Ir para conteúdo

Carretilhas cada vez mais leves - bela análise!


Posts Recomendados

Pessoal,

Fica aí a dica de leitura:

http://www.tackletour.com/reviewbagweight.html

Na minha opinião, este é o melhor site que existe para analisar equipamentos de pesca. Pra quem não tem familiaridade com o inglês, a matéria lista alguns lançamentos recentes de carretilhas leves e potentes e defende a eliminação do conceito "carreta leve, frição fraca".

Pesquei com a Steez em Barcelos, arremessando principalmente Jumping Minnows e Perversas e tirei uns bichinhos até razoáveis (3 a 5kg) e não deu o menor trabalho!

Também usei lá a Curado 200 E7, na maior parte do tempo, com a Trairão. Também foi nota 10! Peguei um de 6 kg, que também veio sem problemas!

Por último, tenho já faz um ano, uma Abu Garcia Revo STX-HS. Essa carreta é impressionante! Precisa de um cuidado redobrado, pois se você fechar a frição dela, não sai um milímetro de linha! Aí estoura vara, linha, garatéia, tudo! Já peguei uma arraia com ela no Telles Pires que pesava uma tonelada rindo2:: e ela trouxe a maldita na boa!

Abraço!

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Fica aí a dica de leitura:

http://www.tackletour.com/reviewbagweight.html

Na minha opinião, este é o melhor site que existe para analisar equipamentos de pesca. Pra quem não tem familiaridade com o inglês, a matéria lista alguns lançamentos recentes de carretilhas leves e potentes e defende a eliminação do conceito "carreta leve, frição fraca".

Pesquei com a Steez em Barcelos, arremessando principalmente Jumping Minnows e Perversas e tirei uns bichinhos até razoáveis (3 a 5kg) e não deu o menor trabalho!

Também usei lá a Curado 200 E7, na maior parte do tempo, com a Trairão. Também foi nota 10! Peguei um de 6 kg, que também veio sem problemas!

Por último, tenho já faz um ano, uma Abu Garcia Revo STX-HS. Essa carreta é impressionante! Precisa de um cuidado redobrado, pois se você fechar a frição dela, não sai um milímetro de linha! Aí estoura vara, linha, garatéia, tudo! Já peguei uma arraia com ela no Telles Pires que pesava uma tonelada rindo2:: e ela trouxe a maldita na boa!

Abraço!

Gustavo

Que linha tem usado na Curado E7, Gustavo?

Tô querendo adquirir uma e prefiro usar monofilamento...será que dá prá amazônia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show a dica Gustavo. Já conhecia o site e sempre estou por lá espiando as novidades e testes.

Pra mim vc resumiu tudo no final do seu post...De nada adianta ter um drag de 50lb nunca carretilha de 150g...hehee...se ela travar outra coisa vai explodir...hehee...Acredito q os equipamentos atuais estão muito bem equilibrados. Claro q a coisa só evolui....mas o freio na minha opinião está no topo. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Fica aí a dica de leitura:

http://www.tackletour.com/reviewbagweight.html

Na minha opinião, este é o melhor site que existe para analisar equipamentos de pesca. Pra quem não tem familiaridade com o inglês, a matéria lista alguns lançamentos recentes de carretilhas leves e potentes e defende a eliminação do conceito "carreta leve, frição fraca".

Pesquei com a Steez em Barcelos, arremessando principalmente Jumping Minnows e Perversas e tirei uns bichinhos até razoáveis (3 a 5kg) e não deu o menor trabalho!

Também usei lá a Curado 200 E7, na maior parte do tempo, com a Trairão. Também foi nota 10! Peguei um de 6 kg, que também veio sem problemas!

Por último, tenho já faz um ano, uma Abu Garcia Revo STX-HS. Essa carreta é impressionante! Precisa de um cuidado redobrado, pois se você fechar a frição dela, não sai um milímetro de linha! Aí estoura vara, linha, garatéia, tudo! Já peguei uma arraia com ela no Telles Pires que pesava uma tonelada rindo2:: e ela trouxe a maldita na boa!

Abraço!

Gustavo

Que linha tem usado na Curado E7, Gustavo?

