Ir para conteúdo

Resgatando "Os Mocorongos"


Posts Recomendados

Então, para os que estão por aqui "desde o início", é bastante provável terem lido resumos e/ou descrições de pescarias dos Mocorongos (um grupo de amigos que também pesca). 

Resolvi fazer uma coletânea dos nossos diversos grupos com indicações de quando (e onde) essas viagens aconteceram, desde o início de formação formal desse esquema de Grupo de Pesca.

Eventualmente poderá ser do interesse de outros grupos (ou pescadores) também. 

O tempo passa para todos...

 

 

Este será o último texto que pretendo postar nessa linha de "Considerações". Mais adiante volto com outros temas que me parecerem de interesse comunitário. Pois bem, fiquei pensando naquilo que seria o assunto a ser abordado e encontrei algo que já havia postado anteriormente aqui no FTB, e que tem muito a ver com tudo isso... refiro-me a questão de convivência numa pescaria, onde teremos que passar 24 hs por dia com pessoas que irão presenciar todos os nossos hábitos, independente de serem bons ou indesejados... Precisamos portanto ter um mínimo de "pré-avaliação" para podermos "enfrentar" o que virá pela frente... Nas pescarias mais longas então, isso se multiplica exponencialmente. Mas há situações que precisam ser melhor aproveitadas ! O que seria de um pescador "solitário" sem ter com quem conversar sobre uma captura ou uma perda de batida ? O "isolamento" tendo por justificativa "buscar por paz" é algo que não combina ! A ação da pesca (por si só) já é determinante para acalmar o nosso estado de espírito. Ter alguém de que se goste (ou que goste da mesma atividade de pesca) é um trunfo precioso que precisa sempre ser encarado como algo prioritário nas "suas escolhas".

Como já mencionei antes, parte desse material já foi usado aqui no Fórum, mas mesmo assim me parece que nesse enfoque possa vir a ser repetido. Adiciono (por conta disso) um pouco da história que nos acompanha (Grupo Mocorongos) ao longo desse tempo, onde temos o privilégio do convívio fraternal, independente do grau de parentesco. Não se tornem "muito" críticos com as imagens, pois elas datam da época de fotografia originadas de filme... (isso que já não existe mais) e foram digitalizadas... (nem sempre com boa qualidade...).

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  -- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

2054558591_BonsParceiros.png.db010537117f42088682b7bb8a40e3f3.png

Pois é pessoal, recordar muitas vezes é tornar a viver...  alegre:: 

arrow:: Encontrei essas fotos (abaixo) nos meus guardados de pesca (tem um "bocadinho" de reminiscências...) e resolvi compartilhar alguma coisa aqui com vocês !  

Decidi me concentrar naquilo que sempre considerei o mais importante nas nossas pescarias, ou seja, a composição das pessoas do Grupo !  :amigo:

arrow:: Vocês verão que o tempo, mesmo implacável na aparência de todos nós, nos resgata a alegria de ver presentes muitos amigos irmanados pelos eventos ! 

Mais do que peixe, sempre celebramos (esse é o termo mais adequado) a nossa alegria do convívio e as brincadeiras em torno dos objetivos comuns...  :gorfei:

arrow:: O que se iniciou com 3 irmãos, acabou se estendendo a um ponto em que precisamos estabelecer uma regra de escolha dos participantes...  blink::

Claro que hoje já temos filhos dentro do grupo, alguns dos quais sempre presentes quando possível, mas ainda pretendo ter netos nesse esquema... lingua2::

arrow:: Mas vamos as imagens pois elas representam tudo isso que mencionei nessas poucas linhas...  mestre::

 

mocorongos-Logo01-4-1-1-1.jpg  arrow::estampaMC3B-pq-2-1-2.jpg  arrow::  IMG_5302.JPG.866d854ec785313d72dee45238b6fd9e.JPG

 

Pois então, tudo começou em 1989, quando fizemos a primeira pescaria ("organizada") do Grupo em Santarém, de onde (para "raiva" dos que lá nasceram) escolhemos nosso "nome de guerra" - MOCORONGOS

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo1-1989.jpg  Amazônia

arrow:: Grupo 01 - 1989 (Rio Tapajós - Alter do Chão)

arrow:: Mandi, Kid e Animal 

arrow:: (novatos)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Sem operador / guia de pesca - "independente"

Uma aventura inicial, sem qualquer estrutura ou apoio adequado, com dormida numa pousadinha à beira do rio Tapajós e um barco regional de carga (coisa horrorosa o cheiro de diesel), com poucos peixes mas um programa inesquecível para todos os 3 irmãos que após isso resolveram priorizar esses esquemas de pesca. 

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo2-1990.jpg   Amazônia

arrow:: Grupo 02 - 1990 (Rio Curuá-Una - afluente do Amazonas-Santarém)

arrow:: Kid, Mandi e Animal

arrow:: (sem novatos)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: sem operador / guia de pesca - barco regional / dormida em redes

Desta feira um pouco mais de planejamento prévio e estrutura de apoio, com um barco regional menos ruim, onde dormíamos em redes, comida preparada no próprio barco, piloteiros e botes de dar pena, mas um local lindo (lagos sequenciados) e muito peixe ! Acabou a pescaria por "falta de isca"... cardumes e cardumes

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo3-1991.jpg   Amazônia  

arrow:: Grupo 03 - 1991 (Rio Curuá-Una - afluente do Amazonas-Santarém)

arrow:: Traíra, Mandi, Bill, Kid, Marco Antonio e Prof Alex  

arrow:: (novatos)     arrow:: (convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: sem operador / guia de pesca - barco regional / dormida em redes

