Ir para conteúdo

Preconceito contra os peixes!


Posts Recomendados

Encontrei no jornal esta notícia (em http://www.estadao.com.br/ciencia/notic ... 88.htm?RSS):

Cujo conteúdo é:

_____________________________________________________________________

Ciência e Meio Ambiente

27 de abril de 2007 - 18:34

Algas matam pássaros e golfinhos na costa da Califórnia

A população de algas aumenta, ou ´floresce´, a cada ano, mas o florescimento deste ano parece antecipado, extenso e ´muito, muito espesso´, diz um especialista

Associated Press

LOS ANGELES, EUA - O florescimento de algas oceânicas que produzem um ácido tóxico deixou doentes e matou centenas de pássaros, leões-marinhos e golfinhos na Califórnia, dizem ambientalistas. Pássaros e animais vêm aparecendo nas praias, de San Francisco a San Diego.

Na semana passada, 40 pássaros foram levados para o Resgate Internacional de Pássaros de em San Pedro, com sintomas de envenenamento por ácido domóico, que ataca o cérebro e pode causar convulsões. Em outras estações, o centro recebia, no máximo, sete casos semanais, disse o diretor Jay Holcomb.

"Trabalho nisto há 35 anos e nunca tinha visto algo assim, no que diz respeito ao número de espécies afetadas, exceto por vazamentos de óleo".

O ácido domóico é produzido por algas microscópicas. Pássaros e mamíferos marinhos ingerem o ácido ao comer peixes contaminados, que comeram as algas. A população de algas aumenta, ou "floresce", a cada ano, à medida que as águas do mar se aquecem, mas o florescimento deste ano parece antecipado, extenso e "muito, muito espesso", disse David Caron, que leciona no departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Sul da Califórnia.

"Em cinco anos de estudo, não havia visto um florescimento tão grande nesta época do ano", disse ele. "Está tendo um impacto enorme nos pelicanos e outras espécies".

_____________________________________________________________________

Bem; este comentário acima, embora não seja resultado de um estudo científico, ignora o efeito deste envenenamento sobre os peixes! Repararam? E isto me fez pensar...

Embora, isso possa dever-se à menor concentração deste ácido nos próprios peixes que comeram estas algas (supondo que este ácido seja eliminado aos poucos dos organismos dos peixes que os comeram; pode ser que os predadores dos peixes que comeram as algas tóxicas acabem por concentrar este ácido...); peixes predadores certamente sofreram o mesmo envenenamento que estes outros predadores (golfinhos e gaivotas) acima citados.

______________________________________________________________________

Em http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidr ... s_mar.htm; achei o seguinte sobre o ácido domóico (eu compilei para facilitar a leitura):

A ASP (Amnesic Shellfish Poisoning) é causada por um aminoácido raro - o ácido domóico, que é um contaminante químico dos frutos do mar.

...várias toxinas de frutos do mar elaboradas por algas de plânctons - dinoflagelados, na maioria dos casos, que serviram de alimento para os frutos do mar. As toxinas são acumuladas e metabolizadas pelo mexilhão e outras espécies.

..., sendo que são mais comuns nos meses de verão, onde há maior crescimento dos dinoflagelados.

A ASP é caracterizada por uma desordem gastrointestinal com vômitos, diarréia, dor abdominal, e por problemas neurológicos com confusão, perda de memória, desorientação, apreensão e coma. A recuperação na ASP é lenta.

...o quadro intestinal aparece cerca de 24 horas após a ingestão do produto e o neurológico, 48 horas após.

______________________________________________________________________

Embora tal envenenamento possa se tornar cada vez mais comum com o aquecimento das águas (devido ao aquecimento global), meu foco aqui é que os peixes foram ignorados! Então; eu pergunto: Por que este desprezo pelos peixes? Mesmo que possa não ter sido muito evidente esta contaminação em forrageiros (como a sardinha), ela certamente o foi em seus predadores (os quais tendem a abater justamente os mais doentes)...

