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Motor de popa Mariner 25 HP ANO 94 (JAPONÊS)


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Boa tarde,

Há alguns dias fiz uma postagem e cometi um equívoco, o motor referente é um MARINER 25 HP JAPONÊS ANO 94 (e não americano como eu falei). Acontece que o motor está "morrendo" enquanto navego. Percebo que este fato sempre acontece quando chego ao meu destino e desligo o motor, e após um certo tempo desligado, ligo novamente e não navego 30 metros para o motor apagar. Me parece ser falta de alimentação de combustível. O mecânico deu uma revisão no carburador e na bomba de combustível na semana passada e no sábado quando fui navegar as falhas ocorreram novamente. Como dito acima, imagino ser falta de combustível, pois quando apaga o bulbo está sempre vazio, ejeto combustível e o motor funciona. 

alguém tem alguma ideia do que possa ser?

De antemão já agradeço a todos.

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maraviulha... vc tem um legitimo motor yamaha com adesivo da mariner.

 

o famoso yamaha quadrado, um dos mais fortes, robustos e queridos dos motores. e tb um dos mais simples e faceis de achar peças pra tal.

 

leve numa oficina e se nao te deixarem perfeito em 24h, troque de oficina. 

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Sim, sim, é bem análogo ao Yamaha, inclusive vou fazer um teste com o tanque do Yamaha de 15 HP que tenho (2009 e zerado, Yamaha é Yamaha; apesar dos Mercury's estarem tops). Vou fazer um check up no sistema de alimentação de combustível, mangueira, bulbo, tanque original Quicksilver e novamente bomba, veremos o que acontece. Após os testes passarei um feedback. Obrigado pela atenção.

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Bom dia a todos.

Fiz um teste com o tanque do Yamaha no sábado e o motor (Mariner) funcionou maravilhosamente bem. Pegou de primeira (no máximo 3 "cordadas"), não apagou durante a navegação, e após um período de aproximadamente 3 horas parado funcionou perfeitamente. Ontem naveguei novamente com o Mariner, a princípio tudo ok, funcionou muito bem, porém depois de algum tempo parado deu um certo trabalho para funcionar novamente, depois que funcionou não apagou mais, show de bola, a única diferença de sábado para domingo é que no sábado o motor sempre pegava de primeira, mesmo depois de horas parado, ontem já não quis pegar de primeira, continuo achando que é falta de alimentação. Ratifico, o carburador foi revisado, a bomba de combustível também, e rodei tanto no sábado quanto no domingo com um tanque Yamaha todo original e muito bem conservado, alguém pode ter ideia do que está acontecendo? Penso eu que motor com partida manual precisa funcionar com no máximo 3 "cordadas", mais que isso se perde a graça e os músculos do braço também. Obrigado a todos.

WhatsApp Image 2022-08-15 at 09.04.14.jpeg

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contra fatos, nao ha argumentos. 

 

Revise a sua linha de combustivel, talvez mangueira com trincas, algum furo minusculo que qdo da pressao ele aumenta e entra ar, etc, sao problemas que irao aparecer em alta rotacao e depois de um tempo parado (e a linha perde pressao).

 

troque mangueiras (aconselho balflex, mas a balflex nao eh tao maleavel, portanto, compre mais cm que o normal pra poder dar volta corretamente, tem outras marcas excelentes, como continental, goodyear, e tantas outras), troque o bulbo (compre um original yamaha ou original quicksilver, é caro pra kct, mas os paralelos,tipo clipper sao ruins e estragam rapido, tem topico a respeito), e nao esqueca de trocar tb a mangueirinha do pescador, que vai dentro do tanque.

 

qto a nao ligar depois de usado na primeira fierada, pode ser uma regulagem fina do carburador, muda temperatura, muda umidade, e o carburador nao... ai ele rateia... pegar na segunda ou terceira depois de quente nao eh uma tragedia, embora o legal fosse pegar na primeira ou segunda.... ruim eh qdo pega so depois da sexta, setima, ou para de contar.

