Ir para conteúdo

Compartilhando: arruelas caseiras para freio de molinete. Baratas e funcionais.


Posts Recomendados

Olá. Herdei um molinete do meu falecido pai...um Marine Beta 500f...judiadinho por fora mas 100% funcional, que com toda certeza trouxe alegria para o meu pai. 

 

Resolvi que é uma melhor lembrança colocar ele na tralha para também me trazer alegria.

 

Desmontei inteiro, limpei e troquei toda a graxa dele por graxa de silicone com teflon. E quando falo por inteiro, foram absolutamente todas as partes limpas e engraxadas novamente. Porém o drag dele estava destruído. Carbontex pelo que eu pesquisei seria a melhor opção, porém não é de fácil acesso. 

 

Após tantas pesquisas no google cheguei a dois materias que não vi ninguém utilizando e têm grande potencial para funcionar perfeitamente: placa de fenolite para isolamento elétrico (sem o lado cobreado) e também essas mantas de teflon para churrasqueira.

 

Resolvi arriscar, e já que precisava de uma manta para o forno elétrico, comprei a manta de teflon. Super barata, fácil de cortar na forma que precisa com tesoura.

 

Meus amigos, o drag ficou perfeito. Uma finíssima camada da graxa e o molinete virou outro. Não enrrosca, não dá tranco. Testei a ponto de exagerar na força e o bichinho aguentou firme. Intercalei uma arruela de teflon com as arruelas originais, e inclusive uma entre o botão giratório e o carretel. Simplesmente perfeito o resultado final.

 

É uma alegria compartilhar essa experiência, pois infelizmente nem sempre achamos todos os materiais para uma boa manutenção em nossas tralhas. Como não achei nada sobre o assunto em canto nenhum, a manta de teflon realmente é de fácil acesso e pode salvar muito equipamento de ficar parado sem uso.

 

 

Screenshot_20220622-215618083 (1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E continua: aproveitei que chegaram as placas de fenolite e fiz as arruelas de drag com elas.

 

Inicialmente o molinete tinha apenas uma arruela metálica com uma camada plástica e mais uma arruela metálica que fazia o contato.

 

Então coloquei mais duas arruelas de fenolite que fiz, ficando quatro arruelas no total, mais cinco arruelas feitas com as mantas de teflon. Comecei com a arruela de teflon e terminei com uma última arruela também de teflon. Ficou perfeito o freio do molinete. Saí de duas arruelas e uma camada plástica, para nove peças.

 

Recomendo a utilização de ambos os materiais, pois foram bem baratos e de fácil acesso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andrey, vou te dizer que pelo gasto e facilidade de encontrar esses materiais, pelo menos pra molinete, posso te dizer que valeu demais a pena. Ficou maravilhoso o resultado em progressividade e melhor qualidade geral no drag.

 

Vai ser uma boa você tentar e compartilhar os resultados em sua carretilha. 

 

As arruelas de fenolite ficaram ótimas como espaçadores. Além de fáceis de cortar, ficaram bem acabadas. São bem resistentes ao esforço que irão sofrer. Eu cortei em quadrado maior que o necessário com tesoura e usei micro retifica com broca. Logo ao furar tem até que tomar cuidado porque elas já começaram a rodar presas junto com a broca. Usei uma lima de metal, dessas de afiar enxada, pra arredondar o fenolite e dar o devido acabamento nas bordas. Depois de acertado o diâmetro que cabia no carretel, na micro retifica aumentei o furo central para caber no eixo do molinete.

 

A placa de fenolite é aquela para eletrônica, só que sem cobre.

 

A manta de teflon é uma tranquilidade para cortar com tesoura, parece papel. Coloquei a arruela original e um quadradinho de teflon entre o dedo indicador e dedão e fui cortando seguindo o contorno da arruela. Depois só fiz o corte no centro, com a tesoura mesmo, pra caber no carretel.

 

Só lembrando que eu engraxei entre todos os discos.

 

 

 

.

Screenshot_20220623-221254828 (1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...