Ir para conteúdo

Jack plate no calaça flash bass pro fishing


Posts Recomendados

Quero compartilhar com vocês do fórum a experiência que tive colocando o Jack no meu barco, meu barco é um calaça flash bass profishing com 1,60 de boca e 1,10 de fundo com um motor mercury sea pro já transformado para 30hp, motor elétrico minnkota power drive, uma bateria automotiva de 60 amperes , uma bateria estacionária de 115 amperes , tanque de gasolina com 20 litros, 1 cadeira e um banco selim, ancora e material de Salvatagem mais o material de pesca.

Todos os testes que fiz foi com o barco com esses acessórios. 

Antes de instalar o Jack meu barco chegou ao máximo de 46km/h somente eu no barco( peso 85kg ) velocidade registrada pelo sonar( garmim strike 5 ) e pelo celular no app fishing points,  os dois marcaram exatamente a mesma velocidade.

Depois que instalei o Jack fui pra agua para fazer as regulagens,  já no primeiro teste foi a 47km/h em duas pessoas, regulando o Jack consegui chegar a 50km/h, sempre em duas pessoas, chegou a dar um pico de 54km/h mas estável se manteve em 50km/h ,achei uma melhora significativa já.  Como já havia lido relatos aqui no fórum de alguns testes feitos pelo @Guto Pinto, resolvi comprar um hélice 9.7/8x12 e um tacometro para fazer mais testes, também já tinha um helice reserva 9.9x13 e o helice em uso 9.6x13

Fiz todos os testes no mesmo dia, seguem os resultados:

 

Helice 9.6x13
2 pessoas 50kh 5840rpm a favor da vazante
2 pessoas 48kh 5900rpm contra a vazante
1 pessoa 52kh 5900rpm a favor da vazante
1 pessoa 48kh 5970rpm contra a vazante

Helice 9.7/8x12
2 pessoas 48kh 5880rpm a favor da vazante
2 pessoas 46kh 6000rpm contra a vazante

1 pessoa 50kh 5900rpm a favor da vazante
1 pessoa 46kh 6000rpm contra a vazante

Helice 9.9x13
2 pessoas 48kh 5100rpm a favor da vazante
2 pessoas 48kh 5400rpm contra a vazante
1 pessoa 52kh 5350rpm a favor da vazante
1 pessoa 51kh 5550rpm contra a vazante

 

Teste feito no Rio Tramandai,  no litoral norte do RS.

O hélice 9.7/8x 12 não foi muito bem, talvez pelo fato de ter instalado o Jack plate.

Também inspirado pelo post do @Taylor Oliveira comprei velas de iridium para fazer um teste, assim que chegarem faço os testes e posto aqui.

Screenshot_20220703-193851_Instagram.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito  legal o esforço e o experimento e compartilhar pra gente aqui.  Mas resumiu bem o que sempre disse aqui, motores dessa potencia e casco aluminio vc otimizando tudo o que der, como altura , trim, helice etc  um ganho de 10% já é coisa demais,  quer mais desempenho o jeito mais fácil é por um motor maior.   Eu vi isso recentemente, minha chata 6m com 30 Yamaha otimizando tudo em 2 pessoas e tralha atingia 48kmh e em 3 pessoas 42 a 43kmh,  comprei um 40 coloquei de qualquer jeito em 3 dava 52kmh, kkkkkkk.  Acabei depois de 2 anos voltando pro 30 pois 40 ficou grande pra onde pesco mas a diferença é gritante . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o guto, o esforco, o gasto, a ideia e a vontade foram espetaculares, inclusive gostaria de saber onde comprou, qto custou etc…. 
 

maaas…

 

sempre tem um mas…

 

tb tenho uma fb e tb tenho um mercury 30, embora minha fb seja 5m e modelo standart, algumas coisas sao iguais.

 

1- o espelho de popa das fb sao mais altas que de outros barcos, entao isso ja deixa o motor no limite da aspiracao de agua. Erguer o motor que seja 3 ou 4 cm ao meu ver nao o permite a refrigeracao correta. Elevando a temperatura como um todo, certo que em pouco tempo a merda vai ocorrer…

 

2- a rpm maxima deste motor sao 5500 rpms, ainda que ocorra uma folga de seguranca, ultrapassar isso eh bastante ruim, em especial, pela nossa gasolina conter alcool que nao se mistura com oleo 2tempos. 
 

entao temos uma combinacao morta: rpm alta + lubrificacao imperfeita + possivel falta de refrigeração + qualquer sujeirinha ou rotor usado = catástrofe do motor…

 

no meu caso, usar o trim no talo nem precisa olhar a agua, o proprio barulho do motor denuncia q ele ta trabalhando errado, imagina com um jack plater erguendo ele… 

 

3- nao acho que um espelho de popa com 1.2 ou 1.5mm aguente muito tempo com um jack plate… isso seja calaca, levefort, ou qqr outra marca… o esforco do jackplate aumenta bastante em todos os locais pra segurar o impeto do motor. Se pegar um toco entao… vish ….