 

 

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Boa tarde amigos. Agradeço pelas dicas (valiosas dicas). Então, referente a linha de combustível, irei revisar do plug de entrada de combustível para dentro, para o interior do motor; plug, mangueiras, filtro de combustível, carburador e bomba, sendo os dois últimos itens de revisão em dia, entretanto o carburador pode estar carecendo de um ajuste fino como relatou o amigo, e a bomba pode estar com algum problema, diafragma ou outra coisa. Não creio que seja do plug de entrada para fora, sentido tanque, pois naveguei com o tanque original do Yamaha 15 HP que tenho, motor novo, logo tanque novo e muito conservado. Só para certificar se o problema estava no tanque, meu Pai foi em outro barco com o Yamaha 15 HP utilizando o tanque (conjunto de mangueira e bulbo) do Mariner, tanque Quicksilver e não apresentou qualquer tipo de falha na alimentação, navegou normalmente como se estivesse com o seu tanque original. De qualquer maneira AMIGO Astra, agradeço pelas orientações, espero encontrar respostas (e estou encontrando) para esse "probleminha". *Obs.: Será que não estou sendo muito exigente com um motor ano 88? Querendo três cordadas e avante? (RISOS...)* Em relação ao ano do motor AMIGO Guto, te agradeço pelo esclarecimento, pensei que o "94" na placa de identificação seria o ano, mais uma vez obrigado. Não testei a compressão dos cilindros não, quais seriam os parâmetros.

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Ainda acho que antes de fuçar em bomba de combustivel (q pela idade, ao colocar  mao, vai ter que arrumar, pq vai se desfazer ao desmontar, o que por um lado é bom...), verificaria todo o sistema antes do motor.

 

um 15hp puxa bem menos gasolina e precisa de bem menos pressao no sistema, portanto, o teste do seu pai no 15 foi legal, mas nao foi perfeito. Em full aceleracao, chega a ser 60% a menos de pressao no sistema, nao é pouco.

 

Ajustes finos em carburador, seja ele novo ou usado, sempre vai ocorrer. Cabe ao proprietario conhecer o basico do basico de um carburador e ter uma chave de fenda na mala de pescar, pois vai precisar sempre. Isso nao é culpa do mecanico.

 

Sobre esperar muito de u motor ano 88... depende do uso, qtas horas tem, se foi bem manutenido etc.

 

A principio um motor velho nao necessariamente eh um motor muito usado. O inverso tb eh verdade. 

 

Eu tinha um jonson 87 que era impecavel. Sera que esse ta perfeito? As vezes tambem é falta de uso, usando um pouco mais ele afina e apruma. Gasolina tem que estar nova (menos de 15 dias). oleo bom, etc.

 

De fato, pode ter algum problema, regulagem ou só falta de whey protein na hora de dar a cordada.... mas enfim, nao desanime, é assim mesmo.

 

sobre a compressão dos cilindros, qqr coisa acima de 95psi ja nao é tao ruim... acima de 105 ja é um sinal de compreesão excelente e acima de 125 é perfeita (alguns nem nisso chegam novos). O mais importante é ver se nao tem um cilindro com mais de 10-15% de diferenca do outro, se isso ocorrer já é complicado.

 

Verifique cabos se estao perfeitos e bem encaixados, se as velas sao zeras (vela com o tempo cria resistencia e dificulta a pegar). Enfim, com otempo vc verifica em casa mesmo o motor quase que inteiro.

 

 

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Bom dia Astra.

