Ir para conteúdo

Rio Negro - Temporada 2022/2023


Posts Recomendados

Retornei ontem de Barcelos depois de duas semanas com o Marreco.

Iniciamos a pescaria com o nível do Rio Negro marcando 3,42 em barcelos. Subimos o Ro Negro até o Paraná da Floresta, com muitos peixes, cardumes ativos e muitos Açús caçando bicudas, cenas que nos deixavam malucos, mandando nossas iscas tentando dissuadi-los em atacar nossas imitações de plástico!!  Muitos 60, 70 UP, mas nenhum 80. A semana terminou com o Rio Negro estável em 3,23 e o pessoal local já torcendo para a maré virar, preocupados com o nível do Rio prejudicasse o abastecimento de Barcelos e região. Barcos grandes como o nosso apesar da possibilidade de subir os afluentes próximos a Barcelos, não havia garantia da "volta" se o rio continuasse baixando como estava.

Descidimos na segunda semana descer o Rio Negro em direção ao Caurés. Começamos no Sábado, ainda com 3,23 e até segunda, dia em que o nível já marcava 3,28 mantedo a mesma situação de pesca, ou seja muito produtiva. A partir daí houve uma alternância entre periodos ótimos e regulares e terminamos a semana ainda com peixes ativos e o Rio Negro marcando 3,42, ou seja terminamos nossa segunda turma no mesmo nível que começamos, ou seja o Rio Negro entre 15 e 28/10, baixou e subiu 19 cm. Nossa 3a turma decidiu subir o Rio Negro novamente na esperança de pegar antes o Rio baixando. No Domingo já pegaram uns 70 up. O Negro continua pegando água e hoje 13h a regua marcava 3,53. Vamos ver como se comportará o tucunaré com este repiquete, que aparentemente deve demorar um pouco, pois o alto do Rio Negro (Cucuí e Curicuriari) continua enchendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela informações parceiro!

Estou indo para barcelos pela primeira vez no domingo (13/11) e agora mais ansioso após os seus relatos.

Assim que voltar compartilho como foi!

Abraço

Em 31/10/2022 em 15:08, Marcos Ide disse:

Retornei ontem de Barcelos depois de duas semanas com o Marreco.

Iniciamos a pescaria com o nível do Rio Negro marcando 3,42 em barcelos. Subimos o Ro Negro até o Paraná da Floresta, com muitos peixes, cardumes ativos e muitos Açús caçando bicudas, cenas que nos deixavam malucos, mandando nossas iscas tentando dissuadi-los em atacar nossas imitações de plástico!!  Muitos 60, 70 UP, mas nenhum 80. A semana terminou com o Rio Negro estável em 3,23 e o pessoal local já torcendo para a maré virar, preocupados com o nível do Rio prejudicasse o abastecimento de Barcelos e região. Barcos grandes como o nosso apesar da possibilidade de subir os afluentes próximos a Barcelos, não havia garantia da "volta" se o rio continuasse baixando como estava.

Descidimos na segunda semana descer o Rio Negro em direção ao Caurés. Começamos no Sábado, ainda com 3,23 e até segunda, dia em que o nível já marcava 3,28 mantedo a mesma situação de pesca, ou seja muito produtiva. A partir daí houve uma alternância entre periodos ótimos e regulares e terminamos a semana ainda com peixes ativos e o Rio Negro marcando 3,42, ou seja terminamos nossa segunda turma no mesmo nível que começamos, ou seja o Rio Negro entre 15 e 28/10, baixou e subiu 19 cm. Nossa 3a turma decidiu subir o Rio Negro novamente na esperança de pegar antes o Rio baixando. No Domingo já pegaram uns 70 up. O Negro continua pegando água e hoje 13h a regua marcava 3,53. Vamos ver como se comportará o tucunaré com este repiquete, que aparentemente deve demorar um pouco, pois o alto do Rio Negro (Cucuí e Curicuriari) continua enchendo.

Estou embarcando para barcelos no domingo (13/11) pela primeira vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia !

 

Estive em Barcelos na semana do dia 31/10 a 05/11.