Retornamos ao mesmo local do ano anterior e encontramos um cenário ainda mais atrativo, pois mesmo com os tucunas de pequeno porte, navegávamos por igarapés fazendo lançamentos nas margens ! Imagens que ficaram na memória. Consumo etílico elevado, com direito a mordida de piranha no dedo ! Inesquecível 

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo4-1992-Trombetas.jpg    Amazônia

arrow:: Grupo 04 - 1992 (Rio Trombetas - Oriximiná)

arrow:: Doctor, Bill, Animal, Geraldinho, Mandi e Kid 

arrow:: (novatos)     arrow:: (convidado)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: sem operador / guia de pesca - barco regional Débora (redes)

Saindo sempre da cidade de Santarém, seguimos num regional até Oriximiná por mais de 20 h (rio acima), onde o rio Trombetas nos trouxe uma enormidade de botos cor de rosa, assim como de tucunas de médio porte. Um dos piloteiros da região era pescador de zagaia (noturno) de modo que foi farto de peixe e belezas.

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo5-1993-Araguaia.jpg    Araguaia

arrow:: Grupo 05 - 1993 (Rio Araguaia - Luiz Alves)

arrow:: Bill, Animal, Mandi, Kid, Doctor e Hozé  

arrow:: (sem novatos)     arrow:: (convidado)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Alex (Pesca & Cia) - Pousada Jaburú

Mudança de cenário com a ida ao rio Araguaia, com suas águas amarelas e muitos peixes. 9 horas de D20 cabine dupla até Porto Luiz Alves. Rio encantador e gente pescando. Chegamos até a fazer um "acampamento" numa das noites junto de uma lagoa que havia perdido a ligação com o rio. Aventura inesquecível !

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo6-1994-Araguaia.jpg    Araguaia

arrow:: Grupo 06 - 1994 (Rio Araguaia - Luiz Alves)

arrow:: Animal, Mandi, Bill, Compadre, Doctor Kid

arrow:: (novato)     arrow:: (sem convidado)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Alex (Pesca & Cia) - Pousada Jaburú

Retornamos na temporada de "rio cheio" e pescaria de cardumes subindo o rio ! Uma coisa absolutamente inacreditável a fartura de peixes existente ! Haviam dezenas (normal = centenas) de barcos "apoitados no rio" e todo mundo embarcando peixe (todas as espécies). Pena não ser nas artificiais, mas tinha tucunas... 

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo7-1994-Pantanal.jpg    Pantanal

arrow:: Grupo 07 - 1994 (Rio Piquiri - Pantanal)

arrow:: Capacete, Kid, Mandi, Lula, Compadre, Animal e Doctor  

arrow:: (novato)     arrow:: (convidado)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Moretti - Chalana Velho do Rio

Nova mudança de roteiro com a impossibilidade (na véspera) de um dos integrantes embarcar, fomos em 7. Conhecer o Pantanal é experiência única ! Encontramos muitos mosquitos e peixes (menos), mas deu para ter uma diversão adequada. Rio Piquiri nos ofereceu muitos tucunas só nas tuviras (não pegavam em artificiais

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo8-1995-PantanalNo.jpg    Pantanal

arrow:: Grupo 08 - 1995 (Rio Paraguai - Pantanal)

arrow:: Capacete, Kid, Mandi, Compadre, Traíra, Doctor, Luca e Animal  

arrow:: (sem novato)     arrow:: (convidado)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador (Xaraiés) - Barco hotel Xaraiés

Depois de uma interminável viagem de kombi até Porto Murtinho embarcamos num senhor barco-hotel, quando demos por falta de um carrinho de bagagens (não é que as mesmas foram entregues 24 h depois). Paranazão bufando, pacus pequenos e friagem, mas uma pescaria inesquecível de mandis do próprio barco ! Show

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo9-1996-PantanalNo.jpg     Araguaia

arrow:: Grupo 09 - 1996 (Rios Araguaia / Cristalino - Luiz Alves)

arrow:: Kid, Bill, Animal, Doctor, Marcelo Pig, Mandi, Capacete e Compadre

arrow:: (novato)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Alex (Pesca & Cia) - Pousadas Tuiuiú/Cristalino

Voltamos para o rio Araguaia em busca de maior fartura, com traslado em cabine dupla e carro de apoio para as tralhas. Subimos o rio até a entrada do rio Cristalino, onde havia uma "Casa redonda" - está lá até hoje - que funcionava como "pousada" (até "dengue" apareceu...). Ótima pescaria, com muitos tucunas e aruanãs !

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo10-1997-Araguaia.jpg     Araguaia

arrow:: Grupo 10 - 1997 (Rio Araguaia - Luiz Alves)

arrow:: Kid, Bujão, Mandi, Compadre, Capacete e Marcelo Pig

arrow:: (novato)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador (Tuiuiú) - Pousada Tuiuiú

Desta feita a busca era mesmo pelo troféu de couro, pois o rio estava ruim de tucuna, mas oferecia apapás nas raseiras e couro nos pontos mais fundos. Não fossem os botos (já incomodavam nesse tempo), as piranhas em águas mais paradas e até mesmo os tracajás... Mas tiramos um filhote de 1,70 m até o final da pescaria...

