Ir para conteúdo

PESCANDO SEM CRISE !!


Posts Recomendados

Olá pessoal tudo bem? tchau::

Levanto a questão CUSTO vezes BENEFÍCIO, independente da Crise Mundial que afetou alguns setores chorei:: outros não rindo3::

Existem momentos em que a Grana fica curta e aquela pescaria um pouco mais cara deixa para depois buaa:: .

Desde 2007 estou investindo em minha Empresa e não posso me dar ao luxo de participar de todas com meus amigos, afinal é a Empresa que me proporciona tal conforto e ela precisa permanecer saudável.

Então meus amigos, qual o seu CUSTO/BENEFÍCIO em pescaria ?

Existem fatores que possa fazer a diferença no custo?

Qual seu ponto de vista? doutor::

Necessitamos pescar, se houver alguma forma de economizar e que vc possa compartilhar, será muito bem vinda.

Sua pescaria de hoje, pode ser a minha do amanhã e vice versa!!

Independente se vc pesca de avião, barco, lancha, barranco, passe sua fórmula que com certeza alguém vai se identificar com ela. mestre::

Grande abraço e Obrigado. PRIMO!! viola::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primo,

Estou chegando a conclusão que não existe mais pescaria barata.

Hoje mesmo, preparei uma p amanhã em Guaraci que é bem perto de Olímpia.

Uma pescaria bem simples com meu barco sem alugar nada e de apenas 1 dia, não sai por menos de 200 pratas.

Na Serra da Mesa, pescando 3 dias, 2 casais em um carro, gastamos 2000 reais por casal.

As grandes pescarias então, são pra mais de 5000 pratas.

Vi muitas pessoas acampadas na SM, isto diminui muito o custo, mas não dou conta.

Se tivesse levado um barco p SM teria diminuído em mais da metade a conta.

Primo, não é caro, é "nois que tá ganhando pouco" suici::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida está tudo muito caro e o objetivo desse Tópico é regular a carretilha!!

Legal Lamana, você acha que um dos fatores é levar seu próprio barco nesse caso de SM, então estaria eliminando custo do barco, motor, piloteiro e controle da gasolina.

Também concordo, no Pantanal nós mesmos pilotamos, estamos cada vez mais afinando quantidade de pessoas, carros e barcos.

Uma coisa interessante são as iscas vivas que compramos e desperdiçamos muito. Precisa ser bem definido e dividido nos barcos quem realmente vai fazer esse tipo de pescaria, muitas vezes tem caranguejo, laranjinha, minhoca e ficamos o dia inteiro nas artificiais e aí vc já viu que acontece com tudo isso.

Tem que ter tudo, mas muito bem distribuído.

Com essa economia paga-se a mensalidade do Rancho.

Também acho que tem que ter mínimo de conforto.

Abraço, PRIMO!! viola::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei muito caro.

O maior gasto na maioria das pescarias é com barco - piloteiro - gasolina e na hospedagem.

Com isso acho que basicamente tem duas formas de se fazer economias significativas:

arrow:: primeiro seria economizar na hospedagem, eu estou indo pra pescar portanto não sendo um muquifo está bom.

arrow:: Em segundo lugar seria pescar com o próprio barco, ou dividir com algum amigo que tenha barco, isso gera uma economia de uns 50% em uma pescaria.

Agora se for falar de pescaria na amazonia, xingu, são benedito, dai acho que não tem muita saida, é facada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Essa questão do barco é meio dúbia...

Por um lado, você economiza no aluguel, no controle da gasola, com o piloteiro, mas por outro, quanto custa manter um barco por mês?

E o custo de aquisição do barco?

Ainda tem o custo de oportunidade deste investimento.

Isso é quanto você deixou de ganhar por ter investido seu dinheiro no barco e não em outra coisa, como comprado bois, ou um imóvel para aluguel, ou ainda deixado numa aplicação no banco...

Fazendo uma conta boba, se você pegar R$ 30.000 que gasta para montar um barco simples e equipá-lo e botar numa aplicação que renda 10% ao ano líquidos de impostos, seu custo de oportunidade para comprar um barco é de R$ 3.000 ao ano. Ou R$ 250/mês.