Falar em preconceito, que eu me lembre (me corrija se eu estiver errado, hein Kruel?); os peixes têm um tratamento diferenciado na legislação ambiental, não sendo considerados como fauna, mas como ?pescado?. Tal discriminação permite que os peixes sejam usados e comercializados como alimento, enquanto um jacaré ou uma paca (embora a lei tenha uma escapatória para aqueles que os comam por absoluta falta do que comer) em tese não seriam caçados de forma alguma... E, embora haja peixes protegidos por conta de sua ameaça de extinção (mero, pirarucu,...); isto não apresenta qualquer efeito prático (exceto o defeso) porque as redes não respeitam uma espécie por conta da proibição de sua pesca (o máximo que se pode esperar é que ao capturar um peixe protegido, ele seja devolvido já sem vida ao mar; em lugar de ser vendido assim mesmo...; ou ainda, que ele seja consumido lá em alto mar mesmo, já que o resto do ?pescado? tem valor financeiro). Se em um mercado de peixes, encontra-se peixes abaixo da medida mínima; que dirá das coisas que acontecem em mar aberto...

Até que existe uma forma de reduzir o impacto das redes, o aumento do tamanho da malha; mas..., será que este tamanho de malha é respeitado? Pode-se até questionar se a lei é respeitada por todos, mas é notável como animais e peixes (assim como o resto da fauna e flora marinha) são tratados de forma diferenciada pela legislação...

Para completar; eu devo dar um depoimento sobre uma situação que eu considero uma ?saia justa?. Aqui onde eu pesco, uma pessoa que coloque uma rede é considerada trabalhadora, e não uma criminosa. Mas, eu não estou falando de leis, e sim de uma questão cultural; é o povo (ignorante?) que o considera assim... Como se pesca predatória fosse uma atividade produtiva como qualquer outra... E pior; se eu for lá, pegar essa rede e tacar fogo nela; o criminoso sou eu, e não o mané que a colocou lá! Este mesmo povo tende, por vezes, a chamar a polícia se escutar tiros que caracterizem uma atividade de caça...

Em 1902 (se bem me lembro, ou mesmo antes disso); era consenso que o mar era a solução para os problemas de carência de alimentos, pois ele podia ser considerado fonte inesgotável de alimentos...; ledo engano! Hoje (Kruel; me corrija novamente...); 90 % das espécies de interesse comercial e ¾ das áreas pesqueiras do mundo estão esgotadas ou tiveram seus estoques pesqueiros seriamente diminuídos...

Pescadores amadores têm cotas (nem sempre respeitadas, mas já é alguma coisa...); mas, e os profissionais?

E as redes de arrasto que pegam de tudo? Mas, nem tudo que se pega nesta pesca predatória tem interesse comercial, sendo devolvido já sem vida ao mar (inclusive as espécies protegidas), como se fosse lixo...

E a ?pesca? profissional em águas interiores? Proibida em grande parte do resto do mundo... Talvez, ela seja proibida aqui também...; eu já nem sei mais porque ela é tão comum!

As técnicas de ?pesca profissional (melhor seria dito como captura predatória de peixes)? evoluíram...; mas as leis e a consciência das pessoas não. Essa equação só fecha com a extinção dos peixes de interesse comercial, e de muitos dos peixes que não têm tal interesse... Como se as mudanças climáticas não bastassem!

E tudo isso vem se somar às barragens, à poluição das águas, à ?eutrofização (este termo se refere ao crescimento desenfreado de algas e outros microorganismos devido à grande oferta de matéria orgânica; Né, Kruel?)?,...

É galera... Vamos pescar enquanto (ainda) podemos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morça, ótimo questionamento, mas fiquei com uma dúvida...

Não seria possível que a toxina destas algas não tenha efeito sobre os peixes? E os mesmos tomariam a função quase que de "vetores"?

Não seria isto possível? Talvez por isto não se tenha comentado sobre a mortalidade de peixes também??

No mais, concordo em gênero, número e grau...

Acrescentando..., por estes dias li um trecho de entrevista, que em breve será postado aqui, em que um grande pescador esportivo falou:

AS PESSOAS TÊM QUE PARAR DE VER O PEIXE COMO COMIDA, E SIM COMO SER VIVO.

Acho que este pensamento resume tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros companheiros,

O Moacyr tá ficando difícil (rs)!!! Coloca um tópico com uma gama de assuntos que cada um, por si só, dá para escrever um livro.

Portanto vou me limitar a mostrar para vocês, apenas (e por enquanto) o que se refere às cianobactérias e uma breve descrição do Prof. Galizia da consequências da eutrofização.