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo11-1997-MarmelosMadeira.jpg    Amazônia

arrow:: Grupo 11 - 1998 (Rio Madeira / Marmelos - Rondônia)

arrow:: Imundo, Animal, Traíra, Mandi, Compadre,

arrow:: Marcelo Pig, Kid e Capacete

arrow:: (novato)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador (Cleudinho) - Regional -->  2 de julho (redes)

Hora de retornar à Amazônia, desta feita na bacia do rio Madeira, com embarque num barco regional na cidade de Humaitá (loucura de calor). Muita atrapalhação para o início e uma superação constante de desafios de gestão do barco para não acabar a pescaria. Região de tucunas fortes e águas esverdeadas. Avaliação ruim 

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo12-1999-LiberdadeMataVerde.jpg     Amazônia

arrow:: Grupo 12 - 1999 (Rio Comandante Fontoura - Teles Pires)

arrow:: Gulinha, Doctor, Compadre, Capacete e Animal

arrow:: Marcelo Pig, Mandi, Bujão, Traíra e Kid

arrow:: (novato)     arrow:: (sem convidado)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Genésio Crispim - Rancho Mata Verde (hoje invadido pelos índios)

Por indicação (e amizade) com o Genésio, combinamos ir para a região do Telles Pires, onde o Rancho era "show de bola". Fomos pela primeira vez num avião fretado (1º não se esquece). Rio estreito mas piscoso demais e com uma variedade enorme de peixes a serem pegos com iscas artificiais ! Fomos até o Xingu, tudo show ! 

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo13-2000-XinguAtaualpa.jpg     Amazônia

arrow:: Grupo 13 - 2000 (Rio Xingu - Canarana)

arrow:: Doctor, Búfalo, Capacete, Mandi, Animal, Armau, Marcelo Pig, Gulinha, Traíra, Compadre, Bujão e Kid  

arrow:: (novato)     arrow:: (convidado)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Ataualpa Cataplan - Rancho Xingu (hoje invadido pelos índios)

Uma verdadeira epopeia esse Grupo ! Teve de tudo, com ônibus quebrado, carona de caminhão, inversão térmica (de 38º para 13º), ponte "cai não cai", pescaria de tucunas, de couro, de matrinxãs graúdas, cacharas, pacu estrela, reserva indígena, cozinha fantástica, preservação do ambiente, bons piloteiros, ótima dormida. Show

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo14-2001-Nhamund-Pescamazon.jpg     Amazônia

arrow:: Grupo 14 - 2001 (Rio Nhamundá - Amazonas e Pará)

arrow:: Boto, Capacete, Traíra, Gulinha, Imundo, Kid, Mandi e Animal

arrow:: (novato)     arrow:: (sem convidados)    arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Nelson Lage (Pescamazon) - Barco hotel Nataly

Retorno à Amazônia com muito menos gente e outro tipo de dificuldade. Do "aborto" á Cachoeira da Porteira (rio Trombetas) para uma ida ao rio Nhamundá, foi quase que obrigatório (tudo pronto). Mas foram muitas alegrias e algum estresse pela rasura das águas. No final ficou tudo excelente e muitas saudades de lá ! 

 

Grupo aberto (com outros participantes)

Grupo15-2002-Tupana-TrilhasdaPesca.jpg     Amazônia

arrow:: Grupo 15 - 2002 (Rio Tupana - Autazes)

arrow:: Marcelo Pig, Mandi, Candirú, Boto, Compadre, Bujão, Traíra, Animal e Capacete + Jurupensém e Jurupoca

arrow:: (novato)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (extras)   

arrow:: Operador Felipana Barco hotel Felipana  

Optamos pela escolha de outro esquema, mais confortável e recomendado. Dessa forma embarcamos em Manaus no bh Felipana (14 pescadores - estávamos em 10) com destino ao rio Negro e acordamos no rio Tupana (bacia do rio Madeira- dica do capitão). Acabou sendo uma ótima pescaria, com muito peixe nas artificiais !  

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo16-2003-Anavilhas-AmazonTrips.jpg     Amazônia

arrow:: Grupo 16 - 2003 (Rio Amazonas - Anavilhanas)

arrow:: Boto, Mandi, Jurupoca, Jurupensém, Compadre, Capacete, Traíra, Kid e Animal

arrow:: Bicuda, Bujão, Gulinha, Doctor e Imundo

arrow:: (novatos)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Moacir  - Barco hotel Dona Luna

Grupo crescendo (éramos 14) e animados com o operador Moacir que já tinha boa fama e fazia isso há anos. Embarque no confortável D.Luna no cais do Hotel Tropical, e viagem curta até as ilhas Anavilhanas. Bons locais de pesca, com a isca "Perversa" se consagrando. Batida de Ibama/PF e confusão com Moacir ! Pena...  

 

Grupo aberto (com outros participantes)

Grupo17-2004-Barcelos-Angatu.jpg     Amazônia

arrow:: Grupo 17 - 2004 (Rios Jurubaxi e Negro - SIRN/Barcelos)

arrow:: Mandi, Compadre, Boto, Capacete, Kid e Animal

arrow:: Jurupensém, Barriga, Bicuda e Doctor + Genésio Crispim e Andrea Zaccherini

arrow:: (novato)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: ( extras)   

arrow:: Operador Andrea Zaccherini (Angatu) - Barco hotel Angatu

Hora de aceitar o "chamado" do Genésio e subir o rio Negro numa embarcação recém inaugurada (Angatu). Voamos até SIRN (onde estava o bh) e descemos o Negro até Barcelos. Um repiquete monstro em SIRN e melhoria da pescaria mais próximo de Barcelos. Bons peixes e muita alegria. Foi quando conhecemos o Andrea. Show 