Somem isso ao valor mensal de manutenção do barco.

Posso colocar mais R$ 250??? São R$ 500/mês.

Se você pesca 4 vezes no ano, cada pescaria custou R$ 1.500 só do barco, sem contar a gasolina!!!

Abraço,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida alguma o Gustavo foi na ferida !

Quanto nos custa - efetivamente - ter um barco, e quanto o utilizamos para sua finalidade ?

Para aqueles que já tem como hábito o costume de estar sempre pescando, menos mal, até porque é algo que se pode ir equipando ao longo do tempo ! Somente por absoluto "hobby" é que se justifica um investimento desses ( nada contra pessoal ). joia:::

Neste enfoque, e aqueles que tem menos oportunidade de ir pescar, é mais que natural que prefiram pagar "o aluguel' de depois adeus...

Já pensei em ter um barco, mas não concretizei !

Estou mais que feliz com minha decisão...

Claro que tem momentos em que ele seria muito útil, mas não passam de momentos... wink

Quanto a questão levantada pelo Primo, seu questionamento tem procedência !

Cada um tem sua visão e/ou necessidade de "estar pescando", e isso precisa ser respeitado

Com o tempo, a tendência das pessoas é começar a valorizar mais a qualidade do que a quantidade !

Na pescaria isso não é diferente...

arrow:: Programas de índio, aventuras, "vamos ver no que dá", e coisas do tipo, ficam cada vez mais para trás com a chegada da idade !

Mas tem gente que até hoje não se importa de desconforto, cansaço, dificuldades, mosquitos, etc... pela chance de esticar as linhas !

Importante dizer que também já fiz esse esteriótipo, mas hoje as coisas são bem diferentes... lingua2::

Assim sendo, a pescaria muda um pouco de foco, e em vez de se tornar apenas a ação de pescar ( jogar a isca ), passa também por todo o processo de planejamento, e isso, de certa forma, enriquece e satisfaz a ansiedade !

Antecipar detalhes que possam significar um maior conforto e produtividade posterior, é uma atividade fascinante ! legal::

Por fim, já estou no time dos que gostam de pescar, mas de uma forma organizada, com todas as possibilidades de "imprevistos" medidos ( e equacionados ), sabendo o que deverá acontecer em cada uma das fases, e mais que isso, achando "graça" quando todos os envolvidos pensam que as coisas aconteceram de alguma forma, por mero acaso...

Pescaria tem muito de sorte, é verdade, mas para que ela fique mais fácil de "aparecer", precisa de muito planejamento e ações prévias para que a pescaria seja só pescaria, e não "remendos" em cima de fatos indesejados ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Essa questão do barco é meio dúbia...

Por um lado, você economiza no aluguel, no controle da gasola, com o piloteiro, mas por outro, quanto custa manter um barco por mês?

E o custo de aquisição do barco?

Ainda tem o custo de oportunidade deste investimento.

Isso é quanto você deixou de ganhar por ter investido seu dinheiro no barco e não em outra coisa, como comprado bois, ou um imóvel para aluguel, ou ainda deixado numa aplicação no banco...

Fazendo uma conta boba, se você pegar R$ 30.000 que gasta para montar um barco simples e equipá-lo e botar numa aplicação que renda 10% ao ano líquidos de impostos, seu custo de oportunidade para comprar um barco é de R$ 3.000 ao ano. Ou R$ 250/mês.

Somem isso ao valor mensal de manutenção do barco.

Posso colocar mais R$ 250??? São R$ 500/mês.

Se você pesca 4 vezes no ano, cada pescaria custou R$ 1.500 só do barco, sem contar a gasolina!!!

Abraço,

Gustavo

Voce tem razão, só acho que voce jogou valores muito altos, pra mim um barco simples não custa 30 mil e sim uns 15 mil no maximo, e manutenção do barco é a revisão do motor creio que não seja R$ 3000 por ano de revisão, nem meu carro custa metade disso.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato é que o esporte mais caro do mundo é a pesca.

Nenhum outro, nem os mais sofisticados ( como esquiar nos alpes suiços, por exemplo ) custa mais caro do que a pescaria.

