Ir para conteúdo

Hélice do Mercury 25 SEA PRO


Bruca

Posts Recomendados

Bom dia a todos.

Pessoal, aconteceu neste final de semana fato interessante com o motor do Joelson, um 25 SEA PRO - Mercury. Ele estava com a hélice empenada e tivemos que trocar para acabar com a vibração que estava acontecendo.

Aproveitamos a oportunidade e seguindo as orientações da Fabiana da NAUSS compramos uma hélice com paso diferente da que veio no motor. Segundo ela essa hélice estava errada.

Bem a hélice original era uma 9.9/13 e ela nos orientou a trocar por uma 9.7/8/12. Compramos, fizemos a substituição e fomos testar para ver se conseguíamos pegar mais velocidade com a mesma.

Infelizmente não foi isso que aconteceu. Em baixa rotação até meia bomba do acelerador tudo tranquilo, mas ao acelerar tudo tivemos a impressão que a rotação estava muito alta, com a hélice rodando em falso, sem tração, motor falhando... Chegamos a achar que o problema estava com a gasolina, sujeira no carburador, entrando ar, sei lá... o motor tava falhando...

Trocamos para a hélice anterior e o problema resolveu, voltou a estaca zero denovo rsrsrsr, empenada, mas sem falhar com alta velocidade.

Pergunto a todos que possuem este motor qual a hélice que vocês usam, e se tem alguma idéia do que fizemos errado, pois seguimos a orientação da representante da Mercury em Brasília, mas não tivemos nenhuma melhora do desempenho do motor.

Help aí quem possa ajudar. joia:::

Bração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca,

A hélice deve ser trocada de acordo com o peso e tamanho do barco, pois, vai depender da força que a hélice irá fazer para fazer o barco andar....

Não basta aumentar o passo ou diminuir assim igual a vendedora falou...

Diminuir do nada o passo, poderá aumentar a aceleração, mas a velocidade final diminui.... já ao contrário, vc aumentando o passo, vc pode ultrapassar o giro do motor, comprometendo a vida útil....

Uma vez eu conversando com um amigo meu que já trabalhou em empresa náutica, ele me deu uma aula sobre passo, tamanho da hélice, etc.... uma coisa ele disse, se vc alterar a hélice do seu motor de acordo com seu RPM e o tamanho e peso do barco... quando vc colocar o mesmo motor e outro barco, não terá o mesmo desempenho.....

Dá uma lida nesse texto, que explica direitinho algumas coisas....

http://www.nautibras.com.br/suporte/texto-007.htm

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Intaum!!! Parece exatamente o que está acontecendo.

Acho que esses revendedores precisam saber mais sobre isso, pois passar informação como se fosse remédio, sem avaliação, qual barco, qual peso e etc... pode até acabar com o motor de algum cliente não é mesmo? negativo::

Joelson, vai ser mais difícil que pensávamos rsrsrsrsr tava muito fácil né ! kkkkkk legal::

Valeu Marquinho. palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Bruca, li com muita atenção o teu relado e em especial quando citou que foi indicada uma hélice que fez foi piorar a situação.

Pela helice que vc citou como original a 9.9/13 posso deduzir que o motor do teu amigo já deve ter uns 3 anos de uso, basicamente deve ser uns dos primeiros mercury Sea pro 25/30 Hp, que a apareceram por aqui. Sendoa assim, o problema apresentado em nada tem haver com a indicação de helice feita pela revenda Mercury, e sim com a regulagem do motor em função da nova helice. Os primeiros Sea pro vinham para o Brasil com uma configuração de ajustes de motor e helice para trabalhos e utilização mais pesados, tipo encostas de mar, rios com corredeiras e lagos com água mais densa e temperatura mais baixa, quando vc mudou a helice, o desencontro de ajustes e a refrigeração, mudaram drasticamente, principalmente na rotação e refrigeração do motor, provocando falhas na alimentação e aquecimento, a solução para o teu problema me parece apenas duas alternativas, venda o motor e compre um 25/30 mercury mais novo ou zero ou utilize a mesma hélice 9.9/13 desta vez nova.