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo18-2005-Nhamund-Pescamazon.jpg     Amazônia

arrow:: Grupo 18 - 2005 (Rio Nhamundá - Amazonas e Pará)

arrow::  Kid, Jurupoca, Marcelo Pig, Jurupensém e Animal

arrow:: Mandi, Compadre, Barriga, Capacete e Boto

arrow:: (sem novatos)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Nelson Lage (Pescamazon) - Barco hotel Aventureira

Optamos (erradamente) em retornar ao rio Nhamundá, desta feita numa "chalana" muito pouco confortável, a partir de Parintins onde fomos pegos. Água muito baixa nos impediu de subir o Nhamundá como era desejado. Pescamos no entorno (Espelho da Lua) e até onde as voadeiras alcançavam ! Couro e artificiais ! Nunca é ruim 

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Grupo19-2006-Barcelos-Angatu.jpg     Amazônia

arrow:: Grupo 19 - 2005 (Rio Negro - Barcelos)

arrow:: Jurupoca, Búfalo, Cachara e Animal

arrow::Traíra, Boto, Mandi

arrow:: Kid e Barriga

arrow:: (novato)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Andrea Zaccherini (Angatu) - Barco hotel Angatu

Oi nós de volta ao Angatu ! As diferenças eram tão grandes (de tudo) que perdeu o motivo de procurar mais opções de pesca. Batemos o próprio Negrão, com entradas nos lagos fechados e ressacas onde os "pacas" davam seu show ! Muito peixe mesmo ! Exemplares próximos aos dois dígitos e fartura diária ! Inesquecível 

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

715FotooficialdoGrupo202007-Sab27-C.jpg      Amazônia

arrow:: Grupo 20 - 2006 (Rios Negro, Arirarrá e Itu - Barcelos)

arrow:: Cachara, Capt JP, Bicuda, Barriga, Capacete e Animal

arrow:: Mandi, Kid, Compadre e Traíra

arrow:: (novatos)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Andrea Zaccherini (Angatu) - Barco hotel Angatu

Com a prática adotada de privilegiar grupos que tivessem ido no ano anterior nas reservas de data, o Angatu passou a ser "nosso barco oficial". Já tínhamos até uma empatia com os piloteiros e as brincadeiras eram crescentes. o peixe não estava tão farto como no ano anterior, mas não deixou de haver para alegria de todos !

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

Imagem031.jpg      Amazônia

arrow:: Grupo 21 - 2007 (Rio Negro - Barcelos)

arrow:: Pinguim, Capacete, Tilápia, Capt JP, Beto Caranha e Piaba 

arrow:: Traíra, Cachara, Mandi, Jacundá, Kid e Barriga

arrow:: (novatos)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Andrea Zaccherini (Angatu) - Barco hotel Angatu

Pela impossibilidade de contarmos com os integrantes tradicionais, fizemos um grupo misto onde todos os integrantes já sabiam pescar. Foi uma viagem muito divertida e alegre, mesmo sem a quantidade extra de grandes peixes. Tivemos ótimos momentos e comemoração de aniversário à bordo ! Grupo que deixou saudade

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

886532863_Grupo22.JPG.ce5cda4b4b2e04f1890e0db372e3df2b.JPG     Amazônia

arrow:: Grupo 22 - 2009 (Rio Negro - Barcelos)

arrow:: Pinguim, Traíra, Jurupoca, Imundo, Piaba, Barriga, Mandi, Cachara, Jacundá, Beto Caranha, Animal, e Jurupensém

arrow:: (sem novatos)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Andrea Zaccherini (Angatu) - Barco hotel Angatu

Com o sucesso da pescaria do ano anterior, o Grupo bombou e as vagas foram totalmente preenchidas com integrantes que já haviam pescado com os Mocorongos. Não participei do Grupo (o único) e os relatos deram conta que a água estava no nível certo e peixe à vontade (contabilizaram mais de 2 mil embarques). Loucura 

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

DSCN3240640x4801-1.jpg      Amazônia

arrow:: Grupo 23 - 2010 (Rio Negro / Arirarrá / Itu - Barcelos)

arrow:: Traíra, Mandi, Jacundá, Piaba, Capacete e Kid

arrow:: Animal, Filhote, Bicuda e Barriga

arrow:: (novato)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)     

arrow:: Operador Andrea Zaccherini (Angatu) - Barco hotel Angatu

Já estávamos "viciados" em pegar o Angatu em Barcelos, de modo a marcar com muita antecedência a semana do ano seguinte... (se fosse fácil acertar!). Pescaria dentro do esquema tradicional, com peixe comendo mais ou menos (dependendo do dia) mas com todos sempre satisfeitos com a produção obtida ! Sempre ótimo !

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

FTB88.jpg      Amazônia

arrow:: Grupo 24 - 2012 (Rio Negro / Arirarrá / Itu - Barcelos)

arrow:: Capacete, Jacundá, Galo Cego, Kid, Piaba, Mandi, Búfalo, Tracajá, Traíra (encoberto) e Animal

arrow:: (novatos)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Andrea Zaccherini (Angatu) - Barco hotel Angatu

Pescaria incrivelmente boa no rio Arirarrá, onde passamos a maior parte do tempo durante a semana. Assados no barranco, peixe generoso inclusive no tamanho, bastante ação e "índices explícitos de fominhagem". Semanas que sempre parecem passar depressa demais. Todo mundo pegou bastante peixe nessa ida !  