Para se ter uma idéia, passar 30 dias nos alpes suiços não custa mais do que 7 mil dólares...

Experimente pescar 30 dias na amazônia para ver!

Só em telefonemas gastamos horrores.

Tralha, gasolina, barco, hotel, guia, comida, nem se fala.

As contas que estamos fazendo nunca baterão, e sempre o resultado vai ser claro em nos dizer que a compra do barco, de uma tralha ou mesmo uma viagem é economicamente insustentável.

Acontece que, na verdade, para quem ama ( não é gostar, é amar ) a pesca esportiva, o único limite vai ser seu próprio bolso.

Um grande empresário me disse uma vez que A VAIDADE DA MULHER, O DESEJO DA CRIANÇA E O HOBBY DO HOMEM são pontos que sempre estarão em primeiro plano para cada uma dessas pessoas.

Eu particularmente gasto o máximo possível com pescaria, e o máximo possível é o exato limite que passa a compromete minhas outras obrigações e investimentos.

Pois bem, para o nosso hobby vamos mesmo é gastar o que podemos, mesmo que isso não pareça razoável para as demais pessoas!

Primão, gaste o que for possível sem comprometer a saúde da empresa, pois se a nossa felicidade está nisso - e para mim boa parte dela está - caro é aquilo que não podemos pagar, como diz meu pai, pois, ao final, a grana no banco me faz menos feliz que sua transformação num belo barco de pesca mega equipado!

Legal o seu tópico, parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com o que disse o NE., acho que temos que gastar numa pescaria o q podemos, para obtermos o máximo de conforto e qualidade, desde que isso não prejudique seus gastos com a "VIDA", agora de que vale ter o dinheiro guardadinho num banco sendo que a felicidade para nos esta em uma bela pescaria com os AMIGOS...AMIGOS!!!!!!!!! joia::: joia::: joia::: joia:::

PRIMO, acho que vc vai me dever alguns pães!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Essa questão do barco é meio dúbia...

Gustavo tchau:: ,

Realmente concordo para quem pesca quatro vezes por ano é fora de base joia::: .

Mas a manutenção está saindo bem menos da sua citação, por volta de ¼ desse valor.

Particularmente coloco o barco na água em média duas vezes por mês em lugares bem próximos que tenho por aqui, fora os lugares mais distantes.

Não sei como é essa manutenção em água salgada.

Eu tenho um prazer muito grande em navegar alegre:: , mas muito boa sua observação principalmente para quem tem a intenção em adquirir uma embarcação.

É colocar os pés no chão por que realmente precisa colocar na balança esse custo benefício. aplauso::

Valeu um, abraço. PRIMO!!

viola::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Mestre Kid M !! tchau::

A questão qualidade e quantidade sem dúvida têm que ser respeitada. ´

É muito importante em uma pescaria ter conforto praia:: e claro custa.

Então se vai pescar, faça um planejamento de acordo!! bomba2

Obrigado, pela sua opinião!! aplauso::

Abraço, PRIMO!! viola::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com o que disse o NE., acho que temos que gastar numa pescaria o q podemos, para obtermos o máximo de conforto e qualidade, desde que isso não prejudique seus gastos com a "VIDA", agora de que vale ter o dinheiro guardadinho num banco sendo que a felicidade para nos esta em uma bela pescaria com os AMIGOS...AMIGOS!!!!!!!!! joia::: joia::: joia::: joia:::

PRIMO, acho que vc vai me dever alguns pães!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tanga, BLZ !!!

Vou dever não!! ESTOU DEVENDO 400 PÃES, para seu casamento lacou:: .

Casamento seria um bom Tópico custo/benefício suici:: . Heheheehe.

Abraço, PRIMO!! viola::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato é que o esporte mais caro do mundo é a pesca.

Nenhum outro, nem os mais sofisticados ( como esquiar nos alpes suiços, por exemplo ) custa mais caro do que a pescaria.

Para se ter uma idéia, passar 30 dias nos alpes suiços não custa mais do que 7 mil dólares...

Experimente pescar 30 dias na amazônia para ver!

Só em telefonemas gastamos horrores.