 

A ideia inicial era primeiramente entrar no Rio Preto ( acampar acima das cachoeiras) ou como plano B em algum outro afluente da região, mas diante das informações de que todos estavam pegando água e também por estarmos em um barco relativamente grande ( Superaçu Premium ), acabamos ficando no Negrão mesmo. Pescamos até um pouco acima da boca do Rio Preto .

 

Realmente ocorreu uma sensível subida do nível das águas do Rio Negro no decorrer da semana, mas graças a Deus não foi o suficiente para atrapalhar de forma tão contundente a nossa pescaria !

 

A media de capturas por dupla bateram os 40 tucunas no mínimo por dia,  sendo que todos os dias saíram vários exemplares de 60 a 79 cm .   Os troféus  de 80 up, embarcados, infelizmente foram somente 2  ( 81 e 83 cm ), muito embora todas as duplas tenham tido ataques de alguns verdadeiros  monstros que conseguiram abrir algumas garateias e argolas reforçadas (6x), deixando-as iguais a um palito,

 

Enfim, foi uma excelente pescaria, mas não aquela da vida, como estava ocorrendo com as turmas que formam principalmente na primeira quinzena de outubro!! De qualquer forma, pelo menos para mim, foi a melhor pescaria das ultimas 3 empreitadas que estiva por lá (2019, 2021 e 2022).

 

Tive também noticias que deu bom no Cuiuni, com vários exemplares de grande porte !

 

Imagino que esta semana não esteja sendo muito fácil, pois sentimos uma queda de ações nos últimos 2 dias e meio de pesca ( quinta a sábado), porém  pode também ter sido pelo fato de já estarmos próximos de Barcelos!

 

Ainda assim, o nivel do rio negro esta muito bom, com muitas praias e barrancos expostos.... Basta uma pequena trégua do São Pedro, para os tucunas começarem a comer com força novamente !

 

Isca com bom resultado: T20 prata com olho vermelho (impressionante), T20 osso, Bonnie 107 com e sem rattlin, Destroyer osso, hélices em geral e jigs ! Em alguns oportunidades utilizei a J-Strike de 17cm da Monster com Offset lastreado para cobrir rebojo. Tive varias ataques bem legais e no visual, inclusive do peixe que seria o meu troféu da pescaria..... Entrou uns 10 m para dentro do mato ( eu tranquilo por estar com offset ) e na hora que o piloteiro conseguiu chegar nele e foi colocar o boga, não sei como, conseguiu sacar o anzol e escapar !!!

 

Boa pescaria para os próximos felizardos !!

 

abraço a todos !!

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alexandre Gomes de Almeida disse:

Bom dia !

 

Estive em Barcelos na semana do dia 31/10 a 05/11.

 

A ideia inicial era primeiramente entrar no Rio Preto ( acampar acima das cachoeiras) ou como plano B em algum outro afluente da região, mas diante das informações de que todos estavam pegando água e também por estarmos em um barco relativamente grande ( Superaçu Premium ), acabamos ficando no Negrão mesmo. Pescamos até um pouco acima da boca do Rio Preto .

 

Realmente ocorreu uma sensível subida do nível das águas do Rio Negro no decorrer da semana, mas graças a Deus não foi o suficiente para atrapalhar de forma tão contundente a nossa pescaria !

 

A media de capturas por dupla bateram os 40 tucunas no mínimo por dia,  sendo que todos os dias saíram vários exemplares de 60 a 79 cm .   Os troféus  de 80 up, embarcados, infelizmente foram somente 2  ( 81 e 83 cm ), muito embora todas as duplas tenham tido ataques de alguns verdadeiros  monstros que conseguiram abrir algumas garateias e argolas reforçadas (6x), deixando-as iguais a um palito,

 

Enfim, foi uma excelente pescaria, mas não aquela da vida, como estava ocorrendo com as turmas que formam principalmente na primeira quinzena de outubro!! De qualquer forma, pelo menos para mim, foi a melhor pescaria das ultimas 3 empreitadas que estiva por lá (2019, 2021 e 2022).

 

Tive também noticias que deu bom no Cuiuni, com vários exemplares de grande porte !

