Ir para conteúdo

TUCUNARÉ PRETO


Posts Recomendados

AMIGOS QUE ESPÉCIE DE TUCUNARÉ SERIA ESSA? PESCADO EM SERRA DA MESA EM 2007. EM PESCARIAS ANTERIORES , NA REGIÃO DE MINASSU, JÁ TINHA FISGADO ALGUNS DESTES, TOTALMENTE PRETOS, MAS MENORZINHOS...PEQUENOS..QUE SEGUNDO INFORMAÇÕES DE LÁ SERIA OUTRA ESPÉCIE. SERÁ?

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou dar minha opinião que poderá ser a pior besteira que já falei...hehehe, mas não tenho medo...heheheheh

Os peixes (ou alguns) tem esquema de mimetismo, eles mudam de cor de acordo com o habitat, fase da vida, etc....

O Tucunaré Fogo, segundo uma revista que eu li, não lembro qual ::medo:: , é o mesmo tucunaré amarelo...

O tucunaré açu tem alguns que ficam pretíssimos, mas é por causa das águas altas do rio negro...em época de seca ele fica mais claro.....!!

O Fabrício uma vez me mostrou um tucunaré açu(ou paca) que ele pegou na AM, que era quase lilás, coloração dos jacundás que ali viviam.

Acredito que alguma coisa onde esses peixes ficam que levaram esses amarelos (opinião), ficarem escuros.....

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou dar minha opinião que poderá ser a pior besteira que já falei...hehehe, mas não tenho medo...heheheheh

Os peixes (ou alguns) tem esquema de mimetismo, eles se mudam de cor de acordo com o habitat, fase da vida, etc....

O Tucunaré Fogo, segundo uma revista que eu li, não lembro qual ::medo:: , é o mesmo tucunaré amarelo...

O tucunaré açu tem alguns que ficam pretíssimos, mas é por causa das águas altas do rio negro...em época de seca ele fica mais claro.....!!

O Fabrício uma vez me mostrou um tucunaré açu(ou paca) que ele pegou na AM, que era quase lilás, coloração dos jacundás que ali viviam.

Acredito que alguma coisa onde esses peixes ficam que levaram esses amarelos (opinião), ficarem escuros.....

Abração

Falou tudo... tamb'em compartilho com a mesma opinião.

Boa! mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também pesquei em bocudo negão em minha última pescaria em Barcelos, era tão preto que mal dava para distinguir o ocelo no rabo. O piloteiro disse que estava doente. Acreditei, já que o danado estava muito magro. Pelo tamanho era peixe para quatro kilos, mas o boca grip acusou pouco mais de dois.

Agora vejo que foi um caso de tucuna doente, mimético e faminto ( a julgar pela voracidade que atacou a isca ) hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois peixes parecem ser tucunarés amarelos...

Marquinhos, você disse tudo. Peixes, em especial os ciclídeos, mudam muito de cor em função da cor da água em que estão, período reprodutivo, estado de saúde etc... Quem tem aquário sabe muito bem disso.

Marquinhos, a única ressalva é que o tucunaré fogo é o mesmo daquele amarelão que tem no rio Teles Pires (não é o mesmo amarelo das represas aqui), e adquire aquela cor bonita quando está em águas transparentes do rio São benedito, rio azul etc...

Abraços!

PS: uma vez vi essa foto em algum fórum, salvei no meu computador: é um açu pego na bacia do rio Negro:

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois peixes parecem ser tucunarés amarelos...

Marquinhos, você disse tudo. Peixes, em especial os ciclídeos, mudam muito de cor em função da cor da água em que estão, período reprodutivo, estado de saúde etc... Quem tem aquário sabe muito bem disso.

Marquinhos, a única ressalva é que o tucunaré fogo é o mesmo daquele amarelão que tem no rio Teles Pires (não é o mesmo amarelo das represas aqui), e adquire aquela cor bonita quando está em águas transparentes do rio São benedito, rio azul etc...

Abraços!

PS: uma vez vi essa foto em algum fórum, salvei no meu computador: é um açu pego na bacia do rio Negro:

Imagem Postada

Ô louco!

Bem interessante esse lance deles mudarem de cor. Eu nunca tinha visto nenhum tucuna na Serra da Mesa que não fossem os "normais" azuis e amarelos. Se eu fisgar um negão desses aí da foto, eu saio correndo pensando que é uma sucuri. surtei:: surtei::

Já tinha visto um lance interessante sobre a questão de musculatura dos peixes, onde dizia que peixes de rios são mais fortes do que os de lagoa. A explicação era porque eles tinham que se esforçar mais por causa da correnteza dos rios, o que o mesmo não acontece com os de lagoa. Será que isso não é piração? Acho que podem pensar nisso porque se um deles fisgados irem para a correnteza fica mais difícil de tirá-lo por causa da força da correnteza com a força do peixe juntos. Acho que viajei nessa Frio:: Frio::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viajou não Madeira...Isso vale para peixe, bem como para nós, seres humanos!!

Existem dois tipos de fibras musculares diferentes, "brancas" e "vermelhas", com propriedades metabólicas distintas. Cada pessoa tem predisposição genética para ter mais de um tipo ou outro, mas conforme o tipo de treino que se faz, é possível aumentar um tipo ou outro.

As vermelhras são de resistência, tipo maratonista. Brancas, de explosão, tipo corredor de 100m.

Um tucunaré em um rio ou em um lago está submetido ao dois tipos diferentes de "treino", e vai anabolizar o tipo de fibra muscular mais adequada ao ambiente em que se encontra.

O do rio é o maratonista, por isso todo mundo fala que o tal do paca é mais forte, briga mais, tem mais fôlego (em água corrente é mais comum o tucunaré estar paca, em lago é mais comum estar açu).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AI GALERA AQUI EM FORMOSO DE VEZ ENQUANDO PEGA UNS TUCUNARES

PRETO TAMBEM. SO Q NAO SAO GRANDES. E ESTRANHO PORQ NESTE MESMO LUGAR VC PEGA O PACA. O AZUL. O PITANGA. E TEM O AMARELO. E DE VEZ ENQUANDO SAI UM NEGAO.. MAIS ISSO E BOM. QUEM SABE E UM CRUZAMENTO DE TUCUNARE COM O ACARA. AÇU.. TUDO E POSIVEL. NO MUNDO ANIMAL.. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera!

Aparentemente se trata da espécie nativa da bacia do Tocantins-Araguaia, o Cichla kelberi, só que na versão mais escura, essa por adaptações ao local, etc...

Segue a seguir fotos da espécie normalmente conhecida por nós como Tucunaré-Amarelo, a primeira na cor normalmente pescada por nós e a segunda já a mesma sofrento tais alterações.

Abraxxxxxx

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...