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Lancha de fibra, 4,20m com carretinha puxada por GOL 2019 1.6 da certo?


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Tenho uma lancha de 4,20 m de comprimento, motor Johnson 70HP que será  puxada numa carreta rodoviaria por um gol 2019 1.6.

 

O que voces acham da ideia? É muito peso ou é normal?

Ja vi lanchas maiores sendo puxadas por um Uno quadradinho 1.0 indo e voltando do litoral na estrada e acho que não pesa tanto assim, sabendo equilibrar a lancha na posição certa na carreta o peso dela fica mais nas rodas da carreta ne?

Ai o que vai mandar é a capacidade de tração do carro?

Eu gostaria de saber se alguem ja fez isso na pratica, puxar uma lancha com o carro e como é essa experiencia?

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Sérgio....blz pura?!?!

Seja muito bem vindo ao nosso fórum. Sinta-se em casa.

 

Vamos a sua pergunta.

Há muitas variáveis envolvidas no simples transporte de um barco sob uma carretinha. 

Comecemos com o engate. Tem q ser de boa qualidade, compatível com o peso a ser transportado e bem fixado no veículo.

A carretinha precisa ser boa, e apropriada para o transporte do barco em questão. O peso da munheca da carreta sob a bola do engate segue uma regra. Temos tópicos aqui no fórum falando sobre isso. De forma resumida, na mão, é muito difícil vc levantar a frente do reboque sozinho. Dá uma pesquisada. Acho q 10% do valor do conjunto é o peso a ser impresso na bola do engate.

A carreta tem freio?!?! Se sim, facilita muito a vida do condutor, além da segurança q aumenta exponencialmente, é claro. Carreta com freio ajuda muiittoo a parar o veículo.

E ainda tem q ser levado em conta o percurso q vc irá rodar e o local onde irá colocar e tirar o barco. Se tudo for tranquilo e colocar em risco a dirigibilidade do carro, dá pra puxar sim.

 

😉

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caro sergio, consulte o manual do proprietario do carro e verifique a capacidade de traçao do carro.

 

1- uma lancha de fibra + motor 70hp + carreta, certamente excede os 750kg exigidos por lei para uma carreta sem freio de inercia (ou inercial). Portanto, tenha um mente que isso é 100x mais importante que qualquer coisa, especialmente em subidas e descidas. Sem um freio inercial funcionando, nem tente.

 

2- provavelmente essa carreta tera eixo duplo, oque gera mais arrasto e impacta totalmente na dirigibilidade (nao faz curvas e deixa ainda mais pesado pra arrastar).

 

3- antes de sequer engatar no carro, verifique se o engate aguenta esse peso, a imensa maioria (99% dos engates) sao permitidos para ate 300kg... e quase a totalidade deles nao aguenta sequer 150kg com segurança, sao puramente esteticos.

 

Se seu engate nao tem pelo menos 6 pontos de fixação no carro, preferencialmente usando um sanduiche de placas no chassi/monobloco, nem precisa perder tempo olhando o manual, vendo freio inercial, etc... MEsmo que a plaquinha la diga uma coisa, ESQUEÇA.

 

Se seu engate nao tem chapas de ao menos uns 2.5mm , tambem esqueça. Se tem um monte de soldas nos piores lugares possivel, tambem esqueça.

 

4- ja vi gente pendurada em poste energizado durante a chuva, nao quer dizer que seja o correto... um uno pode arrastar um mundo, mas nao é o correto. Reflita a respeito.

 

5- peso deve ficar entre 10-15% do peso total na munheca (engate da carreta), nao sobrepondo 75kg (seu engate vai estar descrevendo isso) para que ocorra um bom processo. Nao deve estar traseirando (mais peso na traseira da carreta, a mesma deve ter mais peso na frente ou sobre os eixos, tem inumeros videos no youtube mostrando o desastre total de se usar mais peso na traseira). Equilibrio é a melhor opcao.

 

6- referente a questao de "como é na prática": ao colocar qqr carreta, vc vira caminhao, segue todas as leis de transito de caminhao, velocidade, locais de andar, dirigir a direita, etc. FOra obvio a conducao BEM mais pesada (e nesse caso, MUITO mais pesada), te obrigado a cosntantes trocas de marcha, consumo maior, velocidade bem menor, ultrapassagens mais dificieis, e obvio necessidade de distancias maiores e curvas mais abertas.

 

Espere um desempenho sofrivel para esse caso. Eu puxei uma strada 1,8 um barco simples, com uma pessoa na cabine e carga pra dois pescarem... Simples subidas exigiam 3a marcha e paciencia, consumo nas alturas...

 

Puxa? sim, puxa... mas tem que ter atencao a todos os detalhes... Boa sorte. e consulte td..

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Tinha um barco de alumínio de 6M com motor 50HP, e um corsinha econoflex 1.4, peguei muita estrada coloquei e tirei da agua varias vezes.

 

Seu conjunto vai de boa, só cuidado com o lugar aonde vc desce, tem que ter tração, se não patina.

 

Abraços

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2 horas atrás, Alessandro Sanches disse:

Puxar acho que puxa, agora (dependendo do lugar) é colocar e principalmente tirar da agua!

pois eh, dependendo do lugar, nao tira nem com 4x4, mas isso eh assunto pra mais de metro...

2 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Tinha um barco de alumínio de 6M com motor 50HP, e um corsinha econoflex 1.4, peguei muita estrada coloquei e tirei da agua varias vezes.

 

Seu conjunto vai de boa, só cuidado com o lugar aonde vc desce, tem que ter tração, se não patina.

 

Abraços

esse seu conjunto, pode ter certeza, nao pesa metade do conjunto de fibra

27 minutos atrás, Sergio Carlos disse:

Uma coisa interessante seria manter a lancha em uma marina? Que preço sera que eu pagaria ?

ai vai do teu bolso... cada marina tem um preço e um esquema diferente... so pesquisando.

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Tenho amigo que tem um casco que provavelmente é parecido, pela medida e pelo motor é antigo, a dele é 5.20 casco nauplas com motor 70 johson tb, carreta madeira rodoviaria 1 eixo normal,  puxar puxa facil ,  mas rampa vai ter que ser boa e ancoragem no veiculo vai ter que ser muito bem feita pra nao ter risco numa manobra ou freada brusca.  Esses cascos antigos são pesados,  vc poe facil  130kg do motor mais uns 300 do casco no minimo, fora a carreta. 

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6 horas atrás, Sergio Carlos disse:

Uma coisa interessante seria manter a lancha em uma marina? Que preço sera que eu pagaria ?

Deixe na marina mesmo que você gaste um pouco a mais e pesque pelo menos 2x por mês que valerá a pena! Marina varia muito de cada região, mas a média eh em torno de 500 a 600 Reais, geralmente cobram por pés de acordo com o tamanho da sua embarcação. 

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Acho que todo mundo tem razão ai nas colocações. Tinha um siena 1000 e rodava quase 2.000 km ida e volta, puxando um barco de 5 metros e toda uma tralha para acampamento dentro do barco (isso não foi uma vez, foram várias). Mas já tive algumas vezes que desengatar a carreta e puxar com a catraca pra poder tirar da água. Mas com o conjunto totalmente equilibrado e com todo cuidado (checagem de engate, amortecedores, pneus e também rolamentos, coisa que mais me deu dor de cabeça, pq se vc não olha, quando acontece m... é tarde). Com cuidado (redobrado) na estrada vai de boa. Agora, se vc tem a possibilidade de deixar numa marina, acho a melhor opção (claro, se o valor te convir), mas isso se você pesca sempre (ou quase sempre) na região da marina.

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