Foi por isso ( e fomos pioneiros, lá se vão 4 longos anos) que a APEGO entrou com as Ações Civis Públicas, buscando no judiciário a responsabilização do que vem ocorrendo nos reservatórios brasileiros. Não é possível pactuar com o que vocês vão ver abaixo:

Conseqüências da eutrofização: (Professor José Galízia Tundisi).

? Liberação de gases com odor e muitas vezes tóxicos (H2S e CH4)

? Florescimento de algas e crescimento descontrolado de plantas aquáticas, especialmente macrófitas.

? Produção de toxinas por algas.

? Altas concentrações de matéria orgânica, as quais, se tratadas com cloro, podem produzir substâncias carcinogênicas.

? Acentuada queda na biodiversidade e no número de plantas e animais.

? Alteração na composição das espécies de peixes no reservatório e perda do valor comercial ou inapropriação para o consumo devido à contaminação.

? Significativa diminuição da concentração de oxigênio dissolvido, especialmente nas camadas mais profundas dos reservatórios de regiões temperadas, durante o outono.

? Diminuição do estoque pesqueiro causados pela deplessão de oxigênio dissolvido na água nas regiões mais profundas dos lagos.

? Graves efeitos na saúde humana (crônicos e agudos) (Azevedo 2.001).

Sobre Cyanobacterias

Certas cianobactérias podem fixar nitrogênio gasoso (N2) que se dissolve na água, a partir da atmosfera, quando outras fontes de nitrogênio estão disponíveis, mas em quantidades muito pequenas.

Com o suprimento suficiente de fósforo para acelerar o crescimento e a capacidade de fixar o N2 (o que lhes fornece vantagem competitiva sobre outras algas ou plantas superiores), as cianobactérias crescem rapidamente, formando extensas populações que se desenvolvem próximas à superfície e aproveitam o máximo de radiação solar possível.

As cianobactérias tem mecanismos de ajuste à profundidade para maximizar o uso de radiação solar.

As densas populações que cobrem as superfícies de lagos, represas e rios, decompõem-se e liberam matéria orgânica, além de substâncias tóxicas. À medida que essas populações de algas perdem a capacidade de flutuação por morte, depositam-se no fundo de lagos e represas, e sua decomposição utiliza o oxigênio dissolvido na água, produzindo variadas concentrações de oxigênio dissolvido na água e em muitas vezes, completa anoxia, causando mortalidade de outros organismos aquáticos, especialmente peixes.

Portaria 518 do Ministério da Saúde de 25/03/04 (depois modificada pela 520 de conteúdo similar)

?XI ? Cianotoxinas: toxinas produzidas por cianobactérias que apresentam efeitos adversos a saúde por ingestão oral, incluindo:

a ? Microcistinas: Hepatotoxinas heptapeptídicas cíclicas produzidas por cianobactérias, com efeito potente da inibição de proteínas fosfatases dos tipos 1 e 2 A e promotoras de tumores;

b ? Cilidrospermopsina: Alcalóide guanídico cíclico produzido por cianobactérias, inibidor de síntese protéica, predominantemente hepatotóxico, apresentando também efeitos citotóxicos nos rins, baço, coração e outros órgãos;

c - Saxitoxinas: Grupo de alcalóides carbamatos neurotóxicos produzido por cianobactérias, não sulfatados (saxitoxinas) ou sulfatados (goniautoxinas e C-toxinas e derivados decarbamil, apresentando efeitos de inibição da condução nervosa por bloqueios dos canais de sódio).

TAXAS DIVERSAS DE PRODUTO DE CYANOBACTERIA-N-METHYLAMINO-L-LANINA,UM AMINOÁCIDONEUROTÓXICO.(BMAA)

Paul Alan Cox*, Sandra Anne Banack , Susan J., Murch*, Ulla Rasmussen , Geórgia Tien , Robert Richard Bidigare , James S., Metcalf, Louise F. Morrison, Geoffrey A.Codd eBirgittaBergman. 24 de fevereiro de 2.005

?Uma vez ingerido, o BMAA pode ser ligado através de proteínas dentro do corpo, resultando em uma liberação lenta de BMAA durante anos como proteínas contaminadas que serão metabolizadas. A demonstração, por divisão enzimática, que BMAA está incorporado dentro da sucessão de aminoácido atual da proteína, acrescentaria peso a esta hipótese?.

