Ir para conteúdo

Preparação da Pescaria # 3


Posts Recomendados

E as iscas artificiais, será que tem alguma lógica nas escolhas ? lingua2::

Pescador - via de regra - sempre acha que a que seria a isca campeã é justamente aquela que foi deixada para trás... (às vezes acontece).

Novamente a questão principal não é "exibir a coleção" que muitos de nós acaba tendo pela compulsão de comprar cores, formatos, marcas, etc...

A questão básica é procurar saber o que acontece onde se vai pescar e saber quais as iscas que funcionam bem no local. Não é difícil saber...

Mas vamos partir do local "novo", onde não há como saber se alguém já foi, como deve ser o procedimento a ser adotado ?

Basicamente não se pesca (efetivamente) com mais de 10/15 modelos/cores de isca ! Calma, pois não estou dizendo para ficar nisso... estou me referindo que a principal busca no local é saber "no que o peixe está pegando", para então concentrar o padrão de arremessos com determinada cor, formato, tamanho, etc... Desconheço o pescador que deixe de usar algo que está funcionando para buscar algo que possa funcionar... é da "fominhagem nata" dos pescadores (uma grande maioria) em adotar o famoso "não se mexe em time que está acertando" !

Se houvesse a determinação de levar tão somente 15 iscas (isso é só uma hipótese...) que iscas deveriam ser levadas ? É um ótimo exercício !

Iscas de superfície arrow:: são as mais apreciadas pelos pescadores, já que retratam ataques com explosão que tiram qualquer fôlego do pescador.

Direto ao ponto (tem tantas opções que é difícil raciocinar), as de nado errático (zaras) são indiscutíveis pois atraem os diversos predadores, principalmente quando estes estão caçando seus alimentos. Marcas, tamanhos e cores são opcionais de cada pescador... 

Outro tipo de isca que tem que existir são as poppers, cuja característica de trabalho na água (gerar bolhas à frente quando tracionadas) é muito apreciada naqueles locais mais serenos em que podem ser lançadas (novamente, escolha aquela que lhe parecer mais adequado), pois o que funciona (sempre) é sua crença de que essa isca vai atrair seu troféu... (e o ataque é igual - ou melhor - que o feito na zara).

Também o "stick", que é uma isca de superfície (parece com as zaras) tem uma ação que estimula o peixe a atacar, assumindo uma posição perpendicular ao nível da água (fica em pé) simulando uma presa em dificuldades...

Iscas de hélice arrow:: para algumas espécies, principalmente os tucunarés, são as iscas que mais "irritam" esses predadores, até por serem repetidamente lançados em mesmos pontos, gerando um rastro de borbulhas e uma vibração intensa que nos sugestiona ser algo que mais do que atrai os peixes, se tornando quase que um hábito para determinado tipo de pescadores (refiro-me daqueles que pescam com hélices invariavelmente até 90% do tempo - conheço diversos). Cor e tamanho vai de cada um, embora (reconheço) existam algumas dessas iscas já testadas (com muito sucesso) que facilitam as "dúvidas" dos que pretendem tê-las (infelizmente tem um custo elevado por serem estrangeiras)  

Iscas de sub superfície arrow:: Muitas são as vezes que há dificuldade do peixe subir para atacar uma isca na superfície, mas se torna irresistivelmente atrativa quando estiver nadando há um palmo (ou um pouco mais de profundidade). Também chamadas de "twitch bait", essas iscas são verdadeiros "coringas" em qualquer ocasião. Atenção pois não têm o mesmo trabalho das iscas de meia água e diferem destas de forma acentuada. Acredito que todos os fabricantes tenham sua versão delas, cada um com aquilo que considera mais eficiente. Avalie aquela em que acreditar ser a melhor e trabalhe a isca pois os resultados irão aparecer::fishing

Iscas de meia água arrow:: São as mais conhecidas de qualquer pescador, principalmente os "iniciantes", ainda sem as "manhas" de fazer com que as iscas trabalhem na atração dos predadores. Trabalham submersas (como já diz o nome) e se tornam uma opção sempre adequada para ser usada após um rebojo sem retorno. Particularmente prefiro as de um tamanho um pouco maior, haja visto que em baixo d'água a atração de uma isca de maior porte podem gerar maior visibilidade, tremor, brilho, ou seja lá o que for que atraia os peixes. Nem adianta falar de cores, tamanhos, formatos e barulhos (chocoalhos), pois tem para todos os gostos e expectativas.

Iscas de fundo arrow:: Naturalmente existem os plugs de barbela longa para forçar as isca para baixo, sendo algumas efetivas nos resultados alcançados, embora veja como crescente a enorme aceitação os jigs de fundo, sejam eles feitos de "peninhas", "xuxinhas", de plásticos (shads) e coisas do tipo. O papel da grande maioria desse tipo de isca é propiciar na visão dos predadores a "surpresa" de encontrar uma presa "dando sopa" em profundidade (via de regra, a defesa dos pequenos peixes está em buscar abrigo nas águas rasas de difícil acesso aos seus predadores). Podem ser trabalhadas de forma a parecerem presas em fuga (recolhimento contínuo) ou até mesmo procurando alimentos no fundo (sobe e desce na ponta de vara).