 

Imagino que esta semana não esteja sendo muito fácil, pois sentimos uma queda de ações nos últimos 2 dias e meio de pesca ( quinta a sábado), porém  pode também ter sido pelo fato de já estarmos próximos de Barcelos!

 

Ainda assim, o nivel do rio negro esta muito bom, com muitas praias e barrancos expostos.... Basta uma pequena trégua do São Pedro, para os tucunas começarem a comer com força novamente !

 

Isca com bom resultado: T20 prata com olho vermelho (impressionante), T20 osso, Bonnie 107 com e sem rattlin, Destroyer osso, hélices em geral e jigs ! Em alguns oportunidades utilizei a J-Strike de 17cm da Monster com Offset lastreado para cobrir rebojo. Tive varias ataques bem legais e no visual, inclusive do peixe que seria o meu troféu da pescaria..... Entrou uns 10 m para dentro do mato ( eu tranquilo por estar com offset ) e na hora que o piloteiro conseguiu chegar nele e foi colocar o boga, não sei como, conseguiu sacar o anzol e escapar !!!

 

Boa pescaria para os próximos felizardos !!

 

abraço a todos !!

 

 

 

 

Valeu Alexandre!! O Rio Negro em Barcelos, mesmo com repiquete a mais de duas semanas não nos decepciona, desde que as águas estejam na caixa. Nossa terceira turma foi muito parecida com a sua. Muita produtividade e belos exemplares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/11/2022 em 20:20, Guilherme Stival disse:

Obrigado pela informações parceiro!

Estou indo para barcelos pela primeira vez no domingo (13/11) e agora mais ansioso após os seus relatos.

Assim que voltar compartilho como foi!

Abraço

Estou embarcando para barcelos no domingo (13/11) pela primeira vez

O Rio Negro em Barcelos ainda está pegando água com 4,16 as 16h. Nível ainda razoável.

A alento é que Cucuí e Curicuriari, no alto Rio Negro estão com as água baixando há dois dias. Segundo o pessoal de lá esta vazante vai chegar em Barcelos.

Boa sorte, e ótima pescaria. Depois nos conte como foi. abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Alexandre Gomes de Almeida disse:

Bom dia !

 

Estive em Barcelos na semana do dia 31/10 a 05/11.

 

A ideia inicial era primeiramente entrar no Rio Preto ( acampar acima das cachoeiras) ou como plano B em algum outro afluente da região, mas diante das informações de que todos estavam pegando água e também por estarmos em um barco relativamente grande ( Superaçu Premium ), acabamos ficando no Negrão mesmo. Pescamos até um pouco acima da boca do Rio Preto .

 

Realmente ocorreu uma sensível subida do nível das águas do Rio Negro no decorrer da semana, mas graças a Deus não foi o suficiente para atrapalhar de forma tão contundente a nossa pescaria !

 

A media de capturas por dupla bateram os 40 tucunas no mínimo por dia,  sendo que todos os dias saíram vários exemplares de 60 a 79 cm .   Os troféus  de 80 up, embarcados, infelizmente foram somente 2  ( 81 e 83 cm ), muito embora todas as duplas tenham tido ataques de alguns verdadeiros  monstros que conseguiram abrir algumas garateias e argolas reforçadas (6x), deixando-as iguais a um palito,

 

Enfim, foi uma excelente pescaria, mas não aquela da vida, como estava ocorrendo com as turmas que formam principalmente na primeira quinzena de outubro!! De qualquer forma, pelo menos para mim, foi a melhor pescaria das ultimas 3 empreitadas que estiva por lá (2019, 2021 e 2022).

 

Tive também noticias que deu bom no Cuiuni, com vários exemplares de grande porte !

 

Imagino que esta semana não esteja sendo muito fácil, pois sentimos uma queda de ações nos últimos 2 dias e meio de pesca ( quinta a sábado), porém  pode também ter sido pelo fato de já estarmos próximos de Barcelos!

 

Ainda assim, o nivel do rio negro esta muito bom, com muitas praias e barrancos expostos.... Basta uma pequena trégua do São Pedro, para os tucunas começarem a comer com força novamente !

