Ir para conteúdo

Rolamento de roletes (limpeza)


Irineu

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Meu nome é Irineu, sou de SP e acabei de me cadastrar no site. Tenho acompanhado os comentários de todos sobre limpeza de carretilhas e rolamentos e necessito saber como vocês limpam o rolamento de roletes, visto que, na estrutura interna temos material em plástico ABS. Não sei se querosene, benzina retificada ou fluido de isqueiro prejudicam o material.

abraços a todos

Irineu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas plásticos de má qualidade são significativamente afetados por solventes, o que não é o caso do ABS...

Não vejo problema em usar qualquer dos materiais citados! Eu sugiro o WD-40.

Só não sei se há necessidade de desengraxar esses rolamentos.

Aquele abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Moacyr,

Normalmente eu limpo somente, sem passar ou mergulhar em algum tipo de solvente. Porém, ficam sempre resíduos de sujeira, por isso entrei no site e ver a experiência da turma. Já li várias informações, mas nunca especificamente sobre este rolamento. Fico grato por ter respondido.

Abraço e boas pescarias.

Irineu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Moacyr mais uma vez tem razão, é por isso que uso o querosene tendo em vista que logo após a limpeza ocorre a lubrificação de todas as peças e não somente dos roletes, pois o querosene, até hoje, foi o mais brando que encontrei para retirar os resíduos de sujeira, o desgaste, mesmo em peças de plástico de baixa qualidade, é insignificante com o querosene. Temos que lembrar o seguinte "na maioria das vezes o mais importante é a lubrificação", isso só mudará de situação se por acaso as peças ou partes internas entrarem em contato com agua salgada, muito alcalina ou areia, além disso se achar que esse ou aquele produto usado para limpeza pode desgastar as peças, na duvida, use um lubrificante tipo o W-40 (não necessariamente este) pois além da ação lubrificante a pressão do Spray ajudará a limpar certos "cantinhos" de difíceis acesso.

Essa é minha opinião, desculpas se estiver errado, pois não somos possuidores de todo o conhecimento e como diz nosso amigo JOÃO BIGUA - "Quando a gente pensa que se tem todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas" - sendo assim eu mesmo faço a manutenção nas minhas carretilhas (uma Titan 10 anos que me acompanha, uma Scorpion já a oito, a Zilion quatro, e duas citicas três anos) e até hoje tem dado certo.

Espero ter ajudado!

Saúde e paz..., dos tucuna nos corremos atraz...

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Renato,

Eu sempre trabalhei com molinetes nas pescarias de praia e lavava as peças com querozene, WD40 e por último banho de silicone após a montagem do molinete.

Faz 2 anos que comecei a pescar com carretilhas tucunarés e robalos no mangue, e penso que as carretilhas contém peças mais delicadas, ainda mais pegando maresia quando vou atrás dos robalinhos. Por isso a minha dúvida quanto a este rolamento. É sempre bom consultar a turma e ver a experiência de todos.

Como você, entendo que aprendemos todos os dias detalhes que fazem a diferença.

Agradeço pela dica e boas pescarias.

Irineu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...