Tralha, gasolina, barco, hotel, guia, comida, nem se fala.

As contas que estamos fazendo nunca baterão, e sempre o resultado vai ser claro em nos dizer que a compra do barco, de uma tralha ou mesmo uma viagem é economicamente insustentável.

Acontece que, na verdade, para quem ama ( não é gostar, é amar ) a pesca esportiva, o único limite vai ser seu próprio bolso.

Um grande empresário me disse uma vez que A VAIDADE DA MULHER, O DESEJO DA CRIANÇA E O HOBBY DO HOMEM são pontos que sempre estarão em primeiro plano para cada uma dessas pessoas.

Eu particularmente gasto o máximo possível com pescaria, e o máximo possível é o exato limite que passa a compromete minhas outras obrigações e investimentos.

Pois bem, para o nosso hobby vamos mesmo é gastar o que podemos, mesmo que isso não pareça razoável para as demais pessoas!

Primão, gaste o que for possível sem comprometer a saúde da empresa, pois se a nossa felicidade está nisso - e para mim boa parte dela está - caro é aquilo que não podemos pagar, como diz meu pai, pois, ao final, a grana no banco me faz menos feliz que sua transformação num belo barco de pesca mega equipado!

Legal o seu tópico, parabéns!

Primo, você é da Terra, da Água e do Ar. mestre:: mestre::

Água doce e salgada doutor:: doutor:: Hhehe.

Obrigado, Abração. PRIMO!! viola::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que o custo de aquisição e manutenção de um barco não é pequeno mas temos que levar em consideração um fator que não dá para mensurar em valores que é o prazer de pilotar o seu barco e a realização do sonho de possui-lo.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primo,

Não tem relação custo x benefício que se possa fazer para uma pescaria que favoreça o benefício, pois, nesse caso o benefício é pessoal e intransferível. Custo X Benefício é uma equação ligada a negócios ( frios e impessoais ) e não a sua satisfação pessoal.

Tentar racionalizar suas atividades lúdicas, extremamente necessárias para seu equilíbrio pessoal e profissional não me parece ser um caminho que possa ser trilhado sem trazer consequências.

É claro que não é prá chutar o balde e sair que nem um desesperado gastando o que não se tem só para satisfazer nosso desejo pessoal. Isso, por si só já demonstraria algum desequilíbrio emocional que a pescaria, com certeza não iria melhorar. Ao contrário, iria agravar.

Para quem possui um barco, uma pescaria de 1 dia custa, em média, R$ 100,00 a R$ 130,00 p/pessoa, incluindo o custo do deslocamento, gasolina, comes e bebes. Se você não possui um barco, pode colocar aí pelo menos mais R$ 50,00 reais p/pessoa para alugar um barco, sem piloteiro, ou mais R$ 80,00 com piloteiro.

Se você quer pescar mais de um dia aí tem a despesa de hospedagem que, miseravelmente, custa mais R$ 60,00 por pessoa/dia, incluídas as refeições. Isso aqui no Centro-Oeste. Nos outros locais acredito que seja mais ou menos por aí. E é claro que estou falando de pescaria em lagos e rios, pois as realizados no mar são muito mais caras, ficando em torno de R$ 1.000,00 reais p/pessoa/dia.

Assim, se você quiser, por exemplo, levar um ou dois peixinhos de 2 quilos para saborear com sua família, verá que o quilo não sai por menos de R$ 50,00, o que é impraticável.

A questão de se possuir um barco e seu respectivo custo de manutenção é um aspecto que se for levado para o lado custo x benefício também é desfavorável ao barco. Porém, a satisfação de possuir um barco não tem preço ( não é propaganda, hein ). Aqui, novamente, entramos na tal racionalidade. Se você quiser ter um barco e ficar preocupado com custos de manutenção é melhor cair fora. O custo inicial também é alto ( não é R$ 30.000,00 como foi citado. Com metade desse valor dá prá montar um conjunto usado de 1ª, bem equipado e em ótimas condições. Quem já pescou comigo e com o Walther sabe do que eu estou falando ).

Em resumo, na minha opinião, não vejo como estabelecer a relação custo x benefício em pescarias. Pesco quando dá e todas as vezes tiro o máximo de proveito que aquelas horas me proporcionam.

