Ir para conteúdo

Vara para pesca no Araguaia


PierreRM

Posts Recomendados

Bom dia galera, tenho pesquisado bastante sobre varas pra pesca pesada aqui no fórum, especificamente pro Araguaia, mas muito dos tópicos são meio antigos, gostaria de saber quais são as varas recomendadas hoje em dia, tenho uma tekota 700 e uma penn squall 50ld, as varas que estou de olho no momento são a trevala 5'8” 80-200lb e a crazzy eddy da lumis 6'6" 120-200lb, estou meio inclinado pela trevala pelo tamanho dela(meu porta varas é de 1,90), gostaria da opinião de vocês e se tiver outra recomendação, cheguei a dar uma olhada também na lumis real power 1,80 120lbstar river combat 6'0" 1,80m 180lbs mas essa já não conheço muito, desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, PierreRM disse:

Bom dia galera, tenho pesquisado bastante sobre varas pra pesca pesada aqui no fórum, especificamente pro Araguaia, mas muito dos tópicos são meio antigos, gostaria de saber quais são as varas recomendadas hoje em dia, tenho uma tekota 700 e uma penn squall 50ld, as varas que estou de olho no momento são a trevala 5'8” 80-200lb e a crazzy eddy da lumis 6'6" 120-200lb, estou meio inclinado pela trevala pelo tamanho dela(meu porta varas é de 1,90), gostaria da opinião de vocês e se tiver outra recomendação, cheguei a dar uma olhada também na lumis real power 1,80 120lbstar river combat 6'0" 1,80m 180lbs mas essa já não conheço muito, desde já obrigado.

Giant cat fish 80 -120 libras é top.

Vai na fé que é excelente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, PierreRM disse:

Bom dia galera, tenho pesquisado bastante sobre varas pra pesca pesada aqui no fórum, especificamente pro Araguaia, mas muito dos tópicos são meio antigos, gostaria de saber quais são as varas recomendadas hoje em dia, tenho uma tekota 700 e uma penn squall 50ld, as varas que estou de olho no momento são a trevala 5'8” 80-200lb e a crazzy eddy da lumis 6'6" 120-200lb, estou meio inclinado pela trevala pelo tamanho dela(meu porta varas é de 1,90), gostaria da opinião de vocês e se tiver outra recomendação, cheguei a dar uma olhada também na lumis real power 1,80 120lbstar river combat 6'0" 1,80m 180lbs mas essa já não conheço muito, desde já obrigado.

Boa tarde amigo!

 

Então, eu tenho 3 conjuntos pesado que uso sempre no Araguaia... Tenho uma Crotallus da Saint 60-120lbs, uma Real Power da Lumis 80-160lbs e uma que uso pra Pirarara que é a Celta modelo Araguaia de 65-135lbs. Eu to querendo comprar uma Crazzy Eddy, vi uma em uma loja de pesca em BH e fiquei doido pra comprar. Tanto ela quanto a Trevalla vão te atender muito bem.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/04/2022 em 09:21, PierreRM disse:

Bom dia galera, tenho pesquisado bastante sobre varas pra pesca pesada aqui no fórum, especificamente pro Araguaia, mas muito dos tópicos são meio antigos, gostaria de saber quais são as varas recomendadas hoje em dia, tenho uma tekota 700 e uma penn squall 50ld, as varas que estou de olho no momento são a trevala 5'8” 80-200lb e a crazzy eddy da lumis 6'6" 120-200lb, estou meio inclinado pela trevala pelo tamanho dela(meu porta varas é de 1,90), gostaria da opinião de vocês e se tiver outra recomendação, cheguei a dar uma olhada também na lumis real power 1,80 120lbstar river combat 6'0" 1,80m 180lbs mas essa já não conheço muito, desde já obrigado.

uso a Giant da marine sports , meu pai uma  de 80libras da ms tambem, e nos atende bem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/04/2022 em 09:21, PierreRM disse:

Bom dia galera, tenho pesquisado bastante sobre varas pra pesca pesada aqui no fórum, especificamente pro Araguaia, mas muito dos tópicos são meio antigos, gostaria de saber quais são as varas recomendadas hoje em dia, tenho uma tekota 700 e uma penn squall 50ld, as varas que estou de olho no momento são a trevala 5'8” 80-200lb e a crazzy eddy da lumis 6'6" 120-200lb, estou meio inclinado pela trevala pelo tamanho dela(meu porta varas é de 1,90), gostaria da opinião de vocês e se tiver outra recomendação, cheguei a dar uma olhada também na lumis real power 1,80 120lbstar river combat 6'0" 1,80m 180lbs mas essa já não conheço muito, desde já obrigado.