 

Claro que ficaram muitas outras opções sem terem sido mencionadas (é assim mesmo), mas gostaria de retornar ao início desse tópico e perguntar se é possível ficar nas 10 / 15 iscas ? Não se surpreenda se conseguir atingir esse número mágico (mas não se cobre por isso até chegar aos 30 anos de pesca... pelo menos)  :drinks:       

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil Kid!! Confesso que sou um daqueles colecionadores compulsivos de isca, sendo que a grande maioria sequer é utilizada com frequência, e algumas apenas uma vez! Já reduzi muito a quantidade que levo nas pescarias, mas mesmo assim ainda considero exagero. Atualmente levo 5 estojos com plugs e 1 com jigs/shad/Spinner. 

15 iscas seria um número mágico! Mas p mim ainda é algo impossível de ser atingido!!😁😁😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Bah, grande Kid....

Creio que poderia tentar pescar só com 15 iscas! Tirando a Amazônia, já tenho selecionado um time de 10 iscas, mais algumas muito pequenas (de metal)  inclusive os tais micro jigs que nas pescarias de praia são um sucesso absoluto! Vou tentar em maio no Rio Cristalino e depois eu conto. Tenho uma, minúscula (de metal), que faz muito sucesso no lago Guri na Venezuela que vou testar por aqui!

Chamo a atenção para a coloração da "barriga" das iscas e, para mim, as de maior sucesso (comprovado) não importando o tipo de trabalho são aquelas que tem a "barriga" pintada de laranja. Não posso deixar de citar que, nos horários de sol a pino (onde a gente pega os grandes),  é importante usar as translúcidas e até as totalmente sem cor porque pegam meeesmmo !!

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Bruno Rodrigo Nogueira disse:

Confesso que sou um daqueles colecionadores compulsivos de isca

Grande Bruno,

É assim mesmo ! Também possuo uma grande coleção de iscas artificiais, muitas das quais nem nas caixas de pesca entraram... :good:

Hoje em dia, mesmo com comedimento, tem horas que é difícil não aumentar os estoques (e haja justificativas para isso...). 😎

O "número 15" é mais uma "provocação", embora saibamos que será difícil mudar as iscas que funcionam na pescaria... lingua2::

Sou cada vez mais partidário em ter menos variações e mais "repetições", até por conta de eventuais perdas...  joia:::

Já teve um época em que levava 8 caixas Plano cheias de iscas, mas a a maioria ia passear sem qualquer uso (sequer "banho"). seila::

 

2 horas atrás, JCKruel disse:

Creio que poderia tentar pescar só com 15 iscas!

Amigo JCK,

Com o tempo conseguimos escolher "as prediletas" e acreditar que irão funcionar com base nas nossas crenças...

Estou me reprimindo a levar só uma caixa de pesca Plano, mas não tem sido coisa simples (reconheço:choquei:

Depois que chamou atenção do padrão laranja na barriga das iscas, lhe confesso ter observado algo neste sentido... ::fish2

Dentre as minhas escolhas, tem umas duas com barrigas laranjas, mas gosto mesmo das transparentes, osso e "red head" 

A mística do horário de pesca já foi substituída, passando a ser "enquanto tiver claridade, e/ou sol" ! ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Adalberto Magrao disse:

Eu sou totalmente doido..e não aprendo.

Levo uma quantidade absurda de iscas..kkkkkklllll

 

E parece que sempre.falta alguma. ....

 

🤪🤣🤪🤣🤪🤣🤪🤪🤪🤣

Sou como você levo o que cabe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Adalberto Magrao disse:

Eu sou totalmente doido...e não aprendo.

Levo uma quantidade absurda de iscas..kkkkkklllll

E parece que sempre falta alguma. ....

Magrão,

Essa é a compulsividade da maioria dos pescadores que usam iscas artificiais... quanto mais levam, mas ficam com a percepção de que faltam algumas... lingua2::

 

11 horas atrás, Arthur Perrucci Junior disse:

Sou como você levo o que cabe!

Arthur,

Quando espaço na bagagem não for um fator limitante, não haverá problemas... :good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kid M disse:

Magrão,

Essa é a compulsividade da maioria dos pescadores que usam iscas artificiais... quanto mais levam, mas ficam com a percepção de que faltam algumas... lingua2::

 

Arthur,

Quando espaço na bagagem não for um fator limitante, não haverá problemas... :good:

Kid no meu caso o limitador sempre é o peso máximo permitido e algumas vezes busco espaço com os companheiros do grupo já que sou "fornecedor" de vários itens para muitos deles! Após estudar o lugar e o/os peixe/s a ser/em pescado/s eu começo a separar a tralha para pesca propriamente dita. Depois itens de segurança e primeiros socorros e finalmente dependendo da situação itens básicos de sobrevivência, caso precise pernoitar no lugar. E claro depois disso sempre tenho excesso de peso e começo a retirar seguindo critérios pessoais de prioridade às tralhas desnecessárias. Quase sempre com dor no coração! Ótimas pescarias a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Luiz Lazzari disse:

Quando a paixão  de pescar é  forte,  a gente  tem compulsão  em  acumular tralhas, porque nos  proporciona  a sensação  de estar pescando. 

Pois é Luiz, acredito que tem um pouco disso sim ! 

Precisamos nos conter nessas "compras", até por conta de outras prioridades.

 

Falar nisso, por que não posta (no Perfil) sua cidade e Estado::thanks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...