Grande abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a proposta inicial foi esquecida, que era como minimizar o custo das pescarias. Claro que se enxergamos todos os depoimentos no contexto e tiramos algumas conclusões:

1 Pescaria é hobby. o beneficio é o prazer de ir, naõ o peixe que se pega.

2 È um hobby caro a medida que se deseja programas melhores; pescar lambari de bambu no córrego não sai caro, e É Pescaria também.

3Quem não se entusiasma em arrumar a tralha em casa sabendo que vai pro rio? Eu quero dizer que a preparação é tão prazerosa qto o ato em si, ou seja, vc já está usufruindo deste momento.

4Quanto vc economiza de sua SAÚDE ao ir pescar, saindo do estresse, diminuindo a tensão e evitando um infarto?

tudo isso pra chegar na conclusão:

Vá pescar SEMPRE, conforme suas possibilidades mas diversifique as pescas. Ao pegar um lambari ou uma traira no córrego vcs está pescando e qdo pegar um bocudo, a sensação de prazer será maior ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Concordo com quase tudo que foi dito!

Quando comecei a pescar na Amazônia, ouvi muitas vezes que com o que eu gastava dava pra ira pra Europa...

Beleza, mas eu prefiro pescar na Amazônia!

Por isso e por outras coisas também, concordo que é muito difícil essa conversa de custo x benefíco quando estamos falando de hobby.

Todavia, podemos fazer boas pescaria sem gastar muito.

Acho que todas as pescarias em represas ( Tupaciguara, Nova Ponte, Serra da Mesa ), dependendo de onde você mora, são bons exemplos.

Abraço,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá...

1 - Pescar, sempre acarretará em perdas financeiras e ganho de saúde mental, sempre!!!!

Com exceção apenas de torneios, onde pode-se sair premiado.

2 - Ter uma embarcação só sai caro se a utilização for pequena, ou se o equipamento for "superdimensionado".

Ou seja, para quem pesca todo mês ou com até mais frequência do que isto ( ainda mais se a frequência maior for num mesmo local ), sai bem em conta sim.

Porém se for um barco com luxos extras, ou seja, aquele que sempre batalhamos pra conseguir comprá-lo, aí é outra conversa, estaremos pagando pelo nosso conforto, pela embarcação perfeita, aí já entra também o gasto para o citado acima que é o prazer de navegar.

3 - Voltando ao tema custo x benefício;

Eu divido em pescarias rotineiras, aquelas próximas que dá pra se fazer em 2 dias e as pescarias especiais, deslocamentos acima de 600Km, que só valem a pena com pelo menos 1 semana.

Vou exemplificar aquelas pescarias rotineiras .

Graças a Deus moro num local estratégicamente favorecido, que é minha Goiânia, estou à:

180 KM da Represa de Tupaciguara

300 KM da Represa de Serra da Mesa

400 KM do Araguaia ( de bons pontos, áreas de turismo só são mais perto ainda), e alguns afluentes espetaculares estão a 200Km apenas

500 KM do Cristalino

600 KM da Represa de Peixe

1100KM do Xingúe outros...

E por aí vai...

Só estou olhando pro norte, não estou nem lembrando das pescarias ao sul de Goiânia, portanto, nesta localização em específico tenho a possibilidade de fazer inúmeras pescarias roots ( apelidadas pelo Marquito ).

Ponho os motores no carro, deixo pra alugar casco no local, pois nem mesmo me dou o trabalho de arrastar carreta e em geral eu mesmo, ou meu irmão pilotamos, pois são locais onde pescamos há alguns aninhos.

Estas pescarias eu considero o melhor custo benefício de todos.

Chego a gastar apenas R$100/pescador/por dia.

Este para mim é o custo ideal de uma pescaria pequena.

Por outro lado, ao sair do estado, vamos considerar acima de 600Km de deslocamento, dificilmente valerá a pena carregar a própria embarcação.

E nestas pescarias onde se usufruir de 100% de equipamentos e serviços oferecidos, um bom custo x benefício para uma região boa de peixe eu jogaria R$350/dia por pescador.

