Ir para conteúdo

Lei Referente ao Tucunaré no estado de São Paulo


Posts Recomendados

Bom dia pessoal, Recebi está informação de um grupo de WhatsApp que participo, alguém mais ouviu alguma coisa sobre o assunto? 

WhatsApp Image 2022-06-30 at 19.11.48.jpeg

projeto Lei 614-2018 - aprovado - proibição captura do tucunaré.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso até ser achincalhado aqui,mas vou dar minha opinião: SOU CONTRA!

COTA 0 pra mim tinha que ser com todas as espécies nativas nobres (dourado,pintado,jaú,piapara entre outras),mas para as espécies exóticas,mais especificamente o tucunaré,defendo que tínhamos que ter cota e tamanho mínimo e máximo...TUDO BEM QUE O TUCUNARÉ É O PEIXE QUE MAIS MOVIMENTA O TURISMO DE PESCA EM SP,mas isso acontece unicamente porque acabaram-se as outras espécies...No nosso estado todos os rios tinham muito dourado...Acham que se ainda existissem esses dourados,o tucunaré seria o peixe mais procurado???Temos aqui excelentes rios que se preservados,teriam todas essas espécies nativas em abundância...Se tivessemos cota 0 pra essas espécies nativas,aí sim poderíamos mesclar o turismo de pesca,dando ao turista a opção de pescar em regime de COTA 0 as espécies nativas nobres e uma determinada cota para o tucunaré...Se de fato proibir o tucunaré, o que resta pra comer na beira do rio???Piranha e pitú...Pois é só o que ta tendo....

Mas enfim,além de tudo isso ainda tenho a certeza que é só mais uma lei que não vai funcionar aqui,tanto por falta de fiscalização como por falta de vergonha na cara dos pescadores mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/07/2022 em 11:47, Cristiano Rochinha disse:

EM SP ,mas isso acontece unicamente porque acabaram-se as outras espécies...No nosso estado todos os rios tinham muito dourado...Acham que se ainda existissem esses dourados,o tucunaré seria o peixe mais procurado???

Se é pra achincalhar serei o primeiro, brincadeirinha 😀😁,

Deixa eu dar minha humilde opinião, @Cristiano Rochinha primeiro o que "acabou" com os peixes no sudeste? (Vamos citar aqui só o sudeste) eu pergunto eu respondo rs, Foram as barragens que não deixam os peixes fazerem a piracema subindo os rios para se reproduzirem e a pesca predatória pq não é feita a fiscalização devida. Aí chega o tucunaré mau visto por muitos mas veio pra salvar a pesca esportiva no sudeste senão ficaríamos quase que restritos a pescadores esportivos de traíras, O tucunaré é o predador mau que veio pra salvar a lavoura. 

Se é pra proteger que se proteja cada espécie limitando o abate indiscriminado como é feito hoje pelos rios do Estado de São Paulo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Arcer disse:

Se é pra achicalhar serei o primeiro, brincadeirinha 😀😁,

Deixa eu dar minha humilde opinião, @Cristiano Rochinha primeiro o que "acabou" com os peixes no sudeste? (Vamos citar aqui só o sudeste) eu pergunto eu respondo rs, Foram as barragens que não deixam os peixes fazerem a piracema subindo os rios para se reproduzirem e a pesca predatória pq não é feita a fiscalização devida. Aí chega o tucunaré mau visto por muitos mas veio pra salvar a pesca esportiva no sudeste senão ficaríamos quase que restritos a pescadores esportivos de traíras, O tucunaré é o predador mau que veio pra salvar a lavoura. 

Se é pra proteger que se proteja cada espécie limitando o abate indiscriminado como é feito hoje pelos rios do Estado de São Paulo 

Sim Arcer....Vários fatores acabaram com os peixes em SP...Barragens e pesca predatória.Mas veja você. No rio Grande por exemplo,a pouco mais de 15 anos pegávamos muito peixe de corredeira,principalmente dourado...As barragens não acabaram por completo com eles,pois em alguns trechos do rio existem vários afluentes (PARDO,TURVO etc) onde os dourados subiam e se reproduziam normalmente,ou seja,comprovado que as barragens não eliminaram as espécies nativas por completo...Agora nesses 15 anos eu presenciei o extermínio dessa espécie pela pesca predatória,inclusive realizada também por amadores como nós e não só profissionais.Se houvesse existido alguma lei na época que proibisse o abate dessas espécies,o cenário hoje seria outro...Agora,somente depois do meu comentário fui ler o PL anexo e pude ver que não é proibição total,e sim como eu mesmo disse que gostaria que fosse,alguns peixes ainda podem ser consumidos no local,com cotas de tamanho e quantidade...Isso eu acho correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, lei extremamente importante para o estado de São Paulo, porém ficamos em alerta para que haja fiscalização, senão nada vai adiantar. Não trata-se de cota zero e sim a proteção às matrizes acima de 40 cm. Esta lei já existe em alguns municípios do estado, porém em âmbito municipal. Parabéns ao deputado Carlão Pignatari que está ao lado da pesca esportiva, agora nos resta a cobrar fiscalização e denunciar àqueles que infringirem a lei! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo 100% com essa Lei, a pesca do Tucunaré cria muitos empregos e movimenta o comércio de produtos de pesca .... e em relação do quê está acabando com os peixes nativos nos rios não são os peixes predadores igual o tucunaré, nisso a natureza se equilibra... o quê acaba com os peixes são as quantidade de barragens que não deixam os peixes fazer a piracema, esgotos sem tratamento despejado nos rios,  agrotóxicos que colocam nas lavouras e a chuva leva para os rios, pesca predatória e pescadores profissionais que usam redes, tarrafas .... isso sim acaba com os peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Pedro Henrique Orlando F disse:

 agora nos resta a cobrar fiscalização e denunciar àqueles que infringirem a lei! 

Essa é a parte mais difícil pra não dizer impossível, o grande problema são as pousadas que dão toda estrutura para os matadores, já cansei de ver dono de pousada pregando consciência e constrói verdadeiros frigoríficos para limpeza de peixes, cada chalé tem dois freezers. O único lugar que vi verdadeiramente conscientização foi no Lago do peixe lá não pode trazer peixe pra pousada e pronto, pelo menos nas que já fui Mariozan e Kojak. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Arcer disse:

Essa é a parte mais difícil pra não dizer impossível, o grande problema são as pousadas que dão toda estrutura para os matadores, já cansei de ver dono de pousada pregando consciência e constrói verdadeiros frigoríficos para limpeza de peixes, cada chalé tem dois freezers. O único lugar que vi verdadeiramente conscientização foi no Lago do peixe lá não pode trazer peixe pra pousada e pronto, pelo menos nas que já fui Mariozan e Kojak. 

A maioria dos donos de pousadas aqui de SP que eu chegava junto perguntando porquê não restringiam a matança dos tucunarés e não davam nenhuma orientação para os guias, falavam que não podiam pois não tinham amparo legal para proibir, pois por não ser um peixe nativo era livremente permitido o abate, agora com essa Lei os donos de pousadas conscientes poderão criar regras.  Não acredito que vai parar totalmente, mas vai diminuir a matança, isso já é bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Renato Barreto disse:

A maioria dos donos de pousadas aqui de SP que eu chegava junto perguntando porquê não restringiam a matança dos tucunarés e não davam nenhuma orientação para os guias, falavam que não podiam pois não tinham amparo legal para proibir, pois por não ser um peixe nativo era livremente permitido o abate, agora com essa Lei os donos de pousadas conscientes poderão criar regras.  Não acredito que vai parar totalmente, mas vai diminuir a matança, isso já é bom.

Talvez os que tiverem boa vontade possam pelo menos orientar os piloteiros

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de SP não são as leis, acho até que criar novas leis de nada adianta. Os redeiros, tarrafeiros e companhia não dão a mínima para essas leis, pois não há fiscalização....

Enquanto a fiscalização não for atuante, vão acabar com tudo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o Cristiano,  primeiro tinha que exigir a proibição de peixes nativos nobres como Dourado, Pintado, Pacu e Piapara.  Mas mesmo assim esse projeto acho dificil passar, se nem o do Dourado passou. Fora que é impossivel vingar mesmo que passe, primeiro,  diferente de outros estados as represas e rios de Sp estao abarrotados de pequenas cidades em suas margens, rodovias são inumeras, ou seja a fiscalização é impossivel, segundo que as maiorias das represas fazem divisa com outros estados como Mg , Mt , Pr, ou seja se um proibe e outro não de nada adianta.  Infelizmente como td nesse  pais se monta  ao contrario,  sem fiscalização em peso  só fica bonito no papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

O verdadeiro problema da falta de peixes não é causado pelos pescadores de fim de semana, e sim pelos redeiros, tarrafeiros que colocam redes de 3000 metros nas represas, rios e tudo com permissão do governo porque eles pagam a tal licença de pesca profissional.

 

Outro problema gigante é o tal veneno round up, conhecido como mata mato, que os donos de chacaras da beira das represas e rios jogam pra acabar com o mato e esse veneno cai nas aguas. O veneno mata primeiro os lambaris que são a base alimentar de todos peixes, em seguida os filhotes dos peixes maiores, depois os machos vão perdendo a fertilidade, um dos efeitos colaterais do mata mato. Com o tempo os predadores ficam sem comida pois os lambaris não existem mais.

 

E pode criar leis e mais leis que nada vai trazer de volta o que foi destruido.

 

A grande jogada desses criadores de leis é perseguir os pescadores esportivos inocentes, porque perseguir os culpados pode dar prejuizos para certos fabricantes de veneno e tambem é necessario que existam um numero de pobres coitados tentando sobreviver da pesca com rede, incapazes de viver sem receber auxilios do governo, para que estes se tornem escravos desses criadores de leis.

 

A solução disso é proibir a fabricação e venda de Round Up no país inteiro, incentivar a criação de peixes em tanque redes nas represas onde esses redeiros poderiam criar peixes em vez de só capturar.

 

Pra tudo tem jeito, basta usar a inteligencia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...