 

4- sobre os resultados em si, que eh o motivo do topico de fato: embora tenha ocorrido aumento inegavel de performance, em quase todas as situacoes houve excesso de rpm, o q por si so ja barra o uso. E se prestar atencao, a mudanca de velocidade entre sozinho e em 2 eh minima, denotando q o jack plate arrumou a questao de equilibrio de peso a mais na proa (e no fb o equilibrio de peso faz muuuuiita diferenca)

 

5- nos resultados q o rpm estava dentro do limite (e so vou considerar esses resultados como possiveis): tem que analisar com muita calma, vc aumentou 300rpm numa passagem e 200rpm na outra e praticamente nao houve aumento de velocidade. 
 

Se fosse exatamente o oposto o regime de vazante eu diria que o aumento de rpm foi causado pela vazante, como vc subindo aumentou a rpm, isso prova que esta ocorrendo cavitacao na helice, ou seja, ta aumentando o rpm mas nao o desempenho, pois a helice “patina” na agua.

 

sendo bastante resumido e correndo o risco de perder grandes conceitos: ao cavitar  a helice produz bolhas de ar super quente que estraga a propria helice, fazendo ela virar um queijo suico. Tem um topico meu a respeito, vale procurar…

 

resumindo o resumo resumido: ta prejudicando o motor sem ganhar velocidade de fato.

 

tanto isso eh verdade que vc chegou nesse limite com a maior helice com o maior peso (q eh antagonico) e nao superou os limites da hidrodinamica.

 

fato comprovado qdo vc bate 6000rpm com a outra helice e nao ganhou velocidade alguma (se bobear perdeu velocidade).

 

dito td isso: parabens pelo teste, pelo esforco, pela tentativa e mais ainda em

compartilhar.

 

nao acho q seja o fim do teu jack plate, pode ir melhorando os testes e ir comprovando td com outros trims, com o uso mesmo ddo conjunto, com mais ou menos carga etc….

 

mas muito cuidado com a agua, de fato acho que ali tem um provlema gigantesco, diferente de motores maiores, um 30 nao eh projetado pra ter captacao de agua em locais mais baixos…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Guto Pinto disse:

Muito  legal o esforço e o experimento e compartilhar pra gente aqui.  Mas resumiu bem o que sempre disse aqui, motores dessa potencia e casco aluminio vc otimizando tudo o que der, como altura , trim, helice etc  um ganho de 10% já é coisa demais,  quer mais desempenho o jeito mais fácil é por um motor maior.   Eu vi isso recentemente, minha chata 6m com 30 Yamaha otimizando tudo em 2 pessoas e tralha atingia 48kmh e em 3 pessoas 42 a 43kmh,  comprei um 40 coloquei de qualquer jeito em 3 dava 52kmh, kkkkkkk.  Acabei depois de 2 anos voltando pro 30 pois 40 ficou grande pra onde pesco mas a diferença é gritante . 

Concordo contigo, não existe milagre sem aumentar a potência do motor, essas modificações e testes talvez nem valham o esforço empregado😅. Mas é aquele negócio né, as vezes dá vontade de arrumar alguma coisa pra se incomodar hahahaha, e parte da culpa é sua e do pessoal do fórum que postam suas experiências e deixam a gente na vontade de fazer também 🤣

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Concordo com o guto, o esforco, o gasto, a ideia e a vontade foram espetaculares, inclusive gostaria de saber onde comprou, qto custou etc…. 
 

maaas…

 

sempre tem um mas…

 

tb tenho uma fb e tb tenho um mercury 30, embora minha fb seja 5m e modelo standart, algumas coisas sao iguais.