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

2083406061_Grupo25.jpg.e0c7cb5c44678d17e0db9e32157cb996.jpg      Amazônia

arrow:: Grupo 25 - 2014 (Rio Negro - Barcelos)

arrow:: BotinhoPintado, Cachorra, Sardinha, Mandi, Kid, Capacete, Tracajá e Cachara

arrow:: Bicuda, Animal e Traíra

arrow:: (novatos)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Andrea Zaccherini (Angatu) - Barco hotel Angatu

Hora das "novas gerações de familiares" participarem dessa festa. Os quatro novatos já tinham vínculos com os Mocorongos. Eles tb aproveitam essa edição com muita alegria e brincadeiras. Bebida e comida farta com uns peixinhos aparecendo de forma mais tímida, mas nem sempre se acerta não ter repiquete (faz parte

 

Grupo aberto (com outros participantes)

257546596_Grupo26.JPG.1219fdc9f8fb5eb83aed2f585e98498d.JPG      Araguaia

arrow:: Grupo 26 - 2015 (Araguaia e Cristalino)

arrow:: Capacete, Mandi, Cachara, Xandego, Traíra, Sardinha, Kid e Fabrício Biguá

arrow:: (sem novatos)     arrow:: (sem convidados)     arrow:: (extras)   

arrow:: Operador Carlinhos (Asa Branca) - Pousada Asa Branca

Mudança para o Araguaia para variarmos um pouco da Amazônia. Fomos para a Pousada do Carlinhos (Asa Branca) com o Fabrício Biguá e o Xandego. Localizada em frente ao rio Cristalino, foi uma verdadeira festa pelas diversas espécies capturadas (pirarucu). Os tucunas eram pequenos, mas em excesso (tanto quanto botos)  

 

Grupo aberto (com outros participantes)

168351879_Grupo27.jpg.252e1841d413f8d5634378f38278f5b1.jpg      Araguaia

arrow:: Grupo 27 - 2016 (Araguaia e Cristalino)

arrow:: Carlinhos, Traíra, Piranha, Xandego, Piáu, Sardinha, Biguá, Imundo, Matrinxã e Pirarara

arrow:: Cachara, Mandi, Kid, Animal, Capacete e Cachorra

arrow:: (novatos)     arrow:: (convidado)    arrow:: (extras)     

arrow:: Operador Carlinhos (Asa Branca) - Pousada Asa Branca

Naturalmente que o retorno ao Araguaia era uma "obrigação". Desta feita estávamos em 16 (pouco influencia para quem atende mais de 100 na Pousada). Peixe mais difícil, mas nunca deixa de ser encontrado. Piaraíba de 1,85 m (recorde Grupo) e um Pirarucu de mais de 60 kg foram os destaques (dos meus genros). Bom demais.

 

Grupo aberto (com outros participantes)

1283033738_Grupo28-2017.JPG.6ea93d01b23f11799d8bdbf2de491294.JPG

829273969_Grupo28-2017Mocorongos.JPG.ff7e9d13e82539e24970a46431c01454.JPG     Amazônia

arrow:: Grupo 28 - 2017 (Rio Negro - SIRN)

arrow:: Mandi, Tracajá, Sardinha, Animal, Traíra, Capacete Kid

arrow:: Mandubé, Pacuzinho e Bicuda

arrow:: acrescidos por João Camargo (coord), Francisco, Haroldo, Rômulo, Luiz Mitú, Tiago Furlan

arrow:: (novatos)     arrow:: (convidado)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Andrea Zaccherini (Angatu) - Barco hotel Angatu Açu

Desta feita o objetivo era retornar para o rio Negro, e a data que estava disponível não nos interessou. Acabamos fazendo um arranjo e nos incorporando no Angatu Açu sob o comando do João (pai do Fabrício). Pescaria dificílima, com repiquete bravo e afluente (Téa) completamente inoperante. Uma enorme frustração p todos.  

 

Grupo Exclusivo (sem outros participantes)

1251311832_VillanovaAmazon.JPG.f01616d48ec77cdc87e6e8e4507f75d2.JPG

     Amazônia

PHOTO-2019-08-18-16-38-33.jpg.184b96cf06018b79b910fb4b59577403.jpg

arrow:: Grupo 29 - 2019 (Rio Sucurundi) - Agosto de 2019

arrow:: Traíra, Mandi, Sardinha e Animal 

arrow:: Cachara, Kid, Piáu e Imundo

arrow:: (sem novatos)     arrow:: (sem convidado)     arrow:: (sem extras)   

arrow:: Operador Victor Vilanova (Vilanova) - Barco hotel Angler I

Embarcados em hidroplano ( Caravan ), fizemos uma pescaria bem ao estilo dos Mocorongos. O nível das águas ainda estava elevado para estar na caixa, mas nem por isso deixamos de nos divertir muito e pegar muitos peixes, sendo os Pinimas e Pacas os mais frequentes. Muito robustos, foram a alegria dos materiais leves usados ! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástica trajetória desse grupo!

 

Pra mim tudo começou quando Zuanon, customizador de iscas lá da Caterva, me avisou que havia mandado minhas iscas juntos com as de outro pescador baiano pra economizar o frete! Fiquei furioso! Não queria dividir frete e ter que incomodar alguém para pegar minhas iscas. Foi aí que ele me falou num "tal" de "Kid M" pescador da Amazônia. A minha ira com a situação virou êxtase de alegria! Eu iria conhecer alguém da Bahia que pescava na Amazônia... Havia chance então de meu sonho, que parecia tão distante, se realizar! 

Fui na sua casa Kid buscar as iscas, e você que sua imensa simpatia me apresentou vários álbuns de fotos, caixas de iscas e equipamentos amazônicos. Lembro de cada detalhe desse dia.