Então, com os dois tanques (Quicksilver e Yamaha) o motor apresentou "certa dificuldade" em funcionar. Usei o tanque Yamaha no sábado e não houve problema algum, partidas perfeitas durante todo o processo de navegação, já no domingo um leve estressezinho após um tempo parado, ratifico que a primeira partida foi show, desta forma concluí que a falha não se dá nos periféricos do motor, e sim no motor propriamente dito. O mecânico já abriu a bomba de combustível, aparentemente tudo normal, da mesma forma o carburador, tudo bem limpo, bem conectado e com um visual muito bom. Fizemos o teste no 15 Yamaha com o tanque Quicksilver só para nos certificarmos se o problema era no tanque, entretanto o 15 rodou muito bem, como se estivesse com o seu tanque original, partida perfeita sempre na primeira cordada, concluímos, também que o tanque (Quicksilver) não era o vilão. Não tenho muita prática com mecânica de motor de popa, sempre rodei com motores 15 HP novos (Yamaha/Suzuki), nunca tive problema algum, a não ser (no máximo) uma operação mecânica preventiva de troca de óleo da rabeta e troca de velas... (RISOS....) no entanto estou sempre procurando aprender, como você disse acima, precisamos entender o básico do básico e ter um kit de ferramentas no barco, concordo em grau, número e gênero. A mecânica do motor em pauta é muito simples mesmo, fato esse já relatado por você, estou começando a entender a dinâmica de funcionamento, creio que terei condições de realizar manutenções primárias e básicas, e longe de ser um expert... mas se me quebrar o galho, ok. Em relação ao motor ser 88 e naturalmente "velho" de ano, a máquina está muito boa, sem vazamentos, tudo bem justinho e bem limpo, cabos bem conectados, barulho de navegação bem uniforme e sem rateios, velas novas, enfim, aparentemente tudo muito bem conservado. Outro fato relevante é a hipótese de ter ficado parado por longos períodos de tempo, isso é verídico, assim entendo que a navegação constante que tenho praticado pode "melhorar" o seu desempenho no quesito "pegar com poucas cordadas". Irei verificar sobre a compressão dos cilindros, não sei se aqui na minha cidade os mecânicos praticam essa verificação, pelo menos nunca ouvi falar se o fazem, mas de qualquer forma vou correr atrás disso também. E pra finalizar não posso deixar de comentar sobre a possível falta de  "whey protein" na hora das cordadas (RISOS E MAIS RISOS.....MAIS UM POUCO DE RISOS...) estou exercendo tanta força que me arranca o couro de parte dos dedos, alguns amigos até comentam; "assim você vai arrancar o sistema de partida do motor" (MAIS ALGUNS RISOS...). Enfim amigo, mais uma vez te agradeço pela atenção e pelas orientações que estão me ajudando a criar um "e-book" de informações muito valiosas para o motor supracitado e mais, para qualquer outro que eu possa navegar.

Obs.: Também não acho ser culpa do mecânico, inclusive já estou sem graça de levar a lancha novamente para ele olhar o motor. Tenho um Johnson 25 HP Sea Horse ano 1979, tenho algumas dúvidas também, abrirei outro tópico com o assunto e espero podermos fazer algumas análises.

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Seu motor é parecido com esse?  

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É um motor sem segredo, se carburação , bobinas e cdi   e sistema alimentação estiverem em ordem só pode ser compressão baixa pra estar tão ruim de partida, yamaha 25 não é ruim , mesmo velho,  a compressão pode estar baixa desde por desgaste ou a junta do cabeçote vazando um pouco .  Veja tb se as velas não tão encharcando pode  ser regulagem do carburador, normalmente esse motor com 2  a 2.5  voltas na mistura de ar está bom  .   A partida desses 25 são pesadas mesmo , desse Jonhson que vc citou então, kkkkkk  .  

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Exatamente esse, tem um modelo muito parecido que é o Marathon, no entanto é esse mesmo da foto. Só pode ser a compressão dos cilindros mesmo, todos os componentes estão em perfeito estado. Não acho que é junta de cabeçote, está tudo sequinho e as velas não estão encharcando, são novas. Quanto ao Sea Horse 25 ... rapaz a coisa é feia mesmo kkkkk. Coloquei um motor de arranque para partida elétrica porque não tem braço que aguenta. O engraçado é que vejo alguns vídeos no YouTube do mesmo motor e os caras funcionam com uma cordada só, mais leve que a partida do 15. Será que nos EUA, Canadá e Europa esses motores foram fabricados com mais carinho? É um motor que precisa de ajustes, ficou muito tempo parado, mas acredito ser um Cavalo da Água (rio, mar e etc...) Alguma orientação sobre ajustes no Johnson?

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Pode ser cilindro, junta, ou regulagem simples como sempre... pode ser anel do cilindro q ta engripado e ai a compressao dificulta... 

 

pra medir eh simples, maioria dos mecanicos de carro tem um medidor, basta rosquear no cachimbo da vela e dar umas 10 cordadas, o medidor vai te mostrar quanto esta... faç isso em cada cilindro.

 

alguns fazem com motor quente outros com motor frio, eu fiz frio. nao precisa dar 10 cordadas no desespero, pode ser uma atras de a outra com normalidade. eh pra medir o cilindro nao testar seu condicionamento fisico.

 

sobre o jonsao... minha dica: nao enrola, aproveita eqto os preços ainda nao despencaram de vez, junta os dois motores e vende essas duas tranqueiras velhas. 

 

Te falo isso de coração, so olhar meus posts, eu fiz o diabo, virei madrugadas fazendo teste, devorando material em ingles, frances, indiano e o kct sobre esse motor e manutencao. Eu tinha um jonson 15 absolutamente perfeito, impecavel, sem um risquinho, uma reliquia...

