Ir para conteúdo

Canavieiras 3 e 4/2 - Wahoo, xaréus, OBs, cavalas e cia


Posts Recomendados

Para quem leu o primeiro relato e ficou com curiosidade sobre o principal, aqui vai.

Contando um pouco da viagem...

Para quem me conhece sabe que eu nunca fui fã de pescaria em mar aliás, nunca tive vontade de experimentar uma pescaria em alta mar, mas isto começou a mudar depois que li vários relatos de pesca do Tuba e do Mauro. As fotos lindas do local, os peixes esportivos e os relatos emocionantes começaram a despertar uma vontade louca e incontrolável de conhecer o local mas faltava uma oportunidade. Com férias marcadas para final de Janeiro com o propósito de viajar com a família não via nenhuma chance de ir até lá num curto espaço de tempo.

A viagem com a família começou a minguar pois conseguir o visto americano estava levando três meses de espera e confirmar uma viagem com a família sem saber se teríamos o visto a tempo seria muito arriscado. Primeiro problema resolvido, resolvemos mudar a viagem para Julho mas tinha outro problema, faltava a coragem para viajar sozinho numa pescaria pois sempre tinha ido em grupos. Cheguei a cogitar ir para algum local mais perto como passar alguns dias em algum pesqueiro em SP. Devido a um problema de saúde que tive em 2007 e que me custou uma viagem para o Araguaia (tive que sofrer uma cirurgia alguns dias antes da viagem), minha esposa sempre torcia o nariz quando falava que ia pescar, principalmente se fosse sozinho mas ela nunca se opôs. Tocar no assunto trazia na mente dela as lembranças dos vários problemas que tivemos (Julho de 2005 ? mãe internada na véspera da viagem para o Araguaia; Julho de 2006 ? pai internado na volta do Araguaia; Julho de 2007 ? minha cirurgia alguns dias antes de ir para o Araguaia) ou seja, por mais que fosse coincidência, falar em pescaria em casa só trazia nervosismo para ela mas, mesmo assim, sempre fui pescar.

Sempre freqüentei fóruns de discussão sobre pesca e comecei a ver alguns relatos sobre Canavieiras. Como não era fã de pescaria em mar, via aquilo sem muita atenção mas vendo cada vez mais relatos a coisa mudou completamente. Fiquei com tanta vontade que cancelei uma reserva num pesqueiro em SP e decidi que iria de qualquer forma, mesmo que sozinho. Liguei para o Mauro do Bahia Pesca Esportiva e consegui uma reserva para dois dias de pescaria, até este momento estava indo sozinho. No mesmo momento reservei o avião e comecei a contar os minutos.

Faltando menos de duas semanas para a pescaria, contei para o meu pai que ia para a Bahia atrás dos Marlins. Como ele mantém uma coleção de revistas de pesca, vasculhei tudo e li várias reportagens sobre o local ou sobre pescarias no mar. Claro que meu pai ficou com água na boca e, para ajudar mais ainda, a passagem da TAM havia caído de preço e estava uns 40% mais barato do que eu havia pago uns dois dias atrás. Apesar de eu ter ficado p... da vida de ter pago mais caro aquilo era uma oportunidade para meu pai ir e gastar menos porém ele ainda teria que negociar com o dono da empresa onde ele trabalha uma ausência de uma semana.

Na segunda-feira 26 de Janeiro a expectativa era grande de receber uma confirmação do meu pai porém o chefe, por ter voltado de férias naquele dia, ficou o tempo todo em reunião. Na terça a mesma coisa. Eu já estava preocupado pois sabia que a qualquer momento não encontraria mais passagens para o mesmo vôo. Na quarta pela manhã meu pai ligou dizendo que estava liberado e que poderia comprar a passagem. Por sorte comprei a última passagem no vôo que eu havia escolhido (o único sem escalas de SP para Ilhéus). Claro que o preço já havia aumentado quando fui comprar. Estava muito contente não só por ir até Canavieiras mas por ter mais uma vez a oportunidade de pescar com quem me ensinou a amar a pesca desde pequeno quando ainda pescava tilápias na represa Billings, meu pai.

Como um bom marinheiro de primeira viagem, liguei várias vezes para o Mauro (como eu enchi o saco dele!). O Mauro foi super atencioso em todas as vezes ? show!!! Também tinha a preocupação de passar mal pois nunca havia pescado em mar. Entrei nos fóruns e procurei algum tópico onde isto tivesse sido discutido. Encontrei um tópico onde discutiam qual remédio era melhor. Fiz uma lista de uns seis ou sete nomes diferentes e levei para minha esposa que é farmacêutica. Claro que tive que ouvir que não era correto auto-medicação mas resolvi comprar o Dramim e tomar um para ver se não dava sono. Fiquei o dia todo baqueado no sofá. Resolvi então mudar para o Strugeron e fiz novamente o teste mas o burro aqui comprou a maior dose. Também tive muito sono mas resolvi ir com este mesmo.