Passei então frequentar assiduamente "nosso" Fórum turma do Biguá, pra já aprender um pouco caso pintasse um convite. E o convite aconteceu... fazendo com que eu realizasse meu sonho! Sou eternamente grato a você! Talvez se aquele contato não tivesse acontecido, tudo teria sido diferente e eu continuaria só pescando meus robalinhos!

 

De vez em quando eu vejo alguns discursões ingênuas ou inocentes  aqui no fórum... " se é melhor o fórum tratar de pesca de lambari em barranco ou tucunaré açú com carretilha digital" ou se é melhor a marca Marine Sports ou Shimano... ou ainda se tal apresentador de pesca é melhor que outro... ou ainda sobre o surgimento do termo "midiático"... Acho tudo isso muito pequeno diante do beneficio desse fórum. Só pra exemplificar como eu aproveito os benefícios do fórum:

Acabei de retornar de uma excelente pescaria em Barcelos, com um amigo virtual daqui do FTB de cerca de 20 anos, o Odirlei Borin. Pescamos juntos em setembro e agora em Janeiro novamente, virtualmente nosso contato remota a pelo menos 2008. 

Ele já me convidou pra seu grupo e devo pescar com mais integrantes do FTB que eu só tinha contato virtualmente... Vou pescar com Rodrigo Delage, Gustavo Stringa, entre outros...

Já fui pra Brasília e o Eloy Fonseca (amigo que também conheci via FTB) foi me buscar no aeroporto, fomos para aquela fantástica festa de confraternização... me hospedei na casa do Eloy..

Mesma coisa numa pescaria na Serra da Mesa com meu amigo do peito, Cristiano Júlio. Saí daqui da Bahia pra Brasília, fomos pescar juntos, conheci sua família, sua casa...

Quero dizer com isso tudo que estou contanto, que ja aproveitei muito e continuo aproveitando da melhor forma, tudo aquilo que essa enorme familia de pescadores tem pra oferecer! E que talvez você tenha sido o start de tudo!

Muito obrigado emocionado, de seu amigo, "Beto Caranha". (apelido muito bem escolhido numa reunião pré pescaria em sua casa)

Eternamente grato!

 

p.s Não desanime nem das pescaria e nem do fórum! Continue pescando ao seu estilo, da forma que te faz feliz! Se grupo esquentar o juízo demais, retorne às origens, e vá com os irmãos pescar! Mas não pare!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado @Kid Mque maravilha de conteúdo.

Acompanho este fórum desde os tempos de universidade. O meu interesse pela pesca veio justamente vendo fotos como essas que compartilhou, onde meu pai e seus amigos ostentavam os enormes bigodes na beira do rio em cada foto.

 

Infelizmente as condições financeiras a época não me permitiram acompanhá-lo, mas puder fazer viagens com ele em algumas oportunidades recentes e guardo com o maior carinho do mundo.

 

Com muita tristeza digo que já não terei mais como armazenar memórias como essas com meu velho, pois o Alzheimer veio e as condições de saúde já não permitem mais as viagens de pesca.

 

Agradeço aos amigos "mesmo que virtuais como você", por compartilhar neste espaço lembranças, informações, notícias e tudo mais que nos faz viajar (tanto para o futuro com a pescaria vindoura, quanto para o passado do meu amado pai e suas aventuras que sonhei tanto fazer).

 

Um abraço a todos e boas pescarias

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Beto Caranha disse:

Fantástica trajetória desse grupo!

 

Pra mim tudo começou quando Zuanon, customizador de iscas lá da Caterva, me avisou que havia mandado minhas iscas juntos com as de outro pescador baiano pra economizar o frete! Fiquei furioso! Não queria dividir frete e ter que incomodar alguém para pegar minhas iscas. Foi aí que ele me falou num "tal" de "Kid M" pescador da Amazônia. A minha ira com a situação virou êxtase de alegria! Eu iria conhecer alguém da Bahia que pescava na Amazônia... Havia chance então de meu sonho, que parecia tão distante, se realizar! 

Fui na sua casa Kid buscar as iscas, e você que sua imensa simpatia me apresentou vários álbuns de fotos, caixas de iscas e equipamentos amazônicos. Lembro de cada detalhe desse dia.

Passei então frequentar assiduamente "nosso" Fórum turma do Biguá, pra já aprender um pouco caso pintasse um convite. E o convite aconteceu... fazendo com que eu realizasse meu sonho! Sou eternamente grato a você! Talvez se aquele contato não tivesse acontecido, tudo teria sido diferente e eu continuaria só pescando meus robalinhos!

 

De vez em quando eu vejo alguns discursões ingênuas ou inocentes  aqui no fórum... " se é melhor o fórum tratar de pesca de lambari em barranco ou tucunaré açú com carretilha digital" ou se é melhor a marca Marine Sports ou Shimano... ou ainda se tal apresentador de pesca é melhor que outro... ou ainda sobre o surgimento do termo "midiático"... Acho tudo isso muito pequeno diante do beneficio desse fórum. Só pra exemplificar como eu aproveito os benefícios do fórum:

Acabei de retornar de uma excelente pescaria em Barcelos, com um amigo virtual daqui do FTB de cerca de 20 anos, o Odirlei Borin. Pescamos juntos em setembro e agora em Janeiro novamente, virtualmente nosso contato remota a pelo menos 2008. 

Ele já me convidou pra seu grupo e devo pescar com mais integrantes do FTB que eu só tinha contato virtualmente... Vou pescar com Rodrigo Delage, Gustavo Stringa, entre outros...

Já fui pra Brasília e o Eloy Fonseca (amigo que também conheci via FTB) foi me buscar no aeroporto, fomos para aquela fantástica festa de confraternização... me hospedei na casa do Eloy..

