Acerto - Bass Boat Classic, Optimax 115HP 2011 (Problema resolvido)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...