?BMAA foi descoberto recentemente nos tecidos de cérebro dos pacientes de nove Alzheimer canadenses, mas não foi encontrado nos tecidos de cérebro de 14 outros canadenses que morreram de causas sem conexão para neurodegeneração?.

?Nós também achamos BMAA em outras simbioses de cyanobacterias-planta (filiculoides de Azolla, 2 µg/g; kauaiensis de Gunnera, 4 µg/g) (8). Estes resultados novos levantaram perguntas adicionais. BMAA é produzido por outra taxa de cyanobacteria? A biomagnificação de BMAA cyanobacteria-produzida é único no ecossistema de Guam ou pode acontecer em outro lugar??

?As Cianobactérias podem gerar moléculas perigosas para saúde humana, mas a produção de cyanotoxinas conhecidas é taxonomicamente esporádica. Por exemplo, as espécies de alguns gêneros produzem microcystinas hepatotoxicas, considerando que produção de nódulos hepatotóxicos parece ser limitada a um único gênero.

A produção de neurotoxinas conhecidas também foi considerada filogeneticamente imprevisível. Nós informamos aqui que uma única neurotoxina, - N-methylamino-L-alanina, pode ser produzido por todos os grupos conhecidos de cyanobacteria, inclusive simbiose de cyanobacterias e cyanobacteria livre-vivo.

A onipresença de cyanobacteria em meio terrestre, como também ambientes de água doce, salgados, e marinhos, sugere um potencial para exposição humana muito ampla?.

?Investigações filogenéticas indicaram uma ocorrência cedo e difundida de genes envolvida em síntese de peptídeo de nonribosomal, inclusive síntese de microcystin?.

?As conseqüências de toxinas de cianobactérias em saúde humana, indústrias, recreação, e vida selvagem são de preocupação crescente com a eutrofização e elevação das temperaturas globais que ativam aumentos na extensão geográfica, densidades de população, e duração de flores de cianobactérias em águas doces, salgadas, e marinhas. Envenenamentos humanos com flores de cianobactérias podem ser muito sérios.?

Embora a tradução sofrível, está comprovada a preocupação de renomados cientistas da comunidade científica internacional com a expansão das cyanobacterias e sua relação com o Mal de Alzheimer.

Vejam que não se trata de riscos potenciais, mas reais! Além disso temos a possibilidade de nos defrontarmos com situações bastante graves segundo o que consta da resolução 518 do MSaúde.

Perdoem a aridez do assunto, mas não tem como posicionar para vocês sem que tenhamos que "mergulhar" em termos técnicos.

Um grande e afetuoso abraço

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Biomagnificação"; aprendi um palavrão novo! :lol: :P :lol: :P :lol:

E pessoal, vejam se eu fiquei bonito com o meu novo avatar? :mrgreen:

Falando um pouco mais sério:

Não há uma grande chance de tais toxinas agirem distintamente em peixes e outros seres de "sangue quente (como nós humanos)", infelizmente eu não tenho literatura a respeito que me permita afirmar tal coisa...

E galera; o assunto a ser debatido, e com o qual todos podem contribuir, é o preconceito com os peixes!

Não era minha intenção o debate científico; embora nada nos impeça de discutir temas como a eutrofisação, e outros...; não é?

Valeu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:arrow: Moacyr,

Vou me limitar a lhe parabenizar pelo "novo Avatar" !

Quanto ao debate com o "Kruel", não me sinto em condições... acredito até que já seja uma das vítimas das "algas"...

Agora "eutrofisação" é mais que um "aprendizado", é quase todo "o científico"... ( dos tempos em que havia cursos "científico" e "clássico" - coisa muito velha... Só para os "menos modernos" entenderem essa distinção colégial pré-vestibulanda... ). :P :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Moacyr,

Primeiramente me desculpe por ter "desviado" o assunto principal do tópico que se refere ao preconceito contra os peixes.

Apenas tentei esclarecer o que entendi mais importante sobre a notícia veiculada sobre as algas.

Existe uma enorme probabilidade de tais "algas" serem as cianobacterias pois elas também são entendidas como "algas". (Aliás são responsáveis também pelos fenômenos denominados "maré vermelha", onde morrem milhares de peixes).

Com relação ao preconceito contra os peixes, na natureza não existe preconceitos. Eles também são contaminados e pior, sofrem o efeito da bioacumulação conforme o artigo que coloquei.

