Ir para conteúdo

Motor de popa Mariner (americano) 25 HP


Posts Recomendados

Bom dia Senhores,

Estou com um problema e acredito que alguém já tenha passado por ele e possa me orientar; tenho um Mariner 25 (modelo americano) que está afogando com frequência. Percebo que sempre que vou funcionar o motor ele afoga, e após várias "cordadas" a única saída e desconectar o plug da mangueira de combustível, retirar as velas e fazer todo o processo de secagem das velas, feito isso geralmente pega, no entanto ocorre de morrer durante a navegação e depois não pega mais. Fiz algumas pesquisas na internet, inclusive aqui no Fórum que é RIQUÍSSIMO de informações e li algumas postagens pertinentes. Irei descrever o processo que sempre utilizo para o funcionamento, ou pelo menos a tentativa:

- Motor Mariner 25 HP modelo americano instalado em uma lanchinha de 5,5 metros de comprimento, com comando a distância e volante, EXCETO partida elétrica, logicamente a partida é manual. Conecto o plug da mangueira de combustível, aperto o bulbo algumas vezes, até que o mesmo se torne cheio, aciono o afogador e puxo a corda com o acelerador do comando em 70 a 80 % levantado.

Não tenho certeza se um problema leva ao outro ou são problemas distintos; motor afogado e motor morrendo durante a navegação.

Observação: navego em água doce, Rio São Francisco, uso mistura 40/1, fiz a limpeza do carburador há pouco tempo e o motor parece estar com tudo ok, visão externa com o capô aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DiegoOQZ disse:

Bom dia Senhores,

Estou com um problema e acredito que alguém já tenha passado por ele e possa me orientar; tenho um Mariner 25 (modelo americano) que está afogando com frequência. Percebo que sempre que vou funcionar o motor ele afoga, e após várias "cordadas" a única saída e desconectar o plug da mangueira de combustível, retirar as velas e fazer todo o processo de secagem das velas, feito isso geralmente pega, no entanto ocorre de morrer durante a navegação e depois não pega mais. Fiz algumas pesquisas na internet, inclusive aqui no Fórum que é RIQUÍSSIMO de informações e li algumas postagens pertinentes. Irei descrever o processo que sempre utilizo para o funcionamento, ou pelo menos a tentativa:

- Motor Mariner 25 HP modelo americano instalado em uma lanchinha de 5,5 metros de comprimento, com comando a distância e volante, EXCETO partida elétrica, logicamente a partida é manual. Conecto o plug da mangueira de combustível, aperto o bulbo algumas vezes, até que o mesmo se torne cheio, aciono o afogador e puxo a corda com o acelerador do comando em 70 a 80 % levantado.

Não tenho certeza se um problema leva ao outro ou são problemas distintos; motor afogado e motor morrendo durante a navegação.

Observação: navego em água doce, Rio São Francisco, uso mistura 40/1, fiz a limpeza do carburador há pouco tempo e o motor parece estar com tudo ok, visão externa com o capô aberto.

Se carburador tiver em ordem é sintoma de cabos, cdi ou bobinas, se está encharcando vela pode não estar com queima boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro, como o guto falou e talvez ele nao tenha dado uma enfase clara: "se o carburador estiver em ordem..." verifique cabos, cdi, bobinas.... alem disso, eu olharia a bomba de gasolina, esses sintomas podem ser diafragma ruim ou mal ajuste, em baixa ele despeja muito combustivel e em alta ele nao segura a onda e da falta...

 

desconheço o motor, mas muitas vezes na revisao o mecanico regula para uma temperatura, uma altura do local, uma umidade e na hora ali no rio muda e ele fica ruim.... uma regulagem pode resolver em 30 segundos.

 

leve pra um mecanico, infelizmente, no teu caso, so inspecionando sem maiores conhecimentos dificuta.... podendo ate ser uma boia do bura desregulada, travada, algo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem.. vou colocar uma possível causa do problema.. não sei se é pertinente, mas aconteceu comigo (e com um monte de pessoas). Meu motor é (era) mercury 15 hp (japonês).. problema mais ou menos como no seu... e o problema era, a mangueira original, que devido à diferença da nossa gasolina, causou um desgaste no verniz interno dela fazendo com que obstruísse parcialmente a quantidade de combustível que alimentava o motor. dizem que o problema foi corrigido nos motores que vieram pro Brasil mais recentemente, e também não sei o ano desse seu motor, mas não custa dar uma pesquisada no tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Andrey W disse:

Bem.. vou colocar uma possível causa do problema.. não sei se é pertinente, mas aconteceu comigo (e com um monte de pessoas). Meu motor é (era) mercury 15 hp (japonês).. problema mais ou menos como no seu... e o problema era, a mangueira original, que devido à diferença da nossa gasolina, causou um desgaste no verniz interno dela fazendo com que obstruísse parcialmente a quantidade de combustível que alimentava o motor. dizem que o problema foi corrigido nos motores que vieram pro Brasil mais recentemente, e também não sei o ano desse seu motor, mas não custa dar uma pesquisada no tema.

Andrey  aí daria falta, não excesso e pelo modelo do motor esse motor deve ser 90 a 98 , a mangueira original.já foi fasz tempo, kkkkkkk.  Eu tive problema da mangueira cinza nos mercurys que tive , eles cortavam qdo navegava e foi 1 a 2 anos depois de zeros.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que lembrar tb que esse Mariner não tem borboleta de afogador,  e sim um primer que é uma bombinha que joga gasolina na camara, acionando a alavanca do " afogador" vc puxa uma haste do motor adiantando o ponto e joga gasolina na camara, se ficar bombando aquilo vai encharcar motor , pode ser um problema nessa peça tb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Tem que lembrar tb que esse Mariner não tem borboleta de afogador,  e sim um primer que é una bombinha que joga gasolina na camara, acionando a alavanca do " afogafor" vc puxa uma haste do motor adiantando o ponto e joga gasolina na camara, se ficar bombando aquilo vai encharcar motor , pode ser um problema nessa peça tb

não me atentei direito ao fato relatado.. realmente é excesso de combustível e não falta.. 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...