 

Vende isso eqto ainda consegue um preço melhor e compra um motor mais novo

 

Esse johnson 25;30;35 anda menos que um 18hp, bebe mais que dois opalas desregulados com carburador de maverick e faz mais barulho que sua sogra dormindo... esquece, peças ja sao dificieis, a regulagem NUNCA será perfeita, o desempenho é ruim, peso um hipopotamo obeso e mecanico torce o nariz qdo vc chega com um...

 

Junta esse dois motores q vc tem, vende e compra um yamaha 30 ou mercury 30 ou semelhante, ou pega um 30 semi novo, tu vai gastar MENOS que metade e vai andar 50% ...

 

de coração.... 

 

Esquece de tentar resolver partida, fio que vai quebrar, mangueira ressecada, vish vai longe... Vai por mim, eu cheguei a pegar 3 motores e ir la no guto fazer teste, usar gps, viajar 600km so pra testar helice... 

 

e nao me dava dor de cabeça, só nao era o que eu esperava.

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Boa Astra!!!!!!

É, vou tentar mais um pouco com o Mariner. O fato dele estar com comando acoplado em uma lanchinha de 5,5 metros dificulta um pouco a troca por outro motor. A minha ideia é um 50 Mercury ELPTO, no entanto precisarei trocar o casco também, e enquanto não faço isso vou curtindo a vida no Mariner. Acho que tá bom, eu que tô exigente demais. Então cara, o "Johnsão", bom o que falar do Cavalo do Mar... nem sei por onde começar... fico com medo de errar (deu rima). O motor ficou parado por muito tempo, fiz uma revisão básica nele e me parece que roda, talvez trocar3 rotor da bomba d'água, mas, levando em consideração a atual conjuntura que vivemos não vejo outra alternativa a não encontrar um novo dono pra ele.

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to vendo vc seguir exatamente os mesmos passos que eu com o johnson hhehehe  enfim, ta cheio de topico meu falando dele por ai... so procurar..

 

o seahorse foi uma edição dos johnson, basicamente é o memso motor que o johson normal, mas vinha com algumas coisas capadas, pra baratear. Ou se vc olhar por outra otica (que eu prefiro), é um motor intermediario, entre a leva dos antigos a pino, e os novos com "helice turbo", ainda tinham um design antigo mas alguns modelos vieram com helice turbo (outros a pino). 

 

Durou alguns anos , mais ou menos de 78 a 85, nao me recordo precisamente a data.

 

 o maquinario em si, eh quase igual na concepção dos 85 em diante, mas ainda com periféricos antigos. Funciona igual mas tem um visual mais datado.

 

Sao bem pesados, possuem pistao voltado pra trabalho (nao tem o topo reto e sim com ressalto, o que ajuda a dar mais torque mas perde em final, trabalha melhor em baixas e medias rotações, aguenta muito desaforo e baixa manutencao, oleo etc... mas como é mais pesado, acaba roubando potencia e perde velocidade de subida e descida, deixando o motor mais lento, beberrao e barulhento)..

 

Qdo digo pra vender os motores o mais rapido posssivel, eh que estamos numa alta de preços que nunca vimos antes, hj se consegue vender a preço impensáveis motores antigos... portanto, embora os novos tb estejam caros, da pra ir trocando por algo mais novo sem que o pulo seja tao grande. 

 

Tecnicamente falando motores 2tempos nao evoluiram muito ao longo das decadas, claro sempre ha evolucao, mas longe de ser absurda em todos os aspectos como um 4tempos que nos anos 2000 era uma coisa e hj é completamente diferente , precisando de um scanner pra por a mao antes de mais nada.

 

Entao um motor 2 tempos de 1900 e bolinha funciona no conceito muito parecido com um 2022, evoluiram a capacidade de usinagem, queima geral, centelhamento, ficaram muito mais confiaveis, silenciosos e economicos. A evolucao no sentido do que entrega e e o que produz, foi muito grande.

 

Portanto, um motor novo ou semi novo é muito superior a essas reliquias.

 

De fato nao vai ser facil vender o mariner sem manche... Nem o johnson... Mas se fosse eu, e olha que eu relutei absurdamente em vender o meu, inclusive comprei um mercury 30 e mantive o johnson e nao iria vender, eu venderia, pq a oportunidade eh unica.