 

Pierre, pesquisei muiiito sobre varas pesadas para minha pescaria no Teles Pires mês passado e segue um pouquinho das minhas principais conclusões:

  • Trevala: Muiiitos casos de quebra, vara ainda famosa por ser Shimano e facilidade de ser encontrada
  • Terez: Baita vara, é das que possui melhor ação e tem ótimo reel seat 
  • Crazy Eddy: Bom custo beneficio
  • Varas Penn: Todas muito boas porém dificeis de serem encontradas dado o cenário de importação
  • Evolution GT2 80lb: Pessoal da PennRaiba me indicou e gostei muiiito da vara, você os 80lb e pensa que a vara é fraca, mas tem potencia de uma vara 100/120lb. Bem forte e boa ação
  • Giant CatFish: Realmente muito forte mas ação muito limitada, é praticamente um cabo de vassoura

Dito isso, eliminaria Trevala pelas quebras e Giant CatFish pela ação do Blank. Focaria em Varas Penn, Crazy Eddy, Evolution GT2 80lb e Terez. Se orçamento não é uma restrição, vai de Terez e seja feliz!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa opção se encontrar é a Pesca Brasil millenium, eu tenho uma 1.90  , 80lbs,  é parruda , não é um toco e bons componentes e não era cara.   Lumis real power é um toco,  tenho em casa tb, não gostei muito não. A Maruri lançou umas recentes, comprei uma pra pescar no Xingu esse ano,  modelo top carbon, carbono sólido   com componentes todos fuji ,  adquiri uma de 60lbs,  achei a principio melhor que as evolution da marine

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 12/04/2022 em 09:21, PierreRM disse:

Bom dia galera, tenho pesquisado bastante sobre varas pra pesca pesada aqui no fórum, especificamente pro Araguaia, mas muito dos tópicos são meio antigos, gostaria de saber quais são as varas recomendadas hoje em dia, tenho uma tekota 700 e uma penn squall 50ld, as varas que estou de olho no momento são a trevala 5'8” 80-200lb e a crazzy eddy da lumis 6'6" 120-200lb, estou meio inclinado pela trevala pelo tamanho dela(meu porta varas é de 1,90), gostaria da opinião de vocês e se tiver outra recomendação, cheguei a dar uma olhada também na lumis real power 1,80 120lbstar river combat 6'0" 1,80m 180lbs mas essa já não conheço muito, desde já obrigado.

Olá Pierre.

 

Bom dia, como vai ?

 

Acredito que para podermos indicar uma vara para você, temos que primeiro analisar os equipamentos que você já possui, para assim, indicarmos conjuntos que fiquem mais balanceados.

 

Capacidade de linha: Tekota 700 - 320 metros de 0,50mm - utilizando 0,90mm fica com capacidade de 98 metros - 845 gramas.

                                   Penn Squall 50LD - 175 metros de 0,90mm - 805 gramas

*logo, se o foco for as grandes Piraíbas, você precisará utilizar cama de multifilamento. Indico uma linha de boa qualidade, 4x, a patir de 80lbs, ok ?!

 

Ao analisar suas carretilhas, podemos ver que varas como a Star River Combat ou algo similar, irá desiquilibrar o conjunto, pois ficaria com uma vara extra pesada e uma carretilha média. A não ser que você tenha em seu projeto a compra de uma carretilha maior, temos que pensar em uma vara mais compatível.

 

Eu evito comprar varas de pesca pela internet, sem antes ao menos pegar o equipamento em mãos. Logo, para indicar uma vara ao seu gosto, precisamos saber o tipo de ação e potência que você gosta em um equipamento. Vou colocar abaixo um esqueminha que fiz e você nos fala qual curte mais, ok ?!

 

Abraços.

 

Partes da Vara.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PierreRM disse:

Bom dia galera, obrigado pelas respostas, me caiu em mãos a oportunidade de pegar essa vara da penn, Penn Carnage2 60-130lb, porém ela é de jigging, fico com essa duvida, será que ela da conta pra brincar no araguaia?

522a4e14-5c00-4512-b0b3-72fb4369ed21.jpg

Pierre,por ser de pesca vertical,a ação dela não é mais lenta???

