Ir para conteúdo

Qual a maneira correta de "processar" um peixe para alimentação?


Visitante

Posts Recomendados

https://www.youtube.com/watch?v=E0IVwO6WUPo

 

"Parece que muitas das pessoas comentando aqui não têm ideia do que esse homem está fazendo. Este homem está demonstrando um processo comumente conhecido como "ikejime" e destina-se a matar os peixes rapidamente e melhorar a qualidade da carne. No2:17, o homem enfia uma picareta no cérebro do peixe que, se feito corretamente, deve matar instantaneamente o peixe, destruindo seu cérebro. Nesse ponto, o peixe não deve mais estar consciente. No entanto, os reflexos da medula espinhal ainda podem ocorrer, o que você costuma ver naqueles vídeos de corpos de peixes decapitados batendo ao redor. Esses reflexos inconscientes consomem trifosfato de adenosina (ATP) e levam à formação de ácido lático que levaria a uma deterioração da qualidade da carne. É por isso que em3:07ele insere um fio e o alimenta para destruir os nervos restantes na medula espinhal, evitando assim que ocorram mais reflexos. Isso permite que o ATP fermente em aminoácidos ao longo do tempo, o que permite que o peixe desenvolva um sabor umami. Este método é considerado a maneira mais humana de matar peixes quando feito corretamente e foi endossado por organizações como Vox e a RSPCA australiana. Se você acha que a maneira como ele o matou é "cruel" ou "brutal", você provavelmente não deveria estar comendo peixe, pois eles provavelmente sofreram um destino muito pior (por exemplo, sendo deixados para sufocar no ar depois de serem pescados). Dito isto, o peixe não deveria ter ficado fora da água por muito tempo como no início."

 

2) Ou colocar o peixe na água com gelo para que os vermes não vão para a cane?

 

3) Os dois processos anteriores?

 

4) O sabor melhora? Peixes de água doce ou salgada? Esta é a grande questão.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Betho disse:

😀

 

11 horas atrás, Betho disse:

https://www.youtube.com/watch?v=E0IVwO6WUPo

 

"Parece que muitas das pessoas comentando aqui não têm ideia do que esse homem está fazendo. Este homem está demonstrando um processo comumente conhecido como "ikejime" e destina-se a matar os peixes rapidamente e melhorar a qualidade da carne. No2:17, o homem enfia uma picareta no cérebro do peixe que, se feito corretamente, deve matar instantaneamente 

Por um momento achei que tinha entrado no fórum errado😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando pretendo comer o Peixe, sempre que possível, mando direto pro gelo. Prático, fácil, eficaz. 
 

Os vermes não irem para a carne é muito mais importante do que um suposto sofrimento de Peixe. E esse processo não é nada prático em uma pescaria esportiva, quando vamos apenas nos divertir e matar um ou dois peixes para alimentação. 
 

Eu sou um defensor da saúde dos animais, na medida em que, sempre que ao meu alcance, tento causar o menor dano ao ambiente deles e também aos indivíduos que uso para me divertir no meu esporte, enquanto eles lutam pela própria vida.
 

Sim, porque essa é a realidade sem hipocrisia, utilizamos mesmo os animais, seja para produzir algo, para nossa alimentação, e não podemos dizer que não os utilizamos para nos divertir. 
 

Fiz questão de pontuar positivamente o post porque, do ponto de vista de qualidade da carne, acho fantástico poder interromper os processos que a deterioram em sabor. 
 

Quanto ao sofrimento do animal a ser comido, não é sequer um argumento válido, visto que você que está lendo não pode continuar vivo sem que uma grande quantidade de animais estejam sofrendo neste exato momento, isto é absolutamente impossível, sempre foi e, provavelmente, sempre será. 
 

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazem anos que não mato peixe algum, mas quando era matador, eu ja abria a barriga, limpava tudo e deixava de molho o peixe na agua e limão...kkkkkk

 

eu gostava.kkkkkkkkkkkkk

 

agora filé de tilapia, ou peixe de mar comprado na feira.

 

abçrs moçada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2022 em 16:34, Adalberto Magrao disse:

Fazem anos que não mato peixe algum, mas quando era matador, eu ja abria a barriga, limpava tudo e deixava de molho o peixe na agua e limão...kkkkkk

 

eu gostava.kkkkkkkkkkkkk

 

agora filé de tilapia, ou peixe de mar comprado na feira.

 

abçrs moçada.

A Tilápia já vi comc erteza a melhor técnica, não acredito que possa existir outra melhor,  fazem dois anos, o camarada, que não parecia muito camarada... até fiquei com receio... segurou a tilapia recem pescada, passou a faca somente no filè, nem chegou na barriga, virou do outro lado, passou a faca novamente e retirou outro filé com couro, na faca dele tinha um tipo "prego grande" que ele enrolava o corou e saia puxando deixando o filè limpinho e já salgava, é uma faca da marca Bianchi que abre garrafa, lata de sardinha, etc de 1960, de cabo branco com desenhos de patos e outros animais que não me lembro. Juro que nunca tinha visto tanta destresa, ele segura a tilapia de cabeça, ombro para baixo, ela nems e mexe, e vai limpando uma atrás outra após pesca-las.

 

Legado Antiguidades

 

Esta é da Tramontina. Chamada de faca "praiana" O Cabo era branco e os desenhos era no cabo e nao na lámina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/02/2022 em 10:28, Marcel Werner disse:

Quando pretendo comer o Peixe, sempre que possível, mando direto pro gelo. Prático, fácil, eficaz. 
 

Os vermes não irem para a carne é muito mais importante do que um suposto sofrimento de Peixe. E esse processo não é nada prático em uma pescaria esportiva, quando vamos apenas nos divertir e matar um ou dois peixes para alimentação. 
 

Eu sou um defensor da saúde dos animais, na medida em que, sempre que ao meu alcance, tento causar o menor dano ao ambiente deles e também aos indivíduos que uso para me divertir no meu esporte, enquanto eles lutam pela própria vida.
 

Sim, porque essa é a realidade sem hipocrisia, utilizamos mesmo os animais, seja para produzir algo, para nossa alimentação, e não podemos dizer que não os utilizamos para nos divertir. 
 

Fiz questão de pontuar positivamente o post porque, do ponto de vista de qualidade da carne, acho fantástico poder interromper os processos que a deterioram em sabor. 
 

Quanto ao sofrimento do animal a ser comido, não é sequer um argumento válido, visto que você que está lendo não pode continuar vivo sem que uma grande quantidade de animais estejam sofrendo neste exato momento, isto é absolutamente impossível, sempre foi e, provavelmente, sempre será. 
 

Abraços a todos!

 

"Ganhei" muitos peixes que "voltavam"  do Rio de Janeiro, o motorista, que vinha do Nordeste e Bahia com caminhões refrigerados,  me falava que quando chegava nos restaurantes  "chiques", havia uma grande tampa de inox com água quente a morna, se o peixe "envergasse", ele não servia para consumo dos grafinos, então eles voltavam...e  muitos deste iam para nossa panela, nunca percebi tal diferença de gosto dos peixes daqui perto do mar... mas também nunca fui lá nos restaurantes de angra e buzios para saber mesmo se isto é verdade... estranho tudo isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...