Ir para conteúdo

Araguaia, agosto 2008


Posts Recomendados

Este é o primeiro relato que faço de minhas pescarias. Ela ocorreu no ano passado e eu ainda não conhecia o FTB. Comecei a participar há 3 dias e a acolhida foi ótima. Essa pescaria foi relatada inicialmente em outro forum. Mas como um dos companheiros do FTB disse que não haveria problema em relatar uma pescaria mais antiga, já relata em outro forum, aí vai...

Espero que pelo menos sirva para transmitir informações úteis a todos os que gostam de pescar.

Esta pescaria aconteceu entre os dias 20 e 23 de agosto de 2008, final da lua cheia e início da minguante. Em junho estive por lá, mas no período de lua quarto crescente e os resultados foram pouco melhores (fisguei 3 piraíbas e tirei uma). Até hoje não consegui uma informação consistente sobre a melhor fase da lua para pescar no Araguaia. Foi uma pescaria com iscas naturais, embora tenha utilizado artificiais de superfície, meia-água e jigs sem sucesso, tanto em um lago como no rio.

Nesta pescaria, fomos eu e meu compadre Pablo. No primeiro dia, até pela demora na colocação do barco n'agua e obtenção de iscas, só conseguimos começar a pescar quase ao meio dia e não tivemos nenhuma ação até às 14:00 h. À tarde também foi muito fraca, capturamos peixes pequenos, um barbado, uma pequena bicuda, uma micro pirarara e piranhas. Mas a bicuda e a pirararinha, mesmo pequenas, deram um show.

Bicuda

Imagem Postada

Pirarara

Imagem Postada

No Araguaia as piranhas são um problema na pescaria. Não dão folga nem durante a noite. Por volta de 20:30 h eu capturei um pequeno barbado em água bem rasa e rápida, que chegou quase totalmente devorado pelas piranhas.

No dia seguinte, poucas ações também. Saímos atrás de piraíbas e grandes pirararas. Conseguimos a captura de uma pirarara de 1,04 mts e 19 kg, relativamente pequena para os padrões do Araguaia. As piraíbas não apareceram. As iscas para piraíbas estavam difíceis.

Pirarara

Imagem Postada

No terceiro dia soubemos de um cardume de curimbas quase 1 hora de navegação rio acima. Rumamos para o cardume, que estava bem pequeno e conseguimos apenas 3 curimbas. Somente à tarde tivemos ação de uma piraíba, que tomou mais de 50 mts de linha na primeira arrancada. Mas as piranhas não facilitaram e cortaram a linha que estava riscando a água.

À noite, uma bargada e uma arraia apareceram no baixio de uma praia com menos de meio metro de profundidade. A bargada é capturada quase que exclusivamente na rasura das praias.

Bargada (surubim chicote)

Imagem Postada

Arraia

Imagem Postada

No último dia, final de tarde, decidimos tentar os peixes menores. Pegamos alguns mandubés e uma bela dourada (apapá). Peixe forte, que salta muito, com corridas fantásticas. Embora ataque iscas artificiais com freqüência, as pescarias de apapás mais produtivas que fiz sempre foram com iscas naturais.

Apapá (dourada)

Imagem Postada

Os equipamentos utilizados:

Piraíbas e Pirararas:

- Vara Penn Mariner 80 lbs e 6';

- Carretilha Shimano Tekota 800;

- Linha Max Force 0,70 mm, 111 lbs;

- Anzóis gamakatsu o'shaughnessy 9/0 e 10/0;

- Vara Penn Slammer 60 lbs 6,6'

- Carretilha Penn 345 GTI;

- Linha Max Force 0,74 mm, 135 lbs;

- Anzóis Mariner Sport 4330 12/0;

- Iscas: curimbas, barbados, mandis gdes, candirus, cachorras facão. As melhores são curimbas e jaraquis, mas na falta destes podem ser usados qq peixes do rio. Para pirararas, as piranhas vermelhas são ótimas iscas.

Pintados, bargadas e demais peixes dos baixios:

- Vara Fenwick muskie 30 lbs e 6' (mais leves podem ser usadas, mas durante a noite é comum piraras de até 20 kg freqüentarem as rasuras);

- Carretilha Shimano Cardiff 300;

- Linha Max Force 0,37 mm, 28 lbs;

- Anzóis gamakatsu o'shaughnessy 5/0 a 7/0;

- Vara Albatroz Althezza 25 lbs 6';

- Carretilha Abu Garcia 5600;

- Linha Max Force 0,40 mm, 41 lbs;

- Anzóis Mariner Sport 4330 6/0;

- Iscas: branquinhas e sardinhas.