Para o Araguaia como você vai estar com bastante linha na água e provavelmente de nylon, vai precisar de uma ação um pouco mais rápida pra confirmar bem as fisgadas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, PierreRM disse:

então, to pensando em usar ela pra pirarara e pegar alguma parruda mais em conta pras piraíbas

Se você tiver condições,aí é melhor mesmo...é que eu como não tenho dinheiro kkkk,uso todo ano o mesmo conjunto tanto pra pirarara como pra piraíba.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/04/2022 em 13:43, Fabiano Silva disse:

Boa tarde amigo!

 

Então, eu tenho 3 conjuntos pesado que uso sempre no Araguaia... Tenho uma Crotallus da Saint 60-120lbs, uma Real Power da Lumis 80-160lbs e uma que uso pra Pirarara que é a Celta modelo Araguaia de 65-135lbs. Eu to querendo comprar uma Crazzy Eddy, vi uma em uma loja de pesca em BH e fiquei doido pra comprar. Tanto ela quanto a Trevalla vão te atender muito bem.

 

Abraço.

Você recomenda essa  Celta Araguaia 65-135lbs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, PierreRM disse:

Você recomenda essa  Celta Araguaia 65-135lbs?

Infelizmente não conheço essa vara e não posso opiniar,mas aproveitando então,vou lhe passar o que uso a mais de 10 anos lá e com sucesso:

GIANT CAT FISH 120LB e uma vara que não se encontra mais em lugar nenhum (se achar pode comprar) que é a JAGUAR DE 60-80LB da ALBATROZ FISHING,que já parou de fabricar a muito tempo. Mas olha,com ambas as varas já passei muitos bons minutos travando verdadeiras guerras com pirararas de mais de 35kg enroscadas nas pauleiras do Araguaia..Só quem já enroscou algumas sabe como é kkkk...Você esforça o equipamento ao máximo,principalmente a vara,pois o barco fica o tempo todo em movimento tentando achar a melhor maneira de desenroscar, e você tem que estar muitas vezes forçando também pra conseguir tirar o peixe da tranqueira...E com ambas as varas sempre tive sucesso...Como eu disse,10 anos de uso e nunca tive problemas (até hoje).

Essas 2 varas são verdadeiros cabos de guatambu,e apesar da JAGUAR ser ocada,sempre resistiu tanto quanto a GIANT que é de carbono inteiriço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Infelizmente não conheço essa vara e não posso opiniar,mas aproveitando então,vou lhe passar o que uso a mais de 10 anos lá e com sucesso:

GIANT CAT FISH 120LB e uma vara que não se encontra mais em lugar nenhum (se achar pode comprar) que é a JAGUAR DE 60-80LB da ALBATROZ FISHING,que já parou de fabricar a muito tempo. Mas olha,com ambas as varas já passei muitos bons minutos travando verdadeiras guerras com pirararas de mais de 35kg enroscadas nas pauleiras do Araguaia..Só quem já enroscou algumas sabe como é kkkk...Você esforça o equipamento ao máximo,principalmente a vara,pois o barco fica o tempo todo em movimento tentando achar a melhor maneira de desenroscar, e você tem que estar muitas vezes forçando também pra conseguir tirar o peixe da tranqueira...E com ambas as varas sempre tive sucesso...Como eu disse,10 anos de uso e nunca tive problemas (até hoje).

Essas 2 varas são verdadeiros cabos de guatambu,e apesar da JAGUAR ser ocada,sempre resistiu tanto quanto a GIANT que é de carbono inteiriço.

Pior que eu achei essa jaguar 6’0 60/80lb da albatroz, tava na duvida pela libragem, então ela aguenta mesmo?

F3BB687B-5177-4FFD-B5DC-4598A0601CE0.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PierreRM disse:

Pior que eu achei essa jaguar 6’0 60/80lb da albatroz, tava na duvida pela libragem, então ela aguenta mesmo?

F3BB687B-5177-4FFD-B5DC-4598A0601CE0.jpeg

Aguenta sim...Se preferir, tinha dela também de 80 a 100lb...

Já que achou essa, pesquisa a de 100lb também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PierreRM disse:

achei uma jaguar 80-100lb, vou nela então, obrigado!

Vara sacudida sim...A única desvantagem dela em relação a outras é o peso...Um pouco mais pesada,mas nada que atrapalhe,visto que você vai pescar quase o tempo todo com ela no secretário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...