Ir para conteúdo

Matando filhotes de Tucuna no DF


Posts Recomendados

Como vi que tem muitos pescadores de Brasília aqui no fórum, quero comentar um fato que presenciei semana passada e achei absurdo. Sou sócio de um Clube que fica às margens do Lago Paranoá ( acho que é melhor não falar o nome ) e semana passada estava lá com meus filhos, como eu estava de férias fui algumas vezes pela manhã levar a gurizada para tomar sol e nadar um bocado.

No horário do almoço eu estava na piscina e ouvi uma algazarra de gente conversando alto, rindo, fazendo farra... como o clube estava vazio achei estranho, olhei de longe e vi vários funcionários do clube à beira do lago jogando linhadas.

Fui até lá e vi um absurdo, os funcionários do clube estavam jogando linhadas no lago e puxando Tucunarés, de cerca de 10cm e jogando na calçada. Com o sol infernal que estava fazendo os peixes morriam na hora, claro. Já tinham pego uns 15 e eram cerca de uns 7, 8 funcionários pescando.

Como eu estava com meus 3 filhos ( e a mais nova ainda é de braço ) não quis ir reclamar com a Direção do clube, me resumi a perguntar para o pessoal pra quê aquilo ali ( ao que me responderam que fariam uma ?fritada? ) e depois falei com um conhecido lá da Portaria que isso não deveria ser feito ali, ele fez cara de ?pois é, que merda...?.

Como pescador fiquei triste e também fulo da vida pois quantas vezes já bati ali naquele lago procurando Tucunas e nunca consegui fisgar um sequer, daí vem o pessoal e mata 15 filhotes... Brasília deveria ter alguma atenção para o Lago Paranoá, eu nunca vejo nada de Educação Ambiental ali relacionado à práticas de pesca.

Sou publicitário e trabalho com bastante material editorial, nunca vi material editorial ou publicitário focando o Lago Paranoá. Minha esposa é Engenheira Florestal e Analista da Caesb ( Companhia de água e saneamento aqui de Brasília ) e também nunca viu projetos neste sentido. Assim fica difícil, com uma população sem educação e nenhum conhecimento sobre preservação ambiental é daqui pra pior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, infelizmente isso não ocorre somente em sua região, no estado do Rio de Janeiro onde pesco a matança é indiscriminada, lá os pescadores tidos proficionais com carteirinha matam peixes sem se preocuparem com as medidas. São usados redes e tarrafas de malha bem fina, onde todos os peixes que se prendem na malha vão pra geladeira para serem vendidos. O que se faz pra combater isso, simplesmente nada. É isso ai mano ta duro de se ver. joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tem uma explicação: "falta de purrete" como diz meu velho pai. Mas esperar o quê? num pais comandado por um arruaceiro de "porta de fabrica" e seus auxiliares "anarquistas" que r...bang:: nosso pais, invertem os valores, desviam nossas economias e não fazem cumprir a lei como tem que ser. Os caras do clube só seguem o exemplo dos nossos governantes... e dizem ainda que estamos a caminho do primeiro mundo...

Desculpa o desbafo galera... mas tá f...

Lamentavel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô Fernando isso é rotina aqui em Brasília. Já vi inúmeras vezes isso. Frequento clubes desde os 8 anos de idade, ou seja, desde que comecei a pescar. Sempre pesquei no lago paranoá e conheço muito ele, pois antes de eu conhecer os P&P e as represas da região ele era a minha fonte de diversão.

Atualmente frequento um clube ali do lado dos fuzileiros navais (iate) e já peguei tanto tucunaré ali na frente que certa época, os funcioários passavam e não acreditavam que ali tinha tucunaré. Resultado: a partir daí simplesmente durante toda hora do almoço os funcionários do clube passaram a pescar também, com peixinho, colher, linhada... e estavam matando TUDO.

Fiquei indignado e falei com a Comodoria do clube, que prontamente lançou uma norma interna proibindo os funcionários pescarem lá, mesmo fora do horário de serviço. Problema resolvido.

Agora estou com outro problema rsrsrsr

Alguns sócios e seus filhos passaram também a usar artificiais por lá e o que aconteceu?

Um fela da mãe desses fisgou outro sócio que estava fazendo a sua caminhada matinal e deu o maior rebuliço, o cara foi no comodoro e pediu que proibissem a pescaria em todo clube, PUTS! Foi aceito, hoje ninguém mais pode pescar no clube. ::evil::

Estou tentando reverter isso a um tempo mais ainda não consegui. doeu::

Outro coisa, os caras dos fuzileiros navais, viram agente pescando lá e começaram a pescar também, ai foi SODA, já vi rede lá, já vi nego com uma fieira com uns 30 tucunarés de 500 grs, e pescando todo FDS...

A partir disso caiu de um jeito a produtividade lá hoje em dia é difícil ir lá para pescar novamente...

É o nosso Brasil... uns pagam pelos atos e erros dos outros. bang:: bang::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Bruca, eu nunca peguei Tucuna no lago (tentei umas 3 vezes mas foi tão "paradão" que nunca mais tentei) e fico impressionado em saber que já tivemos tantos peixes ali, hoje não vejo nada. Já fui pescar na Ponte das Garças e perto da Embrapa (Ponte do Bragueto), eu não peguei nada e o pessoal todo que estava por perto só puxava uns Corrozinhos blink::

No clube que frequento é permitido pescar sim, tem um senhor que leva umas 4 telescópicas e fica pescando Carpas com chuveirinho... porém ele não devolve os peixes. Quero tentar fazer amizade com ele pra ver se ele começa a devolver as carpinhas que pega lá, é cada peixe de 200gr... não sei o que uma pessoa faz com meia-dúzia de piaba wink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...