Tô querendo adquirir uma e prefiro usar monofilamento...será que dá prá amazônia?

Tb estou querendo usar a Curado E na AM.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, vai com fé!

Dá pra Amazônia tranquilo! Eu, o Newton ( frequenta muito o site ) e o Rafael (rafafjunqueira@hotmail.com) usamos e ela teve um desempenho excelente! Peguei o meus maiores peixes com ela. Foram um açú de 6kg e outro de 5,5kg, o que não é graaaaaande coisa, mas ela trabalhou muito bem! A frição é forte e equilibrada. Quando trabalha, o faz de maneira contínua ( não dá aqueles "soquinhos" comuns nas Daiwa e nas MS ), as tomadas de linha foram curtas e eu sentia que sempre tinha o peixe sob controle. Não sei o que aconteceria com peixes maiores, mas deu pra ter uma bom noção.

Usei linha Power Pro multifilamento 65lbs., que, diga-se de passagem, recomendo!

Paulo, quanto às linhas mono, sinceramente amigo, não recomendo.

Se você for usar uma linha de libragem adequada pra lá, terá que usar alguma coisa tipo 0.47mm (30lbs) pra cima...

Vai caber uns 70 ou 80 metros de linha nela.

Dá, mas é apertado... Conada

Você pode ter que fazer um arremesso longo e ficar sem linha pra "trabalhar o peixe". Se subir a bitola então... negativo:: Uma linha 40lbs Applaud F1 tem 0.60mm de diâmetro! Aí vão caber só 60 ou 70 metros. Não sobra nada depois do arremesso.

Além disso, devido ao desgaste próximo ao snap/isca, você terá que ir cortando pedaços da linha...

Quando perceber, ficará com 50 ou 40 metros de linha na carretilha.

Aí é suicídio! suici:: morto::

Sempre fui entusiasta das multifilamento, mas não as usava pelo alto custo. Fui migrando devagar e hoje nem peixe de couro eu pesco mais com mono. Vale cada centavo gasto! E essa história que em local de pedra e enrosco tem que usar linha mono, eu acho balela!

As linhas multi melhores ( Power Pro, por exemplo ) não desfiam facilmente ( tem aquela cera protetora ) e quando acontece elas não desfiam tudo de uma vez.

Fica só um desfiadinho na beirada que é só cortar um pedaço, amarrar o anzol ou snap de novo e pau na máquina!

Abraço!

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Gustavo, grato pelas dicas, até já tinha trocado umas MPs com o Newton à respeito. Tb concordo com vc sobre o uso das multi, acho que devemos usa-la sempre que possivel, em vários tipos de pesca. A pesca de troling ou currico na Argentina é feita com multi .28, e não é raro sairem pintados de 50kg. Até a turma da piapára tá migrando pra multi na pesca de rodadinha legal:: .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um problema da multi é que, quando se ussa líder fica um ponto fraco que é a emenda ( ).

Li seu relato em que arrebentou uma multi de 65 lbs.

Não foi no líder? ou não usa?

Tenho pescado com monofilamento e já tirei tucunarés de 5,2 Kg e dourados de 10 a 12 Kg, desembarcado numa cachoeira de água violenta (com queda de água de mais de um metro, cheia de pedras e dá prá tirar )... lógico que depende da linha.

Dizer que na amazônia não dá prá usar monofilamento é papo furado....leiam um relato na revista do pescador de um tucunaréde 11,2 kg tirado no fly....do que é o líder?

Por isso perguntei da curado E7....gostaria de saber a capacidade de uma linha 0,45 prá ela. Uso uma dessas prá esses douradões aí sem problemas...só que numa curado 300...aí cabe bastante linha. ( só que a qualidade dessa linha é incrível ).

obrigado pelas dicas......tem alguma coisa prá mostrar como são os nós para unir a multifilamento ao líder? ou é melhor atá-la direto à isca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

Concordo com você! Dá pra pescar, sem problemas, desde que você use uma carretilha compatível. Com a Curado 200E7 acho que não dá. Eu iria pra Daiwa Luna 250 ou 300. É perfil redondo, só perfil redondo pra caber esse 100m de linha 0,45mm.