Costumo dizer que o custo de pescaria pode ser de R$30 e o limite é o céu.

Basta escolher o que te atende no que se pode gastar.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: Show de bola o Post. Estava preparando para essa semana uma enguete que iria discutir um assunto parecido com esse. Mas o Primo se antecipou no tema.

Agora vou tentar comentar os depoimentos e posições dos amigos aqui, e também colocar um pouco da minha experiência sobre o assunto, pois eu mesmo possuo Barco e Motor.

Realmente pescar é um hobby que pode, mas nem sempre, gerar altos custos para os seus praticantes.

Pois não podemos esquecer daquelas pessoas que vivem próximas de represas e rios que sobem na bicicleta, entram com a água até a cintura e arremessam suas linhas água a dentro com varinhas de bambú e minhoca catada direto do chão.

Não podemos esquecer que existem inúmeras modalidades de pesca que geram ou não custo ao seu praticante.

Eu mesmo já pratiquei muito a pesca de vara de bambú e minhoca para pegar lambari em pequenos riachos.

Isso tudo me custou apenas uma caminhada morro abaixo e outra morro acima.

Mas eu seu que os senhores não estão comentando sobre este tipo de pescaria.

Realmente o custo de pescarias mudam entre modalidades, tipos de peixes, locais e principalmente equipamentos utilizados.

E acredito que TODO pescador, quando se trata de custos para uma pescaria, quanto mais conforte e menos despesa a pessoa ter, melhor.

É uma pena que qualidade, quantidade e conforte numa pescaria, não são inversamente proporcionais aos custos.

Eu acho que para escolher o destino de uma pescaria não pode levar em conta somente o fator $$$ e sim o fator da qualidade do pesqueiro, companhias, conforto e época.

Como foi tipo pelo amigo Luis Pércio, pescaria é uma satisfação pessoal, a qual não convém comparar Custo x Benefício.

Mas como essa satisfação pessoa requer recursos financeiros, vai de cada um de nós julgar quanto que vale essa satisfação.

Voltando ao assunto do post em como reduzir os custos de uma pescaria, vou colocar aqui uma análise minha dentro da minha realidade.

Se por acaso eu queira ir para a Serra da Mesa, com um amigo, passar um final de semana com um dia e meio de pescaria ( sábado e domingo a tarde ) e nós não temos barco, sequer motor.

Está pescaria irá custar em média R$1.100,00 a R$1.200,00.

Para cada, uns R$550,00 a R$600.00.

Agora, caso eu e meu companheiro resolvemos dividir o custo de um barco, motor e carreta.

É possível gastar no máximo R$10.000,00 num conjunto de barco usado, motor novo e carreta nova.

Com isso o custo desta mesma pescaria em uma pousada considerada ótima na Serra da Mesa cai em torno de 30 a 35%, comparando com a outra é uma economia de R$350,00 a R$400,00 reais total.

Sendo que se não pegar um piloteiro é possível chamar um 3º companheiro e o custo com combustível fica dividido entre 3.

Já é mais uma Economia.

Agora é possível procurar uma outra pousada mais barata para realizar a pescaria com o barco próprio, e com isso economizar ainda mais.

Digamos que com a compra de barco próprio, dividido entre 3 pescadores.

Os 3 vão pescar na Serra da Mesa, não necessariamente os três sempre juntos.

A economia desta pescaria pode chegar a até 50%.

Então antes se gastava R$600,00 para pescar um Final de Semana, agora gasta-se R$300,00.

E o investimento no barco foi de R$10.000,00 - R$3.333,33 para cadas pescador.

Se os 3 fizerem 10 pescarias na Serra da Mesa, a economia deles já teria pago o Barco.

E se antes do barco eles fossem um vez por Mês na Serra da Mesa, podem agora irem 2 vezes por mês.

Se essa frequência for mantida, em 10 meses paga-se o investimento do Barco, e tem-se a satisfação pessoal em dobro. Aumento de 100%.

Portanto para moradores de Brasília, em pescarias na Serra da Mesa é possível ter uma economia de 50% na Pescaria, e um aumento de 100% na satisfação pessoal.

