Ir para conteúdo

Saia/trailer para spinner bait


Michel

Posts Recomendados

E aí Michel, tranquilo?

mano, a saia pronta é dificil achar aqui no Brasil, mas deve ter em alguma loja...

Se tiver paciencia de fazer da uma olhada em alguma loja q venda material pra atado (fly), deve ter rubber-leggs. Não é dificil de fazer a saia, e vc coloca a cor q quiser...

tô mandando mp

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala com o Geovane Papa que ele falou que tem um pouco das borrachinhas de cilicone e pode te passar umas, e muito dificil de achar em lojas aqui no brasil.

Vi esta materia e achei legau colocar aqui.

Spinnerbaits

Texto & Fotos: Glauco Oda (glauco@bassonline.com.br)

Nessa matéria iremos explorar um tipo de isca muito especial: o Spinnerbait, que devido sua importância merece um capítulo à parte.

Os spinnerbaits são as iscas número 1 para muitos pescadores profissionais nos EUA e Japão. O 2 vezes campeão do BassMaster Classic (o mais importante campeonato de Bass do mundo), Kevin VanDam é reconhecidamente um grande especialista nesse tipo de isca que já lhe ajudou a ganhar muitos prêmios. Além de ser fácil de usar, o spinnerbait é uma isca que enrosca muito pouco mesmo em estruturas fechadas e ainda possui a vantagem de cobrir grandes extensões de área em pouco tempo.

Cores:

O processo de escolha da cor da isca pode ser dividido em 2 partes: escolha da cor da saia(skirt) e da lâmina(blade) do spinnerbait. Para águas limpas ou dias ensolarados, o mais indicado é cores claras para a saia do spinnerbait. Em dias nublados ou em águas turvas, geralmente as cores escuras são as mais produtivas.

Este pequeno conjunto de regras também serve de base para a escolha das cores das lâminas: em dias ensolarados ou em águas limpas o mais indicado são as lâminas de cor prata, em dias nublados a cor mais produtiva é a ouro(dourado) e em águas sujas as cores cítricas, tais como o verde-limão são as mais indicadas.

Lâminas:

O mais importante fator na escolha do spinnerbait é sem dúvida o tipo da lâmina e o tipo de configuração do spinnerbait, isto é, com 1 ou 2 lâminas. Os principais tipos de lâminas são: Colorado, Willow Leaf e a Indiana.

A lâmina tipo Colorado é a que produz maior vibração, seu formato arredondado (em forma de uma gota d´ água) é a que produz o maior deslocamento de água, como resultado, a tendência da isca é trabalhar em menores profundidades do que os outros tipos de lâminas, por outro lado, a vibração causada na água pode ser sentida pelas linhas laterais do Bass a certa distância e são excelentes iscas para águas turvas onde o principal fator é a limitação de visibilidade.

A lâmina tipo Folha (Willow Leaf) é projetada para produzir grande reflexão da luz (flash) e pouca vibração. Como o atrito é menor, os spinnerbaits com esse tipo de lâmina tendem a trabalhar em profundidades maiores e esse tipo de lâmina é recomendável para águas limpas onde o Bass tenda a usar a visão como primeiro sentido sensorial.

A lâmina tipo Indiana é uma mistura entre a Colorado e a do tipo Folha, isto é, ela possui características dos 2 tipos de lâminas, produzindo menos vibração do que a Colorado, mas em compensação um pouco mais de flash, logo, é uma isca que pode ser trabalhada um pouco mais rápida e é indicada para situações de águas manchadas.

A combinação entre os diferentes tipos de lâminas podem maximizar a produtividade em determinadas situações, por exemplo: é possível utilizar um spinnerbait com 2 lâminas, sendo uma do tipo Folha e outra do tipo Colorado, nesse caso a isca terá uma combinação de brilho (flash) com vibração.

Dica: As lâminas tipo Folha (Willow Leaf) marteladas são as que produzem maior reflexão da luz solar, imitando perfeitamente um cardume de pequenos peixinhos.

Tipos de trabalho:

- Recolhimento contínuo: após o arremesso, recolhemos continuamente sem parar, a posição da ponta da vara deve ficar sempre para baixo, em alguns casos para conseguir maiores profundidades pode-se enfiar a ponta da vara dentro da água e recolher mais lentamente.

- Stop and Go: essa forma de recolhimento consiste em dar 1 volta na manivela da carretilha, seguido de pequena pausa. Essa forma de trabalho é indicada nos períodos de pós-desova.

- Arrastando: essa é a técnica mais difícil de se trabalhar o spinnerbait, é utilizada geralmente nos períodos no qual o peixe se encontra em maiores profundidades, geralmente utilizamos spinnerbaits mais pesados em torno de 21g e também é indicado em algumas ocasiões o uso de traillers.

Quando e onde usar:

Os spinnerbaits são iscas muito versáteis que podem ser utilizadas durante todo ano, são indicadas para cobrir grandes extensões de área em pouco tempo e também são a primeira opção nas condições de vento forte, quando a pescaria com minhocas artificiais fica comprometida.

Como os spinnerbaits são iscas que devido ao seu formato enroscam pouco, elas podem ser utilizadas em vários tipos de estruturas: áreas de troncos cortados e galhadas, drop-offs, às margens das vegetações aquáticas e até em locais mais limpos como flats e bicos.

Traillers / Segundo anzol:

Muitos Prós consideram o uso do trailler desnecessário, outros não. Embora o assunto seja polêmico, em pescarias rápidas ou quando o peixe está ativo o mais recomendável é não utilizar traillers, já em situações quando o peixe está inativo, arrastando o spinnerbait ou em apresentações verticais o trailler poderá ser utilizado.

Assim como o uso dos Traillers, o uso do segundo anzol ou assist hook causa um pouco de divergência, o uso do segundo anzol pode aumentar o número de fisgadas, entretanto, os danos ao peixe podem ser maiores além de aumentar a possibilidade de enroscar a isca.

Equipamentos:

Varas: de preferência as de Glass específicas para spinnerbait, ou varas entre 6? e 7? (17~20lbs) com ação moderada.

Carretilhas: o mais indicado são carretilhas com recolhimento lento 5:1.

Linhas: Fluorcarbono entre 12 e 17lbs.

--------------------------------------------------------------------------------

BASSONLINE - http://www.bassonline.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...