Infelizmente, como já debatemos bastante, os efeitos do aquecimento tem causado este tipo de problema, não só nos mares mas também em rios e reservatórios e ao que parece devem se perpetuar com o aumento das temperaturas médias. (O trabalho transcrito por mim sobre as "algas" = cianobactérias só aconteceu em função do aumento da temperatura).

Com relação à biomagnificação (é o que consta da notícia que você transcreveu), significa que o problema atinge a cadeia biológica como um todo!

"A população de algas aumenta, ou ´floresce´, a cada ano, mas o florescimento deste ano parece antecipado, extenso e ´muito, muito espesso´, diz um especialista.

LOS ANGELES, EUA - O florescimento de algas oceânicas que produzem um ácido tóxico deixou doentes e matou centenas de pássaros, leões-marinhos e golfinhos na Califórnia, dizem ambientalistas. Pássaros e animais vêm aparecendo nas praias, de San Francisco a San Diego.

"Em cinco anos de estudo, não havia visto um florescimento tão grande nesta época do ano", disse ele. "Está tendo um impacto enorme nos pelicanos e outras espécies".

_____________________________________________________________________

Bem; este comentário acima, embora não seja resultado de um estudo científico, ignora o efeito deste envenenamento sobre os peixes! Repararam? E isto me fez pensar...

Embora, isso possa dever-se à menor concentração deste ácido nos próprios peixes que comeram estas algas (supondo que este ácido seja eliminado aos poucos dos organismos dos peixes que os comeram; pode ser que os predadores dos peixes que comeram as algas tóxicas acabem por concentrar este ácido...); peixes predadores certamente sofreram o mesmo envenenamento que estes outros predadores (golfinhos e gaivotas) acima citados.

Em função do teu posicionamento é que tentei explicar que os peixes são altamente contaminados e além disso tem o efeito da bioacumulação, isto é em cada fase da cadeia vai acumulando desde o fitoplanctum até o topo da cadeia de predação.

Como não sou cientista, mas apenas um técnico, temo que ao contrário do que se possa imaginar, os tais ácidos (aminoácidos?), tendem a se acumular e não a serem eliminados pelos organismos.

Um grande abraço

Kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M; o mundo tá acabando! Sabe como que eu tenho certeza? Eu e o Kruel não discordamos mais! :evil: :lol: :evil: :lol:

Agora; apenas complementamos as observações do outro...

E cá entre nós, você não pode ter sido vitimado pelas algas... Papai Noel é eterno!!! :lol: :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kruel; valeu pela tentativa de salvar o mundo! :lol:

Mas novamente concordamos! :wink:

E eu acho que são extremamente elucidativas tanto quanto válidas suas contribuições científicas! Obrigado por mais essa interessantíssima contribuição!

Sobre as toxinas; muitas destas toxinas são derivadas de aminoácidos sim! E isso leva a tendência de acumulação, biomagnificação...

Elas são formadas devido ao metabolismo incompleto por parte destes microorganismos simples (não apenas as cianobactérias); os quais acabam dando origem a inúmeros compostos das mais diversas ações tóxicas..., sobre os mais variados organismos...

No caso dos derivados de aminoácidos, o corpo tende a usá-los como se fossem aminoácidos normais, o que resulta em proteínas incapazes de executar suas funções; e que degradadas (as proteínas formadas), tendem a ter reaproveitados os "aminoácidos" (por isso que elas se acumulam e biomagnificam; e também por isso que tecidos de baixo metabolismo e baixa regeneração, como o tecido nervoso, podem demorar a demonstrar sintomas da intoxicação, mas também demonstram uma recuperação bastante lenta...). Eles tendem a se acumular também porque as células que metabolizam estas toxinas podem acabar intoxicadas ou morrendo neste processo (reparou como que estas toxinas tendem a atingir primeiramente o fígado?)... Isso ocorre também porque a metabolização destes compostos geralmente não é mais que uma quebra da molécula tóxica em um aminoácido e outro composto também tóxico...

Também temos os derivados de nucleotídeos (que também acumulam, biomagnificam,...), que intoxicam por mecanismo parecido (substituição dos nucleotídeos corretos); mas tendo como conseqüência a morte de toda à célula (todas as proteínas resultantes dessa mutação, caso ela se estabeleça, serão não-funcionais ou hipofuncionais), ou ainda teratogênese (mal-formação fetal) e carcinogênese (dá câncer).