 

Ademais, peças, estao cada vez mais dificieis (e talvez nem existam mais pra esse teu seahorse) e caras. Manter a sede e o mecanico deles nao eh pra qqr um.

 

De qqr forma, rotor se troca por tempo e uso, passou de 3 anos, pode pensar em trocar.... rotor resseca e nao da sinal de problema, mas se falhar ou vc perde td motor ou td carteira... 

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Verdade Astra, falou tudo e mais um pouco do "Johnsão". Na verdade comprei porque achei uma pechincha na época, e como coloquei partida elétrica acabei ficando um pouco mais esperançoso. Pensei até em substituir pelo Mariner, entretanto eu acho que não teria como aproveitar os comandos, inclusive o Johnson é até bem diferente, talvez teria que colocar cabos de aço e tirantes para ligar no volante, coisa que no Mariner está tudo bem feitinho e montado com o comando Mercury Mariner (exceto partida elétrica e power trim), e tudo funciona muito bem. Tenho um feedback muito bom do Mariner - naveguei esse final de semana (sábado e domingo) e o motor rodou que rodou bem, no máximo 3 cordadas no primeiro funcionamento, após as paradas sempre pegando na PRIMEIRA cordada, coisa que não acontecia, assim estou ficando bem satisfeito. Imagino que era a falta de uso mesmo, fato já citado por você ( e acho que pelo Amigo Guto também). A minha ideia é de ir mudando para coisas melhores e mais novas, mas não é fácil, barco e motor estão muito caros, sem falar dos demais componentes que compõe um kit (carreta rodoviária, capota toldo, bancos, som e etc...) ETC = de acordo com o gosto do "CLIENTE", ou seja, não fica barato montar um kitizinho bacana. Hoje, o kit que tenho está dando pra curtir a vida aqui no Velho Chico, mas a ideia central é de pegar um casco de 5,5 ou 6,0 metros de alumínio com conforto e segurança e colocar um 50 ELPTO Mercury, tarefa árdua, porém trabalho para conseguir. E após o 50 penso em algo do tipo 100 HP 4 tempos, só que isso é ouuuuuuuuutra conversa. Vamos lá, quanto acha que devo (ou não devo) pedir pelo Cavalo do Mar 25 HP ano 79 com partida elétrica?

Valeu!!!!!!

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Caro Diego...

 

Tira o motor de partida, é um item que vc pode transportar de um motor pro outro e custa caro... e ng vai te dar 1 real a mais por ele...

 

facilmente, esse mariner anda mais, bebe menos, eh mais silencioso e pesa menos que o johnson, entao eu ficaria com o mariner ao inves do jonsao

 

de fato td esta caro e o salario anda baixo qse rastejando, mas vc so consegue andar com 1 barco e 1 motor por vez, por isso eu venderia um ou ambos e colocaria um pouco e partiria para algo menos velhos, ja que um novo tb eh caro. 

 

ja pensaria num 30hp logo de cara ou num 40 , ja iria ser bem mais prazeroso pro teu conjunto. e qdo pudesse trocaria por algo melhor e adequado  (particularmente, nao tenho tesao por lanchas de aluminio pqnas, nao vejo vantagem nelas, a menos q seja 6m , 50hp em diante, um barco bem pensado e vc tenha onde descer com ele sempre).

 

qto ao valor do jonsao ? nao sei, to por fora... o guto q manja disso. sorry nao te ajudar

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Que isso Guto????!!!! kkkkkk aí também não amigo....kkkkkk vejo na OLX coisa pior (aliás, bem pior) por bem mais que isso.

A ideia é essa mesmo Astra, vender o Johnsão e colocar a grana num porquinho, mas entendo que com a partida posso agregar mais valor do que sem ela. O grande problema desse motor é justamente fazer pegar, e na corda ninguém consegue esse feito, já com a partida a conversa tende a mudar um pouco. Pra minha região uma lancha de 6,0 metros em duralumínio e um 50 faz sucesso, passou disso já é luxo kkkkkkk, enfim, é isso. Valeu.

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pega esses dois mil, coloca na bolsa, qdo dobrar, vc tira, por mais 1000, vende o mariner e vc compra um mercury ou yamaha 30 semi novo ... e ai vc ta andando com algo q nao te da dor de cabeca e nao ocupa lugar, simples. kkkk

 

duro do jonson 25 é que o povo torce o nariz, e nesse ano ainda eh pinado, mais facil politico honesto q vender isso, entao se alguem quiser, vai no preço q oferecerem mesmo.. eh duro mas eh uma verdade....