Mesma coisa numa pescaria na Serra da Mesa com meu amigo do peito, Cristiano Júlio. Saí daqui da Bahia pra Brasília, fomos pescar juntos, conheci sua família, sua casa...

Quero dizer com isso tudo que estou contanto, que ja aproveitei muito e continuo aproveitando da melhor forma, tudo aquilo que essa enorme familia de pescadores tem pra oferecer! E que talvez você tenha sido o start de tudo!

Muito obrigado emocionado, de seu amigo, "Beto Caranha". (apelido muito bem escolhido numa reunião pré pescaria em sua casa)

Eternamente grato!

 

p.s Não desanime nem das pescaria e nem do fórum! Continue pescando ao seu estilo, da forma que te faz feliz! Se grupo esquentar o juízo demais, retorne às origens, e vá com os irmãos pescar! Mas não pare!!!

 

É por essas e outros que digo: VALEU A PENA. palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E Kid...muito fera mesmo ter toda a história dos Mocorongos divulgada aqui pra nós.

A vida passa e as memórias se vão. Nada melhor que relembra-las em detalhes. Isso pq tenho certeza que vc tem aí todo o relato detalhado de cada uma destas aventuras.


palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens Kid , ainda sou bebe aqui no forum kk, espero algum dia poder pescar com algum de voces

forum e bem melhor que o zap, apesar do zap mais dinamico

unica coisa que sinto e que os pescadores nao fazem relatos de suas pescarias, eu acho facil , e tempo e a gente que faz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia!

 

Parabéns mestre KID!

 

Sou relativamente novo aqui como membro e posto muito pouco, mas leio regularmente os assuntos que me interessam. Hoje ao abrir aqui me deparei com seu relato e que grata surpresa o Sr. citar minha cidade, inclusive já conversei com o Sr por aqui sobre nossa região. Saiba que jamais nos sentiremos ofendidos pela sua escolha do nome MOCORONGOS, que para alguns pode parecer um pejorativo, porém, aqui é algo que nos orgulha e chamamos de forma carinhosa. Nunca desista das postagens, pois, elas nos enriquecem de conhecimentos imaginações sobre suas pescarias nos lugares que todos sonhamos ir e pescar. Moro em Santarém do Pará, e o dia que retornar aqui saiba que tem um amigo e minha casa estará de portas abertas para recebê-lo. 

 

Grande Abraço de um Fã!

 

(Um sonho um dia participar com o Sr em uma das suas aventuras pela Amazônia e aprender com o mestre)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/02/2022 em 20:12, Beto Caranha disse:

Muito obrigado emocionado, de seu amigo, "Beto Caranha". (apelido muito bem escolhido numa reunião pré pescaria em sua casa)

Eternamente grato!

p.s Não desanime nem das pescaria e nem do fórum! Continue pescando ao seu estilo, da forma que te faz feliz! Se grupo esquentar o juízo demais, retorne às origens, e vá com os irmãos pescar! Mas não pare!!!

Grande Beto Caranha, um grande amigo refinado na gastronomia... 

Você até pode pensar "estar ausente" dos Mocorongos, mas não acredito nisso, pois seu nome é falado com constância nos nossos encontros.

Lembro-me bem de sua ida lá em casa para pegar as iscas do Zuanon e o início dessa nossa amizade. Tempo de muitas realizações...

Esse ano vamos chegar a pescaria de nº 30, depois desse período de "pandemia". Depois disso, vamos ver o que acontece... seila::

Sempre muito bom ter notícias suas :drinks: 

 

Em 10/02/2022 em 23:03, Fabricio.Passos disse:

Com muita tristeza digo que já não terei mais como armazenar memórias como essas com meu velho, pois o Alzheimer veio e as condições de saúde já não permitem mais as viagens de pesca.

Agradeço aos amigos "mesmo que virtuais como você", por compartilhar neste espaço lembranças, informações, notícias e tudo mais que nos faz viajar (tanto para o futuro com a pescaria vindoura, quanto para o passado do meu amado pai e suas aventuras que sonhei tanto fazer).

Fabrício,

Aproveite as suas recordações, mesmo que sejam em quantidade menor do que as pretendidas.

Também tenho algumas melancolias de oportunidades que poderia ter se concretizado, mas "passaram"...

Minha "preocupação" (deveria dizer pretensão) é poder levar meus netos numa dessas viagens, até para que eles guardem essa experiência junto do avô.

Vamo que vamo ! :amigo: 

 

Em 11/02/2022 em 07:40, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Seu relato me fez " retornar" no início das minhas andanças por esse Brasil em busca de peixes!

Pois é Bruno,

Revendo esses Grupos, impossível não deixar de pensar nesses tempos em que as pescarias eram fartas e próximas...

Hoje o grau de dificuldade está maior, mas a alegria das pescarias permanece inalterada... e vamos conhecer o Brasil, pois vale sempre a pena ! joia:::

 

Em 11/02/2022 em 07:59, Fabrício Biguá disse:

muito fera mesmo ter toda a história dos Mocorongos divulgada aqui pra nós.

A vida passa e as memórias se vão. Nada melhor que relembra-las em detalhes. Isso pq tenho certeza que vc tem aí todo o relato detalhado de cada uma destas aventuras.

Grande Biguá,

Essa "nossa história" termina por não ter nome, mas coincidência de diversos outros grupos de amigos que pescam (o Biguá Team está para comprovar isso...)

