Ir para conteúdo

Libragem X Ação


Renato

A LIBRAGEM DE UMA VARA INTERFERE NA SUA AÇÃO?  

42 votos

  1. 1. A LIBRAGEM DE UMA VARA INTERFERE NA SUA AÇÃO?

    • NÃO. A LIBRAGEM DE UMA VARA NÃO INTERFERE NA SUA AÇÃO.
      16
    • SIM. A LIBRAGEM DE UMA VARA INTERFERE NA SUA AÇÃO.
      26


Posts Recomendados

Uaiiii gente... Olha só onde fui me meter...

Enquanto fui procurar uma resposta para decidir qual vara eu poderia adquirir para aumentar minha tralha, encontrei essa galera aqui do FTB, um mais gente boa que outro em especial o Kid M, que não poderia deixar de citar, pois é quem tem acendido o lampião pra mim...

arrow:: Enfim, foi ai que postei uma pergunta que no fechar das contas gerou outro questionamento de minha parte que já me corroia há anos.

Recebi algumas orientações da galera mais "safa" (esperta - gíria de milico) que eu (Moacyr, Macedão, João Biguá, Fabríco Biguá e Kid M) e ainda contei com alguns esclarecimentos técnicos .

arrow:: Enfim, resolvi postar aqui esta discussão que eu particularmente "ainda acho que dará muita linha pra peixe", embora já tenha recebido algumas opiniões e esclarecimentos.

Com isso quero colocar as coisas no lugar e quem acertar leva um queijo rsrsrs... então vamos lá:

"A LIBRAGEM DE UMA VARA INTERFERE NA SUA AÇÃO?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não seria ter uma ação mais lenta pra poder arremessar iscas mais leves??? doeu:: doeu:: doeu::

Bom... não gosto de entrar em conversa que não sou tão interado do assunto!!!(melhor pisar em terreno firme!!!rsrsrsrsrsr)

Não vou opinar pois não sou bom em perceber isso em varas no seco, pois muitas vezes, a ação da vara (ao menos aquilo que vem impresso nela) não explica bem quanto a utilizá-la na prática!!!

Bom... vou esperar o pessoal postar mais coisa!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa...Renato...legal, gosto de enquetes...heheheheheheh

Seguinte, para mim libragem não interfere na ação, desde que o limite do peso da isca seja respeitado.

A turma no outro tópico o Moacyr explicou tudo sobre o assunto...

Mas vou falar na prática..!!!! Experiência vivenciada!

Tenho algumas varas que podem explicar isso um pouco melhor....

Tenho uma gold de 12 lbs, ação rápida, desde que eu use iscas de acordo com a especificação dela de 1/8 oz a 1/2 oz (3,5 gr a 14 gr), porém, se usa-la conforme eu a utilizo com uma trairão de 28 gramas, com certeza ela vai cair a ação na hora do arremesso.....ai vc me pergunta, usar uma vara de 12 lbs, com linha multi de 30 lbs e uma isca de 28 gramas??? Você é doido? Sim !!! Sou doido sim...hehehehe, só não uso linha de 10 lbs e iscas leves, senão perde a graça..hehehehe

Outras duas varas, ambas de 17 lbs, uma de ação média rápida, uso para iscas mais pesadas, hélices, e outra de ação mais lenta, para iscas pequenas 5 gramas a 14 gramas.... portanto, nesses dois exemplos de varas de 17 lbs, tenho ações diferentes.... ambas consigo pescar tucunaré tranquilamente, tendo que me adaptar a sua flexibilidade na hora da "ferrada" (não quer dizer que eu fisgue)..porém, a vara que flexiona mais eu teria grande dificuldade de pescar um dourado, bicudas com ela...

Vejo muita gente "chasqueando" uma vara e vendo sua flexibilidade e associando a libragem a flexibilidade....

A Sumax faz uma coisa bacana, ela tem uma série mais moderada, de diferentes libragens, The Flash, e outra série Hilux de diferentes libragens também, com ação mais rápida.....

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza um assunto onde cada um pode ter sua própria opinião, pois se trata de um assunto filosófico doutor:: ; já que as varas vão continuar vergando mais e mais se maior peso lhes for imposto... lingua2::

Para mim; se a vara continua sendo a mesma, sua ação continua sendo a mesma. paia::

A ação de da vara, juntamente com sua libragem; a definem! doutor::

Experimentar a vara fora de seus limites previstos não é experiência, é abuso! blink::

OBS: eu já quebrei 3 varas por conta destes abusos seila:: ; mas até quebrarem, as suas ações continuaram as mesmas! rindo2:: Mesmo que elas tenham dobrado até quebrar... raivinha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ação de da vara, juntamente com sua libragem; a definem! doutor::

Experimentar a vara fora de seus limites previstos não é experiência, é abuso! blink::

O Doutor, não disse que uso por que sou experiente, apenas gosto... e sei que é abuso mesmo.... !!! diabo:: diabo::

Ok, concordo contigo em partes, diríamos que usar esse abuso, alteramos a velocidade da vara!! legal::

Gosto de usar iscas grandes na Serra da Mesa, e até hoje não achei uma vara de baixa libragem que eu possa não estressa, ou abusa, como queira, meu equipamento. Só achei varas de 25 lbs para arremessar iscas de 28 gramas... dai pescar na serra da mesa, com uma vara de 25 lbs, que graça tem?????

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confeccionei uma varinha de 14 lbs. blank rainshadow de ação rápida, para iscas de até 14 grs. que comprei do Marco e ele me deu umas dicas de montagem.........usei com uma trairáo prá experimentar e ela se mostrou muito rápida, mesmo com uma isca fora de sua especificação. Claro que também acho arriscado ela quebrar, mas a ação náo mudou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...