 

o meu jonsao eu troquei em armarios... saiu num preço muito bom mas pro marceneiro mesmo saiu o preço q deveria sair... 

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9 horas atrás, DiegoOQZ disse:

Que isso Guto????!!!! kkkkkk aí também não amigo....kkkkkk vejo na OLX coisa pior (aliás, bem pior) por bem mais que isso.

A ideia é essa mesmo Astra, vender o Johnsão e colocar a grana num porquinho, mas entendo que com a partida posso agregar mais valor do que sem ela. O grande problema desse motor é justamente fazer pegar, e na corda ninguém consegue esse feito, já com a partida a conversa tende a mudar um pouco. Pra minha região uma lancha de 6,0 metros em duralumínio e um 50 faz sucesso, passou disso já é luxo kkkkkkk, enfim, é isso. Valeu.

Diego longe desmerecer  seu bem mas falo pra vc   não tá facil hj vender itens de náutica  ainda mais motor antigo, anuncios tem de monte , ate começo do ano teve uma procura pois não estava tendo zeros, mas hj tá osso, aqui mesmo na minha cidade tem 2 evinrude 25hp dos anos 90 há mais de 6 meses a venda.  Eu mesmo pra vender meu 40 que era 2020 seminovo zerado tive que abaixar 20% do valor que ele valia pra vender .  Como Astra disse pessoal torce nariz pra esses Omc ( johson/evinrude) 25 e 30hp, o 15 ainda tem um mercado. Mas pode ser que na sua região exista uma carência de motores usados aí consiga um valor maior, aqui um motor desse se vender por mais de R$ 2mil pode soltar foguete. Não tire a partida ainda mais se for original , não vai ter ninguem pra comprar ela , ela dificilmente servirá em outro motor sem fazer um monte de gambiarra e agrega sim um pouco no valor, aliás foi o que o cara que comprou meu 40 fez,  colocou a partida aí vendeu rapidão, eu tb tive um Mercury Seapro 25 que o cara só veio comprar porque tinha partida , é igual vender o mesmo carro com direção hidraulica e sem ,  vc não tirará a diferença em $$ do valor da partida que pagou mas com certeza venderá mais rápido e por um valor um pouco maior do que não tivesse.  Muita gente ainda tem uns saudosismo com aquelas lanchinhas speed de 2 a 4 lugares da decada de 70 e 80 e maioria usa esses motores 25  com comando pode ser que ache o cliente certo.  

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Bom dia Mestres!!! Não achei isso Guto, só brinquei mesmo amigo.... tá tranquilo kkkkkkkk, sei que realmente não vale o que poderia valer, realidade, obrigado pela atenção. Então, a partida não é original, foi adaptada, mas funciona (até) bem. Aqui na minha região não é comum motores com altas potências, salvo algumas exceções (90 e no máximo 150 HP), é bem mais costumeiro usarem motores de 15 até 40 (poucos 50 e 60 HP), então acho que não será muito difícil de conseguir vendê-lo, após uma bela de uma revisão, é claro. Atualmente as pessoas estão valorizando bem o fato de estarem dentro do rio, seja navegando, pescando ou mesmo curtindo as praias que diga-se de passagem são uma maravilha do Velho Chico (se não conhecem, sugiro virem a Pirapora), desta forma o mercado de barcos de alumínio e motores até 40 HP está com um momento interessante aqui. 

Astra, entre um 30 ou um 40 usado, sinceramente prefiro o 25 Mariner que atualmente está na lanchinha. Ponderações: pagarei caro e a vista por um motor usado, corro sempre o risco de fazer um péssimo negócio (ou um ótimo negócio), serei obrigado a fazer adaptações (ou gambiarras) na lancha e não terei muita diferença no quesito economia de combustível e um conjunto mais veloz, assim prefiro manter o kit da forma que está (lembrando que o Mariner está "voando de bão") e quando for possível farei a troca por um 50 ELPTO Mercury novo e um casco de 6,0 metros adequado. Conseguirei flexibilidade no pagamento, terei um motor novo e bem mais veloz que os 25, 30 e 40 HP, além de desfrutar das tecnologias que o modelo oferece.

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