 

Isca com bom resultado: T20 prata com olho vermelho (impressionante), T20 osso, Bonnie 107 com e sem rattlin, Destroyer osso, hélices em geral e jigs ! Em alguns oportunidades utilizei a J-Strike de 17cm da Monster com Offset lastreado para cobrir rebojo. Tive varias ataques bem legais e no visual, inclusive do peixe que seria o meu troféu da pescaria..... Entrou uns 10 m para dentro do mato ( eu tranquilo por estar com offset ) e na hora que o piloteiro conseguiu chegar nele e foi colocar o boga, não sei como, conseguiu sacar o anzol e escapar !!!

 

Boa pescaria para os próximos felizardos !!

 

abraço a todos !!

 

 

 

 

Show alexandre

essa temporada está top demais

parabéns!

e sobre a t20 citada

é aquela prata com as costas preta?

valeuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, João_Medeiros disse:

Show alexandre

essa temporada está top demais

parabéns!

e sobre a t20 citada

é aquela prata com as costas preta?

valeuuu

Opa João !! Tudo bem ?

 

Rapaz, é esta mesmo... com olho vermelho !!

 

Meu irmão estava com uma T20 destas e eu com um T20 osso.... Esta pratinha foi apelação !! Chegou ao ponto de eu arremessar do lado oposto ao dele, pois quanto iscas trabalhavam juntas, só batia na dele !! raiva kkkkkk

 

PS ... a prata é mais rápida que a osso.... trabalhando mais na superfície, mesmo com toques mais vigorosos para stickar e zarar na sub ( não sei qual o nº de garateia ele estava usando mas com certeza era VMC 6x nº 1 ou 2 com argola 130 ccm)  , A osso visivelmente estava mais lenta ( vmc 6x nº 2 com argola 130 ccm), stickando e zarando na sub com mais facilidade,, porém, acelerando ela fazia normalmente o trabalho de Jumpin Minnow. Até pensei que fosse isso, isto é, estavam entrando em um trabalho mais rápido, mas nas outras iscas, tipo Bonnie 107,  os tucunas estavam entrando em um trabalho bem lenta.....  Vai entender !!!!

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Alexandre Gomes de Almeida disse:

Opa João !! Tudo bem ?

 

Rapaz, é esta mesmo... com olho vermelho !!

 

Meu irmão estava com uma T20 destas e eu com um T20 osso.... Esta pratinha foi apelação !! Chegou ao ponto de eu arremessar do lado oposto ao dele, pois quanto iscas trabalhavam juntas, só batia na dele !! raiva kkkkkk

 

PS ... a prata é mais rápida que a osso.... trabalhando mais na superfície, mesmo com toques mais vigorosos para stickar e zarar na sub ( não sei qual o nº de garateia ele estava usando mas com certeza era VMC 6x nº 1 ou 2 com argola 130 ccm)  , A osso visivelmente estava mais lenta ( vmc 6x nº 2 com argola 130 ccm), stickando e zarando na sub com mais facilidade,, porém, acelerando ela fazia normalmente o trabalho de Jumpin Minnow. Até pensei que fosse isso, isto é, estavam entrando em um trabalho mais rápido, mas nas outras iscas, tipo Bonnie 107,  os tucunas estavam entrando em um trabalho bem lenta.....  Vai entender !!!!

 

abraço

Boas tardes... Então Alexandre, a diferença nas T20´s é que uma é versão SW (Salt Water) acho que a prata e a osso é pra água doce, ou vice-versa, pois essa explicação quem deu foi um amigo aqui do fórum (Wellington) num post que mencionava a troca das garatéias pra reforçar as iscas pra pescar Açu e a versão SW aceitava mais peso que a outra. Não sei se o @João_Medeiros lembra disso.

Abraço.:drinks:👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 09/11/2022 em 17:17, Marcos Ide disse:

O Rio Negro em Barcelos ainda está pegando água com 4,16 as 16h. Nível ainda razoável.

A alento é que Cucuí e Curicuriari, no alto Rio Negro estão com as água baixando há dois dias. Segundo o pessoal de lá esta vazante vai chegar em Barcelos.

Boa sorte, e ótima pescaria. Depois nos conte como foi. abs

Estive pela primeira vez pescando no Rio Negro de 13/11 a 19/11. Como não conheço bem a região não sei especificar os afluentes e lagoas que pescamos mas saímos de Barcelos dia 13 na embarcação Julyanna Tur.