Inclusive as bactérias e outros seres que produzem estes excretas tendem a sofrer por sua toxidade...; porém, seres mais complexos tendem a sofrer mais. Isso ocorre porque, na abundância de matéria orgânica, os microorganismos mortos são prontamente substituídos por outros. Quanto mais complexo o organismo, mais demorada será a reprodução; e mais susceptível a este tipo de toxidade...

Porém; eu também quero ver mais opiniões sobre o preconceito contra os peixes (a sua opinião também Kruel), por parte das leis e da sociedade. Sociedade esta que se ressente do que ocorra a qualquer animal terrestre (lembram do ursinho Knut?), mas parece alheia e/ou insensível ao que está ocorrendo com os peixes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros companheiros,

Confesso que desconhecia a forma "molecular" de como ocorriam os fenômenos ligados à biomagnificação e da bioacumulação.

Embora a despretenciosa explicação do Moacyr ela é extremanente consistente e demonstra a pesquisa que ele se deu ao trabalho de realizar!

De minha parte, "salvei como" e possivelmente deverei utilizar numa das ACPs, como parte de um processo de convencimento e facilitar os elementos de convicção do MM Juiz. (Se o Moacyr me autorizar...)

Mas, falando sério tenho a ponderar o seguinte:

a) Quando por vezes me vejo obrigado a lançar mão de assuntos técnicos( às vezes transcrevendo artigos científicos), o faço porque as informações são relevantes para os pescadores, uma vez que somos nós que estamos mais expostos às mazelas derivadas da degradação ambiental.

b) Queiram ou não, também somos nós pescadores que estamos na vanguarda das ações efetivas (como sociedade organizada) de proteção da natureza. Temos visto muitas coisas acontecerem com uma clara omissão dos agentes públicos, que na maioria das vezes sequer conhecem a amplitude dos danos potenciais às pessoas e ao meio ambiente. Como exemplo cito o desconhecimento tanto pelos órgãos ambientais, quanto pela própria Vigilância Sanitária, que pelo menos, deveria realizar análises sistemáticas sobre a qualidade do pescado consumido.

c) Sei que este fórum não foi feito para este tipo de discussão, mas nosso País é difícil e este cantinho é o que nos resta (haja visto que não abrem espaço nas diferentes mídias) para o aprofundamento das discussões ténicas e científicas, capazes de se tornarem medidas adequadas para a prevenção dos danos.

d) Por outro lado, este tipo de conteúdo não é encontrado em nenhum outro site de pesca (e sei lá se existiria outro que não de pesca) e vai ficar aqui por um bom tempo, como testemunho do esforço de pescadores que buscam uma qualidade de vida melhor e mais digna para toda a sociedade. Espero que um dia, das nossas discussões e troca de informações possa sair algo consistente em forma de "aviso" aos consumidores de pescado sobre os danos reais e potenciais à saúde pública em determinados locais comprovadamente contaminados.

e) Se porventura alguém deixar de ficar doente, de ficar protegido das doenças derivadas destas contaminações, teremos cumprido nosso maior papel: o de verdadeiros companheiros, finalidade maior deste site!

Por isso companheiro Moacyr, agredeço de coração tua contribuição que muito ajudou na compreensão da real dimensão dos problemas elencados.

Um grande e fraterno abraço

Kruel.

Sobre o avatar, estarei mandando para o Kid uma foto para ele editar e mostrar a minha "cara" (rs).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É claro que eu autorizo!

Seria uma honra!

Só não sei dizer se eu seira uma fonte válida de citação, mas valeu a intenção!

E mais uma dica, este tipo de toxidade é o mesmo que ocorre com alguns dos medicamentos "anticancerígenos (então formulados de propósito para que sejam instáveis quimicamente, para que não acumulem a longo prazo)"; e também com um remédio para Herpes, o análogo nucleotídeo "idoxuridine (Nome comercial: Herpesine; usado para causar erros genéticos nos vírus da herpes)".

Embora não seja "minha praia" medicamentos para o câncer, esse remédio para Herpes eu prescrevi várias vezes, até que algo se mostrasse mais seguro e tão eficaz. Posso lhe fornecer a bula desse último (por email).