Mandubés, apapás, bicudas e cachorras;

- Vara de 20 lbs e 6';

- Carretilha Shimano Curado 100;

- Linha Max Force 0,31 mm 21 lbs;

- Anzóis gamakatsu o'shaughnessy 3/0 a 5/0;

- Iscas artificiais de superfície (popper e hélice), meia água e jigs foram tentadas mas só entraram piranhas e foram poucas.

Foi uma excelente pescaria, com grande variedade de peixes, mesmo não tendo fisgado nenhuma piraíba ou pirarara grande. Só de estar no rio com um grande amigo, vendo aquelas belíssimas paisagens e a vida selvagem que ainda está preservada por lá, desfrutando da tranqüilidade e hospitalidade da Pousada, já valeu a pena.

É isso aí. A próxima no Araguaia só em maio de 2009. Até lá, vamos ficando em Corumbá IV, perto de Brasília, atrás dos tucunarés amarelos, que andam se recusando a atacar minhas iscas .

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera, muito obrigado!! joia:::

O Araguaia é um lugar especial pra mim. Posso pescar em outros lugares, mas se não for pelo menos uma vez por ano, parece que fica faltado alguma coisa.

arrow:: Marquinho,

Seu Creison????? diabo:: caveira:: bang:: bomba2 bomba:: ::evil::

Qualé, jacaré!!!!!

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

Grande abraço a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Cleison!

Precisamos sempre de uma pescaria dessas com um grande amigo. Ficaram muito bons o relato e as fotos. Dispertaram muita vontade de voltar àquele corgão de águas barrentas e muita areia.

A pirarara está fantástica -- limpa, forte e com sua cor mais bonita.

Você disse tudo sobre as douradas, também acho que elas sempre ocupam seu lugar numa pescaria e as branquinhas são as iscas campeãs. Só não dá para arriscar material muito leve, pois pode entrar bicho bem maior naquelas corredeiras.

Tenho que voltar lá.

Muito obrigado! Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mestre:: Boas vindas Cleison!!!! Parabéns pela pescaria realizada e pelo relato técnico da mesma, seja bem vindo a galera e que este relato seje um de muitos que serão postado. joia:::

Abraço!!!! tchau::

Valeu Sena, obrigado. Espero ter muitos relatos pra postar aqui tbm, sinal de que terei pescado um bocado. danca:: danca:: danca:: danca::

Valeu, Cleison!

Precisamos sempre de uma pescaria dessas com um grande amigo. Ficaram muito bons o relato e as fotos. Dispertaram muita vontade de voltar àquele corgão de águas barrentas e muita areia.

A pirarara está fantástica -- limpa, forte e com sua cor mais bonita.

Você disse tudo sobre as douradas, também acho que elas sempre ocupam seu lugar numa pescaria e as branquinhas são as iscas campeãs. Só não dá para arriscar material muito leve, pois pode entrar bicho bem maior naquelas corredeiras.

Tenho que voltar lá.

Muito obrigado! Abraços!

Macedão,

Obrigado. Essa pirarara estava com a cor amarela mais destacada d q as pirararas que normalmente pegamos. Estava linda mesmo, um presente da natureza. mestre::

E qto às douradas, realmente é arriscado usar material muito leve. Há uns 4 anos uma dourada gde bateu numa linha de 20 lbs e não teve dedão na carretilha que parasse a sua corrida rio abaixo, depois de uns 4 saltos, cado um mais distante q o outro, passou a linha num galho... negativo::

Show de relato...ainda vou conhecer este lugar maravilhoso, e me deparar com um bello Filhote. Abraços.

Obrigado, Paulista.

Os filhotes estão lá, é só ter um bom equipamento, alguém que conheça a região e o tipo de pescaria, um bocado de paciência, que vc terá uma na ponta da linha. alegre::

Araguaia véio de guerra... lugarzim que vale a pena ir ao menos um vez por ano.

Muito bacana a pescaria e curtir a Pirarara, também a Apapá que sou fã d+ da conta!

Blz Fávio!! O Araguaia é um rio quase místico!! Só a pescaria desses dois peixes, apapás e pirararas, já vale qq esforço pra ir lá pelo menos uma vez por ano. joia:::

Grande abraço a todos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...