No Domingo preparei minha mala mas algo estava diferente. Sempre fui acostumado a viajar e levar mais de 12 quilos só de equipamento (fora o tubo de pesca) e sempre tive problema de excesso de bagagem. Desta vez não precisaria levar nada além da roupa do corpo. Que mordomia!!!

Na Segunda ao meio-dia chegamos em Ilhéus e o Mauro já havia enviado uma pessoa para nos buscar no aeroporto. A ida até Canavieiras é rápida e o caminho de 110 kilometros passa rápido. Eu imaginava que encontraria uma estrada cheia de buracos mas que nada, a estrada até Canavieiras é melhor que boa parte das estradas de SP.

A paisagem é de deixar qualquer um com água na boca... mas isto será dito em outro relato já que este aqui é só de bichões!!!

Chegando ao local fomos até a pousada do Alex (Frederic Pousada), lugar simples mas muito aconchegante e de ótimo atendimento. Deixamos nossas coisas e já fomos para o famoso restaurante da Zezé. O Mauro estava lá e almoçamos juntos. Provei o famoso camarão no alho e óleo ? que saudade, fico com água na boca só de lembrar. A comida é tão boa que precisaria ficar lá uns 15 dias só para provar um prato de cada.

Conversando com o Mauro sobre o que gostaríamos de fazer nos dois dias de pescaria, ele disse que estava estranho e que os marlins não estavam saindo naqueles dias. Sugeriu que tentássemos algo diferente, um pouco de cada ?técnica? já que eu nunca havia pescado no mar. Sugestão aceita, agora era aguardar até a terça-feira.

Levantamos cedo e às 7:00 da manhã encontramos o grande Tuba já nos esperando na Tome Maí. Nos apresentamos e logo saímos para o primeiro dia de pescaria.

Havia chovido pela manhã e nos deparamos com um belo arco-irís com seu início bem na nossa frente. Dava para ver que ele tinha início bem no meio do rio.

Imagem Postada

Paramos rapidamente e logo começamos com a pescar na superfície. Não demorou muito para entrar um olhudo (desculpem se eu errar algum nome de peixe ou deixar em branco mas ainda tenho que aprender muito sobre o mar).

Imagem Postada

Imagem Postada

Passado algum tempo resolvemos corricar. Não demorou muito para entrar uma das pestes como diz o grande Tuba. Reparem no rabo da bicha. Alguém já deu uma dentada ali.

Imagem Postada

Agora meu pai tirando o primeiro dele.

Imagem Postada

Mais um tempo e o Tuba sugeriu tentarmos um pouco de jig. Logo que paramos percebi que meu pai, que tinha tomado 2 Dramins, estava pálido e suando. Apesar de já ter pescado 3 vezes aqui em SP com pequenos barcos normalmente de madeira, fazia mais de 20 anos que ele não ia para o mar. O Tuba com toda a sua experiência e vendo que logo o bichinho iria cevar o mar ou pior, a lancha, recolheu logo o equipamento e mudou novamente para corrico. Não demorou muito para ele melhorar e tirar um Atum.

Imagem Postada

Agora novamente eu com outra bichona. Vejam a seqüência de belas fotos tiradas pelo Tuba.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1744.jpg

No final do dia meu pai ainda tirou outro na superfície (o Tuba ainda perdeu uns três ataques sendo que um deles deveria ser um baita peixe). Quem já pescou com o Tuba deve ter ficado impressionado com a distância que ele manda a artificial. Para aqueles que participam de campeonato de arremesso em distância fica aqui a sugestão para chamarem o Tuba.

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/DSC02395.jpg

Neste dia pegamos vários outros peixes menores ou do mesmo tamanho destes aqui. O dia foi muito produtivo e nos deixou muito satisfeitos com o local, profissionalismo e atendimento.

No segundo dia resolvi turbinar o velho logo cedo e mandei um Strugeron para ele no café da manhã. Saímos para pescar e tentamos uma superfície mas não conseguimos nada. Mudamos para o corrico e meu pai logo tirou duas pestes. A cabeça vermelha da Rapala estava matando a pau neste dia.

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1758.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1762.jpg

Voltamos a corricar e uma das varas cantou alto e forte. A tomada de linha era muito maior do que dos peixes anteriores. A briga foi grande (como disse o Zé, o peixe na Bahia toma vitamina) e depois de uns 20 minutos conseguimos tirar a Wahoo da água.