Isso porque eu ainda não entrei no detalhe de se por acaso os 3 pescadores comprarem um terreno e montarem um rancho na Serra da Mesa.

Com isso o custo da Pescaria caí ainda mais. kkkkkkk

Por isso que eu digo, vai depender de muitos fatores, lembrando que nem entrei no mérito de quem gosta de acampar. uhahuauhauhauhauhahu

Minhas Conclusões:

arrow:: Com a compra de barco próprio, é possível ter custo 0 para manutenção do mesmo por mesmo, e ter um custo apenas com revisão do motor e da carreta por ano.

Meu caso por exemplo, pois guardo meu barco na casa de uma amigo e o motor na minha casa.

arrow:: Na maioria das vezes, pescarias em locais remotos e que possuem um alto grau de satisfação são mais caras, e são bem mais difíceis de investir em alguma coisa para poder economizar em outra.

Somos praticamente reféns dos proprietários e operadores da região.

arrow:: O barco próprio também aumenta uma coisa que esquecemos. o trabalho na pescaria, pois temos que colocar o barco dentro da água, preocupar em tomar conta, verificar onde vai deixar o barco para passar a noite e com todo os itens de segurança.

arrow:: Relação entre Investimento x Custo x Satisfação Pessoal x Trabalho.

Quando o Investimento cresce, o custo da pescaria é reduzido, ao mesmo tempo é possivel aumentar a quantidade de satisfação pessoal, mas o trabalhona pescaria também aumenta.

Nessa hora cabe a cada um analisar o que vale a pena para cada pescaria, porque com certeza vão ter vezes que a gente prefere ter menos trabalho e mais comodidade, e pagar por isso, do que economizar e pescar mais tempo numa mesma pescaria e com mais frequencia, aumentando assim a quantidade de satisfação pessoal.

Espero ter ajuda no bate bola deste tópico. Existem vários outras variáveis a se considerar em pescarias x gasto.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, que belo topico Primo!!

Muitas opiniões, algumas aparentemente antagônicas, mas que se complementam e enriquecem o debate saudável.

Especificamente quanto aos barcos:

Concordo com o Kid M e outros que barco, como investimento, não vale a pena.

Exceto se a pessoa pesca demais, tipo 4, 5 vezes por mês com ele.

Mas não posso deixar de concordar tb com o outro lado da moeda, a parte lúdica da coisa ( bacana sua posição, Luiz Persio! ).

Tenho um barco, na faixa dos 30 e pouco mil, que incialmente foi comprado em sociedade com um amigo e que, recentemente, adquiri a parte dele.

Pesco bastante, a ponto de, apenas sob o aspecto financeiro, o custo beneficio ficar empatado.

Agora, quando, depois de umas 10hs de viagem, já perto do pôr do sol, desengato o barco no Rio Paraguai e saio pilotando naquele paraíso indescritivel, com meus amigos, incluindo meu querido Primo, também com o seu barco, e lá vamos nós rasgando corichos e corredeiras sem fim, sinto algo que demoraria um mês pra descrever!!!

É aí que a emoção esmaga a equação ( Tanga, pode ter certeza que vc vai numa dessas conosco! )

Pescar é sonho, e cada um deve, nos limites pessoais, realiza-lo!!

Quem não desmontou e montou sua tralha sem motivo algum, e não foi taxado de louco pela mulher, irmão, etc., ou quem quer que seja que não entenda essa paixão!!??

Por mais simples que seja, a tralha é a materialização do que o pescador pensa.

Cara, barata, qq que seja ela, é um orgulho pro dono.

Duro, meus amigos, é gastar com saúde.

Um abraço a todos, muita saúde e play total nas pescarias!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o pessoal que disse que pescaria cara vai depender do bolso, eu nunca fiz uma pescaria que saisse mais caro que 200 reais, a grande maioria das minhas pescarias não sai por mais de 50 por pescador, e são feitas em 1 dia. A ultima que fiz, devido a falta de grana, fomos de barranco em 4 pessoas e gastamos 15 reais cada um incluindo combustivel do carro e comida para o dia todo, e nem por isso foi menos divertida, ou menos emocionante as as outras embarcadas.