 

Logo na primeira tarde de pesca, tive a emoção de pescar o meu primeiro tucunaré-açu de 71cm na Hélice Rip Roller “Hallowen”. Foi uma sensação indescritível.

 

Nessa primeira tarde saíram mais 2 acima de 60cm. Já nos dias seguintes a pesca ficou bem difícil. Houve dias em que exploramos vários pontos com várias iscas diferentes e praticamente nada de ação.

 

Na minha cano, o único acima se 70cm saiu no primeiro dia. Nos outros dias saíram alguns acima de 60cm mas com muita dificuldade também.

 

Ao total, levando em consideração a turma de 14 pescadores, saíram alguns acima de 70cm, uma média de 10 peixes. 


Iscas com mais resultado nesse período: Hélices em geral, T20, Sará Sará, Zig Zara Nelson Nakamura, Curisco e Jigs.

 

Tive uma primeira impressão excelente da pesca na região de Barcelos, pois tirei o dedo logo com um acú de 71cm na Hélice rsrsrs mas também percebi que muitas vezes a pesca é bem difícil e dependemos muito dos fatores naturais para ter uma pesca mais “fácil” e farta.

 

Em 2023 voltarei com certeza, dessa vez em dezembro. Acho que fui picado pelo mosquito dos tucunarés acús!

7AE56528-8B5E-4415-B011-630218A4F0B1.jpeg

8D668DB1-88FE-4451-8291-3D7F382150A6.jpeg

43841EDE-5720-42A5-AB48-11BD8FA85352.jpeg

57B8EF59-27AA-499F-9449-CD718DAEC281.jpeg

D61FC3F7-2129-4208-9D0A-3ECB4538E95C.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Em conversa hoje 07/12/2022 com um Guia da região de Barcelos, me falou que o rio subiu bastante, desde o dia 19/11 subiu mais de 1m.

 

Inclusive uma das praias que pescamos estava debaixo d’água.

 

Porém, me disse que já faz uns 5 dias de sol na região, e que a expectativa é de voltar a baixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, estive em barcelos entre 19 e 30 Novembro. Pescamos de 20 a 28 novembro. Faço Bate volta ha  umas 3 x.

Pescamos para baixo na comunidade Dom Pedro II, casa dos guias, tambem subimos para Cuiuni e para o Demeni.

Pescaria dificil, rio subindo e peixe dentro do mato. 

nosso maior foi 72 cm.

Volto ano que vem..kkkkkkkkkkkkkkkkkkk    gosto de sofrer. Abrçs amigos.

inclusive cruzei com o colega @Bruno Rodrigo Nogueirae sua filha no Hotel Cidade.

Foto de meu amigo @silvio garrote, que pegou o maior.

20221120_111333.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BARCELOS ESTÁ COM 482 NO EXATO MOMENTO !!!

 

DIA 8/11, exato 1 mês, estava 403. sobe sem parar (apenas pequenas variações p baixo) desde 23/10, uns 45 dias de subida ininterrupta

 

em são gabriel da cachoeira, tem 8 dias que está baixando sem parar, dia 30/11 estava 1011 e hoje está 933.

 

todos os dados extraídos do hiroweb mobile

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Acho que está na hora de começarmos a acompanhar o comportamento do Rio Negro em Barcelos. Ontem 07 de Julho a régua da CPRM marcava 7,41 em Barcelos. Isto é impressionante. Desde o início das medições em 2007 o Rio nunca esteve tão baixo nesta data. E não é pouca coisa. O menor nível de 07/07 foi em 2015 com 8,10, 69 centímetros a mais!!!

O pico da cheia este ano em Barcelos foi 8,03 em 14 de Junho!! E é provável que esta marca não seja mais superada este ano. Se isto se confirmar, depois de um recorde de cheia em 2022 com 10,52, podemos ter um recorde de menor cheia em 2023!!

Amanhã vou abrir o post da temporada 2023/2024 com a tabela e gráficos atualizados. Vamos ver o que vai acontecer em um ano atípico como este. 😲

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...