Eu não uso leader para tucunarés. Só pra matrinchãs.

Abraço!

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pescar claro que pesca. Inclusive de fly com tippet de 0.30mm. A diferença somente é produtividade. Pega um tucuna mocorongo no aberto e não corre para o pau, tira!

Agora pega um a poucos metros da estrutura, quero ver tirar hauahauhauaaa.......

E quanto mais tempo peixe na água e briga, apesar de gostoso, mais chance de acontecer algo e perder.

Quando eu for, vai ser 80 libras direto. Esportividade nenhuma. Não quero dá chance, quero tirar ele e bater a foto hehehehhehehehhehehehee.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende também da qualidade da linha...se for resistente à abrasão como uma especial que tenho usado..tira também...olha o meu avatar: 5,2kg e o que esse tucunaré enrolou nas galhadas não tá escrito e...mesmo assim: tae na foto hauhauhauaaaa....

Claro, com linha grossa tira também. Igual uma multi.

Mas Deus me livre usar uma linha de 1 mm hehhehehhe. Deve ser horrível. Memória demais e os arremessos sacrificados.

Sinceramente, não consigo entender porquê não usar multi. Sendo que só vejo vantagem, inclusive no preço. Pois hoje não gasto um carretel de 100 reais por ano. E relutei para comprar a primeira hehehhehehee....

Por quê você opta pela mono?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é meio mania de pescador mesmo....

sabe ...tenho usado uma linha nacional...por incrível que pareça...a trilon Hi vis...é resistente prá caramba à abrasão. E não é grossa demais não: 0,37mm com uma cronarch MG 50 e saiu esse bichão .....ele enrolou prá caramba nas moitas e a linha toda ralada não arrebentou. Essa linha é muito boa.....mas pelas dicas aí acho que vou passar a usar as multi também.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

A Abu Garcia Revo STX cabe bastante linha! 140m de linha 12lbs. Acho que na proporçao devem dar uns 90 metros de linha 0,45mm. Eu tenho uma e é show!

Grande Gustavo...me diz uma coisa: ela é bem ergonômica na mão? Principalmente para mão pequena? E é leve também? Só vi em fotos.

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

Ela é bem baixinha e cabe bem na minha mão. Talvez o ideal seja você ir a uma loja qualquer e "experimentar" uma (montar em uma vara, dar umas pinchadas). Todas as da linha Revo da Abu Garcia tem o mesmo tamanho.

Quanto ao peso, ela não é muito leve não... Uma alternativa à Revo pode ser a Curado 300, que dizem que é TOP também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linha de multi sofre um pouco com paus...

Mas em pedras é o fim porque desgasta muito mesmo.

O difícil é um lugar onde haja pedras tão proeminentes assim, só me lembro de 2 lugares onde a minha linha de multi tem de ser trocada logo por conta disso; afinal, agente tenta tirar a linha de cima das pedras... Mas mesmo sendo difícil que isso se torne um problema para o uso da linha de multi, vale a pena o pessoal saber que se houverem pedras no local, vale ficar ligado na linha!

Aquele abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

Ela é bem baixinha e cabe bem na minha mão. Talvez o ideal seja você ir a uma loja qualquer e "experimentar" uma (montar em uma vara, dar umas pinchadas). Todas as da linha Revo da Abu Garcia tem o mesmo tamanho.

Quanto ao peso, ela não é muito leve não... Uma alternativa à Revo pode ser a Curado 300, que dizem que é TOP também.

Tenho uma curado 300...realmente é muuuiiiito boa, mas é grandinha...pesco dourados grandes com ela.

acho que para os tucunas da mazônia deve ser uma multifilamento mesmo. Aí numa curado 200 ou experimentar uma Revo.

Obrigadão Gustavo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, acho que convencemos mai um a usa multifilamento!!! rindo3:: alegre:: rindo3:: alegre::

Gozações a parte, parabéns, Paulo! Olha, você não vai se arrepender! Como eu disse, eu relutei em começar a usar multi pra peixes de couro... Hoje se brincar até lambari eu pesco com multi!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...