Talvez a dos Mocorongos esteja um pouco mais explícita e compartilhada, mas na verdade essas experiências e pescarias todas se parecem e são (serão sempre) inesquecíveis

Quanto aos "Relatos", é verdade, a grande maioria dessas viagens está documentada, sendo que algumas inclusive foram compartilhadas no FTB.

Mais do que "as escritas", as lembranças geradas por cada uma delas é que permitem que os troféus (alegre::) serem prova viva de nossas alegrias, ainda que nostálgicas. :read:

 

Em 11/02/2022 em 09:21, Vagner disse:

unica coisa que sinto e que os pescadores nao fazem relatos de suas pescarias, eu acho facil , e tempo e a gente que faz

Fala Vagner,

De fato a postagem de relatos anda mais escassa no momento. Talvez seja por conta de um menor número de pescarias...

Mas concordo com você, de que postar um relato não é coisa complicada, até porque o gesto de compartilhamento faz parte da pescaria (na minha opinião)

Tempo para fazer é algo muito relativo, existindo aqueles que acreditam que "relatos" se resumem a postar fotos, enquanto outros detalham muitos dos inúmeros aspectos que envolvem uma viagem de pesca. Vai de cada pessoa...  palmas::

 

Em 11/02/2022 em 10:42, Max Xabregas disse:

deparei com seu relato e que grata surpresa o Sr. citar minha cidade, inclusive já conversei com o Sr por aqui sobre nossa região.

Grande Max,

Primeira coisa a fazer (urgentemente) é parar de me chamar de "Sr.", pois o que já está antigo passa a ser "velho"... :suicide:

Santarém sempre foi (e será) nossa (Mocorongos) referência de pesca. Alter do Chão é o lugar para o desfrute dos olhos...

O pier existente no contorno da cidade (Santarém) com os incontáveis "barcos recreio e/ou de carga" são a alegria de se ir ao lugar.

O Mascotinho (não sei se ainda resiste) era nosso point de uma gelada até o barco alugado ficar pronto para partir (nunca estava pronto por mais que fosse recomendado)

Fique certo de que em passando por aí (e desejo muito fazer isso), vamos nos encontrar e quem sabe até darmos uma pescadinha também... ::fishing 

Obrigado pela sua hospitalidade... :drinks:

 

Em 11/02/2022 em 16:09, TiWillian disse:

É por relatos assim que eu vejo o tanto que é bom fazer as viagens com pessoas que gosto.

TiWilian,

Pois é meu amigo, fazer viagens com as pessoas que se gosta é tão (ou mais) importante do que ir pescar

Sempre fui cauteloso na montagem dos Grupos por conta da preservação desse clima participativo dos integrantes.

Grande parte do nosso sucesso nas pescarias (terem se tornado inesquecíveis) deve-se a essa conscientização dos participantes.

Brincadeiras sempre, mas acima de tudo o desejo de que tudo seja algo compartilhado - principalmente nos resultados. :amigo:alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

uma das melhores postagens do fórum nos ultimos tempos...

Amigo Cristiano:amigo:

Obrigado pelo comentário, mas não chega a tanto...

Me parece que o fato de haver uma sequência de atividades de um mesmo Grupo possa ter lhe passado essa sensação.

Já postei também diversos relatos (quase sempre muito mais longos do que deveriam ser) aqui no FTB, sempre apreciados e adequados à época.

Hoje não existe mais (aparentemente) o desejo de compartilhar o "entorno" de uma pescaria. Preparativos, dificuldades, emoções, etc... lingua2:: :wild:

Com a facilidade gerada nas câmeras digitais, o que era para ser "relembrado" passou a ser virtualmente registrado em imagens...

A "pressa" se tornou presente até mesmo no escrever "relatos de pesca".

Precisamos ir nos adequando aos "NOVOS TEMPOS", mesmo que estes representem (para alguns de nós) um pouco de regressão... (faz parte)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kid M disse:

Amigo Cristiano:amigo:

Obrigado pelo comentário, mas não chega a tanto...

Me parece que o fato de haver uma sequência de atividades de um mesmo Grupo possa ter lhe passado essa sensação.

Já postei também diversos relatos (quase sempre muito mais longos do que deveriam ser) aqui no FTB, sempre apreciados e adequados à época.

Hoje não existe mais (aparentemente) o desejo de compartilhar o "entorno" de uma pescaria. Preparativos, dificuldades, emoções, etc... lingua2:: :wild:

Com a facilidade gerada nas câmeras digitais, o que era para ser "relembrado" passou a ser virtualmente registrado em imagens...

A "pressa" se tornou presente até mesmo no escrever "relatos de pesca".

Precisamos ir nos adequando aos "NOVOS TEMPOS", mesmo que estes representem (para alguns de nós) um pouco de regressão... (faz parte)

Precisamos ir nos adequando aos "NOVOS TEMPOS",...

Precisar se adequar,realmente precisamos...Mas não serve 100% pra mim...Vou manter alguns costumes e gostos comigo e deixar de acrescentar algumas "novas maneiras" enquanto eu respirar kkkk...Por isso e por outros,acho sensacional esses relatos saudosistas e que falam da pesca muitas vezes na sua maneira mais simples....MODERNIDADE DEMAIS TO FORA KKKK...Quero é continuar vivendo e revivendo momentos como esse que você transmitiu aqui...Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Francisco Franco disse:

o prazer de participar do grupo de 2017

Grande Francisco,

Cadê você meu amigo ! :drinks:

Saudades das pessoas desse Grupo de 2017, já que a pescaria foi terrível ! :wild:

Mais uma vez comprovando que o que vale mesmo, é estar lá buscando pela alegria... :amigo:::fishing joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...