 

1- o espelho de popa das fb sao mais altas que de outros barcos, entao isso ja deixa o motor no limite da aspiracao de agua. Erguer o motor que seja 3 ou 4 cm ao meu ver nao o permite a refrigeracao correta. Elevando a temperatura como um todo, certo que em pouco tempo a merda vai ocorrer…

 

2- a rpm maxima deste motor sao 5500 rpms, ainda que ocorra uma folga de seguranca, ultrapassar isso eh bastante ruim, em especial, pela nossa gasolina conter alcool que nao se mistura com oleo 2tempos. 
 

entao temos uma combinacao morta: rpm alta + lubrificacao imperfeita + possivel falta de refrigeração + qualquer sujeirinha ou rotor usado = catástrofe do motor…

 

no meu caso, usar o trim no talo nem precisa olhar a agua, o proprio barulho do motor denuncia q ele ta trabalhando errado, imagina com um jack plater erguendo ele… 

 

3- nao acho que um espelho de popa com 1.2 ou 1.5mm aguente muito tempo com um jack plate… isso seja calaca, levefort, ou qqr outra marca… o esforco do jackplate aumenta bastante em todos os locais pra segurar o impeto do motor. Se pegar um toco entao… vish ….

 

4- sobre os resultados em si, que eh o motivo do topico de fato: embora tenha ocorrido aumento inegavel de performance, em quase todas as situacoes houve excesso de rpm, o q por si so ja barra o uso. E se prestar atencao, a mudanca de velocidade entre sozinho e em 2 eh minima, denotando q o jack plate arrumou a questao de equilibrio de peso a mais na proa (e no fb o equilibrio de peso faz muuuuiita diferenca)

 

5- nos resultados q o rpm estava dentro do limite (e so vou considerar esses resultados como possiveis): tem que analisar com muita calma, vc aumentou 300rpm numa passagem e 200rpm na outra e praticamente nao houve aumento de velocidade. 
 

Se fosse exatamente o oposto o regime de vazante eu diria que o aumento de rpm foi causado pela vazante, como vc subindo aumentou a rpm, isso prova que esta ocorrendo cavitacao na helice, ou seja, ta aumentando o rpm mas nao o desempenho, pois a helice “patina” na agua.

 

sendo bastante resumido e correndo o risco de perder grandes conceitos: ao cavitar  a helice produz bolhas de ar super quente que estraga a propria helice, fazendo ela virar um queijo suico. Tem um topico meu a respeito, vale procurar…

 

resumindo o resumo resumido: ta prejudicando o motor sem ganhar velocidade de fato.

 

tanto isso eh verdade que vc chegou nesse limite com a maior helice com o maior peso (q eh antagonico) e nao superou os limites da hidrodinamica.

 

fato comprovado qdo vc bate 6000rpm com a outra helice e nao ganhou velocidade alguma (se bobear perdeu velocidade).

 

dito td isso: parabens pelo teste, pelo esforco, pela tentativa e mais ainda em

compartilhar.

 

nao acho q seja o fim do teu jack plate, pode ir melhorando os testes e ir comprovando td com outros trims, com o uso mesmo ddo conjunto, com mais ou menos carga etc….

 

mas muito cuidado com a agua, de fato acho que ali tem um provlema gigantesco, diferente de motores maiores, um 30 nao eh projetado pra ter captacao de agua em locais mais baixos…

Tenho um amigo que faz restaurações e reformas em embarcações que fábrica esse jack, o custo ficou em 1800 reais com a instalação.

Em questão a captação de água e algo que tenho que ficar atento mesmo se não ficou prejudicada.

Quanto ao rpm máximo,  no manual do motor fala que o rpm deve ficar entre 5000~6000 então não acho que esteja forçando o motor, claro que concordo que andar no limite não é saudável para o motor a longo prazo.

Vou observar com o tempo se o espelho de popa vai sofrer com isso, e em questão da cavitação do hélice confesso que não sabia nada desse assunto até esse alerta que me deu, vou fazer mais alguns testes, baixar um pouco o motor pra ver se resolvo essa questão da cavitação e correr menos risco na captação de água,  enfim agradeço as dicas 

Screenshot_20220704-124944_Drive.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Daniel Matias disse:

Concordo contigo, não existe milagre sem aumentar a potência do motor, essas modificações e testes talvez nem valham o esforço empregado😅. Mas é aquele negócio né, as vezes dá vontade de arrumar alguma coisa pra se incomodar hahahaha, e parte da culpa é sua e do pessoal do fórum que postam suas experiências e deixam a gente na vontade de fazer também 🤣

exato,  ate hj eu mexo um pouco, faz parte do nundo da pesca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6000 rpm no caso se estar com 25hp, duvido que nao colocaram esse pra 30hp mesmo sem vc pedir… era praxe… 

se for usar assim, coloque 5% a mais de oleo so por precaução… mais pelo alcool mesmo, pq qto mais rpm, teoricamente menos % precisa de oleo…

 

top demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alessandro Sanches disse:

Top seu teste!!

Tenho um Mercury 30 HP e tenho um Jack pequeno. Quero montar para ver se tem alguma melhora na performance!

Legal, depois de montar compartilha seus resultados aqui no fórum para vermos 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...