Ir para conteúdo

Uso cama de multifilamento na carretilha ou não??


Junior

Posts Recomendados

Estou na dúvida se uso ou não cama de multifilamento na minha carretilha okuma 30 lx que tem capacidade de 260 metros de linha 0,50, só que irei usar uma linha 090 de monofilamento e acho que vai ficar com pouca linha. Se eu for usar uma cama de multifilamento de 80 libras quantos metros mais ou menos eu colocaria? Estou indo pro araguaia na semana que vem se de para alguém me dar uma dica eu agradeço. Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junão, veja bem, pelo porte da linha e carreta é pra pesca dos courões, portanto meu amigo eu não usaria cama não, tratava de arrumar uma linha que desse todo o enchimento do carretel, pois este é o tipo de briga onde é muito comum arrancar linha demaaaaaaaaaaaaais.

E contar com uma emenda numa situação de briga com estes monstrinhos, afff... eu num tenho coragem não... hehe...

Eu prefiro até bitolas mais finas que tenham carreteis de grande capacidade pra não ter emenda num equipamento deste porte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junior,

desculpe o desconhecimento, mas...

qual seria a vantagem de utilizar uma cama de linha multifilamento ?

Geralmente utilizo cama de monofilamento para reduzir o custo final da linha no carretel para baitcasting e para a linha principal de multifilamento não acavalar no carretel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junior,

Tenho usado a multi direto, sem qualquer problema !

Não se esqueça que com diâmetro menor, haverá capacidade para muito mais linha... lingua2::

Por fim, se a questão for usar uma mono, use uns 5 à 10 metros no início, e depois uma boa emenda para a multi e boa sorte na ferrada ! rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso da cama se faz necessário quando a linha a ser colocada não vai encher o carretel. O carretel cheio (o limite é a usinagem na borda, aquela voltinha), trabalha melhor, pois no arremesso será mais linha por volta a sair. E no recolhimento também.

A cama não é para ser usada, e sim para completar e a multi ficar por cima até na borda. Em todo caso, eu uso 0.50mm, pois além de ter que colocar pouca linha para encher, vai que um dia precisa hehehhehe....

Outro detalhe, é que não é aconselhável amarrar multi direto no carretel, pois ele não trava como a mono. O peixe, ao tomar linha, vai fazer a linha girar em torno do carretel. No manual da Power Pro fala para fazer cama ou colocar o adesivo que vem, assim prende a multi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O uso da cama se faz necessário quando a linha a ser colocada não vai encher o carretel. O carretel cheio (o limite é a usinagem na borda, aquela voltinha), trabalha melhor, pois no arremesso será mais linha por volta a sair. E no recolhimento também.

A cama não é para ser usada, e sim para completar e a multi ficar por cima até na borda. Em todo caso, eu uso 0.50mm, pois além de ter que colocar pouca linha para encher, vai que um dia precisa hehehhehe....

Outro detalhe, é que não é aconselhável amarrar multi direto no carretel, pois ele não trava como a mono. O peixe, ao tomar linha, vai fazer a linha girar em torno do carretel. No manual da Power Pro fala para fazer cama ou colocar o adesivo que vem, assim prende a multi.

Faço como o Fabio.

Junior, no seu caso, dificilmente um peixe vai tomar mais de 150m de linha, eu colocaria uma cama de mono e deixaria espaço suficiente para completar com 150m de multi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junior,

Eu costumo fazer pescaria dos grandões no Aragauia (pelo menos tenho tentado bastante sono:: ).

Eu não uso multi por uma razão bem objetiva: custo!! É que qdo as piranhas estão inspiradas, elas cortam a linha na flor d'água, onde a linha entra na água e forma um "V" na correnteza. Vc nem vê qdo elas cortam, só nota que está há muito tempo sem ter nenhum toque na isca, puxa a linha e... tá levinha. bang:: bang:: bang:: bang::

Bem, na pescaria dos gdes peixes de couro, principalmente piraíbas nos canais, é comum vc soltar muita linha, então qdo as piranhas cortam, lá se vai uns 80 a 100 mts de linha, pelo menos. Em uma pescaria que fiz em junho de 2008, perdi uns 900 mts de linha 0,70 mm e 600 mts de linha 0,66 mm, as duas mono da Max Force, que eu não troco por nenhuma para esse tipo de pescaria. A única que ainda considero é a Super Raiglon e ainda é mais cara que a Max Force.

Já imaginou se eu estivesse usando (e tratando de piranha) Power Pro?????? suici::

Bem, no seu caso, eu usaria uma linha mono, do tipo super nylon, como é o caso da Max Force e da Super Raiglon. Só pra vc ter uma idéia da resistência dessas linhas, a mais grossa que eu uso é a 0,70 mm, que tem 111 lbs de resistência (Max) ou 83 lbs (S. Raiglon). Não precisa mais d q isto. Já tentou arrebentar, na vara, uma linha de 80 lbs????? ::medo::

Bem, pelo menos essa é a minha experiência.

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Bem... cada um com sua maneira.

Na minha carretilha pesada só coloco multi, a dúvida que surgiu é qual o melhor nó? Já que, como foi falado, as multi costumam "correr".

Tenho dúvida na perfil baixo, que tem capacidade para cento e pouco metros, mas não creio que um tucunaré (da minha região) consiga levar tudo isso: usar uns 50m da multi com cama de mono?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... cada um com sua maneira.

Na minha carretilha pesada só coloco multi, a dúvida que surgiu é qual o melhor nó? Já que, como foi falado, as multi costumam "correr".

Tenho dúvida na perfil baixo, que tem capacidade para cento e pouco metros, mas não creio que um tucunaré (da minha região) consiga levar tudo isso: usar uns 50m da multi com cama de mono?

Albraith ou SF...

Aperte muito!!! Use saliva antes de apertar, se possível use luvas para não cortar a mão... bomba:: caveira::

No final corte bem próximo a linha de mono e de acabamento com um isqueiro, fazendo uma ponta de alfinete na linha de mono. danca::

Tem que fazer muitos pra pegar o jeito.

legal:: legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente a mono é usada como lider e tem que saber fazer o nó, senão...

Se onde vou pescar os grandões de couro tem muita pedra, uso monofilamento (super raiglon 0,70mm no mínimo), que resiste melhor. Caso contrário multi "sem cama" (minhas carretilhas pesadas têm "uma âncora" para a linha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...