Nunca fiz uma pescaria mais cara justamente devido ao meu poder aquisitivo não comportar algo do tipo, mas um dia, com certeza, farei a pescaria dos sonhos, e sei que será com muito esforço que conseguirei pagá-la, pois por aqui sobra muito mes no fim do salário.

Mas por enquanto me contento com as pescarias baratas e perto de casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o pessoal que disse que pescaria cara vai depender do bolso, eu nunca fiz uma pescaria que saisse mais caro que 200 reais, a grande maioria das minhas pescarias não sai por mais de 50 por pescador, e são feitas em 1 dia. A ultima que fiz, devido a falta de grana, fomos de barranco em 4 pessoas e gastamos 15 reais cada um incluindo combustivel do carro e comida para o dia todo, e nem por isso foi menos divertida, ou menos emocionante as as outras embarcadas.

Nunca fiz uma pescaria mais cara justamente devido ao meu poder aquisitivo não comportar algo do tipo, mas um dia, com certeza, farei a pescaria dos sonhos, e sei que será com muito esforço que conseguirei pagá-la, pois por aqui sobra muito mes no fim do salário.

Mas por enquanto me contento com as pescarias baratas e perto de casa.

Mas é por aí mesmo Jhonas, toda pescaria tem seu gosto especial, da pescaria de 15R$ até a de 500R$ o sucesso ou o fracasso estarão presentes de acordo com a disposição do grupo e do planejamento.

Não importa o peixe, o rio, o tempo, o dinheiro gasto, o que importa a disposição do grupo para se divertir.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... naum sei se e pela idade ou pelo fanatísmo pela pesca!

alguns relatos acima indicam que é a idade, pois sou novo(o pivete da turma, com 23 anos) e até encho o saco dos amigos para irem comigo em pescas onde gastamos com o:

Ônibus: Fazemos as contas de qnt seria ir de carro e dividir a gasolina, e qnt dá ir de ônibus. Optamos pelo mais barato, e por isso sempre chamaos o maior numero de pessoas para poder r de carro que é mais conforto e liberdade na busca de locais de pesca.

Barco: caso tenha que alugar, pois naum me incomodo de andar as marggens do rio, lago ou represa para achar pontos que dê para fazer pesca de barranco, mesmo com as artificiais se perdendo com mais facilidade

Barracas: Acampamos em qq lugar, e caso seja um lugar perigoso, procuramos campping.

Comida: Picanha, sal e carvão.

Bebida: Bom... isso é o mais caro das minhas pescarias as latinhas de verveja estão cada vez mais caras! e eu tenho mais sede qnd estou pescando!! rsrsrs

Bom... claro que isso é para se fazer a cada dois meses, pois senão corpo nenhum aguenta! rsrsrsr Mas pescas boas para caras como eu, qu naum tenho barco e grana, ficam sempre para o fim do ano, pois sai o 13º e as férias, dinheiro que acaba indo todo em tralha de pesca e pescarias!

Então.... acho que o mais importante de um forum como este é o coleguismo que se encontra, pois eu conheci uns amigos em outras pescarias e mantenho contato por um outro forum. qnd ele vem para são paulo, eu faço a hospedagem dele, rachamos a gasolina, o barco etc, pescando aki por perto mesmo. e qnd eu subo para minas, é ele quem faz as honras!

Bom... se tds os pescadores fossem mais unidos, acho que isso sim seria a solução para as pescas baratas, pois diminuiria e muito os custos se conhecessemos o lugar e aproveitassemos dos conhecimentos dos moradores mais próximos!

Cacete! ficou grande demais!... te haja erros de português! rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que pode baratear o custo é procurar locais mais proximos de casa para pesca. Por aqui temos o lago de Itaipu, que na nossa região, o pessoal costuma pescar apenas corvinas, e para pescar peixes grandes, vão para o pantanal ou locais mais longes, com isso gastando ainda mais. Por aqui tem peixes grandes, só que são mais dificeis de pega-los. No lago sai barbado, tucuna, traira, piauçu (ja vi sair de até 6kg), pacu (4,5kg), pintados e etc... as vezes compensa explorar a região proxima de vc, tentar peixes que a maioria não tenta e por ai vai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...