Arthur o motor é setembro de 2007, comprei ele em dezembro de 2007!

Fiz a revisão de 50 ou 40 horas nele em novembro do ano passado!

Acredito ser a tese do Marquinhos a mais provável, pois minha canoa esta muito pesada, estou com plataforma de proa e no meio da embarcação e mais uma bateria de 150A, o que equivale a quase 80 kg a mais fora as plataformas.

Mas vou levar a maquina no representante da Mercury e ver qual o problema,

futuramente postarei as informações aqui

Obrigado pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bacana as respostas. o povo entende mesmo e manda bem.Mas como sempre.....

quero dar uns pitacos:

1 Alguns vendedores não entendem nada. Entendem de vender, se soubessem sobre helice, seriam TECNICOS.

2 O tipo da helice que ganha em velocidade perde em tração. Se perde em tração tem dificuldade em iniciar o planeio.

3 Tudo que é fora da especificação do fabricante deve ser visto com outros olhos, pois lá na fábrica existe ALGUNS engenheiros pra isso.

4 Sobre tipos de helice, existe no site da Mercury americana uma simulação dos tipos de helice que podem ser trocados.Tem uma porrada de helices.inclusive com as finalidades de cada uma: velocidade, economia, pesca ou esportes nauticos.

http://sites.mercurymarine.com/portal/p ... ema=PORTAL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arthur, não se esqueça que existem variações em função do tipo e do peso do casco e que as mesmas devem ser consideradas.

Por exemplo, o hélice que vem de fábrica no meu motor, um Mariner 40hp com power trim é 10 3/8 x 14 e o que se confirmou como melhor opção foi um 10 3/8 x 13. Cheguei a usar um com passo 12 mas tive dificuldade no planeio. O mesmo ocorreu em um Yamaha 40hp de um amigo que após alguns testes, a melhor opção foi outro diferente do original.

Quando da instalação de um motor alguns testes se fazem necessários, verificando a altura, a regulagem de trim e também o hélice.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca,

Você não esclareceu se a hélice instalada antes estava ruim de velocidade final (aí tem que ver a diferença entre o que realmente o motor pode oferecer e a expectativa de vocês, que pode não coincidir, né?).

Se não estava estava ruim de velocidade final troque a que você comprou por outra igual a que você tinha. Agora, um barcão de 6 metros, com um monte de peso em cima para empurrar não deve dar muita coisa a mais de final com um 25hp, não é mesmo? O importante é não forçar a barra só prá ganhar alguns poucos km/h.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera!! Show de bola pelas informações. Já aprendi muito com vocês. Realmente não é só trocar a hélice, precisa de regulagem de acordo com o peso, para manter a acelração e velocidade final sintonizados de acordo com a potência/giro do motor.

Show! doutor:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruca,

Você não esclareceu se a hélice instalada antes estava ruim de velocidade final (aí tem que ver a diferença entre o que realmente o motor pode oferecer e a expectativa de vocês, que pode não coincidir, né?).

Se não estava estava ruim de velocidade final troque a que você comprou por outra igual a que você tinha. Agora, um barcão de 6 metros, com um monte de peso em cima para empurrar não deve dar muita coisa a mais de final com um 25hp, não é mesmo? O importante é não forçar a barra só prá ganhar alguns poucos km/h.

Grande abraço

Luiz,

A velocidade final com o barco com 3 pessoas era de 43 km, depois que trocamos o Helice caiu para 37 km

Joelson essa velocidade de 43KM/h não foi qdo o barco era de 5 metros? Ou sem as plataformas...??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...

Testei o barco.

Ele ficou mais solto.

Vamos aos dados.

Com a hélice 13, meu barco barco dava 4900rpm, quase 5000 rpm. A velocidade era oscilava entre 26/27 mph e muito raramente chegava a 28mph.

Agora com a hélice passo 12, ele acelera bem mais rápido. Melhorou a arrancada. Bem perceptível isso.

Ele tá dando 5200 rpm. 27mp cravou toda hora. Antes oscilava entre 26/27 mph. E deu 28 milhas algumas vezes, contra o vento.

Ou seja, ganhou uma meia milha hehheehhe..

Mas minha intenção não era essa. Tinha que fazer a troca mesmo e optei por mudar.

Parece que ficou mais "leve", solto, o motor.

Fique satisfeito por ter optado pela troca. Tava com medo por causa do tópico heheheeheee...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Boa tarde pessoal!

Eu queria saber quando uma hélice é de velocidade e quando ela é mais de arrancada.

Eu não entendo sobre aqueles números de passe da hélice.

Quanto maior o número mais velocidade?

Alguém poderia me ensinar sobre isso?

Desde já obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixa isso de helice de velocidade pra qm tem motor grande, no minimo umas 6 ou 8x mais potencia que o teu motor.

 

mas isso nao exclui voce de entender e explorar o melhor passo pro teu CASO , ou seja, pelo que vc vive.

Veja que um mesmo barco e com mesmo motor, podem ter helices diferentes realizando o mesmo trabalho . Portanto, cada caso é um caso.

Basicamente, um conjunto leve, vc pode usar um passo maior, um conjunto pesado, exigirá um passo menor.

Hein? Como assim?

Simples.

Todo motor funciona numa faixa de rotação ideal, em motores de popa, isso varia entre 5000-5500 as vezes um pouco mais. Para saber qual a melhor faixa de rpm do teu motor, verifique o que diz o manual.

Sabendo qual a faixa de rotação ideal, vc nao pode usa-lo abaixo, pois estará forcando o motor e andando pouco (famoso motor manco , xoxo). Usar acima da faixa ideal, rapidamente irá destruir o motor (fundir, estourar, quebrar, etc).

Qdo vc ABAIXA o passo (diminui o helice), vc faz o motor GIRAR mais.

Qdo vc AUMENTA o passo (aumenta o helice), vc faz o motor girar menos, ou gera mais dificuldade pro motor.

E dai? 

Daí que tudo é relativo, veja o meu exemplo. 

Eu tenho um barco 5metros, ou seja, sozinho eu tenho um conjunto leve que meu motor puxa com vontade, minha velocidade é 38,2km/h . O que é MUITO boa pro motor que eu tenho.

Em duas pessoas, o barco afunda muito e a velocidade cai muito, hoje estou com 22kmh em duas pessoas, o que é MUITO ruim. Forçando meu motor e ficando manco.

Talvez se eu tivesse num barco 6 metros, sozinho minha velocidade seria de uns 36kmh ou menos, mas em 2 eu chegaria fácil nos 26 ou 28kmh. o que dá uma diferença gritante em %.

 

Se eu mudar meu passo atual de 11 para um passo 10, provavelmente o resultado será o inverso. ou seja.

Sozinho vai cair para uns 36kmh ou menos, mas em dois minha velocidade deve chegar perto dos 28kmh. Isso no meu barco, talvez num barco de 6 fique ainda melhor...

 

Traduzindo, pra mim que ando em 2, numa semi chata de 5 metros, meu helice ta  muito grande, me deixando lerdo e gastando combustivel. Se eu pescasse sozinho, estaria com a helice correta.

Entao tudo depende do resultado esperado nas condicoes esperadas e com a rpm correta.

 

Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigao willian ;  astra tem razao  tambem joia:::

minha opiniao  =  SEM  TER UM TACOMETRO  BOM  = NADA  DA P/ SABER ; nem se quer  ;  ver o giro  ideal  p/ o acerto =   do conjunto  ok  /  

tambem ñ sou expert .; p/  falar dos  helices   ; daqui  a pouco a turma  =  fala mais   joia:::

espero que ajude  os exemplos  ok  joia:::

abraço :good:

 

 

 

 

 

IMG02402.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...