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1769.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1772.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1779.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1782.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1790.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1784.jpg

mxu8ue8vr50

Meu pai mesmo com uma chuvinha ainda tirou mais uma no corrico.

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/DSC02437.jpg

Paramos perto de um barco pesqueiro pois a sonda indica muito peixe no local.

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/DSC02467.jpg

e começamos a jiggar. Logo tiramos dois bichões.

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1805.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1815.jpg

Voltando para o corrico meu pai ainda tirou um Atum.

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/DSC02457.jpg

Ainda pegamos mais um na superfície.

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1845.jpg

http://i259.photobucket.com/albums/hh319/batistelak/Canavieiras/IMG_1850.jpg

Não sei quantos peixes pegamos mas posso garantir que emoção não faltou aliás, tivemos muitas.

Posso garantir que minha primeira experiência no mar foi inesquecível. Fica agora a contagem regressiva para voltar para Canavieiras e pescar com o Tuba atrás dos grandes Marlins e, por que não, alguns robalos.

Fiquei impressionado com a competência, assistência e conhecimento do Tuba e do Zé. Posso garantir que nunca fui tão bem tratado numa pescaria como fui nesta. O atendimento foi de primeira, nota 1000. Também fiquei espantado com os equipamentos e posso garantir que qualquer um que vá pescar em Canavieiras com o Tuba e o Mauro não irá se arrepender aliás, ficará viciado! Além disto tem o fato de que o Tuba além de pilotar, pescar, entender de equipamentos, etc. ainda tira lindas fotos.

Espero ter deixado inexperientes ou até mesmo experientes com água na boca e uma vontade maluca de pegar o telefone e ligar para a Bahia Pesca Esportiva para reservar uma data e ter a oportunidade de pescar num local maravilhoso e com profissionais do mais alto gabarito.

Abraços e até a próxima.

Kleverson

Obs: Desculpem pelo longo relato e pela quantidade de fotos mas sem isto não daria para descrever a emoção que senti ao pescar em Canavieiras com o Tuba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kleverson,

Ainda bem que os mares daqui lhe foram fartos e piscosos !

Num belo relato cheio de emoção, conseguiu nos mostrar várias espécies de peixe, não necessariamente nominados, como xaréus e olhos de boi ( esse último saborosíssimo ! ).

Com certeza pescar nessas condições, com suporte técnico gabaritado e com a presença de seu Pai, certamente que se torna algo inesquecível !

Parabéns pelo Relato... Quem disse que ficou longo... ? Fantástico ! alegre:: alegre::

Agora faltou dizer se aproveitou a oportunidade para comer uma "moqueca de siri mole" ?

Se não o fez, é mais que motivo para retornar por aqui... alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito show Kleverson....na época eu tinha visto essas fotos das pancadas na superfície..só não sabia q a pescaria era sua....parabéns mesmo...

Agora, o Tuba valoriza muito a pescaria dele com essas belíssimas fotos... mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid - mais um motivo para voltar já que não provei nem a moqueca de siri mole muito menos a cabeça de robalo (que dizem que não tem nada relacionado com a cabeça do peixe).

Fabrício. A porrada das cavalas foram demais!

O Tuba é um ótimo fotógrafo (além de pescador, etc., etc.). As fotos dele (muitas das que estão acima) ficaram ótimas!

Lori. Fala vizinho. Precisamos realmente marcar uma pescaria para nos conhecermos.

Xande. Vi as fotos da pescaria do grupo de Goiás e ela também foi demais! Quanto a Wahoo, o Tuba comentou que era difícil sair mas, no dia seguinte, ele pegou outra com os Italianos que estavam lá. Pelo visto deveria ter um "cardume" no local.

Foram vocês que provaram quase todos os pratos da Zezé? Ela comentou que teve um grupo lá que mandou ver no cardápio dela!

Se tivesse mais dias livres certamente eu detonaria o cardápio dela.

Marquinhos, Adhemar, Jean, Poma, Felipe, Nilton, Henrique, Popper, Ezio e Rodrigo.

Valeu. Obrigado.

Abraços para todos.

Kleverson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xande.

...Foram vocês que provaram quase todos os pratos da Zezé? Ela comentou que teve um grupo lá que mandou ver no cardápio dela!

Se tivesse mais dias livres certamente eu detonaria o cardápio dela.

Kleverson

Nós mesmos!! joia::: joia::: alegre:: alegre::

Cada refeição eram 3 pratos diferentes!

Comi tudo o que tinha por lá, só repeti no último dia o risoto de polvo e o de camarão!! Auahuahauhauaha...

Amo a Zezé!!! heheheheheh

love:: love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...