Um abraço, Kruel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Kruel,

Entendo que um Fórum como "o nosso" é composto basicamente por pescadores, e mais que isso, por pessoas que se entusiasmam com o que observam e desfrutam da natureza. Reconheço que uns com maior grau de consciência que outros, mas é assim que somos ! :)

Haverá gente que não prestará muita atenção nos temas por você ( e Moacyr ) desenvolvidos, alguns até que nem mesmo os lerão, como haverá também aqueles que aproveitarão cada um dos conceitos e explicações que for formulado. A grande questão, e isso como cidadão que me considero, é que estamos sempre em busca das coisas simples de entender, e sem grande profundidade, e nesses temas focados, isso é exatamente o que não acontece, e nem poderia ser diferente... 8)

É preciso sim, que vocês ( e todos aqueles que se juntarem a esse objetivo comum ) persistam nesse propósito, pois muito mais que "fazer uma parte" do processo de esclarecimento, vocês estão demonstrando ( ainda que através de depoimentos e reportagens sérias ) tudo aquilo que "se desconfia" mas não se tem coragem de apurar... ( entendam o "termo coragem" no seu sentido amplo, inclusive o de "priorização de objetivos"... sem polêmicas... ).

"Nosso site" ( falando pela equipe de moderação - com respeito ao Fabrício e ao Xandego ) é comprometido com a verdade e transparência dos fatos. Claro que é um site alegre e vibrante, como são todos ( ou a grande maioria ) nossos usuários, mas responsável acima de tudo !

Nosso propósito é a pesca, e tudo que se desenvolve no seu entorno, seja sob o aspecto positivo, seja pelo negativo ! Não se pretende ser "dono de qualquer verdade", e sim estar atento aos movimentos e mudanças que nos cercam...

Dessa forma, assuntos e temas como os tratados por você ( e outros participantes ) merecem ( e merecerão sempre ) nossa aceitação e divulgação dentro do Fórum ! Temos pensado inclusive em algumas evoluções no tocante a essas abordagens ecológicas e ambientalistas, mas tudo a seu tempo... Precisamos nos firmar primeiro, ter densidade e uma população mais presente e ativa, e para tanto temos nos esforçado a produzir novidades dessas possibilidades... Nesse aspecto, estamos com algo prestes a ser implementado, que vai nessa direção, e que se iniciará nos próximos dias... aguarde !

Quanto a sua "foto", manda para as pessoas saberem de quem se trata, até para ver quem irão "aplaudir" ou "bater"... até porque o trocadilho com o nome é "cruel"... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kruel,

primeiro este fórum é pra este tipo de assunto sim. Temos que ter embasamento técnico dos mais variados assuntos ligados ao nosso tema principal que é a pesca esportiva para podermos não discutir apenas em cima do achismo... que é o que mais se tem por aí...

No mais, quando vejo tópico do Morça já sei que vem intervenção sua, e já sei que será um delicioso embate técnico e filosófico. Acho que vamos determinar com a administração a obrigatoriedade de vocês 2 postarem a cada 15 dias um assunto que cutuque o outro... kkkkkkkkkkkkk

Quanto aos avatres... pelo amor de Deus... eita show de horrores kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol: :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observação Adicional:

?Uma vez ingerido, o BMAA pode ser ligado através de proteínas dentro do corpo, resultando em uma liberação lenta de BMAA durante anos como proteínas contaminadas que serão metabolizadas. A demonstração, por divisão enzimática, que BMAA está incorporado dentro da sucessão de aminoácido atual da proteína, acrescentaria peso a esta hipótese?.

O que eu falei, explica como esse "análogo de aminoácido N-metilamina-L-alanina" se introduziu no meio da proteína e as conseqüências disso. (A L-alanina é um aminoácido normalmente utilizado nos seres vivos.) Foi só isso!

Eu apenas não concordo totalmente com o rótulo de "aminoácido neurotóxico"; pois sua toxicidade não se limita a um tipo de célula... Apenas ocorre que as células nervosas são células estáveis, de forma que se elas morrerem por essa agressão, elas não irão se regenerar...

Clinicamente, esta condição é indistinguível da Doença de Alzheimer (Atrofia Cerebral Difusa, Demência Senil); só podendo ser confirmada por testes laboratoriais feitos na intenção de detectar esta intoxicação (histopatológico, só realizado após a morte), ou tal condição irá passar por mais um caso de Doença de Alzheimer (quantos pacientes assim diagnosticados poderiam ter sido vítimas